Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Abrir programa pelo executar


alxcap

Posts recomendados

Alguém sabe como colocar o executavel de algum programa que esteja instalado no pc que possa ser aberto pelo executar. porque por exemplo o outlook, word, notepad, etc, quando são instalados já dão essa opção. Queria fazer essa associação para algum programa que eu instale e possa digitar o nome dele no executar, se é q me entendem hehehe

falou!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

salve uma cópia do executável na pasta c:\windows\system32 ou c:\windows...

se quiser ver todas as opções de pastas, vá no prompt de comando e digite 'path': irão aparecer algumas pastas... sempre q você digita alguma coisa no run, ele vai buscar o nome do arquivo que você digitou nessas pastas...

:palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por dnz@10 jan 2005, 14:27

salve uma cópia do executável na pasta c:\windows\system32 ou c:\windows...

se quiser ver todas as opções de pastas, vá no prompt de comando e digite 'path': irão aparecer algumas pastas... sempre q você digita alguma coisa no run, ele vai buscar o nome do arquivo que você digitou nessas pastas...

:palmas:

dnz, fiz o q você disse aqui no meu winxp mas não deu certo. tentei com vários programas.

o q pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para fazer isso, você tem de colocar o caminho da pasta onde o programa está instalado no Path, que é uma variável do sistema. Siga o procedimento abaixo:

Como exemplo, usarei o programa Media Player Classic, instalado na pasta C:\Arquivos de programas\Media Player Classic e cujo executável é o arquivo mplayerc.exe.

1. Clique em Iniciar e selecione Painel de controle => Sistema.

2. Em Propriedades do sistema, clique em Avançado e depois em Variáveis de ambiente.

3. Em Variáveis de ambiente, sob Variáveis do sistema, selecione a variável Path e clique no botão Editar. O valor constante deve ser algo semelhante a:

%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem

4. Adicione o caminho do programa desejado. No caso do exemplo, ficaria assim:

%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;C:\Arquivos de programas\Media Player Classic

Atenção: certifique-se de separar o novo caminho dos demais com o uso do ponto e vírgula.

5. Clique em OK para fechar todas as janelas e confirmar a modificação.

6. Teste. No caso do exemplo, abra o menu Executar e digite o nome do executável: mplayerc. Então, o sistema irá procurar nas pasta constantes do Path por um arquivo executável (.COM, .EXE, .BAT, etc.) com esse nome (mplayerc) e encontrará em C:\Arquivos de programas\Media Player Classic o arquivo mplayerc.exe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Postado Originalmente por alxcap@06 jan 2005, 16:47

Alguém sabe como colocar o executavel de algum programa que esteja instalado no pc que possa ser aberto pelo executar. porque por exemplo o outlook, word, notepad, etc, quando são instalados já dão essa opção. Queria fazer essa associação para algum programa que eu instale e possa digitar o nome dele no executar, se é q me entendem hehehe

falou!!!

Para fazer o que você quer não precisar fazer uma cópia de arquivos para diretório algum, nem criar variáveis no sistema.

Abra o regedit e vá até a chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\App Paths. Dentro dessa chave crie outra chave com o nome de nome do programa + .exe.

Nessa nova chave, clique 2x em cima do valor (Padrão) e em dados do valor digite o caminho para o programa que você quer executar quando chamar o atalho.

Ainda nessa chave, crie um novo Valor de sequência com o nome de Path. Clique 2x em cima desse valor no campo dados do valor digite a pasta onde está o executável.

Exemplo:

Quero criar um atalho no executar para um programa que eu fiz (abc.exe) e está na área de trabalho.

Abro a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\App Paths, crio a chave MeuProg.exe (só pra deixar claro que não precisa ser o nome do arquivo).

1 - Editei o valor (Padrão) para C:\windows\desktop\abc.exe.

2 - Criei o valor de sequencia Path e editei da seguinte maneira: c:\windows\desktop

3 - Fechei o regedit.

4- Agora quando eu vou em iniciar>executar e digito meuprog, ele abre o meu programa, no caso, abc.exe.

ScreenShot (62KB)

espero ter ajudado

[]'s eddye :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Postado Originalmente por mtargino@06 de julho de 2005, 11:47

eddye esta solução funciona também com Win9X?

Sim, quando fiz a screen para mostrar de exemplo, estava usando o Win98Se. Acredito que deve funcionar em todos os sistemas posteriores. Não testei no Win95.

espero ter ajudado

[]'s eddye :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...