Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte queimando....


Emuguy_BR

Posts recomendados

Bom dia amigos!

Estou com um problema e gostaria de compartilhar com vocês porque sei que alguem ja pode ter passado por isso.

Vem ocorrendo uma coisa muito estranha no meu micro....a uns 2 meses atras ele começou a queimar as fontes....o estranho é q a fonte continua passando corrente para a plca mae..o led da placa acende e da lan tambem...mas quando se aperta o botao liga/desliga a fonte não estarta...já abri as fontes que queimam e não consigo identifcar nenhum componente queimado ou até mesmo o fusivel queimado...tudo esta na mesma que fosse novo....nada de cheiro de queimado etc..

alguem poderia me dar uma dica do que esta acontecendo com meu micro?? Já troquei estabilizador, cabo coloquei um cooler de cobre no meu processador e o mesmo após muito tempo voltou de novo...

Se alguem aí suspeitar de algum componente da fonte que possa estar com problemas me diga...

obrigado pela ajuda dos amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já pensou em levar sua placa-mãe pro conserto ? Pode ser ela que está fazendo as fontes queimarem, deve haver algum tipó de curto nela que sobrecarrega a fonte e queima. Outro ponto relevante é você ter aterramento na tomada que você usa, você sabe se tem aterramento ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fontes Genéricas..hmmm acho que não....paguei uns 60 conto em cada uma delas...inclusive uma delas era da IBM.... todas 400W e tal.

Sobre placa mãe não pode ser, porque são placas mães novas e o problema aconteceu em 2 placas diferentes...agora uma coisa chamou minha atenção nisso tudo....Eu possuo sim aterramento nessa tomada que uso o pc...será q pode ser isso??

Sei que depois de algum tempo tem de trocar a mistura dos químicos que fica junto a barra de cobre não é??

Qual seria a sua dica JCJP?

Obrigado a todos pela ajuda por enquanto!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei que é difícil isso acontecer mas verifique se não está vindo tensão (Volts) do neutro ou do terra, e ainda se possível medir o aterramento usando um terrômetro, mas esse equipamento geralmente só pessoal especializado que tem. Um bom teste seria você levar seu micro na casa de uma amigo, com outra fonte boa (mas tem que ter certeza que ela tá boa) ver o que acontece, se o problema estiver na sua casa, na casa de seu amigo vai funcionar belezinha :joia: beleza!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza amigao obrigado pelas dicas!

Eu tenho esse aterramento só nessa tomada aqui do quarto...então ach que vou ligar o estabilizador em outra tomada...

assim tiro essa dúvida...tambem verei se chamo o cara que fez o aterramento aqui a uns 1,5 anos e peço pra ele dar uma olhada!

obrigado pela dica... :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não entendi bem o que quis dizer....se a fonte queimou realmente, não arma, não há tensão nas saídas e assim, nada deveria acender ou funcionar!

Mediu as saídas? Quais voltagens aparecem nelas?

Outro ponto que deve checar, é se na tomada tripolar, não houve inversão do fase com neutro, terra. Isto poderia apresentar "distúrbios" elétricos.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal certeza que a fonte queimou..possuo uma asus a7n8x-x a mesma em um led de energia que acende assim q se coloca a fonte na tomada...

ela não liga, porém continua passando corrente par a placa-mãe...ela dá de girar o cooler mas nem liga....já abri ela e verifiquei componentes, fusivel e nada de queimado..ela simplesmente não starta a placa mãe só isso.. estranho q isso tambem aconteceu com uma fonte lá no serviço...

até agora não sei explicar o que a fonte bichou ou tem de errado.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo

Se não detalhar o que realmente tá tentando dizer, vai ficar difícil alguém ajudar!

Você disse que a fonte queimou. Passa corrente para a placa-mãe e o fan até gira! Como é que uma fonte queimada vai fazer um fan girar?! :angry:

Fonte que funciona e PC que não dá boot são coisas diferentes....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode ser a fonte queimada sim...

Já peguei varias fontes que começa a inciar o sistema mas não aguenta manter a potencia. Cheguei a testar fonte que as saidas estavam com valores muito bons, testes todas as saidas com multimetro e todas elas estavam com diferenças menores do que 5% (sem carga). Na hora que ligava na placa mãe nem dava sinal de vida. Outra inciava o HD, CD,... Mas não conseguia ligar o computador...

Em relação as fontes que você usou todas elas eram genéricas.

Procure por fontes da Seventeam, da ThermalTake, as novas da Vcom (AP-450X), as TTGI, ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que tô questionando é uma frase dessa: "...ela dá de girar o cooler mas nem liga..."!

Então, o fan da fonte tenta girar e para? Gira e continua girando?

