Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Caixa central chiando em baixo volume


Posts recomendados

A caixa central do meu Home Theater (comprei usado) tem 2 alto falantes e um tweeter, acontece que ela apresenta um pequeno chiado que só aparece quando há som nela, quando está somente ligada não a chiado. Quando o som é aumentado o chiado fica coberto e quase não se percebe, mas com o som baixo ele fica bem perceptivel deixando a voz um pouco rouca.

Levei a caixa numa casa de som onde o cara examinou e disse não estar estourado nenhum alto falante, voltei para casa e troquei ele com a caixa traseira e continuou com chiado, provando que não era cabo e nem saida com defeito.

A diferença da caixa central com as demais é que ela tem 2 alto falantes e as outras 1. O chiado sai nos dois.

Se o som está no modo normal (não 5.1) usando apenas um cabo, o chiado é menor que no 5.1 usando os 3 cabos.

Se eu deixo o volume do pc baixo e o do amplificador alto, o som fica mais chiado e se for ao contrário o chiado diminui.

Seria minha placa onboard AC97 que manda um sinal muito ruim pro amplificador e quando eu uso os três cabos o sinal fica mais fraco ainda?

Se for isso porque só acontece com a central que tem 2 altofalantes?

Todas as demais estão caixas estão perfeitas!

Qual a solução?

FOSTON 5.1

60w rms subwoofer

25w rms central

20w rms satélites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez o problema seja aterramento.

Sua instalação elétrica é feita corretamente? Isto é, pino esquerdo (chato mais largo) é o neutro, pino direito é a fase, e o terceiro pino está ligado ao terra?

Caso sua tomada esteja ligada de qualquer jeito, e sem o terra, aconselho a refazer corretamente a instalação elétrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, aqui em casa acontece a mesma coisa... quando volume baixo, o chiado incomoda pra ######... e quando alto, nem da pra perceber...

mas hoje, peguei o jogo roller coaster tycoon 3, aquele td 3D.... e tipo, quando entro no modo de montanha russa, ele fica meio bugado o som.. o som ta cheio de xiado e talzs... incomoda pra ######

e viz aqui um teste... tenho aqui um fone novo da philipis.. liguei direto no som atras.. e quando escutei musica, e vol baixo, ele fico normal...

mas quando liguei as caixinhas de som, ele saiu td chiado e tal...

pode ser caixa de som ou o som da placa, o q deve ser???

pode ser o jogo também???? :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ihh aí complicou vou ter que arrebentar o chão da minha salinha pra por o TERRA?

A instalação elétrica parece não ter o TERRA, nem o chuveiro tem!

Qualquer coisa eu puxo um fio pela janela provisório.

É só ligar o fio naquele pino na tomada do amplificador (subwoofer)?

O que faz o fio terra? Manda o excesso de energia pra terra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Mano, é o seguinte...rs...

Infelizmente, pode realmente ser problema no aterramento, ou também, mais algumas coisas....

1ª delas...

Sua fonte de energia, pode não está suportando os periféricos dentro do computador, parece brincadeira né?, mas não é, quando a fonte de energia não suporta os periféricos no computador, ela gera uma interferência magnética, que é sentida na placa mãe.... e essa, manda para suas caixinhas do som... o que proporciona um chiado, de qualquer jeito que você pensar, nesse caso, troque as caixas de som, e se o problema persistir, pode ser o aterramento elétrico, ou a fonte de energia, para isso, arrume caixinhas de som emprestadas mesmo, com algum colega seu...

O cabo de cominicação P2 da sua caixinha de som (o que liga sua caixa a placa de som), pode estar danificado, com algum fio de cobre quebrado, ou com defeito no pino que é colocado na placa de som, procure, trocar este cabo, se tiver como... ou fazer algumas dobras, para ver se o chiado diminui... quando esses cabos estão com defeitos, apresentam muitos chiados nas caixas de som...

Mas faça o primeiro teste...

