Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Linux: há idolatria por parte de seus usuários?


N0625

Posts recomendados

Fala, galera!!

Quando vejo assuntos que envolvem a guerra entre o windows e o Linux, muitas vezes saem até ofensas por parte principalmente dos Linuxers, tal o ponto que eles defendem fervorosamente este SO. O Linux implantou uma filosofia de adaptar o SO ao gosto do usuário, mas parece que essa filosofia está gerando uma certa Idolatria. Windows vs Linux é igual a time de futebol: para defender sua bandeira, se pode chegar aos extremos.

Estou participando muito desta área do Fórum ultimamente. Estou mesmo começando a gostar deste SO, mas ele já me decepcionou muitas vezes, ao ponto d eeu fazer críticas pessoais no passado. Sou do mundo Win32, nasci na informática conhecendo esta plataforma e não vou dizer aqui que pelo fato de eu ter conseguido compilar um Kernel vou aqui fincar minha bandeira "Linux Forever". Gosto muito de operar o windows, não vou largar dele, mas nada impede de eu também reservar meu tempo para apreciar a família Unix-Like x86. A nova forma de trabalhar com um SO que o Linux trouxe realmente está me encantando, mas não vou aqui idolatrar o Linux, da mesma forma que não o faço com o windows, já que tenho pesadas críticas em relação ao mundo Win32 e principalmente a filosofia capitalista que os programas comerciais insisitem em pregar.

O que acha a galera do Fórum? Existe idolatria entre os Linuxers? É justo atacar as plataformas de forma tão feroz? E porque os Linuxers defendem com unhas e dentes este SO?

Usuários de Windows também podem participar. Afinal, há muitos usuários que fazem existir uma convivência pacífica entre Windows e Linux em seus PCs.

Participem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que existe sim, não entendo o motivo de tanta raiva do windows não sei se é inveja ou odio mesmo. eu mesmo se usar o windows ou linux vou ficar usando sem rejeição com outros sistemas operacionais. Se achar um melhor que outro não vou ficar forçando os outros usarem o mesmo.

tb não da pra usar so linux pois tem que enfrentar as barreiras que todos os programas são feitos pro windows, ate um simples msn o linux tem uma versão ruim que so a versão do windows é bem melhor e mais bonito.

Eu mesmo pra não ter problema com isso de software, eu uso linux aqui como máquina virtual, uso ele so pra entrar na net e ficar aprendendo como é que usa ele. que aliais estou passando mal aqui pra saber o ip do linux ate pra instalar um simples flash player não estou conseguindo. tenho que aprender na marra vou buscar informações, por isso torna muito dificio sair por ai mandando todos usarem linux por essas besteira que é bem fácil no windows no linux pra saber onde é fica dificio.

Kd um tem seu direito de escolha afinal tamos num pais livre. kd um escolhe o que quer e fica um e outro ofendendo quem usa o windows.

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual o sentido do post, afinal ? Se tem, tem e se não tem, não tem.

Meu ponto de vista.....

A idolatria por parte dos usuários de linux surge do estereótipo de que linux é pra nerd. Há uma certa revolta por causa disso.

eu prefiro linux mil vezes.

Mas aceito que depende do uso que a pessoas vai fazer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não queria postar, pois odeio essa guerra Win vs Linux. Pra mim é a coisa mais besta q tem. Mas dps de ler algumas coisas foi inevitável.

Acho q está havendo uma confusão entre amar o Linux e odiar Windows. Como se idolatria ao Linux fosse um fato q obrigue a todos odiar Windows. Eu amo de coração o Linux (mts aqui já devem ter notado), mas isso não quer dizer q eu odeio Windows. Pelo contrário. Admiro algumas ferramentas e filosofia de facilitar. O que sempre deixo claro é meu ódio às ideias capitalistas de dominação, exclusividade. É aquela ideia de que já que Windows é o mais usado, o resto tem q deixar de existir. Isso pra mim é o mesmo que usar uma viseira de burro. Prova disso é o crescimento do Mozilla Firefox, o Winamp quando estava na atividade e outras ferramentas. É ótimo não depender de uma só pessoa. Além disso, a evolução do Linux e outras ferramentas livres é muito assombroso!

