Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atualização de BIOS em Placas Radeon


Sombra_XXI

Posts recomendados

  • Membro VIP

Não sei qual a sua placa-mãe, mas aqui na minha se eu apertar F8 ainda durante o reconhecimento dos dispositivos IDE na primeira tela do post, aparece uma outra tela azul com as opções do dispositivo a iniciar primeiro, que pode ser o Floppy (diquete), IDE-0, IDE-1 ou CD-ROM. Veja se a sua é semelhante, e se não for, você vai ter que configurar o BIOS de sua placa-mãe para inciar o BOOT primeiro pelo disquete.

Para mais detalhes, procure sobre métodos de inicialização na seção de um dos Sistemas Operacionais que deve ter algo por lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Sombra,

Estou tendo uns problemas com minha pv Ati 9200SE 128Mb, por isso gostaria de atualizar a BIOS dela. Porém, nos links que visitei até agora, para minha pv só achei BIOS mais antigas que a que tenho (que é datada de 10/11/2003).

Tem algum lugar que você possa me indicar para encontrar a BIOS mais nova para minha PV ou alguma outra BIOS que serve nela???

Lembrando que esta pv é da pcchips!

Baixei 3 BIOS de outras empresas que achei no site indicado mas nenhum dos 3 deram certo. O SSID dos BIOS que baixei são diferentes do que os de minha pv. Tem algum problema quanto a esse SSID ser diferente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera estou com um problema aqui... :help:

Do nada minha FIC 9500pro não deu mais sinal de video.. :ahh: .... já testei outra placa AGP e o AGP tá funcionando beleza....

Da ultima vez que isso ocorreu eu mandei ela prum amigo meu e ele reflasheou a bios da 9700pro na placa e a mesma placa voltou a funcionar filé por uns 4 meses... agora ela deu o piripaque de novo.

COloquei uma placa PCI aqui e fui pro DOS fiz o disco de boot do 98 td certinho.....

Lá no DOS.....

quando coloco flashrom (estou usando o a versao 240) -i aparece o seguinte.

Adapter = 0 (sem o asterisco)

BN = 02

DN=00

dID= 4E44

ASIC= R300/R350

FLASH= -

ID= -

FLASHTYPC= SST25VFXXX/C

REMAP= -

LOCK= YES (estranhei isso aqui)

ROMSIZE= 0X20000

quando eu coloco o flashrom -p (já tentei com o -f tambem) 0 biosname.rom

Aparece o seguinte:

SERIAL ROM

BIOS DEVICEID= 0X4E44

ASIC DEVIDEID= 0X4E44

ROMID= 14FLASHTYPE SST25VFXXX/C

ERROR= DATA NOT ERASED

ERROR 0FL01= PRESS 1 TO CONTINUE

pronto ai eu aperto 1 e volta pro a:

Não sei mais o que fazer..... fiz algo de errado ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por J.Junior+02 de julho de 2005, 22:11-->
Estou tendo uns problemas com minha pv Ati 9200SE 128Mb, por isso gostaria de atualizar a BIOS dela. Porém, nos links que visitei até agora, para minha pv só achei BIOS mais antigas que a que tenho (que é datada de 10/11/2003).

Tem algum lugar que você possa me indicar para encontrar a BIOS mais nova para minha PV ou alguma outra BIOS que serve nela???

Lembrando que esta pv é da pcchips!

Bom, pelo fato da placa ser meio meio antiga, é bem improvável que exista uma versão BIOS mais atual do que essa, se o problema que você está tendo for de incompatibilidade, é bem mais fácil resolver com uma atualização de BIOS só que da placa-mãe.
Postado Originalmente por andersoncamp@03 de julho de 2005, 08:01

Olá Sombra, como a maioria daqui dou os parabens pelo tutorial e gostaria de perguntar se compensa atualizar a bios da minha placa uma GeCube 9600 PRO 256mb, vou aumentar seu rendimento?! Devo colocar a bios da mesma placa eu outra superior?!

Desde já obrigado

Abraço.

Gente, ganhar desempenho com atualização de BIOS em placa de vídeo é algo extremamente raro, isso ocorreu sim comigo quando atualizei minha antiga Radeon 9800PRO da Sapphire, mas creio que tenha sido por causa de alguns erros nas instruções contidas no BIOS da placa original, que foram reparados com a nova versão BIOS que gravei na placa. Acho muito difícil que as fabricantes dos processadores gráficos cometam erros desse tipo. Resumindo, se a sua placa estiver obtendo as pontuações padrões para o modelo dela (compare com os outros), então não adiantará atualizar o BIOS para ganhar desempenho, porque ela já deve estar no máximo que pode oferecer.

