Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Deixar Seu Win Xp Mais Leve


Visitante

Posts recomendados

Como Deixar Seu Win Xp Mais Leve

Segundo a Microsoft, a configuração mínima para poder executar o Windows XP é um PC com processador a 233 MHz e apenas 64 Mb de memória. Até aqui tudo bem, agora pare e pense um pouco e tente recordar se alguma vez você viu algum PC com essas características a executar na sua plenitude o referido sistema... A maioria das pessoas responde "nenhum"! O que se passa é que os elementos visuais presentes no Windows XP são extremamente pesados e, pior, vêm todos activados por “defeito”. Como se isto não bastasse, existem outras opções que são totalmente desnecessárias e que só fazem o sistema pesar ainda mais. Neste tutorial, vamos explicar como podemos fazer uma verdadeira dieta ao Windows XP, desactivando todas e quaisquer opções que influenciem directamente a velocidade do sistema. Sinceramente não podemos afirmar se com estas alterações o sistema ficará tão leve de forma a poder ser executado numa máquina com os requisitos mínimos apresentados pela Microsoft, mas podemos garantir que haverá sem dúvida um ganho de performance considerável, independentemente do PC utilizado.

Desktops Personalizados, Não !

A arte (se assim poderemos chamar) de personalizar os desktops de forma a parecer diferentes e radicais (apelidado de deskmod) é sem dúvida muito agradável e entusiasmante, mas é um veneno para minar o desempenho geral da máquina. Programas abertos consomem mais memória, gráficos mais elaborados exigem mais da placa de vídeo, e todo este conjunto faz sofrer o processador. Então, a primeira providência a ser tomada é eliminar qualquer restos ou vestígios de deskmod que exista no Windows.

Vamos começar pelo grosso: programas! StyleXP, Samurize, Rainlendar, Y'z (todos), enfim, qualquer programa de deskmod deverá ser desinstalado. Isso economizará uma grande quantidade de memória.

A seguir, iremos abolir o papel de parede. Apesar de que nos PCs actuais ele não faça muita diferença, nos antigos é uma tortura maximizar/minimizar uma janela, devido ao tamanho do papel de parede. O caminho para tirá-lo é o seguinte: botão direito no desktop, clique em Propriedades; na janela que se abre, clique na aba Área de trabalho. Em Plano de fundo, seleccione a opção (Nenhum). Por fim, clique em Ok. Você pode mudar a cor de fundo do desktop navegando até a aba Aparência desta mesma janela, clicando no botão Avançada e, na nova janela que se abre, seleccionando sua cor predilecta.

Certifique-se também de não usar protecções de ecran demasiadamente pesadas. Use aquela normal (Windows XP), ou então desactive este recurso (recomendado!). Tudo isso pode ser configurado nas Propriedades de Vídeo, aba Protecção de ecran.

Para terminar esta parte, active o tema clássico do Windows. Nas Propriedades de Vídeo (janela a que nos referimos nos parágrafos anteriores), logo na primeira aba (Temas), escolha a opção Tema clássico do Windows e clique em Ok.

• Desactivar efeitos especiais

A interface do Windows XP, como já foi dito, traz inúmeros efeitos que embelezam o ambiente de trabalho, mas comprometem o desempenho. O que faremos agora é desactivar todos, sem excepção. Para começar a esta limpeza, comecemos pelas Propriedades de Vídeo; lá, navegue até a aba Aparência, e clique no botão Efeitos…. Configure as opções desta janela como na figura abaixo:

%7Boption%7Dhttp://www.cdrwxp.co.pt/images/guides/light_xp/2.jpg' border='0' alt='' />

Só uma nota: o método Clear Type, embora seja recomendado para melhorar a visualização da imagem em monitores LCD (de cristal líquido), tem um efeito muito bom em monitores CRT. Active a opção e veja a diferença

O nosso próximo passo é eliminar mais efeitos visuais. Vá até as Propriedades do sistema (botão direito no Meu Computador, clique em Propriedades), e entre na aba Avançado. Logo no primeiro ecran da janela que se abriu, clique no botão Configurações da primeira caixa (Desempenho). Na nova janela, marque a opção Ajustar para obter um melhor desempenho. Dê Ok e pronto!

No Explorer, vá até o menu Ferramentas, e entre em Opções de pasta. No primeiro ecran, em Tarefas, marque a opção Usar pastas clássicas do Windows. Dê Ok, vá ao menu Exibir, accione a opção Barra de status, e marque também a opção Detalhes. A seguir, volte às Opções de pasta, entre na aba Modo de Exibição e clique no botão Aplicar a todas as pastas.

Vamos agora dar uma ajeitada no Menu Iniciar. Clique com o botão direito nele e vá até Propriedades. No primeiro ecran, configure desta forma :

%7Boption%7Dhttp://www.cdrwxp.co.pt/images/guides/light_xp/3.jpg' border='0' alt='' />

Em seguida, navegue até a aba Menu 'Iniciar'. Embora o Menu Iniciar normal seja recomendado, e de facto seja superior, neste tutorial especificamente recomendamos a adopção do Menu Iniciar Clássico. Como este artigo de destina a computadores de baixo desempenho, nestes casos o Menu Iniciar normal é mais pesado, sim. Seleccionando o clássico, clique no botão Personalizar... que se acende. Na parte baixa da nova janela (Opções avançadas do Menu 'Iniciar'), quanto menos itens estiverem seleccionados, melhor! Trate de deixar apenas os vitais; tudo que for irrelevante, desmarque. Dê Ok, e confira seu novo Menu Iniciar.

