Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

opteron 242/AMD 8111


Joub3rt

Posts recomendados

:wacko: Bom, estou pensando em montar um Opteron 242 Dual. A minha duvida,fica referente sobre a questão da PONTE NORTE. Como vou utilizar o micro para trabalhos normais(Photoshop,After effects,Muito Games,Filmes)estou com duvida se a ausência dessa ponte vai interferir na utilização dessas coisas.Ha uma perca de qualidade grande? Vi uns artigos a respeito,mas continuo na duvida. Se tiver alguem que conheça bem o assunto para me esclarecer... Bom,aguardo.... abraços pessoal...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Qualidade?

A arquitetura do Opteron/A64 tirou da ponte norte o item mais importante deste, que é a controladora de memória. Foi apenas mais uma perda, afinal, há quase 10 anos atrás esta já tinha perdido o controle do cache L2.

Se é o processador o componente que mais acessa a memória, porque raios deve-se deixar a memória longe destes só facilitar o acesso a RAM de componentes que acessam muito pouco a memória? Falam em termos de necessidade de largura de banda e latência baixa.

É o próximo avanço e não duvide que logo a Intel irá seguir isto. Sö não o fez porque é ela quem controla o mercado de chipsets e estes dão um dinheiro muito bom. Ao tirar um recurso importante dos chipsets, fica difícil manter o mesmo preço. E este não pode ser repassado facilmente para os processadores (tem que ganhar no aumento do consumo, mas para quem já tem 81% do mercado, isso é uma tarefa difícil).

Problemas? Eu não vejo nenhum. Ao invés da ponte norte, usassem-se alguns chips que são responsáveis por direcionar os pedidos de acesso a RAM feitas pelo barramento AGP e PCI-X (e agora PCI-E), diretamente a controladora RAM, no processador. Também a ponte sul (bem, a nVidia optou por um chipset de unificado em apenas 1 chip) tem seu barramento (P2P) que liga ao processador.

Praticamente não existe nenhum gargalo. Diferente da arquitetura da Intel, que parece gato na TV a cabo, um pendurado no outro. Se você usar 4 processadores Xeon, o barramento será dividido entre os 4 e a largura de banda também (fora os processadores virtuais). Enquanto que com o Opteron além de a largura de banda não ser reduzida, ela ainda aumenta (graças ao Xbar). O resultado é que um sistema Opteron 1MB de cache tem escalabilidade tão boa quanto Itaniums com 9 MB de cache.

Para que não aconteça esse problema com o Xeon é preciso fazer mudanças drásticas e os sistemas que fogem a essa regra são muito caros (por conta das modificações) e em geral só são feitos em sistemas com vários processadores, que acaba encobrindo o custo.

Mas voltando ao seu problema, você tem certeza que um sistema dual é o melhor pra você? Já consultou se estes programas são otimizados para multiprocessamento? O Photoshop eu sei que alguns plugins são um pouco otimizados, mas é muito pouco e não costuma valer a pena. After Effects já acho que deve ser melhor, mas não arriscaria um palpite.

Games é ganho zero. Não existe nenhum game que funcione melhor em sistemas duais (o Doom 3 funciona em MP, mas o ganho é ridiículo).

Filmes? Assisitir filmes :rolleyes:

Se for codificação, você precisa definir o encoder e ver se ele é otimizado para multiprocessamento (vários não são).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!