Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ABERTURA f8


marciomantovani

Posts recomendados

Pessoal, vi por aí que a A75 tem abertura mínima de f8. Essa abertura é suficiente para tirar boas fotos de paisagem? Ou eu precisaria dispor de uma abertura ainda menor, como f11 ou f16? Qual seria a profundidade de campo aproximada (em metros) com uma abertura de f8?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por marciomantovani@07 jan 2005, 02:14

Pessoal, vi por aí que a A75 tem abertura mínima de f8. Essa abertura é suficiente para tirar boas fotos de paisagem? Ou eu precisaria dispor de uma abertura ainda menor, como f11 ou f16? Qual seria a profundidade de campo aproximada (em metros) com uma abertura de f8?

Obrigado.

Com certeza é suficiente, já tirei dezenas de fotos de paisagens com a minha A75 e ficaram ótimas. Inclusive ela tem o "Modo Paisagem" que já vem pré-configurado, é só ajustar e mandar vê.

Quanto a profundidade em metros em F8 não sei dizer...

Segue abaixo algumas fotos de paisagens que tirei:

%7Boption%7Dhttp://img48.exs.cx/img48/7288/palmeiras6aw.jpg' border='0' alt='' />

F = 3.2

TAMANHO ORIGINAL

%7Boption%7Dhttp://img48.exs.cx/img48/788/patos0gh.jpg' border='0' alt='' />

F = 5.6

TAMANHO ORIGINAL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso de distancia em metros é bem relativo ao foco... pois se você usa um foco em 10cm... creio eu q f2.8 foque numa área de 9cm a 12cm se você focar a 50cm creio q foque a f2.8 de 45cm até 60cm... quanto maior a discancia maior a área efetiva do F, cujo eu denomino num sei se certo como comprimento focal!!!

se eu estiver enganado me corrijam, pois ninguém me ensinou isso, eu tirei isso po mim mesmo!!!

é muito relativo... no meu ver quanto maior o F mais proxima o macro você consegue se a maquina tem macro de 10cm você consegue até a 9cm creio eu se usar F8... só q fica escuro... aí entra o flash e tal....

quanto a distancia maiores... você pode usar até F2.8 desde q o foco esteja em infinito e não haja objeto proximo a ser fotografado junto com o fundo q se deseja protografar... agora se você quiser focar uma casa a 50m e uma paisagem de fundo a 500m aí creio q você precise de um F maior... e por aí vai!!!

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem o flash o resultado é mais natural... só q você tem q deixar a camera bem fixa e o objeto também né... mais eu sempre preferí usar com flash.... coloco F8 obturação o mais rápido possível cujo o flash sincroniza, flash no minimo, etc... fica muito legal!!!

um exemplo de uma foto tirada por mim de macro com flash está no flog dessa menina linda q é minha amiga, espero q respeitem ela...

www.fotolog.net/janavni

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bonita sau amiga cara!

Sei lá eu costumo dar preferência a não usar o flash, só quando necessário. Se tiver de dia e claro dá pra tirar sem flash mesmo em F8. Se você tivesse tirado sem flash provavelmente não teria ficado aquela sombra no canto, teria uma iluminação mais uniforme, mas por outro lado poderia não realçar tanto o olho dela que era o objetivo principal da foto. Ficou bem legal.

E se em vez de usar o flash você deixar o obturador aberto por mais tempo? Funciona? O resultado é o mesmo?

Sim, como eu disse eu prefiro, mas se você tiver pouca luz vai ter que deixar um tempo longo, daí tem que tomar cuidado pra não ficar tremido, dependendo do tempo usar tripé e tal, e aí tem que ser um objeto parado a não ser que seu objetivo seja tirar uma foto com efeito de rastro.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom ....tentando esclarecer algumas coisas .... bom os dados de abertura quanto ao minimo e maximo estão sendo confusos pois ha inversao de tamanho e seu valor ...

a imagem deve explicar algumas coisas .....

abertura.jpg

e os exemplos dessa pag devem tranquilizar um pouco e ao mesmo tempo não ehhe....

http://forum.clubedohardware.com.br/index....ic=174715&st=40

bom as fotos de bom-bad mostram o relogio em 1o plano e o comp ao fundo ....

o foco foi feito em 1o plano.

então comparando uma situaçao ....

se você quiser focar um coqueiro razoavelmente proximo e quiser focar o fundo, paisagem muito longe .... irá desfocar um pouco, estejam cientes disso .....

[]s...

se estiver errado corrijam

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então esclarecendo hahahaha

em termos de valores F8 é a maxima e F2.8 minima

em temos de abertura F8 é minima e F2.8 máxima...

em termos de distancia focal, ou radio em q a camera consegue focar, F2.8 minimo F8 maxima...

--| área de foco |---

F2.8

_10cm________20cm____________60cm_____________5mts

--|__|----------|______|--------|___________|-----| |---

F8.0

__10cm______________20cm_________________60cm

|__________|---|_______________|----|_______________________|---

______________________5mts

|______________________________________________________|

o exemplo acima é no meu entender a forma q funciona o tal do F...

sendo q o intervalo em branco |_______| é a área em q a camera consegue focar...

analizando o exemplo de f2.8, se um objeto está a 10cm da camera e outro a mais ou menos 13cm a camera vai focar ambos.... se o objeto está a 20cm a camera e outro a 30cm também vai focar ambos, se o objeto está a 60cm da camera e outro a cerca de 1metro... também vai focar ambos....

sendo q em F8.0 o radio de foco é maior... se um objeto está a 10cm da camera e outro a 20cm, ambos serão focados, se um objeto está a 20cm a camera e outro a 40cm ambos serão focados... assim por diante!

Que eu saiba por deduções minhas, F é a distancia em q a camera vai focar, quanto maior o F maior a área de foco.... porém quanto maior o F mais escura a foto pois o diafragma da camera abrirá menos...

levando em consideração também q quanto mais longe da camera o objeto estiver tende a ser maior a área de foco, ex:...

se eu uso F8.0 e foco em um objeto a 20cm a camera conseguirá focar até uns 50cm ou mais... só como exemplo... de 20cm para 50cm dá 30cm....

agora se eu focar em um objeto a 50cm ela focará a cerca de 1,5 metros a frente, sendo q de 50cm para 1,5 metros dá 1 metro, então quanto mais longe for o foco maior será a área q o foco vai cobrir... isso é relativo, e lembrando q os valores acima são apenas ilustrativos, não sei os valores exatos de distancias, é só para se ter uma base...

Espero q tenha dado pra ter uma noção de uma vez por todas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...