Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Será que é a fonte ?


Italia

Posts recomendados

Oi galera,

Tenho uma fonte Genérica que veio no gabinete da LeaderShip de 450W. Acontece que esses dias abri ela para limpar a fan e meu pc não da