Exemplos:

Media Player do Windows. O player mais usado. Muitos vão para Linux borrando a calça porque não vai ter um player de qualidade. hahahahaaha Isso é o que pensam. Usem o amarok e vejam só como ele é, em termos de player de música, 1000000 x superior ao Media Player. Em vídeo temos o excepcional Kaffeine que, apesar de nem mesmo ter atingido a versão 1.0 (no mundo livre quer dizer maturidade do programa), acho muito superior ao Media Player.

Internet Explorer. Navegador web mais utilizado. Temos a versão do melhor projeto e sonho de navegador para Linux e também para Windows. Mozilla Firefox. Nem vou comentar muito sobre ele, pois já falei de mais sobre ele. Ah, antes q digam sobre o flash, quem usa Mozilla Firefox sabe como é banal instalar flash. Como? Simplesmente não saiba! O proprio navegador baixa e instalar o software.

E outra coisa: ficam dizendo que "Ah.. Linux é muito difícil! Isso não é pra usuário!". Pára! nada a ver. Ele é diferente do Windows. Por acaso todos já nascemos com o conhecimento em Windows na cabeça? E se fosse o contrário? Windows fosse o "diferente"? Ia ser a mesma coisa.

Não vou ficar mais aqui falando, pois acho besteira essas discussões. Só peço o seguinte: Não associem usuários que amam o Linux a usuários xiitas que usam Linux. Ainda mais porque xiitas que usam Windows também existem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só vou comentar uma coisa: é incrivel... as pessoas querem chegar no Linux e saber como operar o sistema igual ao que fazem no Windows e ficam chateadas por que ele é diferente... pô meu... vocês tiveram que aprender Windows... não sabiam fazer nada nele... aprenderam aos poucos... mas não querem ter que aprender no Linux?!?!?!... tiveram que aprender que para ver o ip no Windows tem que ir no cmd e digitar ipconfig... mas não querem aprender que para ver seu ip no Linux é só ir no terminal e digitar ifconfig... disso eu realmente tenho raiva...

Outra coisa (já vão duas)... não tenho raiva do Windows em si... seria loucura odiar uma coisa que nem me agredir pode (pelo menos fisicamente)... o que eu odeio é a Microsoft e sua politica mesquinha, capitalista, excludente (aproveitando o neologismo do Mr. Burns) e nojenta... os programadores porcos da Microsoft para fazerem programas tão cheios de bugs (pode ser de propodito, sei lá)... instalei o SP2 no Win XP do minha irmã e no WinUpDate tinha m correções para o SP2... users do Windows que fazem esta porcaria de mundo um quartinho quente e sujo... respeito quem usa Windows pois tenho muitos amigos que o usam... mas quero que me respeitem tambem...

E podem parar de dizer que só existe programas para Windows... falta de informação... as vezes fico ate confuso pois não sei qual escolher para mim... e o melhor de tudo é que sei que não vai vir com um belo de um virus ou um spyware... enquanto 95% dos programas frees para Windows vem com algum brinquedinho extra para seu computador...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou fazer uma rápida analogia... pergunto: é possível um ser humano normal aprender a dirigir um carro sem saber andar de bicicleta?!

resposta um tanto óbvia: sim... claro que dirigir é mais complexo que andar de bicicleta... porém muita gente considera bem mais rápido, confortável e até excitante... não é verdade?!

agora pergunto novamente: é possível um ser humano normal aprender usar linux sem saber windows?!

resposta de acordo com minha experiência... sim, minha irmã e minha noiva (que odiava computador) tderam seus primeiros cliques no linux...

o máximo que perguntavam éra... que programa faz isso?! que ícone faz aquilo... e ambas usam ele para tarefas normais sem problemas (office, e-mail, internet, msn, etc...)

