Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atualização de BIOS em Placas Radeon


Sombra_XXI

Posts recomendados

  • Membro VIP

Atualizado em 21/06/2005

ATUALIZAÇÃO DE BIOS EM PLACA DE VÍDEO, PASSO-A-PASSO

ATIVANDO FORMATOS DE TV "NÃO-SUPORTADOS" (APÓS O TUTORIAL DE ATUALIZAÇÃO)

Download para todos os BIOS de placas Radeon e programa de flash após o tutorial

Resolvi fazer esse pequeno tutorial porque fui perguntado várias vezes por usuários sobre como fazer para atualizar o BIOS da placa de vídeo, um procedimento relativamente simples e também relativamente arriscado, na verdade é até mais seguro que atualizar BIOS de Placas-Mãe, pois segundo o Phoenyx me disse certa vez, com uma placa de vídeo PCI é possível regravar o BIOS em uma placa de vídeo AGP em caso de erro na gravação se esta ficar inoperante.

O procedimento é bem semelhante ao utilizado para atualizar BIOS de Placas-Mãe (no método via DOS), basta ter o programa flash e o arquivo BIOS a se gravar e mandar brasa na linha de comando.

Ocorre que, em determinados casos, o usuário pode se deparar com mensagens de P/N incorreto (Part Number diferente), isso ocorre porque o programa verifica se o Part Number do BIOS atual da Placa de Vídeo é o mesmo que está descrito no arquivo BIOS, e caso não seja, ele cancela a gravação como medida de prevenção, mas é possível forçar a gravação, como verão mais adiante.

BREVE EXPLICAÇÃO SOBRE PART NUMBER

Após ler o que está escrito acima alguns podem pensar:

Mas pra quê eu vou querer atualizar uma placa de vídeo com o BIOS de outra placa diferente?

Bom, isso pode ser feito em alguns casos, como por exemplo no HardMod da Radeon 9500 para 9700, ou no da Radeon 9800SE para uma 9800PRO, alguns preferem fazer a modificação via hardware/BIOS, tendo, com isso, que trocar o BIOS de sua atual placa pela que estão a fazer a modificação, e nesse caso, creio que em 100% das tentativas a mensagem de P/N incorreto aparecerá, além desses casos, uma mesma placa, se atualizada com BIOS de fabricantes diferentes, no caso uma da Tyan tendo seu BIOS gravado com o de uma Gigabyte, por exemplo, poderá ou não mostrar a mensagem de Incorrect P/N, pois a maioria das fabricantes utilizam o BIOS das fabricantes do processador gráfico (ATi, nVidia, S3, etc.) sem modificá-lo, no entanto, por mais incrível que possa parecer, uma mesma placa de uma mesma fabricante também pode apresentar a mensagem de P/N incorreto, já vi casos de Radeon 9800PRO da Sapphire que, na tentativa de atualizar o BIOS antigo da placa por um mais novo, a mensagem apareceu.

ACESSÓRIOS E ARQUIVOS NECESSÁRIOS PARA A ATUALIZAÇÃO

Eu particularmente tenho raiva de disquetes, já me deixaram na mão em alguns momentos importantes e por isso só os utilizo quando não vejo outra possibilidade, mas como sei que alguns não dispõe de gravador de CD, terei que colocá-lo como uma alternativa aqui, veja abaixo do que você vai precisar:

- CD com os arquivos que serão utilizados: os arquivos do programa de flash, o BIOS original gravado na placa de vídeo, pro caso de algum problema e uma eventual necessidade de retornar ao BIOS original e o novo arquivo BIOS gravados na raiz do disco, para facilitar o procedimento (na impossibilidade de gravar em CD, pode ser usado disquete em último caso).

Nota: o arquivo original da placa de vídeo pode ser salvo via ambiente Windows com o programa ATi Tool ou ATi Tray Tools (apesar do nome parecido, são programas diferentes), bastando para isso clicar em Dump BIOS e salvar o arquivo com o nome que desejar. As versões mais recentes dos referidos programas podem ser baixados nos links abaixo:

ATi Tool

ATi Tray Tools

Dica: nomeie o arquivo que será utilizado para a atualização para novobios (não mude a extensão original, que pode ser .bin ou .rom, ficando novobios.bin ou novobios.rom) e o antigo para original(.bin/.rom)

- Se usuário do Windows XP, também será preciso o disco de inicialização do Windows 98 com suporte a Drive de CD-ROM.

