Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Algumas dúvidas em relação ao Kernel


N0625

Posts recomendados

Fala, galera!!

Desculpem a enxurrada de dúvidas que virá a seguir. Infelizmente sou novataço no Linux, e estou estranhando muito o modo de configurar o sistema. Espero um dia estar respondendo a dúvidas ao invés de simplesmente postá-las. Todas as perguntas abaixo se referem ao Kernel.

1. Li que com o comando modprobe eu posso carregar apenas os módulos que preciso, economizando memória. Como posso saber quais módulos eu desejo carregar?

2. Finalmente tive êxito na compilação do Kernel. Pelo que entendi, cada versão lançada do Kernel traz novidades, como suporte a novos dispositivos. No CL9 (kernel 2.4.21) não há suporte para o som integrado no SB VIA VT8235. Se eu atualizar o Kernel para a versão 2.6.10, o sistema CL9 passará a dar suporte ao áudio so VT8235? Se eu atualizar o kernel de uma antiga distribuição, como o CL3, este passará a reconhecer os novos dispositivos?

3. O Kernel tem influência no modo que a distro trabalha? Por exemplo o que faz o Slackware ser mais robusto que o Mandrake? E porque o Mandrake é tão "automático"? Isso tem relação com o Kernel?

4. É possível eu carregar apenas os drivers para o meu computador, desativando os outros drivers no momento da configuração e compilação do Kernel?

5. O Xconfig não funcionou aqui, tendo que recorrer ao menuconfig. Este menuconfig é padrão para todas as distros, ou seja, funciona em qualquer distro? Há outro meio gráfico de configurar o Kernel sem ser pelo Xconfig?

6. Sei que o Linux foi desenvolvido para er um sistema para servidores, porém eu gostaria de ativar o desligamento dos discos após um período de inatividade do sistema, como existe no Windows e que é feito com o monitor no Linux. Existe uma opção na configuração do Kernel que habilite esta função ou o Linux prega mesmo a filosofia que "discos de servidor nunca ficam desligados"?

Por enquanto é só. Desculpem o texto tão grande.

Abraços!!