Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Porque só existem a Intel e AMD


e-spyko

Posts recomendados

Desde muito tempo atrás eu não etendo porque as tecnologias de fabricação de processadores estão limitadas a apenas duas empresas.

Mas as placas de vídeo também possuem processadores incorporados, e esses processadores são fabricados por quais empresas?

Talvez se houvessem tantas marcas de processador como há de placas mãe, teriamos processadores bem mais baratos devido a concorrência entre as empresas de processadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é uma questão interessante...

Antigamente, no tempo dos Pentiums-100, havia ainda a Cyrix, que muito provavelmente não conseguiu seguir o rítimo da competição e da busca por superioridade da AMD e Intel, e foi comprada pela VIA... ainda haviam outros fabricantes naquele tempo remoto, mas não me recordo deles neste momento.

Quanto às VGA's, acho que é a mesma história, no tempo das GF2 tinha a 3DFX com seu famoso Voodoo e a SiS com o Xabre, a pressão da concorrencia das duas maiores empresas do ramo ATi e Nvidia aumentou e ambas não aguentaram, a 3DFX foi comprada e a SiS parou de fabricar VGA's...

Acho que vai ser assim mesmo por um bom tempo, duas empresas extremamente competitivas (IntelxAmd e NvidiaxAti) lutando cada vez mais por novas tecnologias que atraiam mais consumidores..

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai produz melhor processador pra criptografia.

Mips melhor pra graficos.

IBM, PPC64.

Frescale, PPC.

IBM, Toshiba, Sony, Cell.

Existe 1 na asia que produz processadores, para varios segmentos, não lembro o nome, diz ser a maior produtora de cips.

Existe outra que produz processadores pra Nasa, não lembro o Nome mais eles são (pesados) exite OS programas, vou procurar o Link.

Tem uma com um novo processador Risc no merdaco.

Cyclites.

Têm bastante empresas, não existe computação somente sobre Windows.

Eu vou postar o resto depois acordei agora muito sono.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 15 anos depois...
Em 31/12/2004 às 21:27, Visitante: Kobal disse:

Saiu isso agora no Slashdot

http://www-106.ibm.com/developerworks/libr...lnxw01PowerYear

Via e Transmeta tb são x86, inclusive o da Transmenta é um processador bem moderno mmx, sse, sse2, hypertransport, nx, so não têm ainda é (clock) eles têm uns laptoop maneiro.

Que brisa é essa doido, cara ta totalmente fora desse plano

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Em 31/12/2004 às 20:12, e-spyko disse:

Desde muito tempo atrás eu não etendo porque as tecnologias de fabricação de processadores estão limitadas a apenas duas empresas.

Mas as placas de vídeo também possuem processadores incorporados, e esses processadores são fabricados por quais empresas?

Talvez se houvessem tantas marcas de processador como há de placas mãe, teriamos processadores bem mais baratos devido a concorrência entre as empresas de processadores.

Acredito que seja tanto pela complexidade na produção quanto pela arquitetura. A competição entre AMD e Intel é mais proeminente porque essas duas empresas são os principais fabricantes de processadores x86, que são os mais comuns em computadores pessoais. Ambas as empresas têm uma longa história na fabricação de CPUs para desktops, laptops e servidores, e tradicionalmente dominaram o mercado de processadores para PCs então ao que parece seria mais pela arquitetura mais implementada mesmo. (é só uma visão minha disso)

Em 31/12/2004 às 21:26, edurm disse:

Realmente existem outros empresas de peso, mais pra processador desktop só mesmo a intel e a AMD

poderiamos perguntar também, por que praticamente só existe a Microsoft no mercado de O.S. privado. ?

A Microsoft estabeleceu parcerias estratégicas com fabricantes de computadores (OEMs), visto que seu notebook novo já costuma vir com o Windows instalado, o que é mais prático. Tornando o Windows o S.O popular mesmo sendo pago, a estratégia de marketing deles sempre foi fazer as pessoas acreditarem que não existe S.O que se equipare com eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...