PROCEDIMENTO EM DETALHES (para placas Radeon)

– Baixe o arquivo compactado do programa flashrom xxx (a versão atual é a flashrom 240*) e descompacte-o:

* Atual no momento em que escrevi o tutorial

– Supondo que a dica de renomear seus arquivos BIOS já tenha sido efetuada, grave os arquivos em CD (ou disquete)

Dos arquivos complementares da pasta flashrom um deles parece ser necessário estar junto com o executável, que é o flashrom.rom, o arquivo flashrom.chg contém apenas notas de release das versões, mas pra não perder tempo com coisas pequenas grave logo todos de uma vez.

- Inicie o computador em modo MS-DOS com suporte a Drive de CD-ROM, pela tela de boot do Windows 98, ou com o disco de inicialização do Windows 98 no caso de usuários do Windows XP, e em caso de ter apenas um Drive de CD instalado, retire-o após todo o aplicativo ter sido carregado e insira o que contém os arquivos para a atualização.

– Acesse o drive com o CD e execute o programa de flash com o comando flashrom e clique em Enter. Fazendo isso o programa lhe mostrará todas as opções possíveis a fazer com ele. Mostrarei abaixo somente as realmente necessárias, as outras são úteis também, mas o tema aqui é atualização:

flashrom –i (mostra informações de placas ATI PCI instaladas no sistema)

Quem ler esse texto pode pensar: Pra quê vou querer ver informações de placa PCI, se a minha é AGP?

Simples, quando o Windows não está carregado, a placa AGP funciona em modo PCI, por isso qualquer que seja a placa utilizada, AGP ou PCI, o comando pode ser utilizado.

O comando acima é necessário para se obter uma informação que será empregada na linha de comando para a gravação do BIOS na placa, e após executado, aparecerá uma tela como a que mostrarei a seguir na imagem criada por mim no Paint, para simular o que será visto na tela (estou sem câmera digital):

flashrominfo6kh.gif

Reparem no número do Adapter circulado em vermelho, ele será necessário na linha de comando para a gravação do BIOS na placa, creio até que ele seja padrão como 0 (zero), mas nos casos em que existir mais de uma placa instalada no micro, o número poderá variar, e você terá que se basear pela informação asic, que informa o nome código do VPU, mas também pode se guiar pelo asterisco ao lado do número, que indica o dispositivo ativo durante o boot (PCI ou AGP) no BIOS Setup da placa-mãe.

6º – Gravando o BIOS:

O comando que possibilita a gravação na placa de vídeo é o flashrom –p

Primeiro tente executar a atualização normalmente, sem forçar a barra, entrando com a linha de comando: flashrom –p <# adapter> nomebios.

No meu caso, por exemplo, ficaria assim: D:\flashrom –p 0 novobios.bin

Se der certo, a imagem ficará como se estivesse sendo "embaralhada" e após a conclusão, aparecerão as modificações efetuadas, além do alto-falante do micro emitir um som característico parecido com o dos jogos do antigo ATARI 2600. Se der errado, você ouvirá um bip e aparecerá a mensagem que falei anteriormente sobre Incorrect P/N, mas calma que nada foi feito com o atual BIOS de sua placa de vídeo e se quiser pode parar por aí.

7º - Gravação Forçada:

Se durante a tentativa de atualização normal você não obteve sucesso, só resta atualizar o BIOS forçando a barra, daí o comando de opção –f terá que ser utilizado. O comando é o mesmo do anterior, apenas o –f será inserido antes do número do dispositivo, ficando assim: flashrom –p –f <# adapter> nomebios

No meu caso, por exemplo, ficaria assim: D:\flashrom –p –f 0 novobios.bin

Após dar o comando a imagem ficará como se estivesse sendo "embaralhada" e após a conclusão, aparecerão as modificações efetuadas, além do alto-falante do micro emitir um som característico parecido com o dos jogos do antigo ATARI 2600, tal como ocorre na atualização normal.

Se porventura este passo der errado (coisa que eu nunca vi acontecer), daí você verá como foi bom ter colocado junto o arquivo BIOS original de sua placa de vídeo, regrave-o novamente para contornar essa situação.

Atenção: O autor do tópico não se responsabiliza por qualquer prejuízo que os membros possam sofrer por causa dos procedimentos efetuados, façam por própria conta e risco.