notam... elas são usuárias... não fuçam no sistema, primeiro porque não querem saber p**** nenhuma de informática, segundo porque se quisessem não tem permissões (eheheheh)...

e sabem o que elas acham?! que o linux é mais fácil e mais gostoso porque da pra configurar o kde de tudo que é jeito possível bem mais fácil que o windows... e porque da pra jogar frozzenbubble...

conclusão: quem cria caso com linux é usuariuo do windows que porque reinstalou ele depois te der detonado o sistema acha que manja, mas na verdade tem preguiça de aprender sobre o que, pra que serve, é como funciona o registro do windows... quem dirá aprender sobre outros SO...

minha opinião pessoal: não idolatro So nenhum... só quero distancia de vírus... invasões... spyware... spam... cookies... add-on... windows update e tudo essas baboseiras que inventaram por aí...

por isso troquei de SO no meu micro... mas uso windows todo dia útil na fábrica que trabalho e morro de pena quando o pessoal da TI começam a mandar e-mail de aviso de vírus e tal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom guerra win vs linux.... e coisa de pessoas que siceramente sei la o que passa na cabeça... eu por exemplo descobri o linux depois de burro velho... aos meus 21 anos a amo de paixao... ele me atende e varios itens, nunca gostei muito do windows mas tb não odeio... no meu caso especifico ele perdeu a importancia, agora so serve pra jogar, mas ainda me salva nos momentos de crise...

Essa disputa e boba, ate porque os dois não sao iguais....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Roger_2@10 jan 2005, 19:22

vou fazer uma rápida analogia... pergunto: é possível um ser humano normal aprender a dirigir um carro sem saber andar de bicicleta?!

resposta um tanto óbvia: sim... claro que dirigir é mais complexo que andar de bicicleta... porém muita gente considera bem mais rápido, confortável e até excitante... não é verdade?!

agora pergunto novamente: é possível um ser humano normal aprender usar linux sem saber windows?!

resposta de acordo com minha experiência... sim, minha irmã e minha noiva (que odiava computador) tderam seus primeiros cliques no linux...

o máximo que perguntavam éra... que programa faz isso?! que ícone faz aquilo... e ambas usam ele para tarefas normais sem problemas (office, e-mail, internet, msn, etc...)

notam... elas são usuárias... não fuçam no sistema, primeiro porque não querem saber p**** nenhuma de informática, segundo porque se quisessem não tem permissões (eheheheh)...

e sabem o que elas acham?! que o linux é mais fácil e mais gostoso porque da pra configurar o kde de tudo que é jeito possível bem mais fácil que o windows... e porque da pra jogar frozzenbubble...

conclusão: quem cria caso com linux é usuariuo do windows que porque reinstalou ele depois te der detonado o sistema acha que manja, mas na verdade tem preguiça de aprender sobre o que, pra que serve, é como funciona o registro do windows... quem dirá aprender sobre outros SO...

minha opinião pessoal: não idolatro So nenhum... só quero distancia de vírus... invasões... spyware... spam... cookies... add-on... windows update e tudo essas baboseiras que inventaram por aí...

por isso troquei de SO no meu micro... mas uso windows todo dia útil na fábrica que trabalho e morro de pena quando o pessoal da TI começam a mandar e-mail de aviso de vírus e tal...

com certeza roger eu consegui ensinar meus 2 irmão e minha mãe a mexer em linux minha sorte é q eles tiveram pouco contato com o windows então hoje quando minha mãe mexe em um micro win ela fala q é complicado e difícil de confg e td mais. então consegui deixar meu micro a salvo de spy addwares virus trojans e demais diversões do win32.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas tipo estou usando linux agora como maquina virtual. e estou pesquisando como usar. vou dar um exemplo ###### so pra instalar mozilla firefox oia trabalheira da ####### oia os comandos.

1) abra um terminal e adquira status de super-usuário (root):

$ su + senha + [ENTER]

2) mude para o diretório onde está o pacote do firefox:

# cd /opt (em nosso exemplo)

3) descompacte-o com o comando:

# tar -xvzf fire*z

OBS: Como no nosso diretório /opt hipotético não tem nenhum outro pacote com nome semelhante - no todo ou em parte - ao do firefox, podemos utilizar o asterisco (*) para substituir o que está entre "fire<---->z" e assim economizar tempo. Poderíamos usar também f*z.

