Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como escolher um bom Chipset?


e-spyko

Posts recomendados

Quero montar um daqueles tópicos onde eu faço as perguntas e aguardo respostas para as perguntas. As perguntas estão numeradas, basta quando você for responder-las dizer qual número de pergunta se refere a sua resposta.

1) Acho que muitas pessoas do fórum já viram a palavra chipset nas especificações técnicas das placas mãe mas não sabiam o que isso significa. Diga tudo que você souber a respeito do conceito dessa palavra.

2) O que o chipset pode mudar no desepenho de um computador, ou da placa mãe?

3) O que significa ponte norte e ponte sul do chipset da placa mãe?

4) O chipset é encarregado de realizar quais terefas na placa mãe?

5) por que os chipsets não são trocados como processadores, onde basta escolher um compatível, encaixar e usar?

6) Como devemos fazer para comparar chipsets? Como devemos fazer para saber se um chipset é técnicamente melhor que outro?

7) Preciso de bons de reviews de chipsets ou links para poder adquirir informações de chipsets.

8) Quais são os chipsets mais recomandados do mercado atual? Se possivel prove técnicamente como você chegou a afirmação de que o chipset X é melhor que o chipset Y.

9) Existem métodos de fazer benchmarks no chipset?

Quem quiser pode fazer novas perguntas continuando a ordem de numeração.

Brigado!

PS.: adicionei novas perguntas após a crianção desse post

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Acho que muitas pessoas do fórum já viram a palavra chipset nas especificações técnicas das placas mãe mas não sabiam o que isso significa. Diga tudo que você souber a respeito do conceito dessa palavra.

1) Chipset é o coração do computador, o principal componente da placa mãe... é ele tambem que gerencia as atividades do computador, controla a comunicação memoria processador ( no caso dos p4 e atlhon de 32 bits ) .... Geralmente o nome do chipset influe diretamente no nome da placa mãe tendo em vista a importância deste componente. por exemplo... na asus as placas-mãe com chipset via geralmente tem a nomeclatura a7v.... ( para atlhon ) e p4v.... (para pentium4 )...

já os chipsets nvidia tem a nomeclatura a7n... ( a nvidia por enquanto só faz chipset para sistemas amd ).

2) O que o chipset pode mudar no desepenho de um computador, ou da placa mãe?

2) Tudo.... como ele gerencia a comunicação memoria processador, ele tem um enorme peso sobre o desempenho do pc... no caso dos 64 bits da amd tambem, mesmo não controlando a comunicação memoria processador ele controla vários outros recursos.

3) O que significa ponte norte e ponte sul do chipset da placa mãe?

3) Geralmente o chipset vem aconpanhado de um chip auxiliar chamado ponte sul, e por convenção o chipset acabou adquirindo a denominação de ponte norte. geralmente a ponte sul controla as porta ide , dispositivos de audio e rede onboard e coisas do tipo.

4) O chipset é encarregado de realizar quais terefas na placa mãe?

4)Todas as tarefas de gerenciamento de funções.... ele só não processa e armazena dados mas controla o fluxo dos mesmo alem de organizar a comunicação dos dispositivos...

5) por que os chipsets não são trocados como processadores, onde basta escolher um compatível, encaixar e usar?

5) Geralmente o chipset precisa, para funcionar de maneira adequada, ser montado juntamente com um sistema que tenha os componentes adequados, dispositivos esses como capacitores, o chip da bios, e vários outros...

espero ter ajudado...

fui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MysticPower@05 jan 2005, 10:18

1) Chipset é o coração do computador, o principal componente da placa mãe... é ele tambem que gerencia as atividades do computador, controla a comunicação memoria processador ( no caso dos p4 e atlhon de 32 bits ) .... Geralmente o nome do chipset influe diretamente no nome da placa mãe tendo em vista a importância deste componente. por exemplo... na asus as placas-mãe com chipset via geralmente tem a nomeclatura a7v.... ( para atlhon ) e p4v.... (para pentium4 )...

já os chipsets nvidia tem a nomeclatura a7n... ( a nvidia por enquanto só faz chipset para sistemas amd ).

2) Tudo.... como ele gerencia a comunicação memoria processador, ele tem um enorme peso sobre o desempenho do pc... no caso dos 64 bits da amd tambem, mesmo não controlando a comunicação memoria processador ele controla vários outros recursos.

3) Geralmente o chipset vem aconpanhado de um chip auxiliar chamado ponte sul, e por convenção o chipset acabou adquirindo a denominação de ponte norte. geralmente a ponte sul controla as porta ide , dispositivos de audio e rede onboard e coisas do tipo.

4)Todas as tarefas de gerenciamento de funções.... ele só não processa e armazena dados mas controla o fluxo dos mesmo alem de organizar a comunicação dos dispositivos...

5) Geralmente o chipset precisa, para funcionar de maneira adequada, ser montado juntamente com um sistema que tenha os componentes adequados, dispositivos esses como capacitores, o chip da bios, e vários outros...

espero ter ajudado...

fui

Valeu cara, pela sua excelente resposta!

