Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placas mãe custo e benefício, recomendadas


e-spyko

Posts recomendados

Atualizado em 7/2/5

versão 1.6

Pessoal, vejo que faltavam dicas ATUALIZADAS de boas placas mãe custo e benefício. Como não havia tópicos atualizados a respeito do assunto, então eu mesmo resolví criar um tópico reunindo algumas placas mãe custo e benefício.

Se você ainda está indeciso de qual placa mãe irá comprar e está preocupado com o preço, seus problemas acabaram! Leia esse post até o final e se atualize nas melhores placas mãe em termos de custo e benefício.

Esse post irá incluir resumos e links e algumas opiniões de usuários para você se informar mais do produto.

Placas muito caras ou de não devem aparecer nesse post.

Aproveitem!

Atenção, as placas foram classificadas de acordo com os preços, primeiro as placas mais baratas e por útimo as placas mas caras.

---------------

AMD

hd_amd_lg.gif

ASrock K7VT6

Serial ATA, RAID, CMedia CMI9761 6 Channel AC'97 audio codec, 400MHz de FSB, Overclock, 8 USBs (6 + 2), AGP 8x, 5 PCI, 2 DDR400, Chipset VIA KT600 / VIA 8237... e custa apenas R$ 179!

Essa placa-mãe é ainda rara no mercado, mas realmente o preço dela é muito surpreedente diante da qualidade dela e a quantidade de recursos. Para mais informações por favor leia e participe do tópico da ASrock K7VT6 by psYco.

infelizmente ainda não encontrei reviews dessa placa.

pontos positivos: É uma placa mãe muito incrementada e muito barata.

Pontos negativos: Chipset VIA KT 600, acredito que essa placa se destina a PCs de baixo custo, de desepenho razoavel, pois não é de se esperar da AsRock um produto recomendado à overclockers.

Informações técnicas da K7VT6, site do fabricante

Tópico da ASrock K7VT6 by psYco

Foto

R$ 179

R$ 195

Abit KV7

400MHz de FSB, Chipset VIA KT600 / VT8237, 3 DDR, Serial ATA, RAID, Lan onboard, Audio 5.1 AC 97 CODEC on board com suporte a saída SPDIF óptica, Overclock, 8 USBs (6 + 2)...

Essa é uma placa mãe de baixo custo, porém não é tão boa quanto a Abit NF7, tem bons resutados no overclock e ainda possui um formato físico bastante estreito o que pode vir a ser interessante para casemodders.

pontos positivos: Preço acessivel, quantidade de recursos, bons resutados no overclock, interessante para casemod...

Pontos negativos: O maior defeito dela é o uso de um Chipset razoável e falta de firewire.

Informações técnicas a partir do site do fabricante

Review by Marvin do Fórum PCs

Foto

R$ 241,43

R$ 300

R$ 320

Asus A7V600-X

VIA KT600 / VIA VT8237, FSB 400MHz, 3 DDR 400MHz, Serial ATA, RAID, Audio: ADI AD1888 6-channel CODEC com saída SPDIF, Lan onboard, Overclock, 8 USBs (4 + 4)...

Ela tem mais recursos que a A7N8X-X é do mesmo fabricante, e custa quase o mesmo preço. Em contrapartida o chipset usado é o KT600 enquanto a A7N8X-X usa o Nforce 2. Dizem que o chipset KT600 é mais fraco que o Nforce 2.

Muitas pessoas falam mal dessa placa mãe por parecerem com as famosas PCshits que na maioria das vezes deixam a desejar na qualidade.

Pontos positivos: Serial ATA, RAID, mais USBs que a A7N8X-X...

Pontos negativos: Pessimo desepenho, uso de um chipset razoável, não é uma boa opção para overclockers...

Foto

Falta um review dessa placa-mãe.

R$ 250

R$ 298 

Asus A7N8X-X

FSB 400MHz, NVIDIA nForce2 400 / NVIDIA nForce2 MCP, 3 DDRs 400MHz, AGP 8X, Realtek® ALC650 6CH w/built in HP amplifier, 6 USBs (4 + 2), 5 PCIs, Overclock...