4) em /opt aparecerá o seguinte diretório descompactado: "firefox-installer". Vamos entrar nele:

# cd fire*r

5) dentro deste diretório tem os seguintes pacotes, sendo os mais importantes para nós assinalados com "->":

config.ini

firefox-installer-bin* -> executável

install.ini

watermark.png

firefox-installer* -> script para instalação

header.png

license.txt

xpi/

6) vamos iniciar o procedimento com:

# ./fire*r

-----------------------------------------------

caraca meu so pra instalar um navegador simples oia quanta coisa tive que fazer.

se for assim sempre linux é ta muito pra tras viu, coisa de ultrapassado mesmo ficar digitando um codigozinho so pra instalar um simples navegador.

imagino se for assim sempre o cara tiver que instalar uns 30 programas na tua máquina vai passar um dia so digitando esses codigos, configurando e etc.

o máximo que perguntavam éra... que programa faz isso?! que ícone faz aquilo... e ambas usam ele para tarefas normais sem problemas (office, e-mail, internet, msn, etc...)

###### bicho mas isso qualquer jumento faz isso.

é bom o linux ser mais fácil, pra atrair mais usuários e ser uma coisa que venha ajudar a você e não te complicar nessa vida que ja é dificio de lidar.

pra mim linux é pra so usar nas empresas mesmo como servidores e estações de trabalho. que alem é seguro e não trava e é de graça (informações que ouço todos dizerem que é assim). O problema é achar suporte pois quando tem cobram caro, porque sabe que não acha em qualquer esquina um bom tecnico de linux. ( que na minha vida eu nunca encontrei alguem que use esse sistema so soube pela internet que existe esse sistema, so ouvi falar esse nome, mas ver o sistema nunca vi, estou vendo atualmente eu funçando na doida mesmo pelo menos consegui instalar no HD o Kurumin )

mas pra casa que todos usam pra diversão ainda é recomendado o windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você que complicou demais...

SE eu pegasse um pacote RPM, faria só isso

rpm -ivh pacote

e estaria instalado

Se eu pegasse um tar.gz da net....

tar zxvf pacote

cd pacote

./script

Nada demais....

Tá certo que no windows eu só faço clicar em 'next, next, next, close'

Mas aí é o que eu mais gosto no linux, a "complexidade", você acaba sendo levado a aprender algo mais...

Windows não....sistema meio que alienante, a pessoa instala e zumbiza...

(Minha opinião...apesar de ainda usar o windows pra jogar.....)

Obs: Não tenho ódio contra windows também..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa edumcz!! Calma! Vai com calma aí! Ninguém está querendo confusão. Tanto que, mesmo com você nervoso, eu vou explicar. CALMA!

  mas tipo estou usando linux agora como maquina virtual. e estou pesquisando como usar. vou dar um exemplo ###### so pra instalar mozilla firefox oia trabalheira da ####### oia os comandos.

1) abra um terminal e adquira status de super-usuário (root):

$ su + senha + [ENTER]

2) mude para o diretório onde está o pacote do firefox:

# cd /opt (em nosso exemplo)

3) descompacte-o com o comando:

# tar -xvzf fire*z

OBS: Como no nosso diretório /opt hipotético não tem nenhum outro pacote com nome semelhante - no todo ou em parte - ao do firefox, podemos utilizar o asterisco (*) para substituir o que está entre "fire<---->z" e assim economizar tempo. Poderíamos usar também f*z.