PietroTrucci_22@03 de julho de 2005, 13:46

...Da ultima vez que isso ocorreu eu mandei ela prum amigo meu e ele reflasheou a bios da 9700pro na placa e a mesma placa voltou a funcionar filé por uns 4 meses... agora ela deu o piripaque de novo.

...LOCK= YES (estranhei isso aqui)...

...ERROR= DATA NOT ERASED...

Olha só Pietro, eu nunca passei por essa situação, mas vou colocar minhas deduções aqui:

1) Seu amigo trocou o BIOS de sua Radeon 9500PRO pelo de uma Radeon 9700PRO, e pelo que eu saiba a Radeon 9500PRO usa memórias de 128bits contra as de 256bits da 9700PRO, logo, não sei nem como sua placa ainda estava funcionando direito, talvez isso tenha provocado mal funcionamento nas memórias que estavam trabalhando a 128bits (não tem como forçar 256), que foram piorando com o tempo e acabaram morrendo.

2) Pelas mensagens que você colocou a respeito da atualização do BIOS, parece-me que ele está com uma espécie de proteção do tipo "Somente Leitura", por isso, não pode ser apagado. Não me lembro bem mas se não me engano existe um comando a ser dado com o programa de atualização para desbloquear a proteção do BIOS e tornar ele atualizável, algo como Unlock, Unblock, sei lá, veja lá executando o comando para mostrar as funções do programa que você vai encontrá-lo.

Após aplicar o comando de desbloqueio, tente atualizar novamente o BIOS pra ver se dá certo.

Se a minha 2ª opinião estiver correta, você está com sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo contigo em relação aos bits das memos... acho q a bios q ele usou pode ter forçado os 256bits.. mas durante esse tempo q a placa ficou funcionando ok e a performance permaneceu inalterada... mas mesmo com a bios da 9700pro aqui e mesmo nos programas como aida, everest, e afins sempre mostravam 128bits.

Tanto é que com a bios original o XP e programas acima citados detectavam Radeon 9500pro/9700pro .

Estranho né..... vou ver se acho a parada do unblock.

Uma coisa.. na placa mesmo tem 2 switchzinhos On e KE pra q serve aquilo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por PietroTrucci_22@03 de julho de 2005, 20:05

Uma coisa.. na placa mesmo tem 2 switchzinhos On  e KE pra q serve aquilo ?

Bom, há muito tempo atrás eu perguntei sobre esses swiths e o que me disseram é que eles servem pra configurar o sistema de cor inicial da placa, que dependendo da configuração pode ser NTSC ou uma das variações do PAL, só que nunca testei pra saber se é realmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sombra,

Realmente o que tu falou a respeito da bios estar fechada para gravação confere....

Testei o comando -l e ele diz serial flash rom is locked. <_<

Ai fui fuçar na internet e acabei achando o atiflash 3.0x ( a versão mais nova) e vi um comandos novos para flashar a bios do tipo sst (q é da minha ....) testei com ele e com o -f mas continou dando erro porque a bios não estava desbloqueada. :muro:

Este comando de unlock bios eu vasculhei tudo que era programa (flashrom, atiflash) abri os arquivos de config os exe dos mesmos e nada de achar.

Dependo só deste comando de unlock pra poder fazer a atualização.

Se alguma alma caridosa souber o comando que desbloqueia essa danada de bios por favor :help: !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pietro, eu falei em Unlock, Unblock, só pra te dar uma luz, mas na verdade acho que o comando mesmo deve ser dado somente com uma letra ao final da linha de comando, seria algo mais ou menos como -w (seria algo como write protect inactive) ou +w (write protect active), sacou?

Repare que ao lado de cada comando na lista aparece a descrição informando para que ele serve, se você não manja muito de inglês, procure as palavras "read only", "write protect", "erase", tente decifrar o que está na frase se você encontrar uma dessas palavras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhe sei não viu....

Ontem eu trouxe a 9500pro aqui pra empresa onde trabalho e num sistema intel com um celeronD + uma P4S800-Mx e ela de primeira ligou eu ia na bios e quando setava pra iniciar com a placa AGP ela não ligava.

Ai eu fiz 2 testes pedi pra VGa on board iniciar com o sinal e deixei a radeon no slot lá e tentei flashar a bios dela só que o programa Atiflash não achava a Radeon.

