Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Definição técnica do intranet


Predador

Posts recomendados

Olá amigo

Intranet - Rede interna de informações baseada na tecnologia da internet. É usada por qualquer tipo de organização (empresa, entidade ou órgão publico) que deseja compartilhar informações apenas entre seus usuários registrados sem permitir o acesso de outras pessoas. O que o usuário vê é uma interface igual à da internet.

ou

Intranet -  Uma rede fechada, que funciona interligando os computadores de uma mesma empresa, no mesmo prédio, ou de uma coorporação, nos escritórios de diversos pais, ou de uma associaçao de pessoa unidas por algum objetivo específico.

A diferença é que a intranet não pode, diferentemente da internet, ser acessada por alguém que não seja da grupo de trabalho. Intra é um prefixo latino que quer dizer dentro.

Espero ter ajudado

Mjr ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo

Postei pra você uma definição simples, curta e direta sobre INTRANET.

No entanto, segue abaixo um texto mais completo e explícito sobre o assunto:

O que é INTRANET?

Rede interna de informações baseada na tecnologia da internet. É usada por qualquer tipo de organização (empresa, entidade ou órgão publico) que deseja compartilhar informações apenas entre seus usuários registrados sem permitir o acesso de outras pessoas. O que o usuário vê é uma interface igual à da internet.

Consiste na aplicação da tecnologia Internet numa rede fechada. Os usuários desse tipo de rede contam com serviços similares aos encontrados na Internet, porém, podem ou não ter acesso à rede mundial. É uma decisão a ser tomada pela empresa. Uma intranet pode ser conectada à Internet através de um backbone, como a Embratel, ou por um provedor de acesso. A diferença é que através de um backbone há a garantia de velocidade e constância no acesso, algo nem sempre possível na opção por um provedor de acesso.

A intranet ajuda a empresa moderna a localizar e recuperar informações atualizadas em bancos de dados com rapidez, proporcionando-lhe vantagem competitiva sobre os concorrentes. É fator de fundamental importância na geração de novos conhecimentos, por meio da troca de informações entre os diversos segmentos e times de trabalho. A rede interna familiariza os funcionários com tecnologias indispensáveis a qualquer empresa competitiva.

Há riscos nessa empreitada? Sim, e é preciso tomar cuidado. A preocupação com segurança deve ser redobrada, tendo em vista que a intranet reúne importantes serviços como grupo de discussão, acesso a banco de dados via Web interna, e-mail e outras aplicações sensíveis para a empresa. A conexão da rede interna à Internet amplia o risco de ataques de hackers, mas é bom lembra que quase 80% das fraudes verificadas por funcionários da empresa – pelo menos segundo pesquisa feita pela consultoria KPMG no Canadá.

Há soluções para tais inconvenientes, como recursos de autenticação da identidade dos usuários, sigilos e preservação da integridade das informações que circula na rede. O firewall, por exemplo, é um desses recursos. Ele permite que se faça um controle do tráfego entre a rede interna e a Internet, garantindo a segurança dos dados da intranet. O funcionamento seguro da intranet passa também pelo nível de segurança do backbone ou do provedor de acesso ao qual esteja ligada, mas a tecnologia responde apenas por uma parte dessa operação. Há necessidade de uma política se de segurança da empresa e do total comprometimento da corporação com sua execução.

OBS: Texto retirado da pág ABC das telecomunicações e informática.

Mjr ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...