Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MAQUINA NÃO FUNCIONA ...


Italia

Posts recomendados

Pessoal, tudo bom?

Estou com um grave problema em meu computador. Não a santo que consiga resolver a pipa.

Tenho um computador na seguinte configuração:

- Placa Mãe: GA-8KNXP (GIGABYTE)

- Placa de vídeo: MSI GeForce FX 5200 128RAM

- Processador: P4 2.8Ghz HT

- Memória: 2GB DRAM

- HD: 80GB samsung Serial-ATA

Estado de funcionamento: NORMAL! (Durante o ano inteiro de 2004)

CASO: Resolvi abrir o gabinete e limpá-lo totalmente, desmontando o computador inteiro, limpando todos os componentes, limpeza de todas as 7 fans com óleo WD-40 (não condutivo).

CAUSA: Depois de montado, não funcionou mais. Reinicia três vezes, fica alguns segundos com a luz do HD acesa e para ... não faz mas nada.

o que foi feito: Foi desmontado e montado 6 vezes com atenção seguindo manual, limpeza de todos os pinos de todas as placas, instalado uma fan no HD, teste do pino de 12V da fonte (único problema que o manual alega em caso de não dar o boot), teste da máquina funcionando sem nenhuma fan ligada (CASO DO ÓLEO WD-40), memoria testada em sockets diferentes conforme o manual, fans do DPS (Dual Power System) invertida com a do chipset caso houvesse algum problema, Placa ligada a limpo sem nenhum periférico, zerado CMOS (A bateria foi retirada por 24h), Curto de Hardman na placa mãe por 2 horas depois de a mesma ficar num jejum de 24h, cabo serial ATA do hd foi testado nos quatro diferentes sockets da placa mãe caso algum estivesse com problema, o Jumper "CASE OPEN" já foi colocado e depois retirado caso a placa estava sendo impedida de funcionar por ele (esse mesmo "Case Open" foi notificado que existiam video-cassetes que quando eram atingidos pela luz sem estar com o gabinete fechado, não ligava. Então tentamos ligar a máquina no escuro absoluto e nada.), tentamos dar o boot com um HD IDE normal, deixamos a máquina 52 horas de molho totalmente desligada para descarregar qualquer energia.

Infelizmente, nada resolveu o problema. O computador continua do mesmo jeito. você liga ele, o meninão reinicia 3 vezes (duas rapidinho e a terceira uns 2 segundos depois), não mostra nada no monitor de vídeo que fica até parecendo que está no modo Stand-By, não emite nenhum beep. A luz do HD fica acesa por alguns segundos e desliga também. Não sei mais o que fazer.

Gostaria de saber com vocês de eletrônica: o que ESTÁ ACONTECENDO! :cry: EU NÃO AGUENTO MAIS! :chateado: ESTOU FICANDO LOUCO! :tantan:

Tem algumas coisas que ainda não fiz e gostaria que vocês me ajudassem:

1º) É possivel dar um curto de hardman na placa de video?

2º) Como testo o conector da fonte de 20 pinos no multimetro?

3º) Alguém sabe como funciona o "Case Open" das placas Gigabyte?

4º) Devo colocar arruelas de cortiça nos parafusos que prendem a placa mãe no gabinete?

5º) QUAL TESTE MAIS EU DEVO FAZER. QUALQUER UM QUE TENHA HAVER! VAI QUE UM DESSES É O QUE EU PRECISO PARA RESOLVER!

AGRADEÇO DE CORAÇÃO A TODOS QUE ME AJUDAREM OU TENTAREM,

QUERO DESEJAR UM FELIZ 2005 REPLETO DE PAZ, GLÓRIAS E ALEGRIAS!

UM FORTE ABRAÇO A TODOS,

ITALIANO!

:bandeira:

:muro::muro::muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira coisa que você deve fazer é isolar o problema, para isso vai ter que arrumar outro pc funcionando e trocar item por item, troca a placa, processador, placa de video, fonte, memo etc... depois de identificar o problema podemos buscar a solução!

Mas vou dizer algumas coisas que ja aconteceram comigo e por consequência disso o micro não ligava nem a pau:

Um pino de baixo da placa mãe estava encostando no gabinete.

Liguei uma Fan no processador que ligava diretamente na fonte e não na placa-mãe.

Pasta térmica fechando curto no processador.

placa de video mal encaixada.

cabo flat invertido.

jumper do hd em posição incorreta.

Fonte defeituosa!

