Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alguém aí tem empresa?


megamanx

Posts recomendados

Quero abrir uma micro empresa de serviços mas não faço a mínima ideia de, depois de aberta, como manter as obrigações fiscais/tributárias. Onde posso ver sobre como fazer isso? A respostas que todos me dão é contrate um contador mas eu não tenho como.Aqui na minha cidade cobram em média 200 reais por mês e isso é inviável para o meu micro investimento e projeção de ganhos no ínicio..A única solução que estou vendo é fazer isso eu mesmo , mas não sei como e nem no Sebrae querem me dizer, eles dizem que posso fazer mas que não vão me dizer como.Devem ter um esquema lucrativo com o sindicato dos contadores. :huh:

Se alguém puder me dar uma luz..muito obrigado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

tenho uma microempresa e infelizmente vou ter que te falar: é obrigatório (por enquanto) a contratação de um profissional de contabilidade. (está havendo mudanças para que nós próprios possamos abrir e tocar a coisa, mas ainda é obrigatório o contador).

Para abrir a firma, você vai gastar em torno de R$ 240,00 em TAXAS DE ABERTURA e em torno de 100 reais para fazer as NF.

Por aqui o profissional cobra por mes MEIO SALARIO MINIMO para prestar serviços.

Opte pelo SIMPLES, pois o imposto por nota é em torno de 4,5% sobre as notas emitidas. Caso não opte, o imposto chega a 12%!! Isso no caso de vendas, no caso de serviço, além do SIMPLES tem o ISSQN (que varia de município, pois é imposto municipal)

ou seja, se eu não ganho nada num mês, gasto no mínimo R$ 150,00 para pagar o contador.

Boa sorte com seu empreendimento!

:bandeira:

PS: A ABERTURA em si você mesmo pode fazer:

1) vá a JUNTA COMERCIAL da cidade e se informe como abrir lá.

2) vá na RECEITA FEDERAL para cadastro doCNPJ

3) vá na SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO para a Inscrição Estadual

4) vá na PREFEITURA para cadastramento do ISSQN e do alvará (caso vá abrir loja)

CADASTRE-SE COMO EMPRESA DE VENDAS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (MESMO QUE NÃO VENDA NADA, o imposto é menor!) :cry:

(e fique um pouco louco...rs)

Conselho de amigo: pague o contador! (Escolha um por indicação de algum conhecido porque é uma coisadeloko depender de contador ruim!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que essa lei da obrigatoriedade depende do estado ou cidade, eu moro em Niterói , perguntei sobre isso no Sebrae do Rio(dois deles) e Niterói, todos me disseram que não era obrigatório que eu poderia fazer eu mesmo , mas que não iam me dizer como nem explicavam porquê, tendo que pagar 200 por mês a um contador não vai dar certo mesmo para mim, além de ter pouco para investir meu negócio não teria nenhum faturamente por alguns meses, se desse seria muito pouco...Sua empresa é de informática imagino, empresa de informática não era permitida entrar no simples...mudou isso??

Porquê eu pago menos como vendas e serviços?Já me disseram o contrário, me disseram que com vendas eu pagaria além de impostos federais e municipais o estadual.Só serviços eu não pagaria o estadual(icms).

Valeu :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, não sabia que era obrigatorio ter um contador para abrir e manter uma empresa no SIMPLES. porém no meu caso, procurei um contador para fazer a abertura por pura falta de conhecimento no assunto e falta de tempo tb, não podia perder tempo me informando de como abrir a empresa senao corria o risco de perder meu cliente.

Alem do mais o contador tinha todo o conhecimento na prefeitura e todos os atalhos para abertura da empresa. Em 1 mes já estava com as notas na mao para poder emitir...

Minha empresa está localizada em Sao Goncalo, perto de você.

Na epoca o contador me cobrou R$ 850,00 para abrir a empresa e me cobra 70% do salario minimo por mes.

Este é o conselho, se você não quer dor de cabeça contrate um contador em quem você confie, e deixe com quem entende.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí é que entra a malandragem e o conhecimento do contador.

No meu caso a empresa é somente prestadora de servicos.

Para enquadramento no Simples depende do Objetivo Social descrito no Contrato de Constituicao de Firma.

Se a empresa referencia seus servicos somente a informatica ela não pode ser enquadrada no simples, mas se seus serviços não se referenciam somente a informatica pode ser enquadrada no simples. Ex.:

No Objetivo Social da minha empresa está:

A sociedade terá por objetivo social: Reparação, manutençao e instalacao de aparelhos eletrodomesticos, maquinas de escritorio e informatica, sendo a empresa prestadora de servicos.

