Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas no inicio da instalação do Panther


edusrangel

Posts recomendados

Olá galera.... espero q alguém possa me ajudar....

Eu tenho um powerbook g3 series wall street e uso o "OS 9.2.2"..... Arrumei uma cópia do Panther (me deram 4 cds) e tentei instalar num hd novo toshiba q possui 3 partições de mac feitas usando o macdrive (retirei o meu com "OS 9" da máquina).....

O cd deu o boot normal, apareceu a maça no meio da tela.... de repente a tela dá uma piscada e fica preta...... dá mais uma piscada um pouco mais forte q a [rimeira, e fica td escuro..... O laptop não trava porque se eu resetar usando fn+shift+alt+power, ele reseta na boa....Mas no entanto, dá pra ver a tela de inicio da instalação do panther pedindo a seleção do idioma bem fraquinha no cristal liquido..... não dá pra enxergar nada, nem as opções..... Por isso tenho q resetar porque não dá pra continuar..... quer dizer, abrir a tela de instalação ele está abrindo, mas de repente o cristal fica escuro como se o contraste estivesse no mínimo... Mas o contraste se encontra no máximo, então não é contraste

O sistema q peguei é o Panther 10.3..... e meu sistema é

Powerbook G3 wall street

256mb ram

Hd 40gb novo toshiba (com "OS 9" eu uso um toshiba de 10gb)

Processador PC750 de 300mhz.....

É isso..... o mesmo acontece quando coloco o hd de 10gb

Será q minha placa de vídeo não suporta?.... E tenho como trocá-la caso seja isso ou tem algum modo de fazê-la dar o start com config baixa? Ou mesmo algum firmware q possa ajudar?.....

obrigado e abraço a todos....

Se alguém souber de algo, por favor, peço q me ajude......obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Postado Originalmente por Look7@04 jan 2005, 02:15

E certifique-se que a particao em que você vai instalar o panther tem mais de 8GB.

Ops!

Na verdade o Look quis dizer que o Mac OS X TEM que ser instalado na primeira partição, e tal partição NÃO pode ter mais do que 8 GB.

Oficialmente a Apple não suporta a instalação do 10.3 na sua máquina, o Power Book mínimo seria o modelo Bronze Keyboard.

Detalhes aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rodrigo M Ramos@04 jan 2005, 20:18

Ops!

Na verdade o Look quis dizer que o Mac OS X TEM que ser instalado na primeira partição, e tal partição NÃO pode ter mais do que 8 GB.

Como assim não pode ter mais de 8GBs? Meu OSX esta instalado na primeira particao que tem 30GB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em modelos mais antigos de Macs, incluindo alguns PBs G3, os iMacs rev. A até D (233MHz, 266MHz e 333MHz) e, se não me engano, os G3 beges, os sistemas operacionais (tanto o Mac OS clássico quanto o Mac OS X) tem de estar numa partição que começa e termina nos primeiros 8GB do disco rígido.

PS: A Apple e seu suporte jura de pé junto que o problema só ocorre com o X, mas pegue um iMac e tente instalar o classic em alguma partição acima dos 8GB e tente inicializar a máquina depois...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Look7@05 jan 2005, 00:03

iMac G3 600Mhz.

A sua máquina não possui essa limitação.

Apenas esses modelos têm a restrição dos 8 GB iniciais:

PowerBook G3 Series

Power Macintosh G3 Desktop

Power Macintosh G3 Mini Tower

Power Macintosh G3 All-In-One

Macintosh Server G3

iMac 233 MHz

iMac 233 MHz/B

iMac 266 MHz

iMac 333 MHz

iBook

iBook (FireWire)

Um detalhe, esse problema só ocorre com o Mac OS X, versões "clássicas" não são afetatadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por emersonwsm@05 jan 2005, 11:23

Já tentou instalar o classic em uma partição em posição maior que 8GB num iMac 233MHz/B? Eu já...

Com todo o respeito, isso que você já tentou, é o que eu faço profissionalmente há aproximadamente 5 anos.

Já instalei HDs de 20 GB, 40 GB e até 80 Gb sem nenhum problema.

Se você tentou instalar o Mac OS 9.x em um iMac Bondi Blue e não conseguiu, o problema não está relacionado com o tamanho da partição... Se você me der mais detalhes, talvez eu possa ajudá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo.... me dá um help cara por favor.... Já particionei o hd com menos de 8 gb.... já até coloquei 5.5gb.... mas o hd não reconhece..... quando entro com o OS 9, ele abre, e no momento de colocar os itens na área de trabalho, ele entra em stand by (o computador)......... e no mac OS X, o de 10gb q tenho entra na instalação e diz q é imcompatível, .... mas o de 40gb não entra nem a pau.......

meus hd

o q usava.... toshiba MK1016GAS - 10gb

novo.... toshiba MK4019GAX - 40gb

po rodrigo.... já tentei td cara..... mas nada funcionou.......... pelo amor de Deus, me dá uma luz..... obrigado cara...

Eduardo Rangel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá, tá, tá... O Classic não enrosca ao ser instalado em partições grandes nos iMacs, mas tente instalá-lo em uma partição (a segunda, por exemplo) que comece acima de 8GB (crie uma partição de 9GB e uma segunda com qualquer tamanho e tente colocar o Classic nela).

Normalmente não há problemas em colocar o Classic em partições grandes porque os arquivos ficam na primeira parte do disco, bem abaixo dos 8GB. No meu caso, tentei criar uma partição de 8GB e deixar pro X e uma partição e lá deixar o Classic (já que ele não tem problemas com isso)... Adivinha...