Essa vem sendo uma placa mãe custo e benefício da Asus. É uma boa opção, porém lembre-se que por mais alguns R$ você pode levar uma Abit NF7 que é ainda melhor.

Essa placa é um pouco seca nos recursos, apenas compre ela se você não quiser gastar muito e ter um desepenho considerável.

pontos positivos: O som compatível com home theather e tem saída com SPDIF, bom chipset...

Pontos negativos: A falta de Serial ATA, Não há dual channel, AGP 8X sem ajuste de tensão...  Placa de som onboard de má qulidade...

Informações técnicas, site do fabricante

Tópico da a7n8x-x no CH

Review no site do Clube do Hardware

Foto

R$ 264,79

R$ 287

Abit NF7 REV 2.0

400 MHz de FSB, NVIDIA nForce2 SPP chipset with MCP, Dual channel, 2 DDR 400MHz (3 DDR 333MHz), 6-Channel AC 97 CODEC on board com saída SPDIF, Lan onboard...

Dizem que essa placa mãe é excelente para overclockers pois nela o céu é o limite dos overclocks!

Essa é uma excelente opção de placa barata e desepenho fantástico.

pontos positivos: Suporte a dual channel, chipset nforce 2, muita liberdade no overclock e preço acessivel...

Pontos negativos: Não tem Serial ATA nem firewire.

Informações técnicas a partir do site do fabricante

Tópico no CH

Foto

R$ 277,20

Abit NF7-S2

NVIDIA nForce2 Ultra 400 chipset with MCP RAID, 2 DDR 400MHz (3 DDR 333MHz),  Serial ATA, RAID, Dual channel para memórias, 6-Channel AC 97 CODEC on board, On board 10/100M LAN, 1 AGP 8x, 5 PCIs, 4+2 USBs, Overclock bastante limitado...

Essa placa é bem completa, ela é bem mais barata que a Abit AN7 e tem quase todos os recursos da AN7, só não tem: as portas Firewire, o uGuru, nem os overclocks de qualidade.

Essa placa tem Serial ATA que a NF7 não tem, porém os ajustes de overclock dela perdem consideravelmente para a NF7

Se você não gosta de overclock essa é uma boa opção pois ela é bastante tem preço acessivel e é uma opção de alta qualidade.

Pontos positivos: Suporte a dual channel, chipset Nforce 2, Serial ATA...

Pontos negativos: Pessimos resutados de Overclocks, essa placa perde bastante para a NF7 em termos de overclock.

Informações técnicas, site do fabricante

R$ 297,00

A7N8X-E Deluxe

Chipset: NVIDIA® NFORCE2 Ultra 400 + MCP-T (o que significa o MCP-T?), 400MHz de FSB, Dual channel, Dupla LAN uma Gigabit e outra 100/10, 3DDRs, 1AGP Pro/8x (porque esse AGP é pro?), 5 PCIs, 2 Serial ATA, RAID 1 e 0, Realtek ALC650 6-Channel CODEC com saída SPDIF, 2 Firewires, 6 USBs (4+2), slot WiFi para upgarde de rede wireless, overclocks...

Que placa mãe completa! Essa placa mãe se destaca bastante por usar um chipset topo de linha e unir todos os principais recursos do mercado atual, entre eles incluí-se a rede gigabit, o Dual channel, o firewire, e ainda tem bons overclocks... Particulamente acho que é uma excelente opção de placa mãe e nem por isso custa tanto.

Pontos positivos: Duas redes onboard sendo uma delas Gigabit e outra 10/100, Firewire, bons overclocks...

Pontos negativos: não tem o uGuru que a Abit AN7 tem...

Infomações no site do fabricante

R$ 369,93 

R$ R$ 380,00

Abit AN7

NVIDIA nForce2 Ultra 400 chipset with MCP-T, 400MHz FSB, Dual channel nas memórias, 2 DDR 400MHz (3 DDR 333MHz), Serial ATA com RAID 0 ou 1, 6-Channel AC 97 CODEC on board, 1 x S/P DIF Input, 1 x S/P DIF Output, On board Realtek 10/100 LAN, 4+2 USB, 1+1 portas firewire, 1 AGP 8x, 5 PCI, overclocks com toda qualidade da Abit.

