Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

/boot /var /home /usr /


Visitante

Posts recomendados

Vou tentar resumir a formação basica da estrutura de diretórios para você:

/bin: Arquivos executáveis (binários) de comandos essenciais pertecentes ao sistema e que são usados com frequência

/boot: Arquivos estáticos de inicialização da máquina (boot)

/dev: Arquivos de dispositivos de entrada e saída

/etc: Configuração do sistema da máquina local com arquivos diversos para administração de sistema

/home: Diretório local (home) dos usuários

/lib: Arquivos das bibliotecas compartilhadas usadas com frequência

/mnt: Ponto de montagem de partições temporárias

/root: Diretório local do superusuário (root)

/sbin: Idem o /bin só que com arquivos de sistemas essenciais que só podem ser utilizados pelo root

/tmp: Arquivos temporários gerados por alguns utilitários

/usr: Podemos falar "grossamente" que é semelhante a pasta "arquivos de programas" do ru-windows

/var:Informações variáveis e logs do sistema.

Bom isso é o básico do básico... espero ter ajudado...

[]'z

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de bola Kako. Te explorando ainda um pouco qual tamanho devo colocar em cada partição + ou -. Pois estou instalando o Slackware 8.1 e pede /boot / /var /usr /tmp /home ? Tem algum cálculo para que da próxima vez que for fazer outra máquina com HD diferente eu saiba qual tamanho colocar ?

Minha config.

K6-2 300

128 RAM

HD 13 GB

Modem PCTEL... não consigo configurar

ATI Rage 128 32 RAM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perder dados ?!?!?! nada a ver... e o desempenho é bem melhor quando movendo e copiando dados na mesma partição do que entre partições... não sei de onde você tirou essa ideia de uma partição pra cada diretório... eu faço uma para o / uma para o /usr e uma para o /home... só...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, eu não inventei esse tipo de particionamento. Ele está disponível no CD 2 na revista PCMaster deste mês, com o Slackware 8.1 FastBrasil e SUGERE dividir o HD em 6 partições:

/boot

/

/swap

/var

/tmp

/home

Nesse CD, vem 3 vídeos ensinando a instalar o Slack 8.1, Debian 3 e o RH8. Já que você sugeriu criar só essas 3 + swap, qt de tamanho você acha ideal para um hd de 13 GB em cada uma ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba... essa da PcMaster eu não entendi nada... partição separada para o /var é legal mas não para usuário doméstico... e partição separada para o /boot... ?!?!... /tmp ??? aí limita o espaço que você tem pra temporários e pode trazer alguns problemas compilando programas grandes ou manuseando pacotes... não entendi essa...

Se você for fazer o mesmo esquema que eu fiz, depois de descontado o swap (2 x a sua quantidade de memória ram, se você tiver 256 ou menos... 1x se tiver mais), coloque 20% para o /, 40% para /usr e os 40% restantes para /home...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você esta iniciando agora no mundo do linux, acho que seria interessante você utilizar para o sistema somente 2 partições... uma para a swap e outra para a /.

Para criar sua swap você pode utilizar a regra citada pelo pedro.

[]'z

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...