Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DIMINUIR ROTAÇAO DO COOLER


chipcar30

Posts recomendados

Oi galera, estou com um problema aqui, de madrugada ta meio complicado ficar na net, cooler barulhento depois de 2600 rpm..ele no maximo e 3200 rpm, queria fazer um esquema pra abaixar a rotaçao dele, na madrugada, a veia da embaçando.... tem um jeito pra fazer isso? ja tentei com potenciometro , não ficou legal não sei se foi a freqüência q usei pois era 50k..e liguei no fio vermelho, FIZ CERTO? TEM ALGUM OUTRO JEITO? pois esse cooler aqui com 2500rpm parece q o micro ta desligado....SILENCIOSO ATE DEMAIS, COMO MINHA TEMPERATURA E DE 42 GRAUS aqui então DA PRA DIMINUIR UM POUCO A ROTAÇAO, POR FAVOR ME AJUDEM,,POIS MINHA PLACA não TEM ESSE RECURSO..E UMA AUS A7V600X AGUARDO T MAIS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MEU COOLER E UM V COM 17B

http://www.verycom.com.br/imgprod/cooler/s462-17b825s1.gif

NOSSA E Q PEGUEI UMA FAN PRA GABINETE DA AKASA 2500 RPM PAGUEI 15 REAIS NESSA FAN, MAS não QUERO GASTAR MAIS 15 não..FALAM TANTO DO V COM... Q ESSE AKASA...PARECE Q TA DESLIGADO...E SERIO....E JA COLOQUEI A FAN AKASA NO LUGAR DA FAN DO VCOM FIZ OS TESTES E não TIVE ALTERAÇAO NAS TEMPERATURAS....MAS QUERO MESMO E DIMINUIR A ROTAÇAO DO VCOM...não TO PODENDO GASTAR MAIS 15 REAIS não....ME AJUDEMMM :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por chipcar30@03 jan 2005, 23:57

MEU COOLER E UM V COM 17B

http://www.verycom.com.br/imgprod/cooler/s462-17b825s1.gif

NOSSA E Q PEGUEI UMA FAN PRA GABINETE DA AKASA 2500 RPM PAGUEI 15 REAIS NESSA FAN, MAS não QUERO GASTAR MAIS 15 não..FALAM TANTO DO V COM... Q ESSE AKASA...PARECE Q TA DESLIGADO...E SERIO....E JA COLOQUEI A FAN AKASA NO LUGAR DA FAN DO VCOM FIZ OS TESTES E não TIVE ALTERAÇAO NAS TEMPERATURAS....MAS QUERO MESMO E DIMINUIR A ROTAÇAO DO VCOM...não TO PODENDO GASTAR MAIS 15 REAIS não....ME AJUDEMMM :muro:

você pode usar um baybus controlador de velocidade de fans assim seu pc fica bem silencioso.

%7Boption%7Dhttp://www.brcomputadores.com.br/lojavirtual/images/ZM-MFC1.jpg' border='0' alt='' />

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por animado@04 jan 2005, 11:22

se ele não pode gastar 15 reais com uma fan, muito menos 150 em um controlador de fan

Daqui a pouco vão indicar o watercooler da Akasa de 1000 reais!!!!! :muro:

Se tua mae concordasse, voce poderia arrumar uns tapadores de ouvido pra ela dormir... ela não vai escutar nem telefone tocando no quarto dela :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por AgenteZua@04 jan 2005, 11:47

Daqui a pouco vão indicar o watercooler da Akasa de 1000 reais!!!!! :muro:

Se tua mae concordasse, voce poderia arrumar uns tapadores de ouvido pra ela dormir... ela não vai escutar nem telefone tocando no quarto dela :palmas:

auheuaheuhaeuha...é ###### sua situação veiu...

eu tenhu7 um pouco de barulho aqui por causa das grils...mas os da akasa nebula sao bem silenciosos...mas e agora?! nem 15 conto fica difícil... um da akasa nebula de 80mm é 16,00...

ia te indicar também manta anti ruido mas é 40 ou mais de money :zoio:

:goff::naonao::goff:

sei não cara... o esquema e você levar o pc pra cozinha e teclar lá :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:angry: Tá legal galera chega de brincadeiras... foi mal entendido....o problema e que meu cooler e um VCOM17B, ai resolvi comprar uma fan pra gabinete, e comprei, o problema e que quando eu liguei a fan nova q e da AKASA, nossa maravilha não faz nenhum barulho...Paguei os 15 mangos nela.....ai comprarei com a fan do VCOM, a fan VCOM é barulhenta perto da fan AKASA, então fiz os testes tirei a fan do VCOM, e coloquei a FAN AKASA, no dissipador do VCOM, resultado , minhas temperaturas não mudaram , a FAN AKASA, segurou legal, alem de q não tem barulho nenhum , parece q o micro ta desligado....

Resultado então não queria jogar fora a FAN DO VCOM, e sim diminuir a rotaçao dela, ja q não tem como, a não ser pelo controles de FAN, então fui la descolei 15 reais.hehe :palmas: ....e Coloquei outra FAN AKASA, no gabinete, resultado....fiquei com 2 fans AKASA, uma no gabinete e a outra no dissipador do VCOM, e fan do VCOM, vou vender ou sumir com ela.... se alguem estiver interressado ...... :devil: da 15 conto ai....hehehe.....