Mas volto a dizer, não possuo conhecimento suficiente nesta area para garantir nada. O acompanhamento de um contador experiente ainda é a melhor solucao.

Quanto aos impostos sao:

5% de ISS - Que pode ser repassado ao Cliente

4,5% de impostos federais - PIS, COFINS, IR, Etc.... para renda bruta até 60.000 anuais

De 60.000 a 120.000 o valor sobe para 5,5%

Acima de 120.000 não pode ser mais ME (Micro Empresa)

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu contador cobra meio salário mínimo.

Onde você está ? Se estiver em São Paulo posso te passar os dados dele.

Nós já estivemos perto de ficar fora do SIMPLES, e ele fez algumas mudanças no contrato social da empresa, que nos permitiram continuar no SIMPLES até agora, sem problemas.

Tem muitos detalhes e truques que os contadores sabem, por isso é melhor ter contador. Agora, não esqueça que você continua sendo o máximo responsável por tudo, tem que ficar de olho, verificar que tudo está sendo pago direitinho, pelo menos fazer uma checagem básica das coisas. E principalmente, pagar você mesmo as coisas, o contador é só para tocar a papelada, pelo menos é o que eu faço.

Abraços,

Elga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro megamanX,

porque você quer abrir uma empresa se pode ter lucro como profissional autônomo?

Eu estou a 10 anos nesse mercado e sempre lucrei com consultoria ser ter empresa. O dia que eu quiser ter prejuízos e fechar minha empresa rapidinha em função não de planejamento, mas apenas para dar dinheiro ao governo, basta que eu abra mão de minha natureza tributária atualmente.

Veja os "esforços" que se tem que fazer para manter uma empresa funcionando, necessariamente sem ter lucro.

De tudo que você ganhar cerca de 40% vai para o governo. De cada R$ 100 ganho, R$ 40 vai para o governo e não volta mais e você ainda terá que pagar plano de saúde particular e se quiser faculdade paga.

Quando for aprovada uma legislação que eu possa trabalhar não apenas para pagar impostos, eu abrirei minha empresa, caso contrário me recuso a dar "pulos de gato" para a ilegalidade. E olha que o presidente do Sebrae já falou para a revista PEGN:

" (...) EMPRESÁRIO HONESTO NÃO SOBREVIVE NO BRASIL"

Não é só esse problema, pois veja que ao abrir uma empresa de uma pessoa só você será engolido pela burocracia brasileira. Digamos que seu trabalho como técnico fique restrito a 30% do tempo de gerir sua empresa, o restante deverá ser usado para as questões burocráticas.

Ser um prestador de serviços profissional tem mais vantagens do que ser uma empresa prestadora de serviços, pois a quantidade de impostos é menor.

Digamos que estudo temas como empreendedorismo, Inteligência, setor de serviços, profissionais autônomos e em 2000 conclui na pesquisa que abrir empresa no Brasil é uma tremenda roubada. Mesmo com todo o apoio técnico do Sebrae.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso o meu negócio eu preciso ser pessoa jurídica para que ele seja possível..Caso contrário não me importaria em ser autonomo mesmo que temporariamente..O negócio que quero montar não é de seviços de manuntenção de hardware, nem tem a ver..mas é na área de informática e internet..O problema é que devido ao modelo de negócio ficarei vários meses iniciais sem faturamento nenhum ou quase nenhum e neste periodo não poderei arcar com contador...Tenho que aprender pelo menos como eu declaro que não tive faturamento nenhum para não ter que ter o contador neste periodo, ai depois eu poderia contratar um...Ainda to tentando descobrir como fazer isso mas tá difícil..Ninguém sabe...Sebrae não dizem...Tem que haver algum orgão do governo que explique isso, afinal como vão querer que alguém pague impostos se não explicarem como pagar?Vou tentar ligar e perguntar na receita federal e ou na fazenda municipal..vou gravar a conversa pra ficar de prova, se não me explicarem vou abrir a empresa e nunca vou declarar coisa nenhuma e não vão ter o direito de me cobrar depois..to revoltado mesmo :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez você deva planejar melhor esse começo do seu negócio.

Começar um negócio sem um capital inicial que lhe permita enfrentar os custos iniciais me parece bastante arriscado.

Empreendedor tem que saber se preparar para as épocas de vacas magras que inevitávelmente virão em alguns momentos. Principalmente se é empresário e não autônomo, pois uma empresa sempre tem alguns custos fixos, por pequena que seja.

Qué tal fazer alguns serviços como autônomo, e juntar algum dinheiro que lhe permita começar seu negócio com uma base mais sólida ?

Ou procurar um sócio que possa participar como investidor, entrando com parte desse capital inicial ?

Boa sorte !

Abraços,

Elga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...