Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Mod] Cooler Frontal Sim Brothers


Sim Brothers

Posts recomendados

Bom, vocês já viram algumas fotos do meu computador alterado para melhor fluxo de ar, mas nunca mostrei um detalhe:

O cooler frontal criado por mim e meu irmão!

Frente:

CFSBFrente.jpg

Verso:

CFSBVerso.jpg

Usamos uma serrinha bem fina para podermos cortar as tampas de plástico das baias do meu gabinete, meu irmão desenhou mais ou menos o cooler em cima delas (usando o prório cooler como modelo), fez uma indicação em onde deveria furar (para os parafusos)e depois cortou-as. Aí foi só furar com uma furadeira nos lugares que marcamos e passar o parafuso, prendendo com uma porca (como dá pra ver no verso).

Aí primeiramente colocamos um cooler genérico, que já deu um bom resultado. Resolvi então colocar um ThermalTake Smart Fan 2 (esse cooler laranja da foto)que tinha comprado e colocado na minha fonte.

O problema é que o regulador de rotação eu coloquei lá atrás no gabinete, graças a um regulador que fica naquele espaço de slot PCI, que veio com meu Volcano 12. Enchi um pouco o saco do meu irmão e então adaptamos o regulador para a frente, usando um daqueles reguladores que vem em coolers ThermalTake (aquele fiozinho com um regulador branco), furamos para o regulador ficar do lado de fora, prendemos ele pelo lado de dentro com pedacinho de metal furado nas duas pontas (na frente ficou esses dois parafusos embaixo do regulador) e colocamos o botão que tinha naquele regulador que usava antes (esse que veio com o Volcano 12):

CFSBFrente-Regulador.jpg

É isso, comentem! O resultado é ótimo! E olha que ele não fica na rotação máxima!

PS: Desculpa pelas fotos, minha cam é super fresca com negócio de luz!

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, o barulho é um pouco chato porque como ele fica exposto e tem a grelha, aumenta..

O rpm vai de 1300 a 4800! Eu aqui deixo por volta de uns 2500, 3000 rpm (não sei ao certo porque não tenho como ligar ele na minha motherboard para medir isso). Com isso, o barulho fica médio, nada de mais (melhor que o meu Volcano 12 a toda com o gabinete aberto! :P).

Mas pelo desempenho valeu a pena! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Gente, desculpa ressuscitar o tópico, mas queria dar uma corrigida numa coisa e dar mais um detalhe.

Bem, eu tinha dito que coloquei a uns 3000rpm, agora acertei e pra ficar um barulho tolerável, dá pra chegar em um pouquinho mais de 4000rpm com o Smart Fan 2!

O bom é que ele em seu máximo (4800rpm) chega a uns 75 CFM! Ou seja, é um baita fluxo de ar entrando que ele gera! Por isso recomendo ele para quem tem problema de pouca entrada de ar no gabinete, como eu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tenho um fan desses aqui e achei muito bom. Barulhento, mas com a regulagem de velocidade pode-se obter um desmpenho ótimo sem estourar os tímpanos.

Bom trabalho amigo. Ficou bom mesmo. Só uma observação. Dependendo da altura relativa em relação às baias, o fluxo de ar frio provocado por esse fan, pode não ajudar muito à PV, chipset e componentes próximos. Coloque-o o mais baixo possível!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@03 fev 2005, 00:23

Tenho um fan desses aqui e achei muito bom. Barulhento, mas com a regulagem de velocidade pode-se obter um desmpenho ótimo sem estourar os tímpanos.

Bom trabalho amigo. Ficou bom mesmo. Só uma observação. Dependendo da altura relativa em relação às baias, o fluxo de ar frio provocado por esse fan, pode não ajudar muito à PV, chipset e componentes próximos. Coloque-o o mais baixo possível!

Ah sim, por isso mesmo coloquei ele o mais próximo do meio do gabinete, ou seja, nas baias mais baixas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, num dia quente e com o cooler a 4100 rpm, a temperatura em IDLE:

Processador: 38°C

Placa-mãe: 37°C

Vídeo: 37°C

Como tava meio irritado com o barulho, coloquei em 3500 rpm! Hoje, com temperatura ambiente 30 graus, usando só o básico (MSN, IE, etc):

Processador: 42°C

Placa-mãe: 41°C

Vídeo: 41°C

Em FULL (jogando Need for Speed Underground 2 por um bom tempo), a temperatura:

Processador: 45°C

Placa-mãe: 42°C

Vídeo: 48°C

Acho que tá bom, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por vmosconi@12 de fevereiro de 2005, 17:06

q macumba você fez para estar com estas temperaturas???

o meu cpu não fica assim nem com o proc em stock.....

não ta afim de trocar o proc comigo não??? :zoio:  :zoio:  :zoio:  :zoio:

Heheheheh! Pois é, eu falei, esse mod que fiz resolveu muita coisa! :P

Só queria poder refrigerar um pouco melhor a placa de vídeo, mas nem tô com vontade de ficar criando alguma ideia bizarra pra ela não. :ZZZ:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membro VIP

aí to esperando chegar um kit baia fan que comprei na Spon, o cooler é da Akasa vai até 2500rpm, não faz muito barulho 27 Db, além de ser vermelho, o que vai combinar legal com o futuro mod que farei no gabinete. Não penso que ira fazer as temps baixar tanto como baixou ai na sua casa, mas que vai dar uma melhorada ao menos estética vai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens! um mod simples, inteligente e funcional, além de bonito, mas ainda pode ter um campo pra melhorias!

O cooler tá com a base polida (lapidada)? dá pra fazer isso na placa de video também se quiser baixar as temps um pouco mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...