Ai eu peguei uma VGa PCi taquei aqui no slot (e no AGP estava a Radeon), pedi pra placa-mãe iniciar com a vga pci fui pro dos e dei o comando do flash e para meu espanto apareceu umas coisas diferentes como se a bios fosse flashada só que no final do procedimento aparecia data not erased Error 0fl01 press 1 to continue... (em virtude da bios está fechada).

Reiniciei o micro de novo fui pro dos .... dei um Atiflash -i e apareceu como se eu tivesse mudado a bios dela.... outras informações vieram para mim. (ai tu todo bobo pensei oXen.... consegui!! :palmas: :palmas: ), reiniciei o micro pedi pra iniciar com a VGa AGP .... e pra minha surpresa ela iniciou..... entrei no win2000 ele reconheceu a danada e td mais......

fui para casa ...pensando.... vou jogar hoje !!! mas quando chegou lá a mesma história..... de não querer iniciar :cry:

Será o Nforce2 x ATI ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sombra...

estou com a versão mais nova da minha placa, bios 1010.. mas nada da bixinha funcionar.

Deixei ela com o meu amigo que fez o milagre da última vez.com ela(engraçado q ele uma gigabyte com o nforce 2 ultra)... vamo V o no que dá. Se ele ajeitar vou passar essa placa para frente e comprar uma 6800NU (pelo menos é Nvidia com o Nforce).

Agora é torcer! :joia:

VAleu pela ajuda ai. :D

quando ele me der alguma noticia eu posto aqui no que deu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bem,

Noticias que eu estava devendo da minha 9500pro.

Ela está bem, funcionando perfeitamente (com a bios da 9700pro) :palmas: na casa daquele meu amigo que tem uma gigabyte com o nforce 2 ultra, ele também testou ela numa ASrock com um SIS 748 que tb tem na casa dele e funcionou primeirissima.

Como ele não acreditava no que estava acontecendo eu levei meu micro lá na casa dele e nada da bixinha funcionar no meu micro.

Conclusão: A7N8X-X E 9500PRO não se Batem!!! :angry:

Valeu pelo apoio galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores,

Tenho um problema, talvez alguém possa me ajudar.

Possuo uma placa de vídeo inno3d FX5500, e estou tentando utilizar uma segunda placa de vídeo, para utilizar dois monitores, porém não importa qual seja a segunda placa de vídeo, ela sempre apresenta conflito, já tentei 6 placas de vídeo diferentes, desde placas simples (1M) até placas mais novas (todas PCI claro), mas nenhuma delas funcionou.

Minha placa mãe é uma ASUS A7N8X-E DELUXE, :muro:

Já tentei de todas as formas, usando a AGP como principal e as outras como secundárias e o inverso, a PCI como principal e a AGP como secundária. Não importa o modo, a placa secundária, seja qual for, sempre fica indisponível, conflito do tipo 10 (Este dispositivo não pode ser iniciado. (Código 10))

Se alguém puder ajudar, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Senhores,

Tenho um problema, talvez alguém possa me ajudar.

Possuo uma placa de vídeo inno3d FX5500, e estou tentando utilizar uma segunda placa de vídeo, para utilizar dois monitores, porém não importa qual seja a segunda placa de vídeo, ela sempre apresenta conflito, já tentei 6 placas de vídeo diferentes, desde placas simples (1M) até placas mais novas (todas PCI claro), mas nenhuma delas funcionou.

Minha placa mãe é uma ASUS A7N8X-E DELUXE,

Já tentei de todas as formas, usando a AGP como principal e as outras como secundárias e o inverso, a PCI como principal e a AGP como secundária. Não importa o modo, a placa secundária, seja qual for, sempre fica indisponível, conflito do tipo 10 (Este dispositivo não pode ser iniciado. (Código 10))

Se alguém puder ajudar, agradeço.

Tche, pelo o que eu vi tua VGA tem saida DVI e provavelmente te dá suporte a dual monitor, sugiro que você consiga um adaptador DVI/CRT (saida de 15 pinos do monitor padrão) e coloque via adaptador o segundo monitor, por que pelo meu conhecimento não sei ser possivel habilitar ao mesmo tempo VGA AGP com PCI, ao que eu sei ou um ou outro.