Se conseguir isolar o problema poste novamente!

Um abraço espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por wayne.cj@02 jan 2005, 11:46

A primeira coisa que você deve fazer é isolar o problema, para isso vai ter que arrumar outro pc funcionando e trocar item por item, troca a placa, processador, placa de video, fonte, memo etc... depois de identificar o problema podemos buscar a solução!

Mas vou dizer algumas coisas que ja aconteceram comigo e por consequência disso o micro não ligava nem a pau:

Um pino de baixo da placa mãe estava encostando no gabinete.

Liguei uma Fan no processador que ligava diretamente na fonte e não na placa-mãe.

Pasta térmica fechando curto no processador.

placa de video mal encaixada.

cabo flat invertido.

jumper do hd em posição incorreta.

Fonte defeituosa!

Se conseguir isolar o problema poste novamente!

Um abraço espero ter ajudado!

Agradeço pela força, mas o problema continua.

Verifiquei tudo o que disse, mas infelizmente não é. Desliguei tudo que é periféricos deixando somente processador, memória e vídeo. Na verdade, deixando somente processador e memória, com a placa em bom estado, ela emite os beeps avisando que algum lugar falta placa ou está com problemas (BIOS AWARD), só que nem beep a placa emite. Acho que é a placa mãe mesmo. Só não tenho certeza. Como posso ter certeza?

Agradeço,

valeu pelas dicas,

Italiano

:bandeira::cry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PESSOAL JÁ DESCOBRI A ORIGEM DO PROBLEMA, VEJAM:

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

PESSOAL DESCOBRI !!!!

OLHA O QUE EU ACHEI NO SITE DA GIGABYTE NO MODELO DE PLACA GA-8KNXP (REV. 1) CLICANDO EM DETAILS :

H/W Monitoring

1. ITE 8712F

2. System health status auto-detect and report by BIOS.

3. Hardware detecting and reporting for case open, power-in voltage, CPU voltage, and fan speed.

EU TINHA CERTEZA QUE ERA NA PLACA MÃE!!! AGORA PERGUNTO PARA vocês:

COMO EU DESARMO ESSA FUNÇÃO PARA MINHA PLACA VOLTAR AO NORMAL?

É certeza que é este sistema, pois quando mexi na placa lembro que começei a desmontar e havia esquecido de desligar a fonte no botão que ela tem ... O sistema armou o case open na BIOS. Como é flash, deve ter gravado nela. Aí está o galho a placa tem duas BIOS TB. Uma é original, a outra uma cópia!

Quero alerta-los que esta placa não tem jumper de clear CMOS, além que ela vem preparada na placa. Entendeu? Ou seja, tem o espaço marcado na placa onde o fabricante deveria ter soldado o socket para jumper. Tem até a tabelinha do lado dele que indica:

Clear CMOS

1-2 : CLEAR CMOS

2-3 : Normal

AGORA SIM QUEM SOUBER RESOLVERÁ O PROBLEMA !!!

AGRADEÇO A TODOS E TENHO CERTEZA QUE QUEM RESPONDER ESTA PERGUNTA AJUDARÁ A MUITOS OS USUÁRIOS DAS PLACAS GIGABYTE, POIS A MAIORIA DOS MODELOS DELA VEM COM ESSE SISTEMA!

Mais uma vez agradeço a todas as dicas e auxilios prestados por todos até o presente momento. Sempre disse que este fórum é o único que forma essa corrente como se todos fossem uma grande família ajudando uns aos outros.

Felicidades a todos,

Italiano!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

SE SOUBER A RESPOSTA, POR FAVOR AGRADEÇO!!!

Felicidades a todos,

Itá!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PESSOAL, COMPLETANDO o que EU DISSE NA RESPOSTA ACIMA EM QUE DISSE DESCOBRI O PROBLEMA!!!

-------------------------------------------------------

Case Open. Olhando melhor no manual, está escrito que esse pino que sitei acima pensando que era um jumper na verdade não é. Veja só:

This 2-pin connector allows your system to enable or disable the "Case Open" item in BIOS, if the system case begin remove.

Então e esse 2 pinos são indicados por uma tabela assim:

pin 1 - Signal

pin 2 - GND

Como devo fazer então para aterrar o pino dessa forma. Pelo que entendi o 2 é o terra certo? E o 1 Signal, ligo onde?

Por favor, espero mais uma vez sua ajuda.

Estou realmente muito agradecido pela sua atenção,

Obrigado.

Italiano!