Download BIOS e Flashrom

=======================================================

=======================================================

=======================================================

ATIVANDO FORMATOS DE TV "NÃO-SUPORTADOS"

Muitos usuários ainda possuem aparelhos de TV com suporte apenas para o sistema PAL-M, e como a maioria das fabricantes de placas Radeon não incluem em suas placas o suporte para este sistema, há uma maneira de ativá-lo, bem como a outros que estão "escondidos" digamos assim. Coloquei a expressão não-suportados entre aspas porque na verdade elas suportam, mas os sistemas são bloqueados de fábrica, exceto algumas empresas como GeCube e PowerColor, que deixam o sistema PAL-M ativo, não conheço outras que fazem o mesmo. Vamos ao procedimento que é o que interessa:

Baixe o programa RaBiT, faça a descompactação da pasta e em seguida execute-o, clique em Open e escolha o arquivo BIOS a editar, então escolha a aba Video e você verá mais ou menos o que consta na imagem abaixo:

rabit1mw.png

Clique no campo circulado em vermelho para habilitar os outros sistemas na sua placa de vídeo, repare que você pode também selecionar qual será usado como padrão da placa, inclusive durante a inicialização do micro, mas isso não deu certo pra minha placa, eu escolhi o sistema PAL-M mas ela manteve o NTSC como padrão. Veja abaixo uma lista com alguns dos sistemas disponíveis (a lista real é bem maior) que a placa passará a usar:

rabitmod1sp.png

Ok, após ativar os demais formatos, salve o BIOS com a modificação efetuada, clicando em Save As e escolhendo a opção Rom BIOS File, dando o nome de sua preferência.

Agora pegue o arquivo salvo e faça o processo de atualização de BIOS como no tutorial acima e pronto, sua placa lhe oferecerá mais formatos de cores para poder usar.

ATENÇÃO 1: um usuário de placa MSI me disse que mesmo após ter feito esse procedimento o sistema PAL-M não pôde ser selecionado por ele, todos os outros sistemas de cor ficaram disponíveis, menos o dito cujo. Nesse caso, acredito que a limitação seja mesmo do hardware, sendo assim, não tem BIOS que faça a placa dele funcionar em PAL-M. Se alguém mais passar por isso, já está explicado o porquê, nem perguntem.

ATENÇÃO 2: o programa RaBiT oferece diversas opções além dessas, muitas delas perigosas para sua placa de vídeo, portanto, não mude mais nada além do que foi passado acima, a menos que saiba o que está fazendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como ja espalhei pra todo mundo, vou comprar uma fx5700le, da inno3d, como no site as especificaçõe para 5700/5700le são as mesmas (exeto os clocks que não são comentados) eu gostaria de saber se teria como eu forçar para um up-grade para o modelo 5700. Como em algumas matérias fiquei sabendo que a nvidia quando fez a LE somente cortou o clock interno e o da memoria pra vender mais barato, daria pra fazer um overclock brutal, tipo 350/550?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como ja espalhei pra todo mundo, vou comprar uma fx5700le, da inno3d, como no site as especificaçõe para 5700/5700le são as mesmas (exeto os clocks que não são comentados) eu gostaria de saber se teria como eu forçar para um up-grade para o modelo 5700. Como em algumas matérias fiquei sabendo que a nvidia quando fez a LE somente cortou o clock interno e o da memoria pra vender mais barato, daria pra fazer um overclock brutal, tipo 350/550?

Obrigado

###### seria brutal mesmo, e a placa se tornaria de longe o melhor custo/benefício do mercado!!!!! mas acho q não, porque os componentes usados na fabricação de uma 5700 normal e ULTRA são de alta qualidade, como por exemplo as memos, (que na LE são de 5ns e com sorte 4ns). capacitores, e por ai vai.... mas como já escrevi num tópico ai, a FX5700LE é ótima de OVer....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por HyRym@28 dez 2004, 15:01

O programa flashrom ta com link quebrado... sera que não teria um outro link para fazer o donwload.....

e no caso de usa placa Nvidia .. qual programa se usa para fazer o update da bios...???

Existe outro link sim, mas este é funcional, o que ocorre é que o site deve estar com problemas.

Quanto ao programa da nVidia, se não me engano tem o NVFlash, que creio eu deva servir pra isso. Também gostaria de ter colocado no tutorial os procedimentos para atualizar placas nVidia, e na verdade até poderia inserir, mas por não possuir placa da empresa eu desconheço quais os possíveis avisos nas tentativas de atualização, por isso preferi não adicioná-lo.