AQUI ESTA O LINK PRA VER A FAN AKASA

http://www.akasa.com.tw/web_icons/interfac..._icon_80mmm.jpg

E AQUI O SITE DA AKASA...

www.akasa.com.tw

:palmas: T mais galera....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se ainda quiser diminuir a velocidade do fan sem gastar quase nada, é fácil:

Ligue diodos 1N4004 em série com o fan (pode ser tanto no fio vermelho como no preto). Cada diodo ligado em série, reduz a tensão em 0,7v. E cada diodo não passa dos R$0,50. Só que o diodo tem polarização. O catodo do diodo (o lado que tem um traço) tem que ser ligado no negativo da fonte. Se ligar mais de um, você tem que ligar o anodo de um com o catodo do outro. É com diodos que funciona aquele controlador da Zalman que acompanha alguns coolers.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:P Ta vendo galera...ai falou a voz do mestre......espero q vocês pegam isso como exemplo.... :palmas:

Obrigado pela atençao , pela explicativa dos diodos...preciso tirar so mais uma duvida...gostaria de fazer isso e diminuir a tensão em 2.1v ok? então usaremos 3 diodos pra isso certo? mas aproveitando..no caso de 12v -1.4v a corrente sera de 9.9v to certo? isso fara com q o cooler perca em torno de 20 por cento de sua rotaçao, ate ai tudo beleza.... mas, dizemos q durante o dia faça aquele calor,então eu gostaria de usar a potencia maxima do cooler ou seja dos 12v, pois ai a veia não enche o saco, o cooler pode fazer barulho q quiser a vontade pois de dia o cooler não faz tanto barulho, o problema e na madrugada,pois a veia ta enchendo o saco falando q não saio do micro, então se eu deixaar o mais silencioso possivel ela vai achar q estou dormindo ...mas ja a noite ai gostaria de abaixar a rotaçao do cooler , pois no caso não estara estão quente igual de dia, tem como eu colocar , sei la um potenciometro pra eu fazer a regulagem sobre esses valores? de 9.9v ate 12v no caso acima como exemplo?

se sim preciso então dos valores como você disse antes..aguardo e t mais

OBRIGADO PELA ATENÇAO :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para fazer variar a rotação com um potenciômetro, precisa ser um potenciômetro que suporte a potência que será dissipada. Este potenciômetro é chamado "de fio" e custa um pouco caro (cerca de 15 reais).

O procedimento é explicado nesta página:

https://www.clubedohardware.com.br/d270803.html

Para usar potenciômetros comuns, tem que usar um CI regulador de tensão ou então um transistor de alta potência, mas, isto requer conhecimentos em eletrônica e dá mais trabalho e o custo é um pouco mais baixo.

Neste link tem o esquema eletrônico para um regulador de tensão, usando o CI LM317:

http://www.terra.com.br/fotos/foto.cgi/_yi...adordetenso.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza cara. vou levar a foto em um tecnico de eletrônica vou ver o q ele me diz, eu ja trabalho com soldas, etc trabalho com centrais de injeçao eletrônica , mexo com chip de carros...mas me diz uma coisa se eu comprar somente esse tal de potenciometro...FIO..usando somente ele..consigo regular a rotaçao bem regulada???

Por que com os comuns não vai...você vai abaixando ele..e de repente do nada o cooler para....ai você vai aumenteando..de repente do nada ele liga....não ficou legal não...

se o FIO RESOLVER...COMPRO UM..T MAIS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por claudomirorl@04 jan 2005, 22:06

Para fazer variar a rotação com um potenciômetro, precisa ser um potenciômetro que suporte a potência que será dissipada. Este potenciômetro é chamado "de fio" e custa um pouco caro (cerca de 15 reais).

O procedimento é explicado nesta página:

https://www.clubedohardware.com.br/d270803.html

Para usar potenciômetros comuns, tem que usar um CI regulador de tensão ou então um transistor de alta potência, mas, isto requer conhecimentos em eletrônica e dá mais trabalho e o custo é um pouco mais baixo.

Neste link tem o esquema eletrônico para um regulador de tensão, usando o CI LM317:

http://www.terra.com.br/fotos/foto.cgi/_yi...adordetenso.jpg

hum! gostei dessa ideia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não testei com o potenciômetro de fio, mas, creio que regule direito sim, sendo um potenciômetro linear e não logarítimico conforme descreve lá na página.

Mas, quanto a potenciômetros comuns, somente vai funcionar se usar o circuito eletrônico, pois, os potenciômetros comuns não aguentam a potência que vai ser dissipada e acabam queimando.

Eu fiz um controlador com três daqueles circuitos com o LM317 que tem na foto.

Funcionou, mas, tem uma desvantagem: O próprio circuito usa cerca de 0,8v da tensão para o seu próprio funcionamento e portanto, não é possível atingir o máximo da rotação da ventoinha que se obtinha antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com você, q apos o sistema a ventoinda não ira alcançar sua velocidade maxima, mas no caso de 0.8v a menos e uma diferença insignificante....isso não vai alterar a temperatura, mas eu fiz melhor que isso....

Obti 17v direto da minha fonte...para isso, usem os fios branco e amarelo da fonte, o amarelo pode ser qualquer um ate do cabo mesmo de conexao das hds etc. use o branco como negativo..e amarelo como positivo...

Ai apos esse esquema você tera uma regulagem de 5v ate 17v..hehe regulaveis, a ventuinda nos seus 17v vira da HORA....

Ou faça o sistema normal mesmo.... pegando os 12v de entrada.... mas ela no maximo chegara a 11.2, coisa q não mexe na temperatura do micro, pelo menos no meu não mudou nada..ok?

ai esta o esquema:

http://www.padilha.com/davio/forum/cartola001.jpg :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu encontrei essse esquema lá no ForumPcs... é muito bom... aguenta várias ventoinhas e ainda tem ajuste d mínimo(p/ ventoinha não desligar) alem de naim ter perda d tensão como pelo LM317.... perfeito p/ processadores...

outra coisa, funciona c/ temperatura tb

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t...r=asc&start=250

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...