Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Corrigindo problemas com a Sincronização Vertical!


PHaNToN oF OpERa

Posts recomendados

Bem amigos, e agora quero é visar completamente a tão famosa função do V-Sync(Sincronização vertical), pois esses dias eu postei que o máximo de quadros quando ela é ativada, é 60 quadros, mas eu errei, veja por quê.

De acordo com um e-book que eu vi, a cada 2hz na taxa de atualização é gerado um novo quadro, ou seja, se eu usar 75hz eu terei 37,5 quadros por segundo, mas como muitos com ela ativada fazem 60? Bem, a verdade é que a cada 1hz de atualização, é gerado um novo quadro, se eu jogar a 85hz terei 85 quadros.

Mas muito devem ter percebido que somente fazem 60 quadros com a sincronização vertical ligada, então eu vou explicar direitinho.

Alguém já percebeu que quando você joga parece que a taxa de atualização foi mudada? Se você perceber é que ela foi mudada para 60hz, em qualquer jogo Direct 3D ou OpenGL ou Glide. Isso acontece pois o Windows 2000/XP tem um bug em que muda a taxa de frequência para 60hz na hora de usar alguma aplicação Direct3D ou OpenGL. Por isso que se fazem 60quadros com a sincronização vertical ligada.

Esses dias eu procurei algo que mudasse isso e achei, ele arruma esse problema e você pode jogar na taxa de frequência máxima de cada resolucão do monitor, por exemplo, você pode jogar Quake 3 Arena a 85 FPS em 800x600 com a sincronização vertical, quem tiver o FRAPS pode constar isso, sem o patch eu fazia 60 quadros(60hz), e agora com o patch faço 85 quadros (85hz).

E acho que o mais importante, como 60hz de refresh cansa os olhos, isso pode até ajudar você a não ter problemas na hora de jogar.

Só mais uma coisa, o programa, você tem que configurar a frequência para cada resolução, pois se você tiver um monitor um pouco antigo, que não suporte 85hz a 800x600 por exemplo, você deve mudar a taxa de atualização que seu monitor usa no máximo antes de aplicar. No meu caso, o meu monitor é um de 15" atual, não tive problemas, não editei, apliquei e pronto, não é necessário reiniciar. Aplique e joge ! ;P

Agora não há o que reclamar sobre o V-Sync, ele garante uma boa fluidez de imagem pois os quadros estarão em sincronia com a sincronização vertical do monitor. Mesmo que se faça poucos quadros, ainda se vê aqueles riscos que aparecem quando jogamos, e ao desátivá-la nesses jogos, não houve a mínima perda em desempenho.

Para o Download do Programa. --->AQUI<---

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não lembro se as opções NVIDIA da FX5200 que eu tinha permitia mudar isso... sei q o catalyst permite ao usuário de placas ATI mudar a frequência em aplicativos 3d... ou seja, você pode atribuir, caso use uma placa ati, a refresh rate do seu monitor para rodar os jogos sem precisar de outro programa... é só ir em CONFIGURAÇÕES DE VÍDEO, AVANÇADO, EXIBIÇÃO...pronto, clica lá q tem uma opção onde você pode deixar desativado esse controle, atribuir o refresh rate igual ao da área de trabalho, ou outro q desejar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, eu lembro que nas exibições do vídeo eu poderia mandar o windows não usar as informações do monitor para poder escolher as taxas de freqüência máxima de frábica, por exemplo. Em 1024x768 eu poderia usar até 60hz, mesmo que tivesse 70hz, o windows vai usar 60hz, dai era só desabilitar a opção usar informações de DDC, que eu poderia usar 70hz sem problemas, claro que é meio forçado, mas pelo menos ela funcionava. Pois mesmo existindo a opção ocultar opções que seu monitor não pode exibir não dava para colocar em 70hz real em 1024x768.

Agora quanto ficar nos jogos as frenquencias certas como eu uso no windows não lembro sobre alguma opção para isso no painel de controle da ATI. O único jogo que eu percebia que usava a taxa de atualização do windows era o NFSU.

EDIT: Olha pessoal acabei de constar mais uma coisa. O programa me corrigiu também o problema que falei do refresh a 70hz em 1024x768, eu posso usar de verdade agora 70hz nessa resolução, o mesmo que eu fazia com a minha Radeon 9200. Bem, quando chegar a minha 9600 eu verifico certinho se o Painel de Controle da ATI corrije esse probleminha no Windows 2000/XP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por PHaNToN oF OpERa@12 jan 2005, 01:25

Bem amigos, e agora quero é visar completamente a tão famosa função do V-Sync(Sincronização vertical), pois esses dias eu postei que o máximo de quadros quando ela é ativada, é 60 quadros, mas eu errei, veja por quê.

De acordo com um e-book que eu vi, a cada 2hz na taxa de atualização é gerado um novo quadro, ou seja, se eu usar 75hz eu terei 37,5 quadros por segundo, mas como muitos com ela ativada fazem 60? Bem, a verdade é que a cada 1hz de atualização, é gerado um novo quadro, se eu jogar a 85hz terei 85 quadros.

Mas muito devem ter percebido que somente fazem 60 quadros com a sincronização vertical ligada, então eu vou explicar direitinho.

Alguém já percebeu que quando você joga parece que a taxa de atualização foi mudada? Se você perceber é que ela foi mudada para 60hz, em qualquer jogo Direct 3D ou OpenGL ou Glide. Isso acontece pois o Windows 2000/XP tem um bug em que muda a taxa de frequência para 60hz na hora de usar alguma aplicação Direct3D ou OpenGL. Por isso que se fazem 60quadros com a sincronização vertical ligada.

