Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FSB dos processadores


brunoskrebs

Posts recomendados

Opa, minha dúvida é a seguinte:

Eu comecei a frequentar este forum há alguns meses, e aqui aprendi q o FSB do processador tem que ser igual(ou menor) ao da memoria RAM, por exemplo, meu athlon xp 2200+ tem FSB 266, então ele precisaria de no minimo uma memoria RAM DDR 266 certo?? Mas a questão é q eu já tenho notado há algum tempo q existem processadores com FSB 800, ou até 1000 q são vendidos com memorias ram DDR 400 ou DDR 533, como isso é possível? não sei se fui claro na minha dúvida, mas acho q sim. E acho q o que eu aprendi aqui esta errado, pois quem iria vender junto duas coisas q não sao compativeis

desde já, obrigado! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses processadores com FSB 400, 533, e 800 utilizam o esquema QDR (4 dados por pulso de clock) e não DDR (2 dados por pulso de clock):

QDR

100 x 4 = 400 MHz

133 x 4 = 533 MHz

200 x 4 = 800 MHz

DDR

100 x 2 = 200 MHz

133 x 2 = 266 MHz

166 x 2 = 333 MHz

200 x 2 = 400 MHz

Em processadores que utilizam o esquema QDR, quando utilizadas memórias DDR não há sincronia, um exemplo disso é o Pentium 4.

Já com o Athlon XP existe a sincronia, já que ele trabalha no esquema DDR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

brunoskrebs,

Possuo um processador Pentium 4 com FSB de 800Mhz e mais um par de memórias DDR 400Mhz. Para que o processador trabalhe de forma síncrona com as memórias estou usando DUAL CHANNEL. Sendo assim, dois módulos DDR 400MHz operando em Dual seria a mesma coisa que um único módulo operando com uma freqüência de 800Mhz, desta forma o barramento do processador esta em sincronia com o barramento da memória, pois os 2 funcionam com freqüência de 800Mhz :rolleyes:

Beleza, quer dizer q minha memo 512 DDR 400 é compativel com os processadores de FSB 800??

Sim, a sua memo é compatível com processadores de FSB 800, mas para que consiga atingir os 800Mhz você precisaria usar mais um módulo desses em Dual Channel.

Se ainda existirem dúvidas volte a postar.

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por André M.@10 jan 2005, 22:32

Possuo um processador Pentium 4 com FSB de 800Mhz e mais um par de memórias DDR 400Mhz. Para que o processador trabalhe de forma síncrona com as memórias estou usando DUAL CHANNEL. Sendo assim, dois módulos DDR 400MHz operando em Dual seria a mesma coisa que um único módulo operando com uma freqüência de 800Mhz, desta forma o barramento do processador esta em sincronia com o barramento da memória, pois os 2 funcionam com freqüência de 800Mhz :rolleyes:

No Dual Channel a velocidade da memória permanece a mesma, o que teoricamente dobra é a taxa de transferência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Dual Channel a velocidade da memória permanece a mesma, o que teoricamente dobra é a taxa de transferência.

Exatamente eles vão continuar a trabalhar em 400MHZ (200MHZ em DDR)

o que vai ocorrer é que a memória vai ser a acessada a 128bits por clock ao invés dos convencionais 64bits. O que na Teoria duplicaria a velocidade de acesso, porém na pratica não traz ganhos maiores que 1 até 5% dependendo da aplicacao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom desculpem minha santa ignorância, mas eu ainda não peguei legal, mas acho q to no caminho.

Afinal o que nosso amigo André disse sobre o dual channel :

Possuo um processador Pentium 4 com FSB de 800Mhz e mais um par de memórias DDR 400Mhz. Para que o processador trabalhe de forma síncrona com as memórias estou usando DUAL CHANNEL. Sendo assim, dois módulos DDR 400MHz operando em Dual seria a mesma coisa que um único módulo operando com uma freqüência de 800Mhz, desta forma o barramento do processador esta em sincronia com o barramento da memória, pois os 2 funcionam com freqüência de 800Mhz

está errado?? Pois me pareceu fazer lógica, pois já q o processador está trabalhando numa freqüencia 2x maior q as memorias rams, eu entenderia q tipo com o dual channel metade da freqüência do comp se comunicaria com uma memoria, e a outra metade com a outra memoria... :blink:

mas se isso está errado, e vamos dizer q o pereira13 está certo, o processador estaria funcionando de forma assícrona, q eu acho q significa fora de sincronia, ele não estaria incapacitado de usar todo seu potencial, q esse mesmo processador atingiria com uma mdulo de memoria(vamos supor q existisse) DDR 800 ??? :wacko:

obs: Os dois me parecem certo, mas quem sou eu né, alguém aí me salva :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por brunoskrebs@11 jan 2005, 09:57

