Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

cuidados com VGA de media e alta performance


labtecprm

Posts recomendados

ola pessoal, o intuito aqui é somente alertar...

é notavel que os fabricantes de placas de video vem montando placas cada vez mais potentes, porém eles não andam muito interessados no que se diz respeito a vida util, e ai pecam no q diz respeito a sistema de refrigeracao.

desde as FX 5700 normais e radeon 9600pro q ja venho notando um amplo numero de reclamacoes com temperaturas, perca de performance e travamentos....e muitas vezes danos da placa por temperatura excessiva....

pois bem, nos somos consumidores e acho q somos vistos como bobos pelos fabricantes, porque pagar cerca de 600,00 numa placa dessas e ter ela sob tais circunstancias é algo de se parar p/ pensar e ver que ha um certo descaso com o consumidor...e me refiro a todos os fabricantes, MSI, ATI, SAPPHIRE entre outros....por exemplo, distribuir uma Radeon 9600 XT q roda a 500mhz com um cooler do tamanho de um cooler de chipset de placa-mãe q nem dissipador tem e quase nem encosta na GPU...isso é absurdo....qtas 9600xt ja vi morrer por isso...outro exemplo é a FX 5700 da msi...com um cooler q nem dissipador tem....é um material de plastico se querem mesmo saber...puro plastico e uma ventoinha q roda a cerca de 2.000 rpm so...

eu tenho a 5700 da msi...e a 9600 xt da sapphire...ambas ja esquentam demais...acho q esta errado...nem mesmo discipadores na memorias colocaram...e olha pode ate demorar, mas se você usa uma placa dessas do jeito q ela vem do fabricante...você tera ela por pouquissimo tempo...e isso n faz juizo ao preço q pagamos...

a 9600 xt pelo menos marcava 53 graus a temperatura dela...depois q saia de uma game...e isso não pode ser considerado normal...porque a vida util da placa se divide ao meio...

eu ja vi dua 5700 da msi apresentarem falhas nas imagens (riscos e artefatos) e 4 radeon 9600, sendo 3 XT e uma Pro...com mesmo problema apos alguns meses de uso...principalmente em epoca de calor...

por fim a solucao se chama Heatpipe....é obrigatorio nas 5700 e 9600pro e delas p/ cima...os da Zalman sao excelentes...ainda você pode por o ventilador opcional e tudo não sai mais q 140,00...o q eu julgo um invstimento bem feito por um excelente motivo...

lembrem-se Heatpipe Zalman ou outro fabricante...falo da zalman porque é um preco mais acessivel...etc...eu ja encomendei o meu...não quero perde a minha placa não...e levem a serio...perde a placa mesmo...queima mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, eu quando tinha minha 9200 o dissipador era grande e sem cooler... ele tinha formato de fogo... era da pcchips... e esquentava pouco, mesmo assim, eu dei uma de por um coolerzinho de 486 no dissipador e eu podia jogar Doom3 varias horas seguidas. E vinha com pasta térmica direitinho... o dissipador era bem polido... era quase um espelho. Era excelente.

Já com a FX 5200 da sparkle, era um cooler num dissipador do tamanho do cooler... de uns 0.4cm de altura... era ridículo... e ele ainda era meio que colado... eu usando o windows mesmo travava por causa de super aquecimento nela, acho que foi o pior investimento que fiz foi trocar minha 9200se por uma fx 5200.

Estou para pegar uma 9600 PRO, e com isso quero pegar também dissipador de memórias e tambem ver se a pasta térmica vem aplicada bem na chapa... digo dissipador :P. acho isso muito ruim... por um dissipador com cooler.... dissipador fino com cooler... prefiria mais que viesse um dissipador grande.... e um cooler fazendo o sistema daqueles tipo da 9800 XT, mas que não fique em cima da GPU, mas sim em algum canto jogando o ar.

Esse é o meu ponto de vista

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

labtecprm,

Eu concordo com sua preocupação com a temperatura, afinal vivemos num país de clima trocpical, assim o cuidado deve ser redobrado com a temperatura.

Mas é necessário verificar qual a temperatura que o chip aguenta, não dá pra dizer "à partir da temperatura 'x' pode ser que haja problemas" sem consultar qual o nível de temperatura que o chip está projetado para operar.

Para você ter uma ideia, as primeiras Radeon 9700 Pro foram projetadas para suportar até 110º de temperatura no die, operando em média em 85º. É tudo muito relativo e é necessário ter as especificações técnicas para dizer se há realmente superaquecimento.

