Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como saber se o álcool isopropílico que comprei...


PHaNToN oF OpERa

Posts recomendados

Pessoal, eu estou precisando comprar o álcool isopropílico e já achei em uma loja de eletrônica, mas eu tenho uma dúvida, como eu posso saber se ele é mesmo álcool isopropílico puro? Pois quero limpar o DIE do meu processador com ele mas sem me meter em problemas por causa dele ser alcool comum e tal.

Como saber se ele é isopropílico ou não? Tem alguma maneira?

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o alcool isopropílico tem um cheiro característico, bem diferente do cheiro do alcool de uso doméstico (mistura de alcool etílico + agua). O problema é que infelizmente isso não garante nada. Para ter certeza mesmo da pureza, só fazendo análise (ou pelo menos comprando em lugar de confiança)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema do álcool comum é que ele contém água.

Para saber se o álcool que você comprou contem água (pelo menos em excesso), passe com um cotonete em uma superfície lisa e que não absorva líquidos (vidro, por exemplo).

Repare se o líquido seca por completo e relativamente rápido (assopre para ajudar) ou se ficam gotículas.

Eu tenho álcool isopropílico e ele seca por completo e rapidamente quando sopramos e ele tem cheiro de acetona mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se você comprou em loja de eletrônica pode confiar , ninguém poe a venda alcool normal com o nome de Isopropilico. mas.. se você ta com medo , troca ideia com o cara da loja, pra saber da procedencia... mas tipo assim.. alcool normal tem seu cheiro caracteristico ( hehe pinga =Pto brincando hehe)e o Isopropil, tem um odor mais caracteristico de Acetona de tirar esmalte e tal... a evaporacao não garante nada colegas, é muito relativo pra se confiar 100% nisso... mas sei la.. se você conhece a loja, confie neles e use o alcool na boa =) mas tipo assim.. desligue o pc da tomada, tire o processador do slot, limpe ele com o isopropil, deixe secar bem ( eu não passaria pano pra secar não.. ) só ponha de volta quando tiver 100% de certeza que esta seco.. ahh.. e não vai inundar o processador..um pano umidecido com o isopropil basta.. ou mesmo um cotonete ok colegA?

depois que estiver seco, passe tambem um pincel anti-estatico (aqueles de fazer a barba, mas não os de pelo sintetico, mas sim os de pelo de PORCO e tal.. )

pra limpar as sujeirinhas do ar tipo po etc..

Desculpem se falei besteira colegas, to só querendo ajudar, me corrijam se possivel..! abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa que lembrei, o álcool isopropílico mancha superfícies de plástico preto de forma irreversível ... você pode derramar um pouco num plástico preto qualquer tipo o de carcaça de produtos eletrônicos, como rádio, teclado, etc... e teria de ficar uma mancha esbranquiçada... com a Acetona isso também ocorre, curiosamente. O álcool etílico evapora sem deixar resíduos visíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, valeu amigos! Eu já tinha visto um álcool 98 %... e foi passado numa placa velha e ele secou em certa de 5 minutos... muito rápido... é vou perguntar mesmo lá na loja de eletrônica e tal.. valeu! é.. pois o meu maior medo é limpar processador... medo de lascar o die por causa do cotonete sei lá, e outra... ele é pontudo nos cantos e dá mais medo ainda de se quebrar algo... ou mesmo limpar as vezes os lados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...