Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Permissões


Sk4D1nh4

Posts recomendados

bom pessoal é o seguinte:

tenho um servidor rodando em unix AIX com varias pastas... estou precisando criar um usuario, mas não quero que ele acesse nenhum diretorio no sistema a não ser o dele mesmo (/home). Não queria cirar um grupo e ter que ir de diretorio em diretorio mudando as permissões... :P

existem algum modo mais simples de se fazer isso?

[ ]´s

Sk4D1nh4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É só deixar os diretórios que você não queira que ele utilize com a permissão

750

7 - proprietário: executa lê e grava no arquivo, ou seja, faz tudo

5 - Pessoas do grupo pode ler e executar, mas não podem escrever

0 - Se não é o proprietário, e não faz parte do grupo, Tchau Marabá! Aqui tu não entra!

Quando você cria um usuário

(adduser usuario), ele cria um grupo com o mesmo nome dele, então, ele não faz parte de nenhum outro grupo.

se você alterar as permissões de /usr/ todas os subdiretórios também não serão acessiveis, portanto deixe somente o diretório dele com permissão para ele ler, gravar e executar.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O q este usuário tem que executar no servidor??

Para deixar preso no diretório dele você tem que colocar os executaveis do usuário no diretório dele tambem. Ai depois você cria o arquivo de boot dele (no caso do Linux o ~/.bashrc) e coloca o diretório de executaveis dele no PATH, e depois da um comando chroot ~ e com isso a raiz do sistema passa a ser a pasta local dele... Se o acesso for via Samba ou FTP é mais fácil de fazer isso...

No AIX tem que ver qual shell está rodando e qual o arquivo com a função de script de login para o usuário...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...