"D", você só precisa atualizar se estiver com algum problema com o atual BIOS de sua placa de vídeo, ou então se quiser gravar um BIOS já overclockado.

hugo_es, tenho que admitir que ando meio desinformado sobre os produtos de médio desempenho da nVidia, mas se os componentes utilizados forem os mesmos (o que implica em memória com as mesmas especificações) e o PCB fornecer alimentação com potência suficiente para aguentar o overclock efetuado, não vejo problema algum.

BIZZY D, desconheço qualquer modificação que possa ser efetuada em uma 8500, para falar a verdade, não deve existir nenhuma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI+28 dez 2004, 16:04QUOTE (Sombra_XXI @ 28 dez 2004, 16:04) HyRym@28 dez 2004, 15:01

O programa flashrom ta com link quebrado... sera que não teria um outro link para fazer o donwload.....

e no caso de usa placa Nvidia .. qual programa se usa para fazer o update da bios...???

Existe outro link sim, mas este é funcional, o que ocorre é que o site deve estar com problemas.

Quanto ao programa da nVidia, se não me engano tem o NVFlash, que creio eu deva servir pra isso. Também gostaria de ter colocado no tutorial os procedimentos para atualizar placas nVidia, e na verdade até poderia inserir, mas por não possuir placa da empresa eu desconheço quais os possíveis avisos nas tentativas de atualização, por isso preferi não adicioná-lo.

"D", você só precisa atualizar se estiver com algum problema com o atual BIOS de sua placa de vídeo, ou então se quiser gravar um BIOS já overclockado.

hugo_es, tenho que admitir que ando meio desinformado sobre os produtos de médio desempenho da nVidia, mas se os componentes utilizados forem os mesmos (o que implica em memória com as mesmas especificações) e o PCB fornecer alimentação com potência suficiente para aguentar o overclock efetuado, não vejo problema algum.

BIZZY D, desconheço qualquer modificação que possa ser efetuada em uma 8500, para falar a verdade, não deve existir nenhuma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

delrock, para ver a data do BIOS de sua placa, entre em opções Avançadas das propriedades de vídeo, depois clique em Opções e depois em Detalhes, você verá uma tela com várias informações, sendo uma delas a Data do BIOS, como na imagem abaixo:

%7Boption%7Dhttp://img137.exs.cx/img137/6609/biosdate3mn.gif' border='0' alt='' />

Quanto a resolver seu problema com incompatibilidade, geralmente isso é resolvido com um novo BIOS em placas-mãe, mas não quer dizer que não possa ser resolvido com um novo da placa de vídeo, só que acho meio difícil, somente tentando pra saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, eu gostaria que pudesse ajudar nessas minhas dúvidas

1)Bem, eu gostaria de tirar um dúvida, como eu posso saber ás vezes que o problema pode ser resolvido atualizando-se a BIOS da placa de vídeo?

2)Como por exemplo, incompatibilidades, imagem com artefatos. Se a placa estiver ok por exemplo a atualização da BIOS é necessária?

3)E quanto ao flash der errado, eu posso então colocar outra placa de vídeo e na parte do número dela, eu colocaria #0 mesmo pois a AGP seria a primeira placa de vídeo, enquanto a PCI seria a #1?

4)Mais uma dúvida, se a pessoa não possuir outra placa de vídeo e o flash der errado, e não aparecer a imagem, a placa mãe retornaria com bips de que não há placa de vídeo?

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por PHaNToN oF OpERa@31 dez 2004, 01:06

1)Bem, eu gostaria de tirar um dúvida, como eu posso saber ás vezes que o problema pode ser resolvido atualizando-se a BIOS da placa de vídeo?

Raramente, mas raramente mesmo, as fabricantes informam o que os novo BIOS trazem em relação ao anterior, só pra você ver foi descoberto a pouco tempo por um Fórum internacional, que um problema envolvendo travamento no Windows com uma GeForce da série 6800, era resolvido após a atualizações do BIOS da placa, isso nunca foi noticiado pela nVidia, que apenas fabricou placas com o novo BIOS, logo após o lançamento dessa placa problemática.

2)Como por exemplo, incompatibilidades, imagem com artefatos. Se a placa estiver ok por exemplo a atualização da BIOS é necessária?
Posso te dar um exemplo meu nesse caso:

A pouco tempo tinha outra Radeon 9800PRO, que por mais que eu tentasse, não fazia muito mais do que 12.000 no 3DMark 2001SE, sendo que, outros usuários com configuração semelhante à minha, faziam cerca de 15.000 pontos, foi então que resolvi trocar o BIOS de minha placa pelo mais atual que utilizasse a mesma memória, e desde a atualização minha se equiparou às padrões dos outros usuários.

