Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Kurumin com windows s/ mexer nas partições


bigboss

Posts recomendados

Fala Galera!!! BigBoss chama...

É o seguinte... acabei de gravar o ISO do Kurumin 4.0 kernel2.6 Beta3 em um CD e tá butando beleza!!!! Mas tenho um HD com duas partições, sendo a C:\ com Wndows98SE e a D:\ com arquivos/documentos importantes q não podem sair dali... E como ficar butando toda hora pelo CD e refazendo as config td de novo ENXE, queria instala o Kurumin no D:, sem mexer nas partições, e através de um menu de BOOT escolher qual e quando usar (como no XP+9x)...

Alguém pode me dizer se dá pra fazer e como fazer isso? Se não dá, tenho outras opções? o que segerem???

Apropósito... esse Kurumin é muito louco... pode ser meu 1° contato com LINUX, mas ele é COMPLETINHO... tem desde programas de gravação de CD/DVD até criação de programas, passando por otimos jogos recursos ineditos.... GOSTEI!!!

Mas respondam aê!!! Conto com vocês... Certss!

Falowss!!!

:sne:BigBoss®

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para instalar o Kurumin você vai precisar alterar alguma partição, diminuir o tamanho dela para poder instalar o Kurumin em uma outra partição formatada em ext2, ext3 ou reiserfs...

Acho que tem alguma distribuição linux que instala em FAT32 ou NTFS, mas não lembro o nome...com ela é possivel que você não precise alterar suas partições....

Achei essa aqui, da uma olhada:http://superdownloads.ubbi.com.br/linux/di...s/distro68.html

Mas eu acho melhor particionar o disco e instalar uma outra distro....

Qualquer duvida posta aí....

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não entendi porque ele precisa reparticionar o HD.... é pra muda a "extensão" como vocês citaram (ext3...)? Pois eu tenho espaço de sobra na partição q quero coloca-lo... Posso usar esse programa (Partition Magic) para alterar a extensão, ai sim vou poder instalar o Kurumin?

E quanto ao BOOT, quando instala-lo, ele tera um menu de boot, q nem o do XP? porque tenho tb o Win98SE da partição principal!

Respondam! :palmas: Vlwss!!!

:sne:BigBoss®

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, também terá o menu de boot, englobando todos os SO do pc.

Cara...em relação a sua dúvida sobre o EXT3, é o seguinte...

EXT3 é um sistema de arquivo que o Linux usa (assim como ext2 e reiserfs), o windows por exemplo, pode usar fat32 ou ntfs, você escolhe.

Por padrão, o Linux não vai rodar numa partição ntfs assim como o Windows não irá ser instalado sobre uma partição ReiserFS.

Então se faz necessário a mudança para um outro tipo de filesystem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hey Marshall!@11 jan 2005, 21:17

Sim, também terá o menu de boot, englobando todos os SO do pc.

Cara...em relação a sua dúvida sobre o EXT3, é o seguinte...

EXT3 é um sistema de arquivo que o Linux usa (assim como ext2 e reiserfs), o windows por exemplo, pode usar fat32 ou ntfs, você escolhe.

Por padrão, o Linux não vai rodar numa partição ntfs assim como o Windows não irá ser instalado sobre uma partição ReiserFS.

Então se faz necessário a mudança para um outro tipo de filesystem.

OK pessoal!... já arrumei o PowerQuest PartitionMagic 8.0... ms num to conseguindo converter a minha unidade D: em EXT3... num tem essa opção habilitada!

até já tentei criar uma nova partição LINUX, usando espaço das unidades FATS, mas dá um erro!!! E agora? Alguem q manja nesse prog me sejere algo?

Falwss!

:sne:BigBoss®

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hey Marshall!@11 jan 2005, 22:11

Dá um resize na partição, depois cria uma nova com o espaço livre que ficou.

é, mais eu já tenho espaço de sobra, mas vale a pena tentar... amanhã posto o que deu... porque hoje emprestei meu CD do Kurumin, e amanhã vou tenta o gerenciador de partições do Kurumin (QPated... ou algo assim!) como acabei de ler no guia do hardware.net pra instalar o Kurumin no HD!

