Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo ter êxito em compilar o Kernel


N0625

Posts recomendados

Eu vou esperar a chegada do Fedora Core 3. Acho que o problema está no compilador gcc, já que li no Guia do Hardware que usuários do Conectva e do Mandrake estão tendo problemas com o Kernel compilado com o gcc padrão, e sugere o uso do kgcc, o problema é que já vasculhei em toda a Internet e não acho esse tal do kgcc. Enquanto isso vou usando o Mandrake para aprender mais sobre o sistema. A não ser que eu consiga arrumar o kgcc, não pretento mexer mais no Kernel.

Hey Marshall!, tem alguma sugestão de link onde posso baixar esse kgcc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara... o Fedora Core 3 já saiu... pode baixar...

Se eu pego uma distro que tem frescura com o GCC e só funciona direito com o kgcc eu mudo na hora... rm -rf /...

E pegar o .config de um outro Kernel para colocar no novo nem sempre dá certo... se o Kernel for um 2.4.X e você usar o .config dele num 2.6.X vai dar uns probleminhas... pois ele são um pouco (pouco?) diferentes na organização das opções... o melhor mesmo e ler sobre o assunto e sobre as opções e consultar o Help que existe na hora de compilar...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por antonypeople@04 jan 2005, 01:11

Cara... o Fedora Core 3 já saiu... pode baixar...

Se eu pego uma distro que tem frescura com o GCC e só funciona direito com o kgcc eu mudo na hora... rm -rf /...

E pegar o .config de um outro Kernel para colocar no novo nem sempre dá certo... se o Kernel for um 2.4.X e você usar o .config dele num 2.6.X vai dar uns probleminhas... pois ele são um pouco (pouco?) diferentes na organização das opções... o melhor mesmo e ler sobre o assunto e sobre as opções e consultar o Help que existe na hora de compilar...

T+

Eu vi no site, mas são 4 CDs. Dá uma preguiça em baixar... :P:rolleyes: Vou esperar chegar nas bancas.

Na verdade eu preferia usar algo bem brasileiro, com o Conectiva, mas ele é cheio de "não-me-toque", cheio de nuance. O Mandrake 10.1 foi o Linux mais fácil que cheguei a usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por nadal@07 jan 2005, 08:11

Gente,

Um erro comum na compilação do kernel que costuma resultar em kernel panic no boot é a falta do arquivo 'initdr' na pasta boot quando o suporte a alguma parte do seu hardware (e.g. chipset controlador do IDE) foi compilado como módulo.

Nadal

Eu estava com esse problema, coloquei o initrd e pronto, meus problemas acabaram!!!! :palmas:

Acho que o segredo de compilar o kernel, é ler bastante os tutos da net, saber o que você tem e vai usar no seu pc e compilar varias e varias vezes o chateado, recebendo mensagem de kernel_panic........ :P

Boa sorte

Agora, FC3 com 2.6.10 com suporte ntfs...... B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por nadal@07 jan 2005, 08:11

Gente,

Um erro comum na compilação do kernel que costuma resultar em kernel panic no boot é a falta do arquivo 'initdr' na pasta boot quando o suporte a alguma parte do seu hardware (e.g. chipset controlador do IDE) foi compilado como módulo.

Nadal

Fala, galera!! Desculpem a demora nas respostas. Esta semana eu fiquei sem entrar na Internet à noite.

Cara, sim, está acontecendo isso mesmo. É este arquivo que trava o sistema. Como eu procedo em relação ao initdr?

Na primeira tentativa eu só mudei a opção para otimizar o Kernel para o processador do PC, no caso um Duron. Bichou!! Na segunda tentativa eu não fiz nenhuma mudança... bichou novamente. Agora eu não sei porque o Xconfig não quer funcionar. Na próxima tentativa eu farei a compilação em modo prompt puro (sem interface gráfica).