Mediu as saídas?

O que tá faltando é uma descrição mais acurada do que tá ocorrendo AI em sua frente!

Outra coisa, se a fonte consegue manter algum hardware em funcionamento, então não tá "queimada"! Tem problemas, mas não tá queimada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz... é o seguinte.... você tem que testar uma por uma das peças... você está condenando a fonte sendo que pode ser outra coisa...

Primeiro: pegue uma fonte que você tenha certeza que funciona e ligue no seu computador, não funcionou, retorne ela onde estava, funcionou ? Entou o problema está no seu computador.

Segundo: aí você tem que começar a testar as outras peças... pegue todas as outras peças menos a placa-mãe e ligue em outra placa-mãe que sirva, se funcionar ... a placa-mãe foi pro pau... se ainda assim não funcionar... o problema pode ser memória ou processador... repita o mesmo tipo de procedimento feito na placa-mãe... entendeu ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí amigao não precisa escrachar!!

se você soube ler o que eu disse leia de novo em maiusculo!!!

A FONTE TENTA STARTAR MAS não ESTARTA OU SEJA É MESMA COISA QUE não LIGAR FIAO!!!

O PC não INICIALIZA CORRETAMENTE..não tem tela de bios nem nada monitor...Entendeu agora??????

ou seja não tenho nada na tela...outro hardware com problema?? difícil..porque é só eu por uma fonte q sei q esta ok e o micro funciona normal....e em qualquer micro que eu faça o teste da fonteusando essa fonte aparentemente queimada acontece o mesmo problema...o micro não funciona.

descrição mais detalhada do q eu ja dei impossivel...o led interno da placa-mãe da asus indica q a fonte passa a corrente para a placa mas a placa não incializa...não tem boot nem nada...troco a fonte por uma boa e bingo...o micro inicializa normalmente.

Tenho certeza q é a fonte porque como disse anteriormente em qualquer placa que eu faça o teste acontece isso..a fonte passa a corrente para a placa mas quando aperto o botao liga/desliga da torre ele não inicializa a placa mãe...seja ela qual for e de qual micro for.

Tem sido um fato bastante curioso, postei aqui na intuição de ver se alguem mais ja passou por isso...e não pros caras ficarem bravos e quererem escrachar...na boa galera se todos somos técnicos de informática acho que devemos nos unir e tentar achar solução porque amanha pode ser q um de vocês aí do outro lado que esteja com o mesmo problema que o meu.

Em 8 anos de técnico eu nunca vi isso acontecer e todo mundo que eu falo não consegue entender nem dizer o que acontece....

bem é isso... obrigado pela ajuda de todos mais um vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É isso amigo, palma, não criemos cânico! :D

Com essa informação de que essa mesma fonte(suspeita) não deixa outro PC funcionar e, esse mesmo PC(suspeito), funciona normalmente com outra fonte, podemos concluir que verdadeiramente a fonte tem problemas.

Pelo exposto por você, a indicação do problema me leva a crer que há fuga em algum dos diodos schottkys de uma das linhas! Isto é o mais comum....

Já fez o teste com a fonte desconectada da placa-mãe e ver se ela arma normal? Se armar, coloque alguma carga em cada linha, uma de cada vez. Tendo fuga, conforme citei, ao inserir carga na referida linha, a proteção irá desarmar a fonte....ai será conclusivo.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Emuguy_BR@03 jan 2005, 21:44

Pessoal certeza que a fonte queimou..possuo uma asus a7n8x-x a mesma em um led de energia que acende assim q se coloca a fonte na tomada...

ela não liga, porém continua passando corrente par a placa-mãe...ela dá de girar o cooler mas nem liga....já abri ela e verifiquei componentes, fusivel e nada de queimado..ela simplesmente não starta a placa mãe só isso.. estranho q isso tambem aconteceu com uma fonte lá no serviço...

até agora não sei explicar o que a fonte bichou ou tem de errado.

abraço

Aqui na minha a7v8x-x uma vez queimou uma de 450watts , ela não ligava o pc , mas ligava o led da placa-mãe :D:blink:

[]´s

Caio

Já to diminuindo o leite das crianças pra pegar minha Seventeam :D ahuahaua(brincadera num tenho filho não) :D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Emuguy_BR@04 jan 2005, 21:11

aí amigao não precisa escrachar!!

se você soube ler o que eu disse leia de novo em maiusculo!!!

A FONTE TENTA STARTAR MAS não ESTARTA OU SEJA É MESMA COISA QUE não LIGAR FIAO!!!