Esses dias eu procurei algo que mudasse isso e achei, ele arruma esse problema e você pode jogar na taxa de frequência máxima de cada resolucão do monitor, por exemplo, você pode jogar Quake 3 Arena a 85 FPS em 800x600 com a sincronização vertical, quem tiver o FRAPS pode constar isso, sem o patch eu fazia 60 quadros(60hz), e agora com o patch faço 85 quadros (85hz).

E acho que o mais importante, como 60hz de refresh cansa os olhos, isso pode até ajudar você a não ter problemas na hora de jogar.

Só mais uma coisa, o programa, você tem que configurar a frequência para cada resolução, pois se você tiver um monitor um pouco antigo, que não suporte 85hz a 800x600 por exemplo, você deve mudar a taxa de atualização que seu monitor usa no máximo antes de aplicar. No meu caso, o meu monitor é um de 15" atual, não tive problemas, não editei, apliquei e pronto, não é necessário reiniciar. Aplique e joge ! ;P

Agora não há o que reclamar sobre o V-Sync, ele garante uma boa fluidez de imagem pois os quadros estarão em sincronia com a sincronização vertical do monitor. Mesmo que se faça poucos quadros, ainda se vê aqueles riscos que aparecem quando jogamos, e ao desátivá-la nesses jogos, não houve a mínima perda em desempenho.

Para o Download do Programa. --->AQUI<---

esse programa vale tambem pra ati??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e o que voce me diz sobre o win2003?

acho que deve valer, pois me parece que isso acontece somente no NT/2000/XP. Eu usei pouco no 2003 e não pude ver se funciona. Mas ele não faz nenhuma alteração agressiva no sistema, ele nem se intala, só muda algo acho que no registro, e se quiser pode voltar ao defaults.

esse programa vale tambem pra ati??

Vale sim, vale para todas, pois não é um driver, ou tweak, somente corrige esse probleminha no windows. Pois esse erro é do windows mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por PHaNToN oF OpERa@12 jan 2005, 01:25

Bem amigos, e agora quero é visar completamente a tão famosa função do V-Sync(Sincronização vertical), pois esses dias eu postei que o máximo de quadros quando ela é ativada, é 60 quadros, mas eu errei, veja por quê.

De acordo com um e-book que eu vi, a cada 2hz na taxa de atualização é gerado um novo quadro, ou seja, se eu usar 75hz eu terei 37,5 quadros por segundo, mas como muitos com ela ativada fazem 60? Bem, a verdade é que a cada 1hz de atualização, é gerado um novo quadro, se eu jogar a 85hz terei 85 quadros.

Mas muito devem ter percebido que somente fazem 60 quadros com a sincronização vertical ligada, então eu vou explicar direitinho.

Alguém já percebeu que quando você joga parece que a taxa de atualização foi mudada? Se você perceber é que ela foi mudada para 60hz, em qualquer jogo Direct 3D ou OpenGL ou Glide. Isso acontece pois o Windows 2000/XP tem um bug em que muda a taxa de frequência para 60hz na hora de usar alguma aplicação Direct3D ou OpenGL. Por isso que se fazem 60quadros com a sincronização vertical ligada.

Esses dias eu procurei algo que mudasse isso e achei, ele arruma esse problema e você pode jogar na taxa de frequência máxima de cada resolucão do monitor, por exemplo, você pode jogar Quake 3 Arena a 85 FPS em 800x600 com a sincronização vertical, quem tiver o FRAPS pode constar isso, sem o patch eu fazia 60 quadros(60hz), e agora com o patch faço 85 quadros (85hz).

E acho que o mais importante, como 60hz de refresh cansa os olhos, isso pode até ajudar você a não ter problemas na hora de jogar.

Só mais uma coisa, o programa, você tem que configurar a frequência para cada resolução, pois se você tiver um monitor um pouco antigo, que não suporte 85hz a 800x600 por exemplo, você deve mudar a taxa de atualização que seu monitor usa no máximo antes de aplicar. No meu caso, o meu monitor é um de 15" atual, não tive problemas, não editei, apliquei e pronto, não é necessário reiniciar. Aplique e joge ! ;P

Agora não há o que reclamar sobre o V-Sync, ele garante uma boa fluidez de imagem pois os quadros estarão em sincronia com a sincronização vertical do monitor. Mesmo que se faça poucos quadros, ainda se vê aqueles riscos que aparecem quando jogamos, e ao desátivá-la nesses jogos, não houve a mínima perda em desempenho.

Para o Download do Programa. --->AQUI<---

esse link q você passou ta quebrado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

existe uma maneira MUITO mais fácil de resolver este problema...

no menu iniciar/executar digite "dxdiag"

vah na aba Mais ajuda e em "substituir" coloque o valor "85"

assim, quando voce rodar qqer jogo, seu directx vai faze-lo funcionar em 85Hz.

mas lembre-se: certifique-se que seu monitor consegue rodar nesta freqüência.

ate mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

existe uma maneira MUITO mais fácil de resolver este problema...

no menu iniciar/executar digite "dxdiag"

vah na aba Mais ajuda e em "substituir" coloque o valor "85"

assim, quando voce rodar qqer jogo, seu directx vai faze-lo funcionar em 85Hz.

mas lembre-se: certifique-se que seu monitor consegue rodar nesta freqüência.

ate mais.

e se eu colocar em 1024x768, meu monitor apaga....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem usa ATI ai vai a dica...

alem de usar esse programa (eu uso) você tambem deve ir nas configurações avançadas de video>Exibição>Monitor

la voce ajusta em "Prevalecem as taixas de Reatualização" e coloque "Mesma da área de trabalho"

só assim a dica funcionará

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...