Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desligamento do hd


George Arraes

Posts recomendados

  • Membro VIP
Postado Originalmente por George Arraes@29 dez 2004, 05:27

Eu quero saber se tem problema eu desligar o meu pc na "marra" quando ele ainda ta testando a memoria (assim q eu ligo ele), eu sempre faço isso quando preciso e ate hoje não tive problema, mas não tenho certeza se é realmente seguro.

Não tem problema, quando o HD pára de receber alimentação as cabeças de leitura são posicionadas automaticamente na posição de descanso, ou "parking". Existe uma "lenda" afirmando que desligar subitamente o computador pode causar setores defeituosos no HD, mas isso não é verdade.

Se fosse assim, os fabricantes já teriam falido por terem que trocar HDs na garantia, pois a grande maioria dos usuários não possui no-break e as quedas de energia na rede pública são muito comuns.

Veja o que diz Adrian Wong, do site Adrian´s Rojak Pot, na seção Hard Disk Myths Debunked!

Myth #15: Sudden power cuts can cause bad sectors!

Truth: Bad sectors are not caused by shutting off your computer suddenly.

It used to be in the case in the old, OLD days when you had to park the hard disk heads before you turned off your computer. These days, the voice coil actuators will automatically park the read/write heads whenever power to the hard disk is cut off.

Therefore, there is no risk of any head crashes that can create bad sectors.

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ta legal, mas se o hd ja estiver baleado (com um bom tempo de uso) uma queda de energia pode ser o estopin pra um problema de bads, eu mesmo com o segundo pc daqui de ksa estou tendo problemas por causa de uma queda de energia, o hd ficou parecendo um campo minado. :zoio:

acho que os problemas com bads e desligamentos repentinos ocorrem quando o disco está gravando algo e é desligado, eu faço isso sempre de desligar na contagem de memo e nunca tive problemas. :chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Postado Originalmente por George Arraes+30 dez 2004, 03:05QUOTE (George Arraes @ 30 dez 2004, 03:05) a finalidade é a seguinte: quando o bios não reconhece o hd por exemplo, ai eu mexo nos cabos, no jumper e a cada alteração dessas eu tenho q desligar o pc.

Isso eu também faço, não tem problema nenhum. Eu é que não vou esperar terminar o POST pra desligar a máquina, seu eu vejo que não está funcionando alguma coisa, simplemente desligo.

...

milktank @ 29 dez 2004@ 18:27

acho que os problemas com bads e desligamentos repentinos ocorrem quando o disco está gravando algo e é desligado, eu faço isso sempre de desligar na contagem de memo e nunca tive problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ô clemente diante de toda a sua explicação me rendo ao fato que não cause nada ao hd o desligamento com este em movimento. seria então qual a coincidência ou outro fator que influi quando surgem hds logo após um evento de desligamento incorreto ou mesmo a queda de energia? esse é o pomto que não entendo, e isso aocnteceu comigo a poucos dias, logo após uma queda de energia o hd ficou com muitos erros de leitura e apenas uma parte utilizavel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Postado Originalmente por milktank@31 dez 2004, 18:52

seria então qual a coincidência ou outro fator que influi quando surgem hds logo após um evento de desligamento incorreto ou mesmo a queda de energia? esse é o pomto que não entendo, e isso aocnteceu comigo a poucos dias, logo após uma queda de energia o hd ficou com muitos erros de leitura e apenas uma parte utilizavel.

Bom, como todo componente eletrônico está sujeito à falhas, pode ser que o "auto-parking" do seu HD tenha falhado justamente quando não devia (pois é, ***** happens...).

Mas não era para ser assim, pois o "auto-parking" existe justamente para evitar esse tipo de problema. Geralmente o máximo que acontece em um desligamento abrupto é somente perda de dados (aí o Windows executa o Scandisk e tenta recuperar os fragmentos, salvando como *.chk, aquela coisa toda...), mas também algum dano ao hardware não é uma hipótese descartável.

No seu caso, posso "chutar" que algum problema no seu HD já estava à caminho e essa queda de energia pode ter acelerado o processo, ou talvez a fonte tenha sofrido alguma sobrecarga antes da queda e transferiu ao HD, mas são apenas suposições.

...

Editando: Bom, aproveitando: FELIZ ANO NOVO À TODOS!!!. Agora só volto ao FCDH no ano que vem... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!