Faça o teste (se é que você já não tentou e conseguiu) e me dê um retorno... Eu tentei a mesma coisa em outros iMacs (rev. A, B, C e D) e também tive o mesmo problema.

5? Com iMac eu faço isso a 6 anos... Com Macs, faço a 10... Com micros em geral, a 21! Melhor, fazia... Espero estar aposentado dessa área e fazer apenas por hobby ou necessidades casuais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por edusrangel@07 jan 2005, 07:55

Rodrigo.... me dá um help cara por favor.... Já particionei o hd com menos de 8 gb.... já até coloquei 5.5gb.... mas o hd não reconhece..... quando entro com o OS 9, ele abre, e no momento de colocar os itens na área de trabalho, ele entra em stand by (o computador)......... e no mac OS X, o de 10gb q tenho entra na instalação e diz q é imcompatível, .... mas o de 40gb não entra nem a pau.......

meus hd

o q usava.... toshiba MK1016GAS - 10gb

novo.... toshiba MK4019GAX - 40gb

po rodrigo.... já tentei td cara..... mas nada funcionou.......... pelo amor de Deus, me dá uma luz..... obrigado cara...

Eduardo Rangel

No meio do monte de mensagens que o tópico já juntou, tem uma do Rodrigo dizendo que o seu Powerbook é incompatível com a versão do X que você está tentando instalar, então essa versão do X não tem jeito por meios oficiais (precisaria usar o XPostFacto, provavelmente).

Quanto ao 9, inicialize pelo CD de instalação e particione o HD com o Drive Setup, depois tente a instalação.

Se voltar a acontecer após a instalação, eu tentaria reconstruir o Desktop (em teoria, desnecessário pois o HD acabou de ser formatado), zerar a PRAM e, em caso extremo, ressetar o CUDA (não me lembro de ter feito isso em PBs e iBooks... Tem CUDA neles?).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas aí é q está... eu não consigo terminar de carregar o boot pelo cd.... quando eu carrego pelo cd, ele faz o mesmo procedimento.... na hora q está iniciando, e os ícones deveriam aparecer na área de trabalho, o laptop entra em stand by.... não chega a aparecer 1 ícone sequer na área de trabalho.......porque antes de aparecer os ícones do cd, hd e aplicativos q estejam na área, o computador fica com a tela preta e o led do power piscando ....... como se realmente estivesse em stand by.......... mas isso só acontece com o hd de 40gb..... o de 10gb entra normal.... e o hd de 40 está legal porque eu já o testei num pc onde eu inclusive o particionei usando macdrive...... já tentei tb entrar com ele sem partição, mas foi a mesma coisa.... nem carrega pra eu poder pelo menos criar as partições,...... me explica melhor o q eu posso fazer por favor...... obrigado......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como eu disse lá em cima, esqueça o Panther... Ele não é suportado oficialmente pela Apple em PowerBooks G3 Series.

Como o Emerson falou, tente o XPostFacto. Eu não o conheço bem, mas já li relatos diversos dizendo que funciona numa boa ou que ocasiona diversos kernel panics... Não há consenso.

Voltando ao problema inicial, você dá boot por um CD do Mac OS 9 e sequer consegue fazer alguma coisa porque a máquina entra em sleep? Isso é muito estranho, mas posso te adiantar que nem todos os novos HDs de 2.5" funcionam corretamente nos Macs, principalmente em máquinas antigas como a sua.

Já tive alguns problemas com tais HDs, devido ao consumo necessário p/ a partida inicial e/ou retorno do estado de sleep.

O HD de 10 GB original dessa máquina (Toshiba MK1016GAP ou IBM DJSA-210) consumia até 2.9 W e um HD Toshiba atual pode necessitar de até 5.0 W p/ dar partida.

Sem ver a máquina é difícil diagnosticar o problema, de qualquer forma vamos resumir:

1- Sua máquina não suporta oficialmente o 10.3;

2- O seu HD novo pode não ser totalmente compatível com o seu PowerBook.

Dicas bem básicas:

1- Evite usar formatadores de terceiros, use o Drive Setup ou o Disk Utility, lembrando de habilitar a opção p/ instalar drivers p/ o Mac OS 9;

2- Inicie a máquina c/ as teclas Command + Option + P + R pressionadas. Após o segundo startup sound solte-as;

3- PMU reset: Desligue a máquina e tecle Fn + Shift + Control + Power.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

po... mas o mac não aceita upgrade de fonte como o pc?...... quando fazemos upgrade de algo q torna a fonte fraca para o sistema, o pc permite q troquemos a fonte por uma mais forte para q o sistema fique estável... o mac é muito diferente disso?.... tipo não tem realmente nada q eu possa fazer ?.... só vendendo o hd e procurando outro ?... é isso mesmo Rodrigo?....abraço....edu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Infelizmente não há como alterar as especificações da fonte do seu PowerBook.

O que eu posso sugerir é que você procure um HD que possua características de consumo semelhantes ao HD original, mas que fique claro que mesmo assim não é 100% garantido que irá funcionar corretamente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Olá pessoal...

Tenho um imac processador 350mhz, 512 de memória e também não tô conseguindo instalar o panther... Instalei o mac os x 10.1 e quando vou instalar o panther o sistema diz que eu preciso atualizar o firmware. Só que eu já baixei um firmware e ele não instala, ele não faz essa busca do firmware com atualização automática??? Só to querendo instalar o panther porque preciso usar o pacote da macromedia 8.0 e só roda em mac os x 10.3 ou superior.

Abraços!

post-36901-13884906859391_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...