O PC não INICIALIZA CORRETAMENTE..não tem tela de bios nem nada monitor...Entendeu agora??????

ou seja não tenho nada na tela...outro hardware com problema?? difícil..porque é só eu por uma fonte q sei q esta ok e o micro funciona normal....e em qualquer micro que eu faça o teste da fonteusando essa fonte aparentemente queimada acontece o mesmo problema...o micro não funciona.

descrição mais detalhada do q eu ja dei impossivel...o led interno da placa-mãe da asus indica q a fonte passa a corrente para a placa mas a placa não incializa...não tem boot nem nada...troco a fonte por uma boa e bingo...o micro inicializa normalmente.

Tenho certeza q é a fonte porque como disse anteriormente em qualquer placa que eu faça o teste acontece isso..a fonte passa a corrente para a placa mas quando aperto o botao liga/desliga da torre ele não inicializa a placa mãe...seja ela qual for e de qual micro for.

Tem sido um fato bastante curioso, postei aqui na intuição de ver se alguem mais ja passou por isso...e não pros caras ficarem bravos e quererem escrachar...na boa galera se todos somos técnicos de informática acho que devemos nos unir e tentar achar solução porque amanha pode ser q um de vocês aí do outro lado que esteja com o mesmo problema que o meu.

Em 8 anos de técnico eu nunca vi isso acontecer e todo mundo que eu falo não consegue entender nem dizer o que acontece....

bem é isso... obrigado pela ajuda de todos mais um vez.

Ohhh rapaz... B) ninguém tá brigando não.... quis dizer aquilo numa boa.... ninguém é dono da razão por isso pedi pra você fazer aqueles passos... pois não estava entendendo o que estava acontecendo... beleza... se você tem certeza que é fonte então porque não trocou ?? Não entendi... desculpe mais uma vez se fui mal interpretado. O intuito era ajudar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é caro EMUGUY, você simplesmente interpretou errado, mas sem problemas, agora que você explicou mais detalhadamente o problema, isso leva a dizer que a fonte TEM PROBLEMAS, não está QUEIMADA. Como o MEIRANETO disse, procure testar os schotkys e posta o resultado..

Esquenta não...... <_<

T+ :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

ô genti! eu tambem peço desculpas pelo mal entendido gerado.

Eu to ficando meio sacudo com isso porque mais ou menos de 2 em 2 meses isso acontece. :muro:

Não manjo muito de eletrônica mas vou levar as fontes pra analise em um amigo q manja, vamos ver o que acontece.

Venom.Team é realemnte isso que acontece aqui cara....led interno da placa mãe e lan acesos mas nada da fonte startar.

Bom seguindo muitas das ajudas de vocês, resolvi eliminar o pino terra hoje do meu aterramento e irei observar o que acontece, levando a crer q possa ser este o problema...sei lá...o terra pode estar danificando as fontes apos um certo tempo de uso.

Mas quero agradecer a atenção e a ajuda de todos vocês, e pedir desculpas se fui grosseiro ou algo semelhante. Somos técnicos e estamos no mesmo barco. Espero poder retribuir essa ajuda que vocês me deram algum dia.

Abraço a vocês amigos!

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

<_< Estou com o mesmo problema, já troquei três fontes do meu micro, mudei ele de tomada, mudei de estabilizador, usei um nobreak, mas cada vez mais a fonte funciona por um período menor de tempo, a última funcionou somente 4 dias, inclusive tive o mesmo pblema com o cooler do processador, que funcionava mesmo com o micro desligado.

Minha placa mãe é uma abit KT7-Raid com um processador athlon 750, creio que o problema seja na placa mãe, pois a ultima fonte que queimou estava na garantia, levei na loja e ela funcionou lá, mas quando ligo no meu micro não funciona, é como se a placa mãe só funcionasse com fontes novas, não consigo achar a resposta para esse problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EStou com este mesmo problema!

exatamente a mesma coisa acontece comigo"

o cooler da um giro e para, o micro não starta!

porém, as vezes ele liga, entra no WinXP mas trava com 1 minuto .

Quando vou tentar novamente, ele volta a não girar o cooler e não startar a makina!

as vezes penso q é um modulo de memoria

sei la

muita sujera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Zedoprato

No seu caso em particular, observe que você é um "feliz" usuário de uma A7V8X-X! Essa placa é muita suspeita. Basta ler os vários tópicos de usuários com problemas de fontes com essa placa.

O outro colega tem problemas mais complexos de encontrar solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

to passando pelo mesmo problema

A diferença é que quando coloco outra fonte no pc ela para na hora

e fica não consegue startar nem em outra maquina ( gira o cooler uma vez e desliga tudo )

To desconfiado da MB

Assim que conseguir uma placa mãe de PIII vou fazer o teste

Se der certo eu posto aqui

Flws

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...