Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

tem algum programa pra calcular o resistor?


rreimao

Posts recomendados

então, eu tava querendo algum programa, ou site , sei lá, que calculasse o valor do resistor q eu iria precisar para uma certa tensão... porque tipo eu num entendo muito de eletrônica, e eu nunca entendi direito aqueles calculos de U=R.I (ou algo assim, sei lá ) nunca sei o q é pra colocar no lugar das letras, etc... coia de iniciante mesmo...

desculpa a ignorância... mais eu tinha q perguntar !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por exemplo:

você quer limitar em 50 miliamperes e tem uma tensão de 12 volts:

V = 12

I = 50 x 10e-3

R = ?

R = V : I

R = 12 : ( 50 x 10e-3)

R = 240 ohms


basta seguir a piramide:

   V
 
R    I

------------------------------

R = V : I

V = R * I

I = V : R

e para a potência:

P = V * I

onde:

R = resistencia em ohms

V = tensão em volts

I = corrente em amperes

P = Potência em Watts

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rreimao@04 jan 2005, 00:36

tipo, mais eu num queria calcular mA.... tipo,... transformar 12 v em 5 v... como q faço ?

ou então como calculo um resistor pra usar uma coisa de 2,4V em uma tensão de 5v? ??

isso q eu queria saber

(desculpe a ignorância)

Olá para o que quer fazer somente irá conseguir usando um transistor para recução de tensão, monte nesta configuração se quiser regulagem com um potenciômetro:

%7Boption%7Dhttp://planeta.terra.com.br/informatica/uteistotal/index_arquivos/image001.jpg' border='0' alt='' />

ou nessa configuração se não quiser regulagem, no caso terá que calcular o valor dos resistores da base do transistor:

%7Boption%7Dhttp://planeta.terra.com.br/informatica/uteistotal/index_arquivos/image002.jpg' border='0' alt='' />

Mas olha só dependendo da situação e da tensão que deseja reduzir, poderá usar um CI regulador de tensão tipo o 7812 = 12V, 7809 = 9V, 7805 = 5V.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, o resistor para o led é calculado apenas para limitar a corrente que passa pelo mesmo:

12V : 470 Ohms = 25 mA( corrente suficiente para não queimar o led )

Mas também poderia ser um resistor de 220 Ohms:

12V : 220 Ohms = 54 mA( que também não queima o led )

Pois como o led é um DIODO, não tem como ele ter uma tensão além da qual ele foi projetado

Por isso, nesse caso, o calculo do resistor é apenas para limitar sua corrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não exatamente. Se o led for vermelho, por exemplo, ele vai ter de tensão cerca de 2,4V não importando se a fonte é de 5v, 12v ou 110v. O mesmo ocorre com os diodos, não importando a tensão da fonte, a tensão em cima do diodo vai ser sempre 0,7V. Mas, para que o led não queime, temos que limitar sua corrente.

ok? :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tô com uma pulga atrás da orelha! :D

Essa consideração sobre a redução da corrente leva em conta que haverá uma carga série, não que a carga será ligada direto em 12V. Na realidade, quando é calculado esse resistor, está-se realmente, calculando a queda de tensão no resistor, para que o led seja alimentado somente com a tensão nominal dele!

v = r x i = 470 x 0.025 = 11.75V esta tensão seria abaixada pelo resistor e o led somente receberia 12 - 11.75 = 0.25V, por isso é que não queima!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No cálculo do rick_2003, faltou subtrair a queda de tensão no LED.

Para ligarmos numa tensão de 12v um LED projetado para operar com uma tensão de 3,4v, por exemplo, temos que usar um resistor em série que produza uma queda de tensão de 12 - 3,4 = 8,6v

Para calcular o valor do resistor, precisamos saber também o valor da corrente que irá circular por ele, que é igual à corrente de operação do LED, por exemplo, 30mA.

Aplicamos, então a Lei de Ohm:

Tensão = Resistência x Corrente

E temos o valor da resistência que é igual a 287 Ohms.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@05 jan 2005, 12:30

Tô com uma pulga atrás da orelha! :D

Essa consideração sobre a redução da corrente leva em conta que haverá uma carga série, não que a carga será ligada direto em 12V. Na realidade, quando é calculado esse resistor, está-se realmente, calculando a queda de tensão no resistor, para que o led seja alimentado somente com a tensão nominal dele!

v = r x i = 470 x 0.025 = 11.75V esta tensão seria abaixada pelo resistor e o led somente receberia 12 - 11.75 = 0.25V, por isso é que não queima!

Isso mesmo mas isso se aplica pois o que acontece em resistencia 0? A TENSÃO tende à zero e a CORRENTE ao infinito, bom partindo desta consideração, temos o seguinte: Se meu diodo não criar uma DDP em seus terminais então terei queda de tensão e subida de corrente, portanto quando limito a corrente usando o resistor o que eu faço?? crio uma DDP nos seus terminais, então o que você acaba lendo é a DDP do resistor, e não a do DIODO. Experimente então ligar o diodo em 0.25V somente sem usar o resistor para ver o que acontece. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não entendi esse seu :D ! Não acrescentou nada de novo no que foi postado....

Claro, lógico e evidente que se não há corrente circulando pelo resistor série, a tensão medida após o resistor será a mema de antes dele!

O valor empírico de 0.25V foi apenas baseado no exemplo do colega rick_2003!

rreimão. O modo como todos falam é que deixa pessoas como você em dúvida! Veja bem, o que ocorre com a inclusão do resistor é uma queda na tensão da fonte, para que o led receba apenas a tensão para a qual foi projetado. Reduzindo-se a tensão com a inclusão do resistor, o led irá consumir somente sua corrente nominal.

O cálculo do resistor é feito a partir do valor da fonte que vai alimentar o led. Reveja os valores mostrados no exemplo do rick_2003.

Vamos refazer esse exemplo partindo do zero.

Suponha que desejamos ligar um led ou diodo que tenha tensão nominal de 3V. Esse componente tem igualmente, uma corrente de consumo nominal! Suponha novamente que seja 0.5A.

Vamos considerar que temos duas fontes de tensão disponíveis para ligar nosso led. Uma de 12V e outra de 5V.

Na fonte de 12V, qual seria o valor do resistor série?

Ora, se a fonte fornece 12V e o led precisa somente de 3V, então nós precisamos "matar" 12 - 3 = 9V no resistor.

Partindo-se agora para a lei de Ohm, calculamos o valor de R com base na tensão que deverá aplicada a ele, neste caso, 9V:

V = R x I > R = V / I > R = 9 / 0.5 = 18ohms.

Este será o valor que precisaremos para o resistor. Nesta situação, o led receberá somente 3V e consumirá uma corrente de 0.5A, que era o que desejávamos.

Analogamente, para a fonte de 5V, teremos:

Aqui, a fonte fornece 5V e precisamos "matar" 5 - 3 = 2V.

R = V / I = 2 / 0.5 o que dá um valor de R= 4ohms.

Nesta segunda fonte, o nosso led receberá os mesmos 3V e consumirá a mesma corrente do primeiro caso.

Só mais uma observação, para ficar completo. Sempre será necessário fazer mais um cálculo, para sabermos qual a potência que o resistor terá de dissipar. Veja.

No primeiro caso, para R = 18ohms a potência dissipada será:

P = R x I² = 18 x 0.25 = > P = 4.5 Watts! Então, se usar um resistor para 1/2 Watt, o danado vai torrar na hora....

No segundo caso teremos:

P = 4 x 0.25 => P = 1 Watt. Bem menor que o anterior.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...