Falou, e boa sorte. :joia::joia:

EDIT: talvez tenha um modo de colocar as duas p/ funcionar: force as IRQs. especifique uma p/ AGP e outra p/ PCI talvez assim inicia as 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera é o seguinte, tenho uma placa de captura da ATI fabricada pela Sapphire com o nome de Theatrix q é pci, ela não é uma placa de video só mesmo de captura, vi no inicio do tutorial q da pra modificar o reconhecimento do sistema de cor das placas de videos, minha placa de captura Theatrix não trabalha no sistema pal-m e sim em Ntsc e Pal, sendo assim não funciona corretamente nas tvs + antigas, como ela não é uma placa de video não posso usar os programas convencionais p/ atualizacao de bios de placas de videos por não a reconhece-la e so mesmo a placa de video verdadeira q esta no slot agp( no meu caso), o que pergunto é, alguem sabe de um programa p/ atualizacao de bios p/ este tipo de placa? Sendo de captura e não de video. Elá é muito boa, a uso bem mais quando a levo em alguns lugares não posso a usa-la por não ter tvs ou sinais de canais em Ntsc como em minha casa, e sabe quando se temos uma coisa e queremos q ela funcione com tudo? dessa forma..rs..

A outra questao q tenho é: Alguem conhece a placa GigaByte ATI RADEON X800 Turbo Force edition(Gv-R80256D)? comprei ela e gostaria de saber se existe algum bios q eu possa estar atualizando e transformando ela em Pro ou XT, se bem q eu nem sei se a minha placa perde pra PRO mais sei q pra XT com certeza..rs.. o que compreendi sobre a versao Turbo Force é q essa placa sai de fabrica rodando no maximo q ela alcança, devido ao overclock de memoria em sua fabricação. Será q tem algum bios legal p/ uma transfomacao nela? Se souberem de algo me conte aí! Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

nandoh, sinceramente nunca ouvi falar em programas para atualização de placas de captura, mas não quer dizer que não existem.

Quanto a sua Radeon, também não conhecia este modelo, conhecia os padrões X800 XT, X800 PRO, etc. Acho que a sua deve ser uma X800 comum com overclock, devendo ficar um pouco abaixo da X800PRO ou talvez um pouco acima, já que o nome Turbo Force é pomposo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro parabens pelo Tutorial perfeito.

mas eu estou com um problema em uma radeon 9700, quando eu incio ela tudo bem ela funciona legal por uns segundos 4 ou 5 apos ela começa a desmontar fica tudo doido como se eu almentace a resolução e o monitor não aguenta, poderia me dar uma luz o que poderia ser isso.

não tenho camera pra mostrar como fica. ms você deve ter uma ideia do q estou falando. por favor me ajude. :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI@23 de julho de 2005, 11:54

nandoh, sinceramente nunca ouvi falar em programas para atualização de placas de captura, mas não quer dizer que não existem.

Quanto a sua Radeon, também não conhecia este modelo, conhecia os padrões X800 XT, X800 PRO, etc. Acho que a sua deve ser uma X800 comum com overclock, devendo ficar um pouco abaixo da X800PRO ou talvez um pouco acima, já que o nome Turbo Force é pomposo.

Valeu cara! vou deixar pra lá o esquema de tentar deixar a placa de captura no sistema pal-m, ate tenho um transcoder, mais nem o uso porque ele tira um pouco da qualidade do video como qualquer outro transcoder, o negocio é usa-lo em ntsc mesmo, mais valeu assim mesmo! Agora sobre a pv X800, ela realmente é a x800 com overclock, na caixa e no manual da gigabyte vem um grafico mostrando ser superior q a apenas x800, mais vai saber se não é apenas marketing..rs.. Mais então, o que você acha sobre eu tentar transforma-la em uma xt por meios de atualizacao de bios? Será q ela vai aguentar? Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

SOMBRA, primeiramente excelente tutorial cara. E agradeço também ao Nandoh pro ter me indicado esse tutorial. Mas SOMBRA espero q você me ajude com um probleminha. Eu possuo um NOTEBOOK TOSHIBA SATELLITE A75-S2112 importado, com placa de video on-board: ATI RADEON MOBILITY 9000/9100 IGP, e não encontro a opção de PAL-M para a TV OUT. E mesmo usando a NTSC e minha TV POSSUINDO NTSC fico com imagens preto e branco!!. Testei a TV OUT do meu PC com a GEFORCE 4 EM NTSC e fiquei com imagens COLORIDAS!!! Ou seja, acho q o problema é com o NOTEBOOK mesmo. Gostaria q você me ajudasse a liberar a opcao para PAL-M. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...