4) em /opt aparecerá o seguinte diretório descompactado: "firefox-installer". Vamos entrar nele:

# cd fire*r

5) dentro deste diretório tem os seguintes pacotes, sendo os mais importantes para nós assinalados com "->":

config.ini

firefox-installer-bin* -> executável

install.ini

watermark.png

firefox-installer* -> script para instalação

header.png

license.txt

xpi/

Primeiro: você tem q logar como root porque ele é o aministrador da máquina. Se fosse no Windows seria a mesma coisa. Usuário comum não faria isso, assim como no Linux. Isso é um princípio básico de sistema operacional. "Ah, mas no Windows consigo fazer usuário comum ter direito de administrador! " Grandes coisas... No Linux também.

Segundo. Você descompactou. Que tem de mais nisso? No Windows, por acaso ninguém fez isso? "Ah, mas no Windows eu uso Winzip/Winrar... Nada de linha de comando!" Ué! No Linux você usa linha de comando só se quiser! Se tiver usando KDE ou Gnome da vida, ao clicar para abrir no pacote compactado já se abre o programa para descompactar que se escolhe normlamente o destino.

Terceiro. Se você usou o descompactado gráfico, não precisa de ficar digitando * blá blá blá...

Quarto. firefox-installer. Oh, aqui eu uso KDE. E só clico no ícone que já abre o instalador, assim como Windows. A diferença que no Windows uso duplo clique. No KDE só uso um clique só.

Quinto. O instalador já faz praticamente tudo. A única coisa que acho que podia melhorar (ainda não estou usando a versão 1.0 do Firefox no Linux) era ele já criar o ícone na área de trabalhor de quem instalou, nos menus KDE e Gnome, além de fazer isso numa espécie de conta modelo do Linux. Assim todos usuários novos que forem criados já teriam os atalhos configurados.

Sem isso, tem que entrar na pasta onde instalou para criar o atalho. Mas aí já não é problema do Linux. É só uma boa ideia que os criadores do software não implementaram (não sei se a versão 1.0 para Linux tem isso.)

###### bicho mas isso qualquer jumento faz isso.

Opa!! Calma aí! O cara não te xingou e você tá aí fazendo isso... Não por aí que as pessoas conseguem as coisas.

ra mim linux é pra so usar nas empresas mesmo como servidores e estações de trabalho. que alem é seguro e não trava e é de graça (informações que ouço todos dizerem que é assim). O problema é achar suporte pois quando tem cobram caro, porque sabe que não acha em qualquer esquina um bom tecnico de linux. ( que na minha vida eu nunca encontrei alguem que use esse sistema so soube pela internet que existe esse sistema, so ouvi falar esse nome, mas ver o sistema nunca vi, estou vendo atualmente eu funçando na doida mesmo pelo menos consegui instalar no HD o Kurumin )

mas pra casa que todos usam pra diversão ainda é recomendado o windows.

Usuários que são do Windows e que não conhecem nada de Linux e que não tem paciência para aprender. Estes podem usar por curiosidade.

Mais uma vez calma, não retruque dessa maneira. O fórum tá aqui pra ajuda, não discussão gratuitas.

E Roger_2, ignore-o...

Fica aí as dicas. Caso tenha dúvidas, poste aí que agente te dará as respostas. Se acha que está difícil, tente achar outro mais fácil. Não achou? Pergunte que agente vai achar outra maneira.

PS.: Espero que tópicos com essas comparações não sejam mais aceitas aqui. Podiam ser trancadas. Sempre dá confusão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, galera!!

Pelo que estou vendo, acho que o tópico está sendo interpretado de outra forma.

O propósito do tópico não é chamar os Linuxers de Idólatras. Acho que a mensagem não mostra isso. Vejo que houve algumas alterações, mas acho que não é motivo para trancar o tópico. Na minha opinião, pedir para trancar o tópico é fugir da raia, essa é a minha opinião, mas se for o desejo da comunidade, eu peço para trancar o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hey Marshall!@11 jan 2005, 04:52

Você que complicou demais...

SE eu pegasse um pacote RPM, faria só isso

rpm -ivh pacote

e estaria instalado

Se eu pegasse um tar.gz da net....

tar zxvf pacote

cd pacote

./script

Sem contar que em algumas distribuições pode-se usar apenas o APT-GET e o YUM para instalar.

apt-get install PROGRAMA

yum install PROGRAMA

Tem coisa mais fácil que isso? Muito mais fácil que Windows..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hey Marshall!@11 jan 2005, 04:52

Você que complicou demais...