Coloque umas caixinhas de som, convencionais, de outra marca, no seu som, meu amigo, se não chiar, pode estar certo, os problemas vão estar na sua caixa, a solução é verificar os cabos dela, principalmente o de comunicação com o PC, e o de energia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3DHead, eu já expliquei que uma instalação correta não implica apenas em haver um fio terra, mas também em os dois pinos, do neutro e do fase, estarem corretamente configurados. Se você reparar na tomada, o buraco da esquerda tem o espaço para o pino chato maior do que o da direita. Este terminal deve ser o neutro. Já o menor, da esquerda, deve ser a fase. E o terra, obviamente, deve ser o de baixo.

Neutro (pino chato mais largo)

|

O| |O --fase (pino chato menor)

O --terra

O terra é essencial pois iguala o potencial da massa dos circuitos entre os vários aparelhos interligados. Uma discrepância de potencial entre as massas dos circuitos desses aparelhos (como eu acredito estar havendo entre os circuitos do seu computador e os circuitos das suas caixas de som) provoca deturpações nas diferenças de potencial.

Eu tenho fio terra na instalação do meu apartamento, mas no meu quarto ele não passa. Então eu fiz o seguinte. Aqui, o neutro é aterrado. Isto é, ele é interligado com o terra, portando igualando seu potencial a zero (em relação à fase). Então, eu liguei o neutro também no pino do terra. Confira se a na sua instalação elétrica o neutro é aterrado, se for você poderá fazer o mesmo. Mas verifique antes, só ligue o neutro no terra se tiver certeza ABSOLUTA de que ele é aterrado. Se não for, paciência, você ficará sem terra, mas pelo menos a tomada estará corretamente polarizada com neutro e fase e só isso pode ser que já resolva seu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, Dj Rayke... Sua 1ª observação faz sentido, mas descarto essa possibilidade pois ele já disse que quando testou com o fone de ouvido funcionou sem zumbidos, evidenciando que o X do problema está nas caixas de som mesmo.

A 2ª eu acho difícil ser esse problema, mas ele poderia testar as caixas conectando-as a um walkman (à pilhas, para eliminar a possibilidade de o problema ser o aterramento).

E mksell, ele disse que sai som normalmente do canal central, então provavelmente os 6 canais devem estar corretamente habilitados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

DaniloMisura, pela sua observação, mano, concordo com você... eu acho na mais real, o problema de aterramento, como você citou...

Mas já que ele acha que vai dar um trabalho danado...

O que acha de propormos para ele um módulo isolador... Este módulo já vem aterrado, faz o aterramento próprio nele, e funciona também como estabilizador, e também atenua bastante os piques de energia, eu utilizo um desse em meu computador, o que acha? seria uma boa?

Então 3DHead, você pode também fazer essa opção, um módulo isolador está saindo na faixa de uns R$ 150,00...

Aqui na empresa ligamos o No-break nele, para ficar protegido, mas ele também tem na tensão 110 V, que é o que eu utilizo para meu computador, eu acho uma boa... Já que você não quer gastar com aterramento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma boa! E então todos os aparelhos que estiverem interconectados com o PC (as caixas d som, impressora, monitor, etc) devem estar ligados no módulo.

Porém, 3DHead, é melhor verificar se a sua instalação elétrica possui o neutro aterrado, que então será muito mais simples, bastará, após configurar a tomada corretamente com o neutro no terminal da esquerda e a fase no da direita, ligar o neutro também ao pino do terra.

Se bem que acho que, mesmo que o neutro não seja aterrado, ainda seria mais eficiente e menos dispendioso a instalação de um terra na sua residência, sendo que então você passaria a ter o terra disponível também para outras instalações, como no seu chuveiro (essencial, quem nunca tomou choque ao tomar banho num chuveiro não-aterrado? hehe). É algo simples, são três barras de cobre enterradas no solo formando um triângulo, com um sal jogado entre elas, e então liga-se um fio às barras o qual pode-se puxar para a instalação elétrica para ser utilizado como terra. Para tal basta contratar um bom eletricista. Aliás, destaque para BOM, porque isto deve ser feito de acordo com certas normas, e em geral um eletricista qualquer não liga para isso. Aliás, um eletricista qualquer não se preocupa com a polarização das tomadas e muito menos com fio terra, como parece ser o caso de quem fez a instalação da sua residência. <_<

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...