Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD tem conserto?


Meiraneto

Posts recomendados

  • Membro VIP

Por Tecnociencia! http://superdownloads.ubbi.com.br/materias...or=Tecnociencia

"Na função de moderador do grupo de estudo sobre recuperação de dados e manutenção de HD recebo diariamente perguntas relacionadas com o assunto, uma das perguntas mais populares referente à técnica de consertar HD é a dúvida sobre o qual a média de sucesso é possível atingir. Para esclarecer melhor esta dúvida gostaria de comentar de forma resumida o resultado do estudo efetuado pela tecnociência.com.br em 2.000 HDs onde foram observados alguns itens que acredito serem úteis para esta dúvida.

O estudo foi desenvolvido com parceiros de assistência técnica, e técnicos independentes que aceitaram preencher o formulário de atendimento detalhando assim o ambiente, diagnostico e solução do problema. Por uma questão comercial o relatório não abordou a técnica de manutenção HD empregada entendendo que esta é parte do segredo profissional que garante a livre concorrência.

Os principais problemas detectados foram:

17%.........Saturação de circuito

33%........Controladora com defeito

48%........Erro por vírus

27%........Erro físico na mídia

39%........Erro lógico na mídia

5% .........Erro físico na agulha

3% .........Erro físico no motor

26% .......Erro de usuário

É importante salientar que em alguns casos um único disco chegou a possuir três ou mais erros em conjunto. Isso ocorre devido ao fato de um erro na controladora ser capaz de provocar erro físico e/ou lógico na mídia, agulha e/ou motor.

Saturação de circuito, Erro físico na mídia e Controladora com defeito:

Usou-se o termo saturação de circuito para o bloqueio do HD, neste caso o disco não responde até a energia contida na controladora ser descarregada. 93% dos casos observados o HD estava instalado em computadores sem aterramento ou com aterramento inadequado. 69% dos casos o computador onde o disco estava instalado não possuia ventilação adequada provocando aquecimento inadequado.

Erro por vírus:

74% no momento do ataque não possuíam antivírus atualizado ou com a proteção automática ativado. 6% autorizaram a entrada do vírus manuseando inadequadamente o antivírus. 20% O vírus passou por falha do antivírus.

Na manutenção do HD em um contexto geral, em média 60% conseguem ser recuperados uma ou duas vezes por um período médio de um a dois anos se o técnico possuir as ferramentas adequadas e também materiais de reposição, principalmente controladoras para substituição. Na recuperação de dados 80% dos dados em uma média geral conseguem ser recuperados e o sucesso parece estar muito mais ligado a técnica empregada, uma vez que 98% dos técnicos entrevistados usam vários programas diferentes em um mesmo problema até atingir seu objetivo.

Dos 2.000 HDs consertados 30% não puderam ser recondicionados, 6% voltaram na primeira semana, 4% voltaram na segunda semana. Dos 2.000 HDs em que se tentou recuperar dados 78% obtiveram recuperação total, 12% a recuperação foi parcial e 10% não foi obtido nenhum sucesso.

É muito importante salientar que a média de manutenção HD esta relacionada ao fornecimento de peças de reposição, e a estatística de um técnico sem um fornecedor de componentes e/ou controladoras e demais peças parece sugerir uma média de manutenção inferior a 48% uma vez que esta é a taxa de problema lógico e não físicos.

A comunidade tecnociência.com.br esta elaborando o desenvolvimento de um banco de dados de uso geral, para que técnicos possam cadastrar detalhes sobre os discos e computadores onde será possível cruzar dados na busca por melhores técnicas de manutenção e diagnóstico. Este projeto terá inicio em abril de 2005 e os interessados em participar deverão cadastrar-se na comunidade tecnociência no link tecnociência.com.br/comunidade."

Jéferson Silva (JSilva) - Gerente de projetos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...