Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resfriamento por Software


JoseMelo

Posts recomendados

Uso o VCOOL nas minhas máquinas há alguma tempo. Na configuração da assinatura a temperatura diminui 5oC ou 6oC depois de ativado.

Entretanto, somente funciona se tiver com processador parcialmente ocioso, quero dizer, digitando um texto ou navegando na rede. Se quiser brincar de Doom3 pode esquecer o programa.

Se alguém tiver problema real de superaquecimento, a melhor alternativa é rever a máquina. O VCOOL (ou Cpuidle ou Cpuice, etc) é apenas um paliativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Brothers, você alguma vez já passou o aida ou everest em sua máquina? Caso sim, ainda tem o relatório? Caso tenha, dá uma conferida para ver se seu processador tem suporte a resfriamento via software ...

Antes de cair esta ficha em mim, eu tentei vários softs, no windows xp e no 98se.

Talvez por o duron ser a antiga linha barata da amd, tenham desabilitado isso para dificultar o over.

Outra coisa, este tipo de reclamação já ouvi. Barulho por causa do soft de resfriamento, dá uma olhada aqui em baixo no faq de um "velho amigo" chamado rain ...

Q: I hear some buzzing sound coming out of my speakers when using Rain or Waterfall,

is something wrong?

A: That's a very common problem. This is not a bug in either Rain or Waterfall, it's just

that some hardware components have weird behaviors when a HLT instruction is executed. This

buzzing sound seems to be the most usual problem - although some people think it's annoying,

it's actually harmless.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aproveitando... não cria nenhum problema esse tipo de resfriamento, ou cria?

Acabei de colocar ele aqui pra rodar, agora com o computador fechado não ouço o barulho.

Minha temperatura (com o calor que tá hoje), tava em 42°C (usando o básico, internet, etc), já abaixou para 36°C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sim Brothers@01 jan 2005, 01:01

Essa verificação é desse item aqui no relatório do EVEREST?

"Software Thermal Control"

Se for, aqui diz que não é suportado, mas engraçado que o programinha funcionou aqui sim! Apesar do barulho.

Isso mesmo,"Software Thermal Control", no meu duron dá que não é suportado e não resfria nem a cacetada. Já testei com todos os programas que eu achei no windows xp e no windows 98 se. Nem 0,5ºC a menos. A mesma temperatura em todos.

Vou refazer o teste agora com um processador Athlon 1700+, vamos ver o que rola, depois eu posto os resultados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sim Brothers@01 jan 2005, 01:19

E aproveitando... não cria nenhum problema esse tipo de resfriamento, ou cria?

Acabei de colocar ele aqui pra rodar, agora com o computador fechado não ouço o barulho.

Criar eu acredito que não crie. É basicamente e a grosso modo, um programa que causa peuqenos "desligamentos" em pequenos pedaços do processador. Com a repetição, que atinge pedaços do processador que não estão sendo utilizados, o somatório do não gasto de energia por este pedaço dá uma diferença real em temperatura. Só que em algumas máquinas, digamos, dá efeito colateral :P

Explica uma coisa por favor ... como assim quando você fecha a máquina o barulho para? Que eu saiba a reclamação de barulho é um retorno pelas saídas de som (caixa mesmo). Então o que tava te incomodando era teu cooler? Cavernoso hehe :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui eu uso o CPU Idle Extreme e funciona sim. Em média ele diminui de 5 a 10º.

O problema é que quando ele está ativado, o som fica dando algumas falhas. Mas esse barulho que vocês estão falando não ocorre aqui...

Sim Brothers, será que no seu caso esse barulho não é o suposto chipset cantor?? Algumas pessoas dizem que o seu chipset faz barulho :blink: Eu não duvido que isso não aconteça, já que aqui o meu pc também faz uns zunidos de vez em quando, mas eu não sei exatamente de onde é (creio que seja do chipset também).

Falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...