SE eu pegasse um pacote RPM, faria só isso

rpm -ivh pacote

e estaria instalado

Se eu pegasse um tar.gz da net....

tar zxvf pacote

cd pacote

./script

Sem contar que em algumas distribuições pode-se usar apenas o APT-GET e o YUM para instalar, não precisa nem ir até a pagina do Firefox e baixar o arquivo.

apt-get install PROGRAMA

yum install PROGRAMA

Tem coisa mais fácil que isso? Muito mais fácil que Windows..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se para atrair usuarios o Linux tem que se disvirtuar... deixa ele assim como esta... prefiro qualidade... e mais fácil que o apt-get para instalar programas nem Windows tem...

As discurssões eu acho validas... o problema é só alguns empolgados que em vez de argumentar construtivamente começam a ficar nervosos... no final das contas quem acaba levando fama de xiitas somos nos... dá para entender...

T+

ps.: bora discutir com calma galera... estamos aqui para aprender e discurssões construtivas sempre dão origem a conclussões bem interessantes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,a verdade é o seguinte:

Enquanto o Linux for tão complicado e demorado de se mexer,infelizmente :( a Microsoft vai dominar o mercado de SO :cry::cry::cry: ... .

E pessoas como eu,que querem se livrar desse mercado dominante,não conseguem,por o Linux ser tão complicado e demorado de mexer.E olha que faz mais de 2 anos que tento mexer e não consigo,MÁS NÃO VOU DESISTIR!!!!!!!!!!!!... :joia::joia::joia: ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, galera!!

Que bom que o pessoal está entendendo a ideia do tópico. Mas há coisas aí que não concordo, e como sou usuário Win32, devo colocar uns pontos em destaque:

PREGUIÇA: em termos. Não é fácil migrar da plataforma Win32 para o Linux. OK, reconheço que há um pouco de acomodação dos usuários do Windows ao falar das dificuldades do Linux, mas que elas existem, isso existem. Para começar muitos dos comandos de administração tem que serem feitos via console. Quem vem de um ambiente que é relativamente fácil de operar vai sentir a diferença. O Windows é meio "auto-instalável", bastando fornecer alguns dados e pronto. No Linux a dificuldade já começa no particionamento. Já apanhei muito para aprender a particionar em Linux, só que já perdi muitos dados por causa do particionador perguntar uma coisa e fazer outra, isso em modo texto. Outra coisa que devemos destacar: O linux não teria esta popularidade ENTRE os desktops se não fosse as ferramentas gráficas, salvo os usuários que já nasceram em ambiente UNIX e Prompt do DOS, que não sentiriam a diferença. O Windows é que foi a base para o desenvolvimento das interfaces gráficas para o Linux. Custou muito para o Linux amadurecer na parte de interface gráfica principalmente na instalação do sistema.

É que tá difícil de me concentrar agora, mas em outra oportunidade eu prossigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu idolatro sim o Linux porque ele representa uma segunda opção em termos de sistema operacional.

não preciso esquentar a cuca com vírus, desfragmentação, licença de software, falhas de segurança (elas existem no linux, mas menos frequentes), spyware, travamentos, etc, etc, etc...

não sei quanto a vocês linuxers, mas eu quando era pequeno já brincava no Caldera! ehhehehehehe....

flwzs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando era criança via meu irmão mexer no computador dele um CCE Exato pro!!!!!!!!! sim a cce fabricava computadores... primeiro não tinha disquetes... tinha q gravar os programas em K7 :P

mas com relação ao topico... se a opção do usuário e comodidade a melhor escolha e ficar com o windows tb.. tem usuarios de linux que acreditam que o linux vai ser um novo windows, e não é!!!!

quando você instala o linux, você tb tem q "instalar" em você mesmo a filosofia GNU e Open Source e toda uma bagagem UNIX

falou

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...