Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

LED no cooler como fazer?


kondlord

Posts recomendados

:bandeira: Olá pessoal estou querendo colocar uma led no cooler pra poder ver se esta funcioando ou não.

Tipo minha bios tinha corrompido e fazia meu cooler desligar de vez em quando mas atualizei ela e resolveu mas perdi meu processador torrou o danado, mas vamos ao que interessa.

Ja tenho a led mas não sei onde soldo ela no cooler pra não roubar tensão e potencia dela se falei besteira me perdoe quero saber onde soldo ela? valeu :help:

se possivel me passe um esquema com os componetes necessario brigadão :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por kondlord@12 jan 2005, 01:20

:bandeira: Olá pessoal estou querendo colocar uma led no cooler pra poder ver se esta funcioando ou não.

Tipo minha bios tinha corrompido e fazia meu cooler desligar de vez em quando mas atualizei ela e resolveu mas perdi meu processador torrou o danado, mas vamos ao que interessa.

Ja tenho a led mas não sei onde soldo ela no cooler pra não roubar tensão e potencia dela se falei besteira me perdoe quero saber onde soldo ela? valeu :help:

se possivel me passe um esquema com os componetes necessario brigadão :tantan:

cara, pode imendar o led com um resistor de 470 ohms (para leds de alto brilho) nos fios do cooler mesmo... acho q não puxa muita tensão não...

eu liguei 2 leds de alto brilho com 2 resistored de 470 ohms (cada resistor em cada led) no fio do fan da fonte (para fazer font mod) e não senti diferença nenhuma na velocidade do cooler...

então é isso, na minha opiniao pode ligar direto no fio do cooler... aqui eu não senti diferença nanhuma... faz o seguinte, abre o AIDA (se você tiver, se num tiver puxa no superdownloads) e ve a quantos RPM gira seu cooler... aí você coloca o led e abre novamente o aida e ve a quanto tá rodando o cooler... !!

ok?

abraços (me corrijam se eu estiver errado)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nesse caso, o que poderia ser feito é a inserção do led em série com o fan. Avalie se dá certo....não sei se pode queimar o led...

Outra ideia rápida! Será que ligando o led no fio do sensor de rpm daria certo?! Quando o fan tá girando, deve ter uma tensão nesse fio. Aproveitando essa tensão, o led irá acender. Parando de girar a tensão deve zerar e o led apaga!

Foi somente uma ideia rápida. Não analisei! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que eu me lembre de ter lido a respeito sobre o sensor de rotação do fan é que ele envia pulsos e não varia a tensão conforme a rotação. Seria interessante pesquisar a respeito para esclarecer duvidas a respeito, pois não tenho certeza da validade da fonte que eu li sobre.

Colocar um LED em série com o fan eu não faria, pois iria diminuir a rotação do mesmo por causa da queda de tensão no LED. Para algo mais ousado seria a construção de um miliamperimetro, mas deve ficar caro!

Desculpe se não fui claro na resposta, mas esta tão calor aqui hoje que esta tirando minha concentração...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por kondlord@16 jan 2005, 13:28

:D amigo valeu pela dica, vou fazer aqui e posto o resultado, mas o que queria era fazer com que a led me mostrasse se o cooler esta funcionando ou seja mesmo se eu ligar no fio a led sempre estara ligada mesmo se o cooler parar ou queimar mas valeu pela fora :bandeira:

Exatamente o que o nosso amigo MEIRANETO disse, você tem que ligar ele em série com o cooler, tipo você pega o filamento menor do LED(que é a negativa) e solda a ponta de um resistor nela, depois você corta o fio negativo do cooler, e emenda ele com esse LED soldado ao resistor.Uma ponta do fio pega no filamento que sobrou do resitor e a outra no filamento maior do LED(o positivo).

O cálculo para saber qual resistor você deve usar é esse aqui:

[(Tensão da fonte)-(Tensão do LED)]/30 = (Resultado) X 1000 =Resistor)

Tensão do LED:

Vermelho, Verde e Amarelo = 2V

Azul e Branco = 3,5V - 4V

Tensão da fonte = no seu caso a tensão que está entrando no cooler.

Pega a tensão da fonte diminua pela tensão do LED, depois divida por 30 e o resultado multiplique por 1000.Esse é o resultado final dado em ohms.

Saiba mais sobre os LED'S

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...