• Uma ajuda de peso: Tweak UI

Para quem não conhece, o Tweak UI é o membro mais ilustre da "mini-família" de programas para Windows XP pela Microsoft denominada PowerToys. Ele é um utilitário que permite ao usuário alterar diversas configurações antes ocultas do Windows XP. Iremos agora aos pontos principais no que se refere à economia de recursos do sistema. Para facilitar a demonstração de quais opções activar ou não, as explicações de cada opção será dada na mesma ordem que está no programa. Só faça as mudanças citadas abaixo; o que não for comentado, deixe como está.

General: desmarque todas as opções.

Explorer: desmarque a opção Allow Recent Documents on Start Menu.

Explorer > Thumbnails: Em Image Quality, mova a barrinha para Low.

Taskbar: desmarque as opções Enable balloon tips e Warn when low on disk space.

Desktop: Só deixe o que você achar necessário (sugestão: só o Meu Computador).

Templates: Aqui a regra é a seguinte: quanto menos, melhor! Sugestão: deixe somente o Bloco de Notas.

Agora dê um Ok e sinta a diferença

• Menu Iniciar organizado

Cada programa instalado no Windows adiciona atalhos no Menu Iniciar, que facilita o acesso à documentação, extras e ao próprio programa. Cada programa cria uma pasta no Menu Iniciar, o que vai “engordá-lo”, ficando este cada vez maior e mais pesado. Vamos aprender agora a organizar o Menu Iniciar, processo qual nos trará dois benefícios: maior organização e consequente facilidade em encontrar o que se procura, e mais velocidade de abertura do menu em computadores lentos.

O Menu Iniciar é composto por duas pastas, uma pública, compartilhada (All Users), presente em todas as contas, e outra particular, específica de cada conta. Veja o caminho delas no Explorer:

Pública / compartilhada

C:\Documents and Settings\All Users\Menu Iniciar\Programas

Particular

C:\Documents and Settings\[usuário]\Menu Iniciar\Programas

Se apenas usa o computador, ou então pretende compartilhar o mesmo menu com os outros utilizadores, concentre-se na pasta All Users. Caso contrário, será preciso deixar esta pasta vazia (com excepção das pastas Acessórios e Ferramentas administrativas), e concentrar-se em cada pasta particular. Neste tutorial, vamos supor que o menu será compartilhado por todos os utilizadores; então, fiquemos na pasta All Users.

Antes de começarmos, veja um exemplo de Menu Iniciar organizado:

%7Boption%7Dhttp://www.cdrwxp.co.pt/images/guides/light_xp/4.jpg' border='0' alt='' />

continua..........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De inicio, crie pastas que discriminem certo tipo de programa (dentro da All Users). Alguns exemplos: Internet, Utilitários, Multimédia etc. Nestas pastas ficaram os atalhos dos programas.

Para terminar, navegue pelas pastas que foram criadas pelos programas durante a instalação, copie o atalho principal para uma das pastas criadas, e apague a do programa. Veja a imagem abaixo para se localizar melhor:

%7Boption%7Dhttp://www.cdrwxp.co.pt/images/guides/light_xp/5.jpg' border='0' alt='' />

%7Boption%7Dhttp://www.cdrwxp.co.pt/images/guides/light_xp/6.jpg' border='0' alt='' />

Repita este processo com todos os programas presentes no Menu Iniciar.

• Dieta na inicialização

Alguns programas, visando a comodidade, iniciam-se automaticamente cada vez que é executado o Windows. Isto faz com que o carregamento do sistema demore mais que o normal. Logicamente, alguns programas têm que abrir em conjunto com o Windows, como é o caso do anti vírus. Mas outros, como programas de IM (ICQ, MSN Messenger etc.) são totalmente dispensáveis, afinal de contas, você não os usará assim que ligar o PC (pelo menos a maioria age dessa forma =) Há duas maneiras de remover estes programas da inicialização: configurando para que isto não aconteça directamente nas opções dos programas, ou mexendo no msconfig.exe. A desvantagem do primeiro método é que nem sempre os programas dão ao utilizador esta possibilidade de decisão. Portanto, iremos aprender a maneira mais fácil e rápida, pelo Utilitário de configuração do sistema.

Para entrar nesta aplicação, vá ao Menu Iniciar, clique em Executar..., e digite "msconfig.exe" (sem aspas); dê Ok e uma janela abrirá. Nesta janela há várias abas, com algumas possibilidades de personalização. Sem porder mais tempo, vamos ao que nos interessa, a aba Inicializar. Nesta, há três colunas: Item de inicialização, que é o nome do programa/aplicação, Comando, que é o que o próprio nome diz, o comando que o Windows utiliza para iniciá-lo, e Local, que refere-se ao lugar onde determinado arquivo/programa está.

Alguns programas você identifica pela coluna Comando, pois ali se encontra, na maior parte das vezes, o caminho do atalho do software. Tente desmarcar o máximo de itens possível; só reforçando, o único que deve ser deixado com certeza é o anti vírus; ademais, todos podem ser dispensáveis, dependendo apenas de você.

• Dicas gerais

Algumas considerações antes de terminarmos. Procure alternativas a programas pesados, porém essenciais. Quer um exemplo? Ao invés de usar o MSN Messenger e/ou ICQ, prefira o Miranda-IM, que além de ser infinitamente mais leve que aqueles, tem uma ampla gama de recursos e suporta ambos protocolos.

Faça diagnósticos e reparos periódicos no Windows, como desfragmentação, limpeza do registro, de arquivos obsoletos, entre outros.

• Para Finalizar...

O Windows XP emagrece alguns quilos depois deste tutorial =) Como já dissemos não sabemos ao certo se mesmo com todas estas dicas, os PCs com requisitos mínimos serão capazes de executar o sistema; se assim não for, então será melhor a Microsoft rever os seus conceitos, pois, mais leve que isso, só usando o DOS =P

Fonte:CDRWXP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...