Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Apos a exlusão de muitos arquivos...


njr

Posts recomendados

  • Membro VIP

Antes de mais nada, o sistema operacional não apaga arquivos (é justamente por isso que é possível recuperar arquivos que foram "deletados".).

Apagar "fisicamente" um arquivo é um processo muito demorado, pois é necessário sobrescrever com zeros ("zero fill") os setores ocupados pelo arquivo. Imagine então se forem dezenas ou centenas de arquivos...

Na verdade o que ocorre quando você seleciona um arquivo e deleta, é apenas uma "liberação do espaço" nos setores ocupados por este arquivo.

Por exemplo, no caso do Windows: se o sistema de arquivos for o FAT, o Windows grava o código hexadecimal E5h na primeira letra do nome do arquivo: esta "marcação" permite que o espaço desse arquivo possa ser sobrescrito por outros (o que vai eliminá-lo efetivamente).

Se for NTFS, é um pouco mais complexo, veja aqui: NTFS.com - Scan for deleted entries

Em NTFS, em algum ponto do arquivo é marcado 0 ou 1, sendo que 0 significa que o arquivo foi marcado para ser deletado, e 1 significa que está em uso.

...

Respondendo à dúvida: nessa aparente demora, duas coisas você tem que considerar:

1) Nivel de fragmentação dos arquivos deletados: se os arquivos estiverem muito fragmentados, vai demorar para o s.o. fazer a liberação dos setores onde estão os arquivos, pois é preciso marcar os arquivos conforme explicado mais acima.

2) Velocidade do HD: obviamente a velocidade conta inclusive nesse caso, justamente pelo motivo acima: buscar e marcar os arquivos para liberação do espaço.

É isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...