Essa placa mãe me parece ser bem completa, tem o overclock e e muitos recursos interessantes. Essa placa pode ser bastante comparada a uma Asus A7N8X-E Deluxe.

Tem o recurso exclusivo da abit chamado uGuru que fornece mais liberdade no overclock dessa placa.

Pontos positivos: Suporte a dual channel, chipset Nforce 2, muita liberdade no overclock, Firewire, Serial ATA, uGuru...

Pontos negativos: Falta da rede gigabit que a A7N8X-E Deluxe tem.

Informações técnicas, site do fabricante

R$ 398,57

MSI KT880 Delta Series

VIA KT880 (será que esse chipset é melhor que o KT600 e o NF2?), FSB 400/333/266 MHz, AGP 8x, Dual channel, Gigabit lan onboard, 6-channel software audio codec VIA® VT1617A, 3 DDRs, Serial ATA, RAID 0 e 1, 8USBs, RCA SPDIF-Out, overclock (quem disse que tem OC foi han.rj)

Bem, me parece que essa placa é uma boa opção, temos uma rede Gigabit que pode ser interessante, dual channel, e um chipset que é lançamento...

Pontos positivos: Dual channel, Serial ATA, Chipset KT880 (será que esse chipset é melhor que o KT600 e o NF2?), Gigabit Lan...

Pontos negativos: (ainda não tenho informações de pontos negativos, se você conhecer relate-me)

Informações Técnicas

Foto

Preço: ??? (sem preço porque não encontrei lojas que vendessem essa placa!)

Acho que vou deletar essa placa da lista, pois não vejo dela no Brasil

---------------

AMD 64

athlon64_logo_86x94.gif

(não há recomendações de placas para essa categoria, para recomendar uma placa mãe, por favor mande uma mensagem privada para mim, e eu irei organizar o post).

---------------

Intel

header_logo.gif

(não há recomendações de placas para essa categoria, para recomendar uma placa mãe, por favor mande uma mensagem privada para mim, e eu irei organizar o post).

---------------

Placa mãe para Servidores

(não há recomendações de placas para essa categoria, para recomendar uma placa mãe, por favor mande uma mensagem privada para mim, e eu irei organizar o post).

É possivel que você mesmo escreva um resumo de revisão com você vê acima, adicione alguns links do produto e mande para mim através de mensagem privada, e então eu adicionareí aquí facilitando o uso desse tópico.

Os links e preços podem variar com o passar do tempo.

Post sujeito a modificações e atualizações

---------------

Espero que vocês gostem da metódologia adotada nas comparações e resumos de placas mãe. Eu mesmo elaborei a técnica de resumir as revisões e incluir links, facilitando a pesquisa.

Deu um trabalhão para comparar essas placas...

:palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por AgenteZua@06 jan 2005, 15:51

não entram as placas para AMD 64???

Sao meio caras, mas sempre tem uma de custo/beneficio melhor...

(não há recomendações de placas para essa categoria, para recomendar uma placa mãe, por favor mande uma mensagem privada para mim, e eu irei organizar o post).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai pesssoal? Qual será a melhor placa mãe em termos de custo e benefício? Você pode facilitar a pesquisa lendo o que eu escreví no post acima.

Eu penso em comprar uma Abit para meu upgrade. O que vocês acham?

Só não sei se compro a abit com o chipset nforce 2 sem serial ata ou com o chipset VIA kt600 com serial ATA...

Participem a vontade!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PSYCO, seu post é muito bom :palmas:

Uso atualmente um P-133 com placa-mãe DFI :priv: e no que eu for trocar o micro, comprarei uma ASROCK K7VT6, muito boa, cheia de recursos e barata, nem to ligando pra chipset KT-600, tanto faz......que me importa é velocidade :D

Valeu....T+ :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por psYco@08 jan 2005, 07:31

Eu penso em comprar uma Abit para meu upgrade. O que vocês acham?