Quanto as 9600 XT e as 5700, entenda que estes chipsets são comercializados para uma faixa de mercado que não espera (ou não deveria esperar) muito luxo e que os chips são projetados para operarem sem soluções de refrigeração muito extravagantes e que custem caro. Isso faz com que os chips operem "no limite' entre o seguro e o inseguro e qualquer temperatura dentro do gabinete muito elevada pode resultar em operações instáveis.

Sobre a 9600 XT operar em 500 MHz, isto é fácil pro chip. O número de transistores da RV360 é baixíssimo, e isto acontece pois a controladora de memória é de apenas 128 bits e ela possui apenas 4 pipelines. Quanto ao cooler usado, tamanho não é documento, é necessário checar qual é a taxa de dissipação do cooler pra ver se ele é realmente adequado. Pela avaliação da Revista PCs, parece que o chipset RV360 pode operar com pouquíssima refrigeração, e parece não ser dissipação de calor exatamente o problema.

Você relatou casos em que o cooler nem chega a encostar no die, infelizmente eu já lí muitos relatos de placas da MSI com problemas com o adesivo térmico que eles aplicam. Não só a MSI, há outros também com mesmo problema. parece que alguns fornecedores de adesivos térmicos não comercializam produtos muito bons. Quem estiver tendo estes problemas, recomendo desmontar o cooler, remover a pasta/adesivo térmico e aplicar uma pasta térmica de boa qualidade. Deve ser suficiente na maioria dos casos e não invalida a garantia do produto.

Quanto às memórias não terem dissipadores, a maioria delas não necessita de refrigeração. talvez as GDDR2 necessitem, mas os fabricantes já mostraram a preferência pelas GDDR3 e calor não será um problema come stes chips durante algum tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sim Brothers@11 jan 2005, 04:25

Já que você tá falando de Radeon 9600XT, queria sua opinião!

Coloquei um Crystal Orb nela, a temperatura em dias quentes e em full chegam a 48°C!

O que acha?

Bom, deve ter uma diferença de temperatura interna do gabinete pra da GPU em torno de 8º, acho que está muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho essa 9800 Pro da assinatura, mas ela vem com 12 meses de garantia.

Eu queria maxer no cooler dela (tirar pra ver se é uma R360 já seria um começo), mas prefiro deixá-la assim com receio de perder a garantia.

Do jeito que tá ela roda qualquer jogo, então não preciso mexer.

Outra coisa importante, com o calor que tá, deixo o gabinete aberto, assim ventila bem mais.

Até ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por Ichigeki:

Mas é necessário verificar qual a temperatura que o chip aguenta, não dá pra dizer "à partir da temperatura 'x' pode ser que haja problemas" sem consultar qual o nível de temperatura que o chip está projetado para operar.

Com certeza, por exemplo, minha 6800GT quando chegou eu percebi que ela "parada" ficava em torno dos 65° e em "full load" em torno de 85° (chegando em um dia de verão a um pico de 91°) .

Fiquei preocupado e fui verificar em alguns sites e descobri que a temperatura de funcionamento normal dela é realmente essa. Mas pra não arriscar comprei Artic Silver 3 (por que ainda não tinha 5) e apliquei. a temperatura máxima que ela chega hoje em dia, em full load é de 74° ( fiquei espantado...).

É um fato realmente pra se prestar atenção...

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom...eu não sei...acho q sou burro então ne...heheh...

mas me dizem ai porque as vgas torram então, porque sera q elas do nada dao artefatos e riscos na tela em 2D, e travam a maquina...se elas foram feitas p/ supportarem altas temperaturas...acho q não ha nenhum gabinete por mais lixo q seja ele...nenhum deles haveria de fazer uma diferenca a qual uma placa q opera a 60 graus e seria normal isso p/a ela passasse a operar em 85graus e então chegasse a queimar...

hahaah...ha um pouco de contradicao ai no q dizem, acreditar no q os fabricantes falam e perder a placa de 600,00 e deixar de investir 150.00 num cooler melhor?

ah esse forum viu....vou dizer uma coisa...tem coisas aqui q na da p/ entender...eu postei esse topiico p/ alertar a turma, ja vi dua 5700 irem p/ o saco e mais 4 radeon abrirem o bico...do nda assim sabe....e tem umas ai q rodam jogos durante 20mine travam...e os gabinetes tem cooler p/ todo lado...o processador fica em 45 graus com jogos e isso significa q o gabinete não é ruim de ventilacao não....

enfim...julguem como quiserem...dinheiro é de vocês mesmo...hehehe

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, acho que a coisa que mais melhoraria a ventilação no Gabinete é um cooler de exaustão, se não fosse ele aqui eu não faria 39 graus com meu aero 7+ em velocidade baixa. Mas agora depois de uma limpeza, acho que não apliquei pasta térmica certinho e ele fica a 42 agora. quando tirei o cooler me surpreendi, nada de ter caido pasta térmica dos lados e tal... aplicação nota 10 aquela.

