Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Frequência de motores de indústrias


volnei fontana júnior

Posts recomendados

Tenho um motor desses para máquinas, sua potência é de 30cv e ele é de alta rotação(3500rpm) e frequência de 60hz e outro também de 30cv de baixa rotação(1750rpm) e também tem frequência de 60hz, só que no final eu tenho reduzir essa rotação para 500 rpm, aí eu queria saber qual o mais eficiente para esse caso? Valeu!!! B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso quer dizer que a frequência da corrente de alimentação do motor deve ser 60Hz.

Existem outras grandezas relacionadas à frequência, que talvez o esteja confundindo. Tente dar uma lida em temas sobre máquinas rotativas. Vejas as equações pertinentes e persistindo as dúvidas, poderemos ajudar um pouco.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por volnei fontana júnior@04 jan 2005, 20:49

Tenho um motor desses para máquinas, sua potência é de 30cv e ele é de alta rotação(3500rpm) e frequência de 60hz e outro também de 30cv de baixa rotação(1750rpm) e também tem frequência de 60hz, só que no final eu tenho reduzir essa potência para 500w, aí eu queria saber qual o mais eficiente para esse caso? Valeu!!! B)

Bom olha só eu não entendi o que você quer fazer, você quer reduzir a potência do motor????? No caso voce quer diminuir o torque? Ou a rotação??

Explica melhor aí :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por antonio_rj@05 jan 2005, 02:05

Bom olha só eu não entendi o que você quer fazer, você quer reduzir a potência do motor????? No caso voce quer diminuir o torque? Ou a rotação??

Explica melhor aí :unsure:

é a rotação que eu quero reduzir, eu troquei as bolas quando fiz essa pergunta. Desculpa qualquer coisa aí. valeu!!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos,

Bem, volnei, acredito que esse seu motor seja AC, certo?

Não gostaria de dar um palpite por não conhecer tudo o que se deve levar em conta na escolha entre os dois, mas espero que essas info te ajudem:

n = (120 x f)/p

onde:

n = velocidade da rotação (em rpm)

f = freqüência da tensão de alimentação (em Hz)

p = número de pólos do motor

Espero que ajude, estou vendo isso na revista Saber Eletrônica, especial no. 8. É um artigo que fala sobre a modulação PWM em motores.

Espero ter colaborado,

Tranzorb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por volnei fontana júnior@05 jan 2005, 15:15

é a rotação que eu quero reduzir, eu troquei as bolas quando fiz essa pergunta. Desculpa qualquer coisa aí. valeu!!! :D

Cara, olha só caso seu motor seja de apenas uma velocidade você só conseguirá mudar sua velocidade sem comprometer a vida útil do motor alterando a freqüência de alimentação dele, antigamente se usava os motores de 2 velocidades, ou chave compensadora, mas hoje atualmente se utiliza muito os conversores de freqüência, que no caso viabilizou e diminuiram em muito o trabalho na manutenção e operação com os motores AC :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que você precisa é um dispositivo denominado "inversor de freqüência".

Basicamente é um retificador que transforma a tensão AC de 60 Hz em CC e depois aplica numa ponte de transistores que ficam "ligando e desligando" as bobinas do motor na següencia e freqüncia adequadas de modo a variar tanto a velocidade quanto o sentido de rotação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações pessoal,

Caras, é certo que um inversor de freqüência possui uma etapa de retificação da energia AC que recebe, porém, ele não aplica essa energia DC com uma única polaridade no motor, mas sim fica trocando-a em função do tempo, o que constitui uma corrente alternada.

Ele aplica uma onda quadrada AC que, à medida em que precisa ter sua freqüência aumentada para adicionar velocidade ao motor, tem sua largura aumentada para que o motor não perca torque.

Essa característica de bobinas sendo ligadas e desligadas com energia DC é de motores de passo.

Tranzorb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Journeyman@07 jan 2005, 19:14

O que você precisa é um dispositivo denominado "inversor de freqüência".

Basicamente é um retificador que transforma a tensão AC de 60 Hz em CC e depois aplica numa ponte de transistores que ficam "ligando e desligando" as bobinas do motor na següencia e freqüncia adequadas de modo a variar tanto a velocidade quanto o sentido de rotação.

Tá + qual q eu vou ter um maior rendimento para fazer essa redução, o de 3500rpm ou o de 1750rpm?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você tá querendo rodar um motor, de 3500 rpm ou 1750 rpm, a apenas 500 rpm? Nem sei o que deseja, mas desaconselho completamente. Ao invés de tentar essa proeza, é melhor partir pra outro tipo de motor!

