Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Algumas dúvidas em relação ao Kernel


N0625

Posts recomendados

Fala, galera!!

Desculpem a enxurrada de dúvidas que virá a seguir. Infelizmente sou novataço no Linux, e estou estranhando muito o modo de configurar o sistema. Espero um dia estar respondendo a dúvidas ao invés de simplesmente postá-las. Todas as perguntas abaixo se referem ao Kernel.

1. Li que com o comando modprobe eu posso carregar apenas os módulos que preciso, economizando memória. Como posso saber quais módulos eu desejo carregar?

2. Finalmente tive êxito na compilação do Kernel. Pelo que entendi, cada versão lançada do Kernel traz novidades, como suporte a novos dispositivos. No CL9 (kernel 2.4.21) não há suporte para o som integrado no SB VIA VT8235. Se eu atualizar o Kernel para a versão 2.6.10, o sistema CL9 passará a dar suporte ao áudio so VT8235? Se eu atualizar o kernel de uma antiga distribuição, como o CL3, este passará a reconhecer os novos dispositivos?

3. O Kernel tem influência no modo que a distro trabalha? Por exemplo o que faz o Slackware ser mais robusto que o Mandrake? E porque o Mandrake é tão "automático"? Isso tem relação com o Kernel?

4. É possível eu carregar apenas os drivers para o meu computador, desativando os outros drivers no momento da configuração e compilação do Kernel?

5. O Xconfig não funcionou aqui, tendo que recorrer ao menuconfig. Este menuconfig é padrão para todas as distros, ou seja, funciona em qualquer distro? Há outro meio gráfico de configurar o Kernel sem ser pelo Xconfig?

6. Sei que o Linux foi desenvolvido para er um sistema para servidores, porém eu gostaria de ativar o desligamento dos discos após um período de inatividade do sistema, como existe no Windows e que é feito com o monitor no Linux. Existe uma opção na configuração do Kernel que habilite esta função ou o Linux prega mesmo a filosofia que "discos de servidor nunca ficam desligados"?

Por enquanto é só. Desculpem o texto tão grande.

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Para carregar só o que você precisa... tem que saber qual é o seu hardwre... chipset usado... modelo... e procurar qual o modulo correspondente a ele... quando dou um lspci ele mostra minha placa de som assim: 00:07.5 Multimedia audio controller: VIA Technologies, Inc. VT82C686 AC97 Audio Controller (rev 50)... o modulo que uso para carregar minha placa é o /sbin/modprobe via82cxxx_audio... pego o sentido da coisa... =D...

2 - Bom... se este Kernel tiver sido acrescentado o suporte para esta placa sim... depende... teria que ler quais novos dispositivos eles acrescentaram no Kernel... mas se tiver o suporte nele e você atualizar o CL9 para este Kernel... sim vai ter suporte para... pois só é compilar o dito com suporte ao hardware e ele sera suportado...

3 - O Kernel tem muita influencia no modo como a distro trabalha... velocidade, (ins)estabilidade, etc.... mas quanto ao Mandrake ser muito automatizado não tem nada a ver com isso... esta foi uma escolha dos desenvolvedores da distro que elaboram scripts e tudo o mais para atingir tal objetivo... duas distro podem usar o mesmo Kernel e serem totalmente diferentes neste sentido...

4 - Sim... é possivel deixar seu Kernel totalmente personalizado para seu hardware... só o compilando para que funcione na sua máquina... alias é uma das vantagens do nosso Linux... deixar tudo otimizado para nossa configuração...

5 - O make menuconfig é padrão no Kernel... é o que eu prefiro para configurar o Kernel... bem simples, pratico e sem frescuras... para usar o make xconfig você precisa estar dentro de uma interface grafica... mas use o make menuconfig mesmo... é a melhor opção...

6 - Pode sim... você tera que habilitar as funções ACPI/APM na compilação do Kernel... e depois configurar direitinho...

T+

ps.: OI pessoal... adivinha... =D...

Estou fazendo aniversário: 1 ANO DE LINUX... valeu galera... =D...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por antonypeople@09 jan 2005, 04:40

3 - O Kernel tem muita influencia no modo como a distro trabalha... velocidade, (ins)estabilidade, etc.... mas quanto ao Mandrake ser muito automatizado não tem nada a ver com isso... esta foi uma escolha dos desenvolvedores da distro que elaboram scripts e tudo o mais para atingir tal objetivo... duas distro podem usar o mesmo Kernel e serem totalmente diferentes neste sentido...

ps.: OI pessoal... adivinha... =D...

Estou fazendo aniversário: 1 ANO DE LINUX... valeu galera... =D...

Eu tb pensava isso, mas li na Linux Magazine que tem algumas ferramentas que foram implementadas no Gnome 2.8 q precisam de kernel da série 2.6.x. São ferramentas q facilitam mt o serviço e dependem diretamente desse kernel! É mole hein!? hehehehe Agora no Mandrake o que influencia mt mesmo são os scripts mesmo e as ferramentas gráficas. Mas o Gnome 2.8, na minha opnião vai diminuir e muito essa fronteira... KDE q se cuide hehehehe :P

PS.: Mais uma vez, parabens hahahaha :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espero que o Gnome se desenvolva mais mesmo... apesar de usar o Flux Box e o KDE de vez em quando como gerenciadores padrões gosto muito do Gnome... que o KDE se cuide mesmo... no final quem ganha somos nos... =D... parece que este 2.8 esta 10!... espero poder experimentalo logo... pena que no Slackware não rola... =D...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...