Mas voltando ao assunto, acho que agora para a vga ficar bem refrigerada, em estou pensando em botar um cooler na lateral.

Mesmo que as memórias não tenham algum dissipador, acho muito bom que tenha, minha Voodoo4 esquenta muito as memórias depois de ficar jogando por horas, imagina quando eu jogo Doom3 então com ela? Por isso acho que vou por um cooler na lateral;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por labtecprm@12 jan 2005, 01:52

bom...eu não sei...acho q sou burro então ne...heheh...

mas me dizem ai porque as vgas torram então, porque sera q elas do nada dao artefatos e riscos na tela em 2D, e travam a maquina...se elas foram feitas p/ supportarem altas temperaturas...acho q não ha nenhum gabinete por mais lixo q seja ele...nenhum deles haveria de fazer uma diferenca a qual uma placa q opera a 60 graus e seria normal isso p/a ela passasse a operar em 85graus e então chegasse a queimar...

Bom, o problema não é o gabinete ter cooler pra todo lado, mais importante que isso é o fluxo de ar ser correto e que a dissipação de calor seja suficiente para manter a temperatura interna sob controle.

Sim, há casos de queimas de VGAs por aí, mas o que eu tenho visto muito é GPUs com overclock, feito por pessoas leigas no assunto e que não tomam as devidas precauções. Estar estável na maioria das operações não significa que a GPU não esteja sendo afetada pelo overclock, pode ser que certas regiões da GPU estejam sendo prejudicadas e quando estas regiões forem usadas com maior intensidade, ocorram problemas.

Mas acredito que quem viva em regiões mais quentes do Brasil como Norte e Nordeste tem que tomar certos cuidados com o calor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde eu moro a temperatura é muito alta + ou - 37 graus o ano todo o meu

PC não tem mais (Capa) vive aberto a temperatura baixa 5 graus quando deixo

ele aberto depois que eu notei isso nunca mais fechei.

Fica feio mas funciona só vou colocar coolers extras quando comprar uma fonte

que preste até lá isso quebra o galho :zoio:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom...eu não sei...acho q sou burro então ne...heheh...

mas me dizem ai porque as vgas torram então, porque sera q elas do nada dao artefatos e riscos na tela em 2D, e travam a maquina...se elas foram feitas p/ supportarem altas temperaturas...acho q não ha nenhum gabinete por mais lixo q seja ele...nenhum deles haveria de fazer uma diferenca a qual uma placa q opera a 60 graus e seria normal isso p/a ela passasse a operar em 85graus e então chegasse a queimar...

hahaah...ha um pouco de contradicao ai no q dizem, acreditar no q os fabricantes falam e perder a placa de 600,00 e deixar de investir 150.00 num cooler melhor?

ah esse forum viu....vou dizer uma coisa...tem coisas aqui q na da p/ entender...eu postei esse topiico p/ alertar a turma, ja vi dua 5700 irem p/ o saco e mais 4 radeon abrirem o bico...do nda assim sabe....e tem umas ai q rodam jogos durante 20mine travam...e os gabinetes tem cooler p/ todo lado...o processador fica em 45 graus com jogos e isso significa q o gabinete não é ruim de ventilacao não....

enfim...julguem como quiserem...dinheiro é de vocês mesmo...hehehe

valeu

Cara, seu alerta é importante sim! porém muitas vezes o que causa aquecimento são as fontes boquetas que rolam por ai!!!

A mesma coisa acontece com os processadores...

Outra coisa... a maioria das placas não são fabricadas no BRASIL!! ou seja, um pais com clima tropical....

Outra coisa pra mim que eu acho crucial é o fluxo de ar no gab... tem que estar nos padrões recomendados pelo CDH! senão torra a VGA mesmo!!!!

Mas acho que o motivo da sua reclamação é devido as placas não serem projetadas para o CLIMA BRASILEIRO....

até!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, placa de vídeo é caro, todo mundo sabe disso!

Por isso é melhor investir sempre mais um pouco em alguma maneira de resfriar ela melhor (como fiz colocando o Crystal Orb)! Eu sei o que é perder uma placa de vídeo, perdi uma GeForce 4 TI4200 que custou na época 550 reais. Não sei qual foi o motivo da perda, mas doeu no bolso! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!