Num motor, existem várias grandezas que devem ser levadas em conta, conforme a aplicação desejada. Torque, rendimento, conjugado de partida, etc, são apenas algumas delas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara... acho que o de 1750rpm seria melhor... tb sugiro procurar informações sobre PWM (Power Width Modulation... ou algo assim) como a revista que o colega sugeriu ai em cima...

se for uma plicação industrial procure um inversor adequado... mas se você entender das equações dos motores de indução e de eletrônica de potência e quiser algo "caseiro" que vise baixo custo... dá pra fazer isso com um circuito eletrônico... fiz um negócio desses uns anos atrás...

era uma aplicação usando triacs de controle e de potência e circuitos de lógica isolada através de acoplamento optico para controle de potência em cargas indutivas em corrente alternada...

a carga no meu caso era um motor monofásico com velocidade máxima de 1750 rpm... a uma tensão de 127 Vac... mas o circuito pode ser ampliado para trifasico e tensões maiores...

a ideia básica é a seguinte... se a carga do seu motor for constate... e você diminuir a potência elétrica entregue para ele... terá uma redução na velocidade... se não entendeu cheque nas equações de máquinas assíncronas (motores de indução)... já se a carga for variável complica um pouco... pois você tera de implementar também uma malha de controle com realimentação...

isto pode ser feito por um circuito lógico opticamente isolado... este circuito gera um sinal pulsante para controlar o tempo de condução do triac de potência... logo a potência média aplicada na carga será modulada pela duração da forma de onda de tensão... quanto maior a defasagem, menor o angulo de condução e menor a potência entregue a carga....

eu usei como triac de controle o MOC3023 da Motorola... que possui um LED ativado por corrente IFT=5mA e terminal de saída de tensão VDRM de 400V... como triac de potência usei o MAC15-8 tb da Motorola... que tem uma característica de funcionamento de até 15A e 80grausC...

na época tomei referencia nestes Application Notes da Motorola... adaptando o circuito conforme minha necessidade... alguns não estão mais on-line mas tenho eles aqui...

se realmente isso te interessar me passe uma MP que te envio eles... espero que te ajude... ok?!

AN1515 - Opticaly Isolated Phase Controlling Circuit Solution

não mais disponível na internet...

AN982 - Aplications of Zero Voltage Crossing Opticaly Isolated Triac Drivers

não mais disponível na internet...

AN 1048 - RC Snuber Networks For Thyristor Power Control and Suppression

http://www.engineer.gvsu.edu/srprj00/bfg00.../an1048rev1.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...
Tá + qual q eu vou ter um maior rendimento para fazer essa redução, o de 3500rpm ou o de 1750rpm?

Amigo sem problemas... Na indústria q trabalho instalo muitos inversores de frequência. você vai usar o de 1750 RPM (na verdade ele é 1800RPM) pois este motor possui um torque maior (mais força) o motor de 3500 RPM (na verdade ele é 3600 RPM) possui mais velocidade e menos força. Se ele a 1750 RPM trabalha em 60 Hz, pra conseguir os seus 500 RPM vai dar cerca de 17 Hz. Usa um inversor de frequência sem medo você pode usar o motor até quase parado se quiser... Aqui em nossa linha de montagem as vezes usamos velocidade com frequência em 20 Hz. Compra um inversor leia legal o manual e pede pra um eletrotécnico instalar pra você. Pra 30 CV é um pouco caro mas com o inversor além de você partir o motor de forma adequada ele protege várias grandezas elétricas do motor tudo de forma adequada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Tá + qual q eu vou ter um maior rendimento para fazer essa redução, o de 3500rpm ou o de 1750rpm?

A resposta é tardia, mas pode ser útil para alguem...

Considerando que a potência é o produto do Torque pela velocidade angular (P = Torqe * vel ang), onde potencia é dada em (W), torque em (N.m) e veloc ang em (rad/s), conclui-se que para motores de mesma potência, quanto mais baixa a rotação maior o torque. Assim, terá melhor rendimento no motor de 1750rpm. Agora, para reduzir a rotação do mesmo, se dispor de espaço físico, sugiro que faça um jogo de polias numa relação de 7:2, sendo o de menor diâmetro no eixo de saída do motor. Assim, voce obtém a redução de velocidade e o melhor, o sistema te permite amplificar o torque do motor na mesma relação de 7:2, ou seja, em 3,5 vezes à rotação de 500 rpm. (para comprovar, volte à fórmula da potência citada anteriormente)

Essa configuração sai infinitamente mais barato do que adquirir um inversor de 30CV, afinal, isso em 220V tem-se praticamente 100 amperes.....

Caso na aplicação não necessite variar a velocidade, essa é a melhor solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...