Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Eletrostática? Qual é o perigo de queimar a placa?


Posts recomendados

:( Sempre tenho medo de quebrar a minha placa de vídeo por causa da Eletrotástica!

:( Como evitar? ......e quais são as maneiras que os leigos no assunto cometem quebrando a placa sem querer querendo!

tipo:...... ouvi dizer que andar de sapato num carpete de nylon faz com que a pessoa fique carregada eletrostaticamente!!! :ahh:

:ahh: alguém sabe outros exemplos da pessoa ficar carregada com eletrostatica???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

antes que você for mexer nas partes de hardware do computador, esteja devidamente calçado, e também passe as mãos no cabelos, isso ajuda a tirar sua energia estática que está no corpo

ué, acho que passar mão nos cabelos cria ondas eletrostáticas!!! não tenho certeza disso, alguém sabe dizer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu sempre toco numa peça metálica antes de mexer na placa............acho que resolve!

obs. parece paranóia fazer essas coisas, mas é melhor fazer isso do que perder R$ 1000,00 por causa da ELETROSTATICA!

Por exemplo, se eu vender minha placa de vídeo e o comprador danificar ela por causa da Eletrostatica, como irei provar que ele quebrou???

:wacko: Tem como o vendedor provar que foi a eletrostatica? como?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom.... uma grande dúvida para todos, mas na verdade em 99% dos casos a placa não é queimada pela Estática.

As placas não são tão frágeis assim para serem queimadas com um pouco de eletricidade Estática.

Nas minhas por exemplo... quantas vezes mexi, remexi, sem tomar cuidado nenhum sequer...desses de passar a mão na parede e tudo mais. Minha casa é com chão de carpete, ando descalço e mexo no PC sem nenhuma frescura.

Seria muita sorte ainda não ter queimado nada? :goff: ...

Flws!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ação da eletroestática na verdade não precisa ser necessariamente imediata. Já li e até assisti a filmes mostrando a ação da eletroestatica e na maioria das vezes ela atua bem lentamente, ou seja ela vai rompendo uma ou mais "trilha" de uma placa qualquer que esteja mexendo, até chegar o dia que aquela trilha começa a dar mal contato que atrapalha o funcionamento da placa ou chegue a romper inteira.

Muitas pessoas em virtude dessa demora na ação da eletroestatica, acabam por não acreditar na sua existencia, mas ela existe e pode realmente danificar sua placa.

Porém muitas das dicas dadas acima são boas, mas caso esteja com tanto medo assim, basta comprar uma pulseira anti-estatica, que comparado ao preço de sua placa é muito, muito barata.

Inté galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nas minhas por exemplo... quantas vezes mexi, remexi, sem tomar cuidado nenhum sequer...desses de passar a mão na parede e tudo mais. Minha casa é com chão de carpete, ando descalço e mexo no PC sem nenhuma frescura.

Eu li na enciclopédia que eletrostatica se forma com o atrito entre dois isolantes de eletricidade!! por exemplo, borracha + Carpete!!! então, andar descalço num carpete não acontece nada, você tem que está usando um sapato e friccionar bem em cima do carpete, viu? aí sim, você ficará carregado eletrostaticamente. toque numa peça de metal, parece que você levará um pequeno choque quase imperceptível!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Qxada@07 jan 2005, 18:10

A ação da eletroestática na verdade não precisa ser necessariamente imediata. Já li e até assisti a filmes mostrando a ação da eletroestatica e na maioria das vezes ela atua bem lentamente, ou seja ela vai rompendo uma ou mais "trilha" de uma placa qualquer que esteja mexendo, até chegar o dia que aquela trilha começa a dar mal contato que atrapalha o funcionamento da placa ou chegue a romper inteira.

Muitas pessoas em virtude dessa demora na ação da eletroestatica, acabam por não acreditar na sua existencia, mas ela existe e pode realmente danificar sua placa.

Porém muitas das dicas dadas acima são boas, mas caso esteja com tanto medo assim, basta comprar uma pulseira anti-estatica, que comparado ao preço de sua placa é muito, muito barata.

Inté galera

Concordo contigo.. pode ser que mais pra frente as trilhas vão ficando com mal contato e tudo mais.. mas será mesmo que isso acontece? ou so nos filmes? :goff:

As fabricantes, por pior que seja, faz uma proteção das trilhas do PCB... ou seja não é algo tão simples assim, pois se fosse a placa queimaria mesmo estando no estoque do vendedor.

Acho que muitos tem "medo" da estática, outros a ignoram.. bom um dia vão ter suas conclusões, apenas deixo escrito que as placas são são tão simples assim para queimar ao toque do dedo, ou de qualquer outra forma de atrito. Placas em 99% dos casos queimam por causa daquele Mod feito recentemente, ou de alguma coisa errada que você fez na hora de instalar e até mesmo no overclock.

Flws! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

antes que você for mexer nas partes de hardware do computador, esteja devidamente calçado, e também passe as mãos no cabelos, isso ajuda a tirar sua energia estática que está no corpo

Pelo contrario! Passar as maos nos cabelos faz atrito e nesse atrito os eletrons se "perdem", saem de seus atomos fazendo o atomo "procurar" outros eletrons para se repor e isso gera a energia estatica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrem que as trilhas são praticamente ínfimas em termos de espessura em relação à placa, então elas suportam uma corrente muito pequena. Dependendo da descarga causada pela eletricidade estática de nosso corpo, pode prejudicar o funcionamento do equipamento sim, imaginem se quiséssemos que num fio de telefone circulasse uma corrente de uns 5 Ampères, seria mais ou menos a mesma coisa, só que em escala bem reduzida. De qualquer forma, é melhor prevenir do que remediar $$$.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...