Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

controlar brilho de led


Gifted

Posts recomendados

glr, estou com uns projeto aqui ... deixa eu explicar ...

tenho uma iluminação de led's, azul alto brilho, a ideia partiu de um controlador vantec, que tinha um botão que controlava a intensidade do brilho da cold ...

q q eu quero:

sabe aqueles radios, de pilha que usa potenciomentro, aí a gente gira um pouquim ele liga, mais um pouco vai aumentando o volume ... queria fazer a mesma coisa no led (controlando assim o brilho dele, desde ligar, até o maximo de brilho).. só que com um dimmer ou potenciomentro, queria saber qual é mais aconselhá-vel fazer, e se alguem tem o esquema do circuito ....

grato,

Gifted

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá pra fazer isto com apenas o potenciômetro.

Nem precisa de ser potenciômetro com chave, pois, eles vão praticamente apagar quando o cursor do potenciômetro estiver na posição de máxima resistência.

Mas, o valor da resistência do potenciômetro e sua potência, dependem de quantos LEDs são e de que forma estão ligados. (em paralelo ou em série), pois, precisa saber o valor da corrente total.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, então deve haver um resistor ligado em série com cada LED destes, limitando a tensão, pois, eles funcionam com 3,5v. Estes resistores devem ser mantidos para que a corrente máxima de operação em cada LED não exceda os 30mA que é a máxima recomendada, quando o potenciômetro estiver na posição de mínima resistência.

10 LEDs em paralelo consomem uma corrente total de 300mA.

Com este valor de corrente, não é possível usar um potenciômetro comum, que suporta no máximo 1/8W de dissipação. E você poderá ter até cerca de 0,5W de dissipação.

Recomendo, então, que você compre um potenciômetro que suporte, no mínimo, uma potência de 1W, que é o dobro do máximo que será dissipado, por medida de segurança. Estes potenciômetros são chamados de "potenciômetros de fio"

Quanto ao valor da resistência do potenciômetro, recomendo 2K, que praticamente irá apagar os LEDs quando o cursor dele estiver no ponto de máxima resistência (de acordo com meus cálculos a corrente será de cerca de 6 mA e o brilho será bem pequeno). Você poderia usar valores maiores, tipo 5K, 10K, conseguindo o apagamento total dos LEDs, mas, neste caso, o brilho irá cair rapidamente conforme você girar o potenciômetro, ou seja, o ajuste será menos fino.

Nesta loja tem destes potenciômetros para vender:

http://www.brasitone.com.br/ecommerce/prod...=&pag=3&ordem=1

A ligação do potenciômetro é simples:

%7Boption%7Dhttp://www.brasitone.com.br/ecommerce/banco_de_imagens/19046g.jpg' border='0' alt='' />

Há três pinos, você vai soldar um fio no pino do meio e outro fio em qualquer dos outros dois pinos.

Depois, você corta o fio de alimentação positiva do conjunto de leds e liga cada um dos dois fios do potenciômetro em uma das duas pontas do fio que acabou de cortar e o outro fio na outra ponta. Isole as emendas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu aí amigo,

claro eles todos tem resistores ..

vou procurar o potenciometro e o resistor pelas lojas de eletrônica aqui de fortaleza, caso num ache compro dessa loja aí ...

ah sakei agora, tava falando com uns amigo meu sobre isso (slap), e ele me contou uma negorcio que tava com duvida ... mas como você falou alí, posso instalar em qualquer um dos polos do potenciometro ??

mais uma vez, obrigado pela atenção...

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O importante é ligar um dos fios no pino do meio. O outro pode ser em qualquer um dos outros dois.

A diferença é que em um deles, o brilho vai aumentar à medida que você rode o eixo no sentido horário e no outro o efeito vai ser o contrário. Aí você decide de que forma quer que fique.

Olhando o potenciômetro na posição como está na figura, se ligar no pino da direita, à medida que você rode o eixo no sentido horário, o brilho vai aumentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...