Só não sei se compro a abit com o chipset nforce 2 sem serial ata ou com o chipset VIA kt600 com serial ATA...

Participem a vontade!

Esse Via KT600 acho que não compensa... Agora tem os Via KT880 q sao bastante superiores e se equiparam aos nforce 2 ultra... So o preco das placas com KT880 q sao meio salgados... não tenho certeza mas acho que o som de uma placa com KT880 é mais avancado do que uma com KT600 e nforce 2 ultra.

opções de placas KT880:

SOYO SY-K7V880Dragon2 v2.0 R$407,00

EPOX EP-8VTAI VIA KT880 R$339,00

MSI KT880 Delta-FSR R$349,00

opções de placas nforce 2 ultra:

Abit AN7 R$450,00

ABIT NF7-S2 R$264,96

MSI K7N2 Delta2-LSR R$314,68

CHAINTECH 7NIL1-SUMMIT R$350,00

ASUS A7N8X-X (Nforce2) R$254,00

ECS N2U400 R$230,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D Ainda bem que o post deve ter sido interessante apra algumas pessoas!

Bem, depois do AgenteZua falar o nome de novas placas custo e benefício, eu agora fiquei louco de vez. Só não sei qual placa agora irei comprar!

Eu antes pensava só na asus a7n8x-x e abit KV7, mas agora estou pensando nas placas EPOX EP-8VTAI VIA KT880 R$339,00, MSI KT880 Delta-FSR R$349,00, asus a7n8x-x e abit KV7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí psyco....parabens pelo topico....inclusive me ajudou a escolher qual placa-mãe comprar p/ minha namorada...estou montando a seguinte config....

AMD 462P SEMPRON 2500 BOX DIRECT 78,50

MB ASUS A7N8X-X D/XP/SEMP S/L 68,00

MEMORIA 512 MB DDR PC-3200/400 BRAND 71,00

HD 80.0 GB MAXTOR ATA/133-7200 66,00

KIT DR.HANK P4 PANTERA 3150 3/1B 35,00

OU

MB K7 PCCHIPS 847LMU SOM/LAN/VGA(AGP8X) 52,50 :huh:

https://www.clubedohardware.com.br/m847.html

HD 120.0 GB MAXTOR ATA/133-7200 85,00

....

OU

157832 MB ABIT NF7-S2 D/XP S/L SATA 400MHZ 73,00

.....

>>>>>>Estas 03 configurações dão no mesmo preço.....ajuda aí a definir qual escolher.....embora ao ler este tópico eu gostei da Asus a7n8x-x.

Obs....preços em dolar :ahh:

valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Tenho um MSI, uma PC Chips 811LU, e a ASUS A7N8X-X, tipo, não consegui ainda encontrar bugs, nela, pelo menos não na minha, e olha que a utiliza especificamente para jogos..... agora, os preços da ASUS, sempre são um pouco mais caros, mas achei o modelo A7N8X-X, muito instável, não tenho o que reclamar....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei pessoal. A MSI KT880 Delta-FSR é uma excelente placa mãe, porém eu não sei onde posso econtrar dela em lojas da internet.

Será que ela realmente não tem nehum ajuste de overclock? Na página da MSI não se fala de overclock. <_<

Se ela não tiver overclock eu prefiro dispensar. hehehehe

Placa sem configs de overclock nem morto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por edurm@06 jan 2005, 14:27

eu ficaria com a ASrock K7VT6 para sistema off-board, isso se não tivesse grana pra comprar uma asus a7n8x-x

e para micro on-board sem necessidade de plc de video para jogos ficaria com a

ASROCK K7S41GX com um semprom 2300 ou 2200 usando fsb200 com memos ddr-400

falou

Dá pra jogar Doom 3 com uma placa-mãe on board? Meu esposo está procurando um micro que dê pra jogar pelo menos The Sims 2 mas estava achando que teria que comprar uma placa off board e mais uma de vídeo. Sobre as placas mencionadas... é possível, se preciar mais tarde, desativar o vído on board e botar uma placa?