Quanto mais respostas melhor. Se você poder completar algo por favor ajude!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... eu começo então....

vou falar de AMD 32 bit´s... os Athlons, já que tenho mais contato com eles....

para mim o ranking de chipsets para athlons e semprons está da seguinte forma:

1º) Nforce 2 ultra 400 = Kt880

2º) Nforce 2 400

3º) Kt600

4º) sis 746

5º) Kt400a = sis 748

6º) Kt400

7º) Kt333cf

8º) kt333

9º) Kt266a

Ta ai os que eu lembro... não coloquei o nforce 1 pois nem sei que plataforma ele utiliza.... valeu

fui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MysticPower@06 jan 2005, 12:03

Bom... eu começo então....

vou falar de AMD 32 bit´s... os Athlons, já que tenho mais contato com eles....

para mim o ranking de chipsets para athlons e semprons está da seguinte forma:

1º) Nforce 2 ultra 400 = Kt880

2º) Nforce 2 400

3º) Kt600

4º) sis 746

5º) Kt400a = sis 748

6º) Kt400

7º) Kt333cf

8º) kt333

9º) Kt266a

Ta ai os que eu lembro... não coloquei o nforce 1 pois nem sei que plataforma ele utiliza.... valeu

fui...

você consegue dizer porque essa sequencia é assim? Eu quero provas para etender que o nforce 2 é melhor que o KT600.

Agora me falta saber o porque um chipset é melhor q o outro.

VAleu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por psYco@06 jan 2005, 16:57

você consegue dizer porque essa sequencia é assim? Eu quero provas para etender que o nforce 2 é melhor que o KT600.

Agora me falta saber o porque um chipset é melhor q o outro.

VAleu!!

Pelos testes que fazem da pra ter uma ideia... Claro que não da pra comparar um kt133 com um nforce 2 ultra!!!!!! :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por AgenteZua@06 jan 2005, 14:40

So acho difícil encontrar KT880 para socket A...

Parece que as lojas brasileiras estão pegando so KT880 para socket 754 pra cima (AMD 64bits) :(:(

você não ta confundindo não... kt880 é só para socket a... k8t800 que é para socket 754....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por psYco@06 jan 2005, 16:57

você consegue dizer porque essa sequencia é assim? Eu quero provas para etender que o nforce 2 é melhor que o KT600.

Agora me falta saber o porque um chipset é melhor q o outro.

VAleu!!

bom... provar é meio complexo... eu mesmo só tive contato direto com 3 deles ai.... o kt266a, o kt 400 e o nforce 2 ultra 400... os outros eu conheço por leitura na net ou visitas em lojas de pc.... mas assim.... que quiser ter certeza é só da uma pesquisada qui no forum que não vai se arrepender ou ter dúvida...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por psYco@06 jan 2005, 16:57

você consegue dizer porque essa sequencia é assim? Eu quero provas para etender que o nforce 2 é melhor que o KT600.

Agora me falta saber o porque um chipset é melhor q o outro.

O desempenho de um Chipset de modo geral está relacionado ao controlador de memória, no Nforce 2 Ultra é mais eficiente, é por esse motivo que ele possui desempenho superior aos outros Chipsets concorrentes.

Observe que no Athlon 64, onde quem controla a memória é o processador e não mais o Chipset, o desempenho entre os Chipsets está bem equilibrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3) O que significa ponte norte e ponte sul do chipset da placa mãe?

Complementando o que o MysticPower disse, a ponte norte controla o barramento PCI, AGP, a memória (exceção para os A64) e faz a ligação do processador com essas partes.

A ponte sul controla os periféricos IDE, USB, porta do disquete o pouco usado barramento ISA a BIOS e o som.

A Intel criou um chipset diferente, nos chipsets antigos a comunicação entre a ponte norte e sul era feita pelo barramento PCI (133MB/s), mas nesse chipset ela é feita por um link de 266MB/s (isso a partir do ano 2000, ou seja, isso já não é mais novidade, mas é bom saber).

6) Como devemos fazer para comparar chipsets? Como devemos fazer para saber se um chipset é técnicamente melhor que outro?

Você deve comparar os atributos de cada chipstet, por exemplo o barramento máximo da memória (DDR266,DDR400, PC133, etc.), só lembrando mais uma vez que os A64 tem controladora de memória própria, o máximo suportado por eles são as DDR400.

Ah o barramento AGP também é controlado pelo chipset, chipsets mais antigos suportam apenas AGP4x, os atuais suportam AGP8x (sem citar ainda os PCI-E). Portas SATA e etc.

7) Preciso de bons de reviews de chipsets ou links para poder adquirir informações de chipsets.

Escreva no Google "chipset review" e verá bastantes links (em inglês).

9) Existem métodos de fazer benchmarks no chipset?

Acredito que não, apenas comparando duas placas-mãe com o mesmo chipset pois benchmarks normalmente avaliam todo o sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...