3)E quanto ao flash der errado, eu posso então colocar outra placa de vídeo e na parte do número dela, eu colocaria #0  mesmo pois a AGP seria a primeira placa de vídeo, enquanto a PCI seria a #1?
Deixei bem claro no início de tópico que foi uma informação que obtive do Phoenyx, eu realmente nunca fiz isso, mas presumo que se você der o comando para obter a informação das placas Radeon instaladas, ele retornar apenas a sua que está funcional, então pode esquecer que não deve dar certo, mas nada o impede de tentar forçar a barra colocando o número que seria da placa AGP.
4)Mais uma dúvida, se a pessoa não possuir outra placa de vídeo e o flash der errado, e não aparecer a imagem, a placa mãe retornaria com bips de que não há placa de vídeo?
Os bips só seriam emitidos caso o sistema fosse reiniciado, quando ele tentaria localizar a placa de vídeo e não conseguiria encontrar, já após uma tentativa mal-sucedida, desde que sem a opção de reiniciar automaticamente (que eu não incluí propositalmente no tutorial), que pra mim deixa mais perigoso o processo de atualização, justamente por causa de possíveis erros que possam ocorrer, a imagem pode ou não voltar, mas de qualquer os comandos podem (ou não) ficar funcionais, e fazendo as coisas "às escuras" dá pra forçar o retorno ao BIOS anterior.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu sombra pelas dicas, é que eu ja tentei todas as bios disponiveis no site da asus as 7 versões e nenhuma delas a placa quis rodar direito hehehe agora to procurando ver se encontro alguma bios mod da placa-mãe pra ver se consigo consertar isso ou na ultima da hipóteses levar a placa onde comprei e trocar por um outro modelo, o problema é que eu acho essa vga muito boa e a loja não vai ter nenhuma 5700ultra que seria no mesmo patamar dessa que eu tenho

valeu as dicas obrigado

delrock

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom esse tutorial, parabéns!!! :palmas:

Mas eu sou leigo ainda no assunto, não tão leigo, porque já montei o meu novo PC aqui em casa, mas mesmo assim não sei o suficiente para começar a mexer em coisas que tem algum risco de ter perdas. Não farei isso, para evitar problemas. Mas mesmo assim, mais uma vez, parabéns pelo tutorial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando fui gravar o mod que eu tinha feito nessa pv por cima do bios original sumiu a imagem, não pega +, fui ver era o disquete q tava bichado justamente onde tava o arquivo do mod e essa pv tenho a bem pouco tempo, tem alguma maneira de restaurar o bios dela, ouvi dizer que precisa de uma pv pci, mas por aqui não achei ninguém q me emprestasse, mas não dá pra recuperar o bios de pv pelo vídeo on-board, se der, como eu faço? Conto com a ajuda de vocês!!! Tô desesperado!!!(depois dessa nunca +, só vou fazer mod se o disquete estiver 100%) :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por volnei fontana júnior@07 jan 2005, 19:34

...mas não dá pra recuperar o bios de pv pelo vídeo on-board, se der, como eu faço? Conto com a ajuda de vocês!!! Tô desesperado!!!(depois dessa nunca +, só vou fazer mod se o disquete estiver 100%) :muro:

Creio que seja possível sim, só não posso te ajudar muito porque sua placa é da nVidia, e não conheço bem os passos para atualizações nas placas da empresa. No caso das placas ATi, poderia ser utilizado o comando para forçar a gravação, se existir algo semelhante no programa de flash da nVidia, você pode tentar forçar a gravação na placa inoperante, só não sei se aparecem os números de dispositivos das placas como ocorre com o sistema de informação do programa de flash da ATi, que no caso deve ser usado para endereçar a atualização à placa desejada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Ôpa, as respostas vão tarde porque eu não estava conseguindo acessar o Fórum.

jaimesales, creio ser praticamente impossível atualizar uma placa de vídeo no ambiente windows, porque no momento da atualização suas funções param por completo, além dela não poder estar executando nenhuma das suas funções especiais.

shregrj, a página que vou te indicar tem apenas um modelo de FX 5700 com 128MB, os demais são com 256MB, mas não posso dizer se é o mesmo do seu.

BIOS de placas nVidia da ASUS

Lembrando a você que o tutorial é específico para placas Radeon.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...