Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chuva no PC! E agora?


eltonrios

Posts recomendados

Amigos do fórum,

Meu micro estava em um cômodo de minha construção, montado provisioriamente, e por um descuido não percebi que uma instalação no andar de cima ainda não estava completa e durante uns dias de chuva ocorreu o indesejável: o bichinho se molhou. Não sei mensurar o quanto foi pois o encontramos com o lençol que o cobria todo encharcado. Na verdade, o que se molhou foi somente o monitor sendo que o gabinete escapou. Mas o que aconteceu depois é que está me esquentando a cabeça (e mantendo o micro parado...): meu filho retirou o lençol e infelizmente não se preocupou em aguardar a secagem. Ao ligá-lo, segundo ele, apresentou cheiro de queimado e ele logo tratou de desligar tudo.

Dias depois, chegando em casa eu verifiquei que já estava tudo seco e fui fazer a tentativa. Prá minha surpresA (filho e esposa haviam dito que o monitor estava queimado) o bicho ligou... apresentou uma mensagem em inglês que dizia algo referente a alguma variação de tensão... reiniciei e a mensagem não mais apareceu porém o windows não carrega... dá um erro tal dizendo que falta um arquivo... sugere que eu inicialize com um CD para correção... pois bem, aí vem a dor de cabeça: logo de cara ele diz que NO EMULATION ATAPI/CDROM (não me recordo dessa mensagem anteriormente e por isso suspeito que seja anormal) porém o CD chega a reiniciar mas após eu selecionar a opção de restauração ele dá pau e dá erro... já tentei três CDs (midias) diferentes (inclusive um LINUX) e para todos ele começa mas não vai até o final. Já troquei também a unidade de CD mas vi que se repetiu.

E agora??? Onde pode estar o problema???? Alguém ppoderia me dar alguma dica??? Estou cheio de trabalhos no micro para concluir e está tudo parado e eu atrasando com meus compromissos.

Desde já agradeço. :cry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A recomendação é que seja 100% desmontado, tudo mesmo o que for possível sair do lugar. Usar um secador de cabelos para sobrar possíveis áreas onde poderia haver alguma umidade. Após o desmonte, checar todos os pontos onde haja algum tipo de encaixe, buscando por pontos de oxidação devido à umidade.

Remontar pouco à pouco e ligar novamente.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros MeiraNeto e Deadfish,

Agradeço pela atenção e vou seguir o conselho de ambos: vou desmontar tudo e remontar novamente. Caso ainda assim não funcione vou partir para testar os componentes individualmente... não sei porque mas desconfio da fonte... embora a CPU - como já disse - não tenha se molhado, mas algum desequilíbrio no monitor pode ter causado algum dano à mesma... não... pensando melhor não acho provável pois a CPU estava ligada a um No-break enquanto o monitor estava direto num filtro de linha. Creio que vou começar testando a CPU com outro monitor ou este monitor em outra CPU. A partir daí começo a desmontagem, se necessário.

Devido a este problema estou também sem internet pois este micro também era meu servidor de conexão e isso tem me levado a um cibercafe para ler as mensagens... espero ter a sorte de resolver este problema e de continuar a contar com a colaboração dos amigos.

Darei notícias.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dando notícias da minha fonte que explodiu...

Testei ontem o computador com outra fonte. Funcionou 100%. É um alívio. Ia ficar muito irado :chateado: se tivesse queimado algum componente. Acho que também o que ajudou foi o aterramento. Quando comprei meu primeiro computador a primeira coisa que fiz questão de fazer antes sequer de ligá-lo foi furar um buraco de dois metros de profundidade, jogar sal grosso dentro e espetar uma haste de cobre nele. Terra não é bobagem não, como muitos pensam. Tenho quase certeza de que se não fosse por ele, essas fontes que explodiram iriam causar um estrago bem maior...

Depois dessa só comprarei fonte de qualidade. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por semmerket@20 jan 2005, 11:32

Dando notícias da minha fonte que explodiu...

Testei ontem o computador com outra fonte. Funcionou 100%. É um alívio. Ia ficar muito irado :chateado: se tivesse queimado algum componente. Acho que também o que ajudou foi o aterramento. Quando comprei meu primeiro computador a primeira coisa que fiz questão de fazer antes sequer de ligá-lo foi furar um buraco de dois metros de profundidade, jogar sal grosso dentro e espetar uma haste de cobre nele. Terra não é bobagem não, como muitos pensam. Tenho quase certeza de que se não fosse por ele, essas fontes que explodiram iriam causar um estrago bem maior...

Depois dessa só comprarei fonte de qualidade. :P

Bom, que eu saiba se deve espetar 3 hastes de cobre de uns 3 metros parece, a uma distância de 3 metros entre elas. Agora não posso te dizer se simplesmente espetando uma haste no chão você está colocando seus aparelhos em risco ou não estão tão protegidos como se estivessem corretamente aterrados.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando ao assunto inicial deste tópico gostaria de passar aos companheiros de plantão algumas informações sobre o problema ocorrido comigo (primeira mensagem deste tópico) mais apuradas:

1) Observei que não foi apenas o monitor que foi atingido pela água: também um filtro de linha no qual estavam ligados monitor, no-break e fonte das cxs de som.

2) Apesar disso não houve qualquer dano visível ao filtro de linha (nem fusível queimou);

3) Testei todo o sistema com outro filtro apenas para desencargo de consciência... nada.

4) Testei todo o sistema com outro monitor e... nada.

5) Ao ligar o micro ocorre a detecção do hardware, tudo corretamente, porém quando parte para o boot do sistema aparece a seguinte mensagem:

" O Windows não pôde ser iniciado porqueo seguinte arquivo está ausente ou corrompido: SYSTEM32\DRIVERS\pci.sys"

Aparece ainda uma mensagem logo abaixo dizendo que posso corrigir isso utilizando o CD de instalação, através da opção "R" se não me engano.

6) Dou um ressete e tudo se repete, com a diferença de que desta vez o arquivo citado é, no mesmo diretório, "Ntfs.sys";

7) Mais um ressete e muda mais uma vez o arquivo: "isapnp.sys"

8) Parto para a tentativa do CD. Logo que o CD começa a ser acessado aparece "Boot from ATAPI CD-ROM: No Emulation". Logo abaixo: "Pressione uma tecla para iniciar CD de instalação do Windows". Eu faço isso e chega aparecer uma barra de progresso e de repente: Erro inesperado <469745920> na linha1768 em d:\nt\base\boot\setup\arcdisp.c"

9) Ainda faço uma tentativa de bootar com o Linux e o processo também se inicia e quando parece que vai dar certo aparece "<0> Kernel panic: Attempted to kill the idle task! In idle task - not syncing"

Na inicialização verifico, pelo setup, as condições de tensão:

Vcore voltage - 1,53V

+3,3V - 3,37V

+5,0V - 5,24V

+12V - 12,16V

Já desmontei e montei de novo a CPU, desconectei e reconectei todos os cabos... será problema na placa mãe???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...