Bom desculpem minha santa ignorância, mas eu ainda não peguei legal, mas acho q to no caminho.

Afinal o que nosso amigo André disse sobre o dual channel :

está errado?? Pois me pareceu fazer lógica, pois já q o processador está trabalhando numa freqüencia 2x maior q as memorias rams, eu entenderia q tipo com o dual channel metade da freqüência do comp se comunicaria com uma memoria, e a outra metade com a outra memoria... :blink:

mas se isso está errado, e vamos dizer q o pereira13 está certo, o processador estaria funcionando de forma assícrona, q eu acho q significa fora de sincronia, ele não estaria incapacitado de usar todo seu potencial, q esse mesmo processador atingiria com uma mdulo de memoria(vamos supor q existisse) DDR 800 ??? :wacko:

obs: Os dois me parecem certo, mas quem sou eu né, alguém aí me salva :help:

com todo o respeito ao amigo... com certeza ele ta errado....

Dual Channel é o dobro de canais.... e não um Dual "FSB" que ai sim seria o que ele disse.....

quando se dobra os canais é como se dobrasse a capacidade de comunicação com a memoria... ou seja.... o processador acessa a memoria de maneira mais eficiente.....

para você ter a dimensão mais correta tenha em mente que as memos geralmente trabalham a 64 bits ( memos de sistema ) , quando estão em dual passam a trabalhar como se fosse de 128 bits...

assincronia é deixar o processador rodando em uma freqüência e a memo em outra... nada a ver com sub-utilizar a potencia de um componentes.... mas se não me engano ... você nunca pode funcionar um processador com fsb acima do da memoria.... ( posso estar errado... mas nunca vi).... no caso do p4 o sistema é um pouco diferente... como disseram é um sistema QDR de comunicação processador memoria, ou seja se sua ddr é 400 e seu processador e chipset suportam o fsb 800 do processador a comunicação fica configurada 4x200 ( que é a freqüência real da memoria ddr 400)... da mesma forma so chipsets que funcionam com fsb 533, seria 4x166 ( que é a freqüência verdadeira da memoria ddr 333 ) ok

bom

espero ter ajudado.... fui.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MysticPower@11 jan 2005, 19:28

com todo o respeito ao amigo... com certeza ele ta errado....

Dual Channel é o dobro de canais.... e não um Dual "FSB" que ai sim seria o que ele disse.....

quando se dobra os canais é como se dobrasse a capacidade de comunicação com a memoria... ou seja.... o processador acessa a memoria de maneira mais eficiente.....

para você ter a dimensão mais correta tenha em mente que as memos geralmente trabalham a 64 bits ( memos de sistema ) , quando estão em dual passam a trabalhar como se fosse de 128 bits...

assincronia é deixar o processador rodando em uma freqüência e a memo em outra... nada a ver com sub-utilizar a potencia de um componentes.... mas se não me engano ... você nunca pode funcionar um processador com fsb acima do da memoria.... ( posso estar errado... mas nunca vi).... no caso do p4 o sistema é um pouco diferente... como disseram é um sistema QDR de comunicação processador memoria, ou seja se sua ddr é 400 e seu processador e chipset suportam o fsb 800 do processador a comunicação fica configurada 4x200 ( que é a freqüência real da memoria ddr 400)... da mesma forma so chipsets que funcionam com fsb 533, seria 4x166 ( que é a freqüência verdadeira da memoria ddr 333 ) ok

bom

espero ter ajudado.... fui.....