Eu tenho um Athlon 1.700 numa Asus a7n266-vm e funciona muito bem, tudo on board. Mas eu não acho mais essa placa pra vender. E não sei se serve pro que ele quer proque o único jogo instalado aqui é Monkey Island 4.

Cláudia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por toddy73@15 jan 2005, 13:05

Dá pra jogar Doom 3 com uma placa-mãe on board? Meu esposo está procurando um micro que dê pra jogar pelo menos The Sims 2 mas estava achando que teria que comprar uma placa off board e mais uma de vídeo. Sobre as placas mencionadas... é possível, se preciar mais tarde, desativar o vído on board e botar uma placa?

Eu tenho um Athlon 1.700 numa Asus a7n266-vm e funciona muito bem, tudo on board. Mas eu não acho mais essa placa pra vender. E não sei se serve pro que ele quer proque o único jogo instalado aqui é Monkey Island 4.

Cláudia

olhe, placas de vídeo onboard compartilham o uso da memória RAM com o seu PC, o resutado desse compatilhamento é sempre de taxas de transferencias lentas entre a placa de vídeo e a sua memória RAM do PC. Caso as placas de vídeo onboard tivessem memória embutida teriamos um desepenho comparável as placas de vídeo offboard. Porém as placas de vídeo onboard são embutidas na placa mãe com o intuito de economizar dinheiro, ou de baratear os custos da produção. Caso as placas de vídeo onboard tivesses memórias embutídas teriamos um desepenho comparavel as placas offboard, porém o custo de fabricação seria alto. altos custos não se combinam com componentes onboard, pois eles são onboards com o intuito de serem economicos.

A transferencia de memória adequada a uma placa de vídeo é nos dias atuais uns 8.000MB/s enquanto a sua memória RAM só pode oferencer uns 3.200MB/s (isso para módulos de memória de 400MHz). Perceba a diferença, mas na prática esses númeoros são bem menores que na téoria. è como um modem de 56kbps que só consegue na realidade velocidades de 40kbps.

Bem, não recomendo de jeito nehum ter uma placa de video onboard, pois ela é uma das placas de expansão que demandam mais velocidade, tanto é que o slot AGP da placa mãe tem uma ligação direta com a memória, e o processador. Saiba que o AGP, processador e memória são ligados todos diretamente a ponte norte do chipset da placa mãe.

E outra coisa, a memória da placa de vídeo é essencial para armazenar todas as texturas usadas. Caso a placa só seja usada em modo 2D, basta tela ter uns 8MB para atingir uma boa resolução. Mas para 3D as coisas são diferentes, quanto mais memória de vídeo melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adicionei mais duas placas mãe.

A7N8X-E Deluxe

Chipset: NVIDIA® NFORCE2 Ultra 400 + MCP-T (o que significa o MCP-T?), 400MHz de FSB, Dual channel para as memórias, Dupla LAN uma Gigabit e outra Megabit, 3DDRs, 1AGP Pro/8x (porque esse AGP é pro?), 5 PCIs, 2 Serial ATA, RAID 1 e 0, Realtek ALC650 6-Channel CODEC com saída SPDIF, 2 Firewires, 6 USBs (4+2), slot WiFi para upgarde de rede wireless, overclocks...

Eita placa mãe completa danada! Essa placa mãe se destaca bastante por usar um chipset topo de linha e unir todos os principais recursos, entre eles incluí-se a rede gigabit, o Dual channel, o firewire. Particulamente acho que é uma excelente opção de placa mãe e nem por isso custa tanto.

Pontos positivos: Uma placa mãe bastante incrementada e a um preço razoavél diante da quantidade e qualidade de muitos recursos.

Pontos negativos: Placa de som onboard de má qulidade

Infomações no site do fabricante

R$ 380,99 

R$ R$ 380,00

R$ 479,00

Quanto ao preço, percebe-se que a waz está muito careira, já a pirainfo e umpouko de tudo oferencem preços melhores. Eu pergunto se vocês confiam nessas lojas mais baratas.

