Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MACRO: QUAL VELOCIDADE?


marciomantovani

Posts recomendados

Amigos, quem puder esclareça por favor: nas fotos de macro sem flash deve-se diminuir a velocidade do obturador, não é isso (caso eu esteja, claro, operando no modo totalmente manual)? Qual seria a velocidade ideal? E mais: a abertura é sempre a maior possível (tipo f2.8)?

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, Carvalhoso, a rigor eu poderia usar qualquer abertura para fotografar em macro, contanto que ajustasse a velocidade do obturador para um valor compatível com essa abertura a fim de capturar a mesma luz?

E eu teria mesmo que alterar a sensibilidade do filme? Não bastaria apenas diminuir a velocidade do obturardor? Se eu fizer só isso a foto fica escura?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa mudar a sensibilidade do filme necessariamente. Só se você tiver pouca luz e não tiver um apoio/tripé ou o objeto estiver em movimento, daí você não vai poder usar um tempo de exposição muito longo (no caso de pouca luz) e vai ter que aumentar a sensibilidade do iso pra diminuir o tempo de exposição. Só que fica com mais ruído (sujeira) por causa do iso mais alto.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só tem mais um "detalhezinho": Quando você estiver fotografando em Macro, sua profundidade de foco fica muito pequena. Tem gente que adora fazer uma foto de um inseto ou flor com uma parte no foco e o resto todo desfocado. Eu já não gosto. Acho que você pode fazer todo o motivo central da sua foto ficar focado. Procure usar um tempo de exposição maior e menores aberturas para ter uma profundidade de foco maior. Isto, mesmo nas digitais, se consegue com mais facilidade usando um tripé.

[]'s Ruy Salaverry

www.photonatura.cjb.net

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...