MysticPower, pode utilizar o fsb do proc com a mem inferior sim... pelo menos eu consigo... tenho um sempron com minha ddr400 rodando a 266... (só assim consegui estabilidade. viva mem generica!) na verdade to com FSB de 166 e mem a 133...

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala,

tem alguns programas de analisa q colocam o fsb como a velocidade com q a placa-mãe se comunica com os outros dispositivos, por isso eu exemplo tenho um P4 de 800MHz e Duas rams Kingston DDR400 operando em Dual-Channel, e assim meio FSB é de 800, por isso estranhei o fsb estar a 200 na analise do pcmark, depois q fui saber q esse era outro FSB o da placa c/ os dispositivos conectados a ela, por isso eu estranhei verifique se é isso :bandeira:

Espero ter ajudado(acho q ta meio complicado a mensagem :muro: )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por robson.costa@12 jan 2005, 00:12

MysticPower, pode utilizar o fsb do proc com a mem inferior sim... pelo menos eu consigo... tenho um sempron com minha ddr400 rodando a 266... (só assim consegui estabilidade. viva mem generica!) na verdade to com FSB de 166 e mem a 133...

[]´s

bom... tai uma coisa que eu não sabia... valeu ai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MysticPower@11 jan 2005, 19:28

com todo o respeito ao amigo... com certeza ele ta errado....

Dual Channel é o dobro de canais.... e não um Dual "FSB" que ai sim seria o que ele disse.....

Pode ser que eu tenha me expressado mal, mas não acredito que o que eu disse esteja errado, pois dois módulo DDR400 operando em conjunto ( Dual ) oferecem um desempenho equivalente a um módulo virtual de 800 MHz ( “DDR800” ). Os dois módulos juntos são equivalentes a um módulo virtual de 64 bits e 800 MHz, exatamente o mesmo formato do FSB das versões mais recentes do Pentium 4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei robson.costa, eu me perdi agora:

MysticPower, pode utilizar o fsb do proc com a mem inferior sim... pelo menos eu consigo... tenho um sempron com minha ddr400 rodando a 266... (só assim consegui estabilidade. viva mem generica!) na verdade to com FSB de 166 e mem a 133...

[]´s

Seu processador ta com FSB 266 e utilizando uma memoria ram DDR 400 é isso?? Ou o contrario proc. (FSB400) e memo DDR266????

Se for o primeiro caso, é a mesma coisa q acontece no meu!

EDIT: opa, acontece não. mesma coisa q eu fiz no meu pus DDR 400 @ 266

isso q da postar sem prestar atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por André M.@12 jan 2005, 15:04

Pode ser que eu tenha me expressado mal, mas não acredito que o que eu disse esteja errado, pois dois módulo DDR400 operando em conjunto ( Dual ) oferecem um desempenho equivalente a um módulo virtual de 800 MHz ( “DDR800” ). Os dois módulos juntos são equivalentes a um módulo virtual de 64 bits e 800 MHz, exatamente o mesmo formato do FSB das versões mais recentes do Pentium 4.

mais se eu não me engano isso independe de dual channel, é uma caracteristica de chipsets que suportam essa velocidade

o dual channel não influe no fsb nem virtualmente ... ele só melhora dobra os canais de comunicação memoria processador... mas se não me engano o fsb não é alterado...... bom.... desculpa se eu to insistindo demais nisso, mas eu tinha "certeza disso", mas você deve ter mais contato com p4 e deve entender melhor disso do que eu....

Valeu... se eu estiver errado, por favor me corrija...

fui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por brunoskrebs@12 jan 2005, 15:11

Ei robson.costa, eu me perdi agora:

Seu processador ta com FSB 266 e utilizando uma memoria ram DDR 400 é isso?? Ou o contrario proc. (FSB400) e memo DDR266????

Se for o primeiro caso, é a mesma coisa q acontece no meu!

EDIT: opa, acontece não. mesma coisa q eu fiz no meu pus DDR 400 @ 266

isso q da postar sem prestar atenção.

não, ele usa um processador que ta rodando com fsb 333 mhz ( os sempron ) e para conseguir estabilidade colocou as memoria dele trabalhando em um fsb menor do que as do processador, sendo que as memos dele são teoricamente ddr 400 mas estão funcionando como ddr 266....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...