Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Formatar HD


salles2000

Posts recomendados

Turma,

Dá um suporte aí por favor,

Tenho o CL-10 e estou com um outro HD de 20gb o qual eu removi as partições pelo FDISK do Windows (ele estava sendo usado no windows antes)

Agora o HD está instalado na Maquina, mas não tem nenhuma partição ainda, está zero.

Como eu faço para ele ser utlizado pelo linux ?

Quero Particionar e Formatar (quero também definir o tamanho de cada partição)

Estas partições serão apenas para uso geral, nada de sistema.

Quando dou um "fdisk -L" no linux, exibe apenas o hda....

Já olhei na documentação foca e tudo mais, mas acho que sou meio burrinho...

Aceito qualquer ajuda.

:muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí, cara, beleza?

se eu fosse você , eu formateria o mesmo com o sistema de arquivos fat32 mesmo, e depois montava no linux...

tipo..você bootaria por um disquete ou pelo cd de instalação do windows e depois formataria o disco com o fdisk..se não quiser colocar o disco inteiro, cria uma partição primária e uma extendida, e dentro da extendida você cria outra partições de tamanhos desejados...

se preferir utilizar o cd do linux para criar isto você pode escolher ou o fdisk ou o disk druid , fique a vontade,(eu prefiro o disk druid) ,..e crie as partições que achar necessário...depois salve estas alterações, e depois disso encerre a instalação..e pronto..você esta com o disco pronto para ser usado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode usar o fdisk do Linux ou o cfdisk que é bem melhor...

cfdisk /dev/hda

Escolha a partição livre que você tem... e escolha o tipo (type) Linux (83) para ela e depois escolha gravar (write)... e formate a partição como ReiserFS (muito melhor que o ext e mais seguro)...

Você pode usar um utilitario gráfico para fazer isso... eu prefito no texto mesmo... mas se for utilizar recomendo o QTParted...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brothers,

Consegui particionar através do cfdisk /dev/hdb

Criei hdb1, hdb2 e hdb3

Na hora de escolher os tipos de partições fiquei meio pertido pois o programa oferece 116 tipos diferentes, escolhi o tipo 83 - Linux , mas como eu defino se é EXT3 ou Reiser, será que é na hora de montar, montei uma delas só para testar mount /dev/hdb1 /mnt/teste

Depois analisando o arquivo /etc/mtab percebi que foi montada como vfat ????

Será que é só definir EXT3 no Mount ??

Coisas que tornam meio difícil de se adaptar no linux é por exemplo criar um diretório para a partição, mas fazer o que né tantos anos usando DOS e Win, ninguém disse que seria fácil...

Outra dificuldade que estou tendo e instalar o AMSN, parece que tem que compilar ou coisa assim, No momento estou postando pelo Linux, gostaria de usá-lo mais.

Meu monitor e teclado também não estão configurados corretamente, porque estou com medo de tentar entrar no xf86config e ferrar tudo.

Fui tentar acertar o padráo do teclado no CL-8, depois disto não subiu mais o XSERVER, ninguém conseguiu me ajudar, tive que desinstalar, o mesmo problema ocorreu em duas máquinas depois disto fiquei meio traumadizado :cry::cry: (ohh dó) kkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhei o arquivo /etc/mtab do servidor e realmente as partições foram definidas como "ext3", então preciso refazer as partições em hdb, pois não quero que elas fiquem como "vfat".

Alguém sabe qual daquelas 116 opções do cfdisk correspondem a "ext3" ????

Agradeço de montão !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a partição... escolha o tipo 83 (Linux) e depois formate como ReiserFS...

5.6.1 Criando um sistema de arquivos reiserfs em uma partição

Para criar uma partição reiserfs, primeiro instale o pacote reiserfsprogs (apt-get install reiserfsprogs).

Para criar uma partição reiserfs, primeiro crie uma partição ext2 normal, e então use o comando:

mkreiserfs /dev/hda?

Onde a "?" em hda? significa o número da partição que será formatada com o sistema de arquivos reiserfs. A identificação da partição é mostrada durante o particionamento do disco, anote se for o caso. hda é o primeiro disco rígido IDE, hdb é o segundo disco rígido IDE. Discos SCSI são identificados por sda?, sdb?, etc. Para detalhes sobre a identificação de discos, veja Identificação de discos e partições em sistemas Linux, Seção 5.12.

Algumas opções são úteis ao mkreiserfs:

    * -s [num] - Especifica o tamanho do arquivo de journal em blocos. O valor mínimo é 513 e o máximo 32749. O valor padrão é 8193.

    * -l [NOME] - Coloca um nome (label) no sistema de arquivos.

    * -f - Força a execução do mkreiserfs.

    * -d - Ativa a depuração durante a execução do mkreiserfs.

Agora para acessar a partição deverá ser usado o comando: mount /dev/hda? /mnt -t reiserfs

Note que é possível criar um sistema de arquivos no disco rígido sem criar uma partição usando /dev/hda, /dev/hdb, etc. usando a opção -f EVITE FAZER ISSO! Como não estará criando uma partição, o disco estará divido de maneira incorreta, você não poderá apagar o sistema de arquivos completamente do disco caso precise (lembre-se que você não criou uma partição), e a partição possui uma assinatura apropriada que identifica o sistema de arquivos.

Fonte: Guia Foca Linux - Intermediario

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao Amsn... existem as versões como codigo fonte (precisa compilar)... executavel para instalação... executavel para ser usado no diretorio onde se descompactou sem instalação...

Pegue o binario... execute no terminal ./arquivo.bin... ou dando dois cliques nele...

amsn-0.94-linux-installer.bin

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

Consegui colocar o 2º HD no servidor - :palmas:

Particionei com o cfdisk e formatei com mkfs.ext3 para manter o padrão do outro HD que já estava lá.

Na minha estação ele era hdb, no servidor ele foi reconhecido como hdc por causa da posição que a gaveta está instalada, tive sorte de descobrir isto usando o "fdisk -l" senão ia apanhar um bocado tentando achar o problema.

Criei umas 3 partições e deixei um espaço sem particionar para usar conforme surgir a necessidade.

Configurei a montagem e o compartilhamento no smb.conf de acordo com os parametros das outras partições existentes. Fiz mapeamento apenas para os usuários interessados. Ficou jóia - graças a ajuda de vocês, para quem não sabe nada de linux, estou começando e me introsar.

Achei a formatação extremamente rápida - até estranhei.

o Fsck também roda muito rápido - ele faz a mesma verredura que o scandisk do windows ?

Podem contar com minha presença aqui o ano inteiro, amolando vocês e quem sabe até ajudando alguns mais novatos que eu.

Forte abraço a todos e um excelente 2005.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!