Vlwss Hey Marshall... BigBoss agradece!

:sne: BigBoss®

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte... você precisa de uma partição para instalar o Kurumin... só que ele não pode ser instalado em FAT como o Windows... então vai ter que formatar a partições que você escolheu (D:) e isso aoagaria seus arquivos... copie seus arquivos para a C: e instale o Kurumin na D: formatada em ReiserFS... entendeu... se não quer usar a D: toda então depois de copiar os arquivos vai em Painel de Controle -> Ferramentas Administrativas -> Gerenciamento do Computador -> Discos Removiveis -> Gerenciamento de Discos (não lembro muito bem o caminho, mas é algo parecido)... lá existe o utilitario do Windows XP para gerenciar discos (criar, deletar, formatarpartições)... delete a que você esvaziou e crie duas... uma para o Windows e outra para o Kurumin...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por antonypeople@12 jan 2005, 02:09

Seguinte... você precisa de uma partição para instalar o Kurumin... só que ele não pode ser instalado em FAT como o Windows... então vai ter que formatar a partições que você escolheu (D:) e isso aoagaria seus arquivos... copie seus arquivos para a C: e instale o Kurumin na D: formatada em ReiserFS... entendeu... se não quer usar a D: toda então depois de copiar os arquivos vai em Painel de Controle -> Ferramentas Administrativas -> Gerenciamento do Computador -> Discos Removiveis -> Gerenciamento de Discos (não lembro muito bem o caminho, mas é algo parecido)...  lá existe o utilitario do Windows XP para gerenciar discos (criar, deletar, formatarpartições)... delete a que você esvaziou e crie duas... uma para o Windows e outra para o Kurumin...

T+

Nem dá... porque as duas unidades tem 18Gb, sendo q a D: tem 16Gb usados e a C: 6Gb Livres... não cabe!

Vou ter mesmo q criar uma terceira partição a partir do espaço livre das FATS e criar essa tal de EXT2/3 ou ReiserFS!

Mas beleza! Mandem mais sugestões... valeu!

:sne:BigBoss®

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza PESSOAL! CONSEGUI...

Foi assim... 1° fui no PowerMagic e criei uma unidade a partir do espaço livre da C:, so consegui faze isso nesse prog, porque num conseguia transforma em EXT/REISER...dai bootei o CD do Kurumin e, atraves do QTParted, criei uma unidade SWAP, mas ele não "quis" criar uma EXT/REISER... Então fui pro cFDISK, dai já tinha a unidade SWAP-LINUX e o espaço livre necessário pra cria uma de Sistema Linux... então criei em 1seg! Ai foi so prosseguir com a instalação q já tinha começado...

Foi td um pouco trabalhoso mas aprendi pra "karamba" (hehe) sobre o kurumin, inclusive já coloquei o dual-boot com o win98se!

Valeu pessoal! Qualquer duvida... manda ai, pra aproveitah o topico!

valeu! Falouss!

:sne: BigBoss®

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aê galera...

Tem como rodar os progs do Windows no Kurumin através do Wine ou outro emulador, mesmo estando em outra partição?! Ainda não consegui, porque acho q tem q reinstalar o windows e seus progs numa parte do Kurumin... e isso não quero!

Me conrrijam se eu estiver errado.... E ai, tem como?!

Vls!!!

:sne:BigBoss®

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por antonypeople@16 jan 2005, 23:08

Você pode rodar os programas a partir de uma instalação do Windows em outra partição... mas é muito mais recomendavel você instalar os programas no Linux pelo emulador (não precisa instalar o Windows)... e depois você usa os programas normalmente...

T+

Ah, eu prefiro q roda os progs da minha partição windows, porque não tenho espaço pra fica "duplicando" meus progs no kuruma...

e ai?! me fala como...

Aproveitem e me respondam como mudar a resolução do kuruma pra mais de 800x600, já q so tem essa opção na guia "TELA" das configs do Desktop...

Obs. Meu kuruma tá instalado no HD

:sne:BigBoss®

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...