------------------------------------------------------------

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu baixei o manual da sua mb...

Pelo que eu saiba, esse conector é p/ conectar um fotosensor, que geralmente vem no gabinete ou é adquirido separadamente.

Signal - sinal do sensor;

GND - Terra

A sua placa não possui um sensor "built-in" (pelo menos se tem não consta no manual). Então acho meio difícil sua placa-mãe nem emitir os bips de erro por causa disso. É, ela realmente não tem jumper de Clear-CMOS, o único jeito de resetar as configs. da bios é tirando a bateria.

Sem querer ser chato, mais talvez você já possa ir se acostumando com a ideia de que sua placa-mãe partiu dessa para uma melhor... :seila:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Zero_X7@04 jan 2005, 03:59

Eu baixei o manual da sua mb...

Pelo que eu saiba, esse conector é p/ conectar um fotosensor, que geralmente vem no gabinete ou é adquirido separadamente.

Signal - sinal do sensor;

GND - Terra

A sua placa não possui um sensor "built-in" (pelo menos se tem não consta no manual). Então acho meio difícil sua placa-mãe nem emitir os bips de erro por causa disso. É, ela realmente não tem jumper de Clear-CMOS, o único jeito de resetar as configs. da bios é tirando a bateria.

Sem querer ser chato, mais talvez você já possa ir se acostumando com a ideia de que sua placa-mãe partiu dessa para uma melhor... :seila:

Ah tá entendi ...

Puxa vida será que já era então?

Que droga. Aconteceu isso pela segunda vez.

valeu cara agradeço a sua atenção e de ter disperdiçado tempo comigo.

Forte abraço,

Italiano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal,

Para atualizar a todos que vem tentando de alguma forma dar uma força para o meu problema, quero avisar que já podemos com certeza descartar 3 hardware que não estão causando o problema:

1 - FONTE (Testei todas as saídas no multímetro, está OK)

2 - PLACA DE VÍDEO (Amigo meu trouxe a placa, testamos e não é a causa)

3 - PROCESSADOR (Testei na máquina de um camarada meu)

Outra coisa que podemos descartar é o caso CI da placa. Na verdade lá vai uma chave ou sensor para habilitar ou desabilitar o "Case Open". Outra coisa, em caso de aberto a máquina funciona normalmente, só é emitido um aviso.

Agora, tem outra coisa que observei na minha placa mãe:

Há tres pontos de solda na placa com o nome de BIOS WP. O primeiro ponto está com uma marca de caneta vermelha bem em cima da solda. Os outros dois estão normais. Se eu for seguir a tabela igual dos tres pontos de solda de CMOS, os dois primeiros (1 e 2) zeram a CMOS e os dois últimos (2 e 3) voltam ao estado normal.

ALGUÉM SABE O QUE INDICA O JUMPER BIOS WP? Não se esqueçam que esta placa tem duas BIOS. Será que se eu ligar os pontos aí vou fazer besteira ou vai dar certo?

Quem souber, por favor colabore.

Agradeço muito todos que vem ajudando.

Italiano!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que pesquisei:

BIOS_WP = Bios Write Protection (Proteção contra gravação na/da Bios)

Configuração que alguns fabricantes (ou a maioria?) usam:

Pinos:

1-2 close Write Protect (pinos 1 e 2 fechados - Proteção contra gravação)

2-3 close Write Enable (pinos 2 e 3 - Proteção desativada)

Como você mesmo disse, são apenas pontos de solda. Significa que a função não foi implementada na placa (nem mesmo na rev. 02). Então não recomendo você tentar ligar esses pontos, pois não se sabe o que pode acontecer.

Esse jumper habilita ou desabilita a capacidade de gravar na Flash EEPROM da bios (acho que para impedir que alguém atualize a bios sem saber muito bem o que está fazendo e f. tudo). Mesmo que sua placa tivesse essa função, creio que isso também não teria relação com o problema. Espero que tenha ajudado. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Cara acho mesmo que sua placa foi pro espaço, tente mandar alguem que conserte placa mãe dar uma olhada, se na sua cidade não tiver ninguém, posso te dar uma força se quiser, aqui onde moro tem uma empresa onde os caras são feras e resolvem praticamente todos os problemas de MB, exeto quando queima o chipset, se quiser pode entrar em contato comigo via msn e você pode mandar essa placa ver se tem jeito, terei prazer em ajudar!

O custo do serviço dos caras é normalmente de 30 a 60 reais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...