Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queima de monitor CRT (fly-back).


Deserto

Posts recomendados

Pessoal, seguinte: dias atrás, fiz revisão geral num micro antigo> Pentium 133 MHz> placa-mãe Intel o qual apresentava um HD Quantum 10 GB, completamente badblocado, 32 RAM... Bem, desmontei geral, fiz a limpeza de praxe, remontei os dispositivos, instalei um HD novo, Maxtor 133 GB ATA-133 c/ Overlay do fabricante , particionei, formatei, instalei o Win98SE e alguns progs básicos. Somente. O serviço foi prestado em minha casa, usando um monitor samsung syncMaster 551v de minha propriedade. Após, alguns testes iniciais c/ tudo funfando legal, entreguei o micro a cliente. Em casa, após alguns dias de uso, a cliente me ligou, dizendo haver queimado o fly-back do monitor dela (não sei nem a marca, mas era antigo). Questionou-me buscando relacionar o fato c/ o serviço. Francamente, não vi nem fiz nada q justificasse a possível queima da fonte do tal monitor. A questão central é:

a) poderia haver alguma possibilidade disto acontecer?

B) quais as situações de queima do fly-back?

No aguardo,

Deserto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo

O PC não implicaria diretamente de forma alguma para a queima do flyback. O uso de alguma imagem ou arquivo gráfico forçaria o monitor, precisamente falando, a fonte dele e alguns circuitos. O FB estaria no meio do caminho disso tudo, mas não sendo afetado diretamente pelo PC.

A queima do FB poderia ocorrer por sobrecarga(difícil), aquecimento, perda da isolação, curto no transistor do horizontal, alguma anomalia de funcionamento no horizontal...como oscilação fora da frequência.....

Foi mais uma fatalidade, uma coincidência só, nada mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@08 jan 2005, 21:45

O uso de alguma imagem ou arquivo gráfico forçaria o monitor,

É o q eu acho tb.! Obrigado! Mas, aproveitando sua colocação acima, eu contraperguntaria: ao se testar as configurações de vídeo nesse SyncMaster 551v + PL-vídeo Geforce 2/400 c/ WinXP Pro c/ Testes DirectDraw/Direct 3D c/ aceleração de hardware, pode no caso, afetar alguma parte do monitor? É porque fiz esse teste dias atrás, nesse meu PC, e, ao rebootar houve uma desconfiguração das cores, tipo: o preto ficou vermelho, o amarelo ficou verde, assim por diante. O defeito é do monitor, visto q, fiz teste por substituição acoplando-o em outros micros.

No aguardo.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente. Se houvesse alguma manobra errada durante o serviço do micro dela, efetuado em minha casa, iria danificar ou queimar o FB do meu monitor, primeiramente.

Mas, c/ relação ao Teste de DirectDraw e Direct 3D q se faz no Windows p/ configurações de vídeo, como relatei acima, ALTERANDO AS CORES, vocês. saberiam me dizer qual a parte do monitor foi afetada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...