Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memoria Rambus


marylim

Posts recomendados

  • Membro VIP

Não, não funciona...

Ela tem o dobro da velocidade se elas estiverem trabalhando em dual, mas em compensação a banda de transferencia é a metade da banda das memórias DDR...

Se você olhar em testes de banda de memória vai ver que a Rambus é bem mais lenta do que a DDR400, ainda mais se a DDR estiver me dual channel em um Pentium 4 com FSB de 800MHz ou em um Athlon FX...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho certeza, mas se não me engano, as memórias Rambus tiveram um curto período de vida, quando chegaram no mercado juntamente com os primeiros Pentium 4 (acho que as placas mãe com suporte a esse tipo de memória tinham o chipset i450). Eram tão caras que a Intel vendeu os primeiros Pentium 4 em conjunto com um pente de 128 MB Rambus: você comprava o processador e levava "de brinde" a memória. Acabou que não deu certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa... é o seguinte...

As memos Rambus por natureza funcionam aos pares e em Dual !! Mas já ví relatos de algumas placas aceitarem somente 1 pente. Eu nunca ví.. mas ...!

Existem, ou existiam... 2 tipos de freqüência de operação para as RAMBUS:

800 Mhz: Que ligadas em DUAL dão uma taxa de transferência de 3.2 GB/S, foram lanças já a alguns anos para dar ao P4 com FSB 400 exatamente a largura de banda que esse processador pedia. Isto é essas memos eram indicadas somente para fsb 400.

Na época do lançamento das Rambus só existima memórias PC 133 e DDR 266. E não existia Dual para as DDR´s ainda. Então nenhumas das memos DDR ou PC133 dariam conta da taxa de transferência dos P4´s !

1066 Mhz: Surgiram para dar conta da Tx de transferência dos P4 com FSB 533 (4.2 GB/S).

Foi por este motivo que as Rambus foram lançadas, pois a tecnologia das DDR ainda não permitira altas freqüências (acima de 266 Mhz em DDR).

Em contrapartida às altas freqüências das Rambus (altas naquela época) faziam com que as memos trabalhassem com altas Latências (CL=4 e 5) enquanto existiam pentes PC100 e 133 com CL=2 e DDR 200 e 266 com CL=3.

Mas como a Latência das DDR eram menores, e portanto + rápidas e com custo inferior... acabavam por garantir melhor performance para o usuário comum. Eram poucas as aplicações naquela época onde essa largura de banda (3.2 Gb/s) era necessária.

As DDR´s só atingiram 400 Mhz tempos depois.. com tx de transferencia em 3.2 GB/s... mas os P4 já demandavam o dobro disso (6.4 Gb/s) com o FSB 800. Foi ai que as DDR em DUAL assumiram definitivamente o lugar das Rambus.

Basicamente é isso.

Abraço a todos,

Caverna :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só alguns detalhes...

Existe um chipset para o Pentiu 3 que usa memória Rambus (se não me engano sem ser em pares). Acho que é o i810 ou i815, mas foi um negócio tão absurdo que nunca vi um destes...

O chipset para o Pentium 4 com memória Rambus é o i850 e não o i450...

Em relação ao Dual com a memória DDR o primeiro chipset a fazer isso foi o nForce 1 (para Athlon), não lembro a data de lançamento dele em relação a data de lançamento do P4, mas foram proximas...

O pior conjunto (dos atuais) que já trabalhei foi o Pentium 4 1.4GHz, com 256MB Rambus 800, placa Intel 850GB,...

É muito lento, esquisito. Demora para responder e executar algumas tarefas. Simulação numérica nele é uma tortura...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso mesmo Caravalhoso. O P3 teve dois chipsets que usavam memórias Rambus. O infame i820 que era um canal único de Rambus PC600 e PC800 e o i840 que era canal duplo. O problema é que essas memórias custavam fortunas e o barramento do P3 era muito limitado. (133MHz e nem era DDR). Na média era mais lento do que os chipsets i810 e i815 com memória PC133 e o preço era muito maior. Tenho pena de quem comprou.

As memórias Rambus trabalham em série. Por isso que quando não se usam todos os pentes em um canal é necessário usar um terminador, para que o sinal retorne. A vantagem é que a frequência de operação é bem mais alta.

Aguardem que não vai demorar muito essas memórias voltarem. Para algumas coisas elas são realmente boas, o que não pode acontecer é obrigar o usuário a ter apenas uma opção que custa várias vezes mais do que outras opções similares em desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!