Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Coolers virtuais! qual é o seu preferido?


Visitante

Posts recomendados

Existem programas que prometem baixar a temperatura do processador de seu PC, fazendo com que o processador tenha uma vida útil maior, o seu micro consuma menos energia, sem contar que as chances de overclock aumentam bastante!!

Eu fiz esta inquete com a intesão de saber qual destes programas é o melhor na opinião de cada um. Coloque aqui seus resultados. :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que não a vida util do processador depende muito da temperatura quanto maior a temperatura menos ele vai durar,se o programa diminue a temperatura ele com certeza vai durar mais !!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como é que um programa que põe o processador em idle, reduzindo o consumo de energia e, conseqüentemente a temperatura, vai diminuir a vida útil do processador?

Já ouvi dizer que eles podem, contudo, reduzir um pouco a performance do sistema, ou criar problemas na gravação de CDs...

Só testei o CPUIdle, e gostei. Reduzia em quase 10 graus a temperatura... O problema é que custa $20 pra registrar!! Muito caro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CPUIDLE: De 45 para 37ºC no meu caso.

 O CPUIDLE versão 6.0 corrigi um problema que pode ocorrer em algumas placas de som quando se tenta ouvir CD'S e MIDIS.

 O som parece que fica com um chiado... é interessante isso. Só não sei a que se deve isto.

 O CPUIDLE funciona bem no CHIPSET VIA. No SIS não sei dizer.

 Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não gostaria de desapontar vocês, mas  o que mais prejudica o computador é a variação de temperatura.....

São até aceitáveis variações de 5 graus, sei lá quanto mais, só que variações de maiores que 15 graus detonam a vida útil.... Por exemplo, a pior coisa pro processador é ser desligado. Um computador desligado tem uma temperatura interna quase igual à ambiente. Dependendo do local, 30 graus centígrados. Quando você liga, o processador vai para 50 a 60 graus. Com o passar dos anos, os pinos frouxam, os maus contatos aparecem, os componentes queimam, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ferabreu@10 Mar. 2003,10:36

Como é que um programa que põe o processador em idle, reduzindo o consumo de energia e, conseqüentemente a temperatura, vai diminuir a vida útil do processador?

Já ouvi dizer que eles podem, contudo, reduzir um pouco a performance do sistema, ou criar problemas na gravação de CDs...

Só testei o CPUIdle, e gostei. Reduzia em quase 10 graus a temperatura... O problema é que custa $20 pra registrar!! Muito caro...

Ei ferabreu eu uso o CPUIdle a muito tempo e sofria desse seu probleminha,por causo q o programa é shareware.

Mais é muito simples resolver isso pega o crack dele em www.astalavista.com.br ok até mais. E obrigado por dar um opinião tão clara na minha enquete,onde já se viu um processador com temperatura baixa durar menos !!!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por SpT_King_James@10 Mar. 2003,18:03

não gostaria de desapontar vocês, mas  o que mais prejudica o computador é a variação de temperatura.....

São até aceitáveis variações de 5 graus, sei lá quanto mais, só que variações de maiores que 15 graus detonam a vida útil.... Por exemplo, a pior coisa pro processador é ser desligado. Um computador desligado tem uma temperatura interna quase igual à ambiente. Dependendo do local, 30 graus centígrados. Quando você liga, o processador vai para 50 a 60 graus. Com o passar dos anos, os pinos frouxam, os maus contatos aparecem, os componentes queimam, etc.

Mas eles não são projetados tendo em vista estas variações de temperatura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seguinte. Variação de temperatura não é um problema.

Variação de corrente pode ser um problema pra quem tem fonte no limite. Em instantes ficar alternando a corrente de 2-5A para algo perto de 40A não é fácil. Depende da fonte e da placa-mãe bem projetada.

Quanto a diferença de desempenho, outro dia fiz um teste definitivo.

A diferença é apenas no desempenho de disco. Mais especificamente quando você tem gravação de dados (o de leitura nem foi afetado).

A diferença no PCMark2002 (não considero um bom teste, mas estou sem tempo pra fazer algo melhor), foi de 31% no teste de disco e nenhuma nos outros testes (processador e memória). No meu caso, caiu de 996 pontos para cerca de 750-760 (por algum bug, ele não registrou o resultado).

Aqui estão os dois resultados:

normal (halt desativado):

http://service.futuremark.com/compare?pcm=1167754

c/ halt ativado:

http://service.futuremark.com/compare?pcm=1167731

Isso é em uma placa com chipset VIA KT266A/KT333 (são similares).

Pode ser diferente até em uma placa com chipset KT333 mas southbridge VT8235 (a da minha é VT8233, mais antiga).

Em todo o caso, a dica é usar o Vcool e desativar (e ter certeza que ele voltou a condição anterior, ou seja, o processador deve aquecer) quando for usar algo pesado (eu já testei jogar com e sem ativar, e não tem diferença perceptível, nem paradas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uso o CPUIdle, ele baixa a temperatura uns 15 graus, o processador fica 1 grau acima da motherboard se o micro não está rodando algo pesado.

Só que eu tenho um problema: minhas caixas de som são alimentadas pela fonte do micro (12V) e quando eu ligo elas eu tenho que desabilitar o cpuidle, senão fica uma estaladeira só, por causa da variação que os picos de consumo do processador gera na linha 12V. Os meus led´s do cooler chegam a piscar quando o micro vai processar alguma coisa.

Mas é só questão de deixar a preguiça de lado e comprar uns capacitores...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Captor.....@02 Abril 2003,05:14

quanto ao vcool eu me assustei logo de começo !!

pois ele marcava 34° !

eu pensei que era algum bug !

mas depois vi que estava correto !

mas hoje eu não uso nenhum pois o meu volcano 7+ da conta legal do recado, isso fora exaustor e cooler de gabinete.

Depende. Muitos não irão usar para deixar o processador frio apenas.

Irão usar para economizar um pouco de energia. É pouco, mas quando se tem vários micros a diferença pode ser perceptível no bolso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por 0v3rlOc0@06 Abril 2003,17:39

valeu galera por dar tantas opiniões na minha enquete continuem?Eu uso sempre cpuidle e os gasto de energia realmente baixa sem contar a temperatura !!!!! T+ Galera  :D  :D  :D

Mas você tem que fazer um estudo disso.

Na casa você tem diversos equipamentos elétricos e o uso mensal deles varia de mês pra mês. Não vá pela conta de energia elétrica pois não terá precisão da economia.

Por exemplo, eu me preocupo muito mais em desligar o meu monitor de 17" que consome 110W do que o processador, que é tipo 50W e uns quebrados. Claro que ajuda, mas a conta fica em 18kWh para um micro que fica ligado 12 horas por dia, 30 dias no mês (o que é bastante).

E isso pra quem roda só coisa leve e tem um processador dos que mais consome (tipo 60W de consumo típico).

Isso dá o quê? Menos R$4,50 aqui em SP. Duvido que você note no fim do mês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uso o cpu idle a mais ou menos 2 anos, toda via procuro versões novas, o desempenho do meu micro continua o mesmo. duron 1.100 @ 1.210 fsb 133mhz 512 dimm pc 133 som audigy gamer, vga geforce 4 mx 440 64 ddr...

baixa 10 graus em idle e 3 graus compactando.....

normalmente meu cpu fica em 36 graus, depois de horas de jogo 40 / 46.... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...