Eu tenho mesmo que mudar algo no Kernel? Pôxa, o Xconfig não funciona aqui e o menuconfig traz uma interface de texto, que é muito chata de mexer. Não basta só deixar o Kernel no padrão "de fábrica"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aplique o seguinte comando

mkinitrd /boot/initrd-2.6.x.img 2.6.x

X é a versão do kernel

E a segunda vez que repete o 2.6.x aí ...é relativo a pasta /lib/modules (ve qual é a versão do kernel e poe o numero exato...ou então vai justamente em /lib/modules e bota o nome exato da pasta)

Sendo assim, e stará criado o initrd

Aí você adiciona lá no grub o initrd

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hey Marshall!@08 jan 2005, 01:37

Aplique o seguinte comando

mkinitrd /boot/initrd-2.6.x.img 2.6.x

X é a versão do kernel

E a segunda vez que repete o 2.6.x aí ...é relativo a pasta /lib/modules (ve qual é a versão do kernel e poe o numero exato...ou então vai justamente em /lib/modules e bota o nome exato da pasta)

Sendo assim, e stará criado o initrd

Aí você adiciona lá no grub o initrd

Fala, galera!!

Olha, com a dica dada pelo Hey Marshall!, eu não sei o que aconteceu, se consegui ou não. Novamente eu falhei na operação de compilação.

Porém apliquei a dica do Hey Marshall!. O PC reiniciou normalmente. Tive que usar o modo texto para configurar o mkinitrd e usar o VI para configurar o lilo.

Bem, usei o uname -a e também o kcontrol para verificar se a versão do kernel havia mudado. Me apareceu:

Linux localhost 2.6.10 #1 Sat Jan 8 02:07:45 BRST 2005 i686 AMD Duron processor unknown GNU/Linux

Se não me engano, a versão era vmlinuz-2.6.8.1-10mdk. Se realmente o Kernel foi compilado::

IUPIIIIIIIIIIIIIIII!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Minha primeira copilação de Kernel!!!!!

Porém estou chateado logo na minha primeira compilação. O que aconteceu foi o seguinte: antes de compilar eu configurei o Kernel ao meu jeito. Apliquei as minhas configurações, entre elas a otimização para o processador, ativação do UDMA para o HD e opções para o ACPI, e salvei o Kernel. O problema é que apliquei o make dep e o make clean. Agora eu li no tutorial do GDH o uso do make mrproper. Usei este comando e simplesmente perdi todas as configurações feitas no Kernel, tendo que configurar tudo novamente, mas resolvi apenas habilitar a otimização para a CPU e as opções de UDMA. Agora o Kernel não está do jeito do que eu queria, mas deixa pra lá.

Agora que sei como resolver o problema do boot, tentarei recompilar o kernel. MAs valeu pela experiência.

Valeu, Hey Marshall!. Valeu, galera do FCdH!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hey Marshall!@08 jan 2005, 23:27

Cara..

Usa o mrproper antes de fazer o seu próprio kernel

Porque ele limpa configs de recompilações anteriores

ok ? .) Valeu aí! Conseguiu sim! O Mandrake não vem com 2.6.10 não, você que botou.

Tá tranquillo. Muito obrigado mesmo, cara! Fico te devendo essa. Valeu, galera do FCdH.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais como você ta aprendendo pode compilar sem mrproper.

Assim você so edita o que precisa.

Pode remover o initrd, da linha do lilo ou grub, ele so serve se você for bootsplash.

Quando você compila o Kernel varias vezes a numeração dele aparece depois do #, exemplo 3 compilações.

Linux localhost 2.6.10 #3 Sat Jan 8 02:07:45 BRST 2005 i686 AMD Duron™ processor unknown GNU/Linux

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Kobal@09 jan 2005, 01:02

Mais como você ta aprendendo pode compilar sem mrproper.

Assim você so edita o que precisa.

Pode remover o initrd, da linha do lilo ou grub, ele so serve se você for bootsplash.

Quando você compila o Kernel varias vezes a numeração dele aparece depois do #, exemplo 3 compilações.

Linux localhost 2.6.10 #3 Sat Jan 8 02:07:45 BRST 2005 i686 AMD Duron™ processor unknown GNU/Linux

Ah, é mesmo. O Splash do mandrake não aparece mais. Como restaurar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!