MSI KT880 Delta Series

VIA KT880 (será que esse chipset é melhor que o KT600 e o NF2?), FSB 400/333/266 MHz, AGP 8x, Dual channel, Gigabit lan onboard, 6-channel software audio codec VIA® VT1617A, 3 DDRs, Serial ATA, RAID 0 e 1, 8USBs, RCA SPDIF-Out

Bem, me parece que essa placa é uma boa opção, temos uma rede Gigabit que pode ser interessante, dual channel, e um chipset que é lançamento...

Pontos positivos: Dual channel, Serial ATA, Chipset KT880 (será que esse chipset é melhor que o KT600 e o NF2?), Gigabit Lan...

Pontos negativos: Falta de opções de overclock...

Informações Técnicas

Foto

Preço: ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por psYco@11 jan 2005, 00:12

ninguém lê meu tópico? Deu o maior trabalho para criar essa comparação, eu epero que essa comparação possa ajudar a todos que quiserem fazer um upgrade sem gastar muito dinheiro e depois ter qualidade nas peças escolhidas.

Bem vindo ao clube!

Eu fiz a mesma coisa com as placas mãe pra Athlon 64, mas como quase ninguém se interessou pelo topico, fiquei sem a minima vontade de atualizar.

O problema desse tipo de topico, é que se o proprio autor do topico não der um up de vez em quando, o topico some...e como moderador parece não gostar muito de destacar topicos desse tipo...aí fica assim, muito trabalho pra nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Wizard Merlim@17 jan 2005, 19:08

Bem vindo ao clube!

Eu fiz a mesma coisa com as placas mãe pra Athlon 64, mas como quase ninguém se interessou pelo topico, fiquei sem a minima vontade de atualizar.

O problema desse tipo de topico, é que se o proprio autor do topico não der um up de vez em quando, o topico some...e como moderador parece não gostar muito de destacar topicos desse tipo...aí fica assim, muito trabalho pra nada.

:s

Eu gostaria que muitas pessoas aproveitassem meu tópico. Bem mas se ninguém aproveitar, pelo menos eu mesmo tireí meu proveito e apredí colaborando aquí.

espero que todos ajudem, e Wizard Merlim, será qeu você pode me dar seu teste comparativo das placas para amd 64? pois ai esse post poderá ficar mais poderoso. Eu digo que você ajudou nas placas amd 64.

Brigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Venom.Team@17 jan 2005, 20:09

eu por não usar sata e tal , comprei a abit nf7 por ser excelente pra over e pelo chipset animal ! Além da cor bonita hauhauhauaha melhor que o marron tosco da asus auhauh

[]´s

Caio

Quanto você pagou na sua nf7? Acho que uma a7n8x- e deluxe seria mais barata e bem melhor mesmo. Pena qua a a7n8x sempre perde no som, já que o som onboard da nf7 é melhor, e a a7n8x e tb é muito feiosa. Mas a beleza da placa não chegará a interferir no fucnionamento da mesma.

Bem acho que a7n8x-e deluxe é melhor que a a abit nf7. analise bem qual é a diferença entre elas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por psYco@17 jan 2005, 22:20

Quanto você pagou na sua nf7? Acho que uma a7n8x- e deluxe seria mais barata e bem melhor mesmo. Pena qua a a7n8x sempre perde no som, já que o som onboard da nf7 é melhor, e a a7n8x e tb é muito feiosa. Mas a beleza da placa não chegará a interferir no fucnionamento da mesma.

Bem acho que a7n8x-e deluxe é melhor que a a abit nf7. analise bem qual é a diferença entre elas.

você sempre se equivoca em falar do som da A7N8X-E Deluxe por falar que é de má qualidade.

O som dela é soundStorm, diferente da a7n8x-x, apesar de usarem o mesmo codec, o som da -E Deluxe funciona em conjunto com o MCP-T que é SoundStorm.

Por isso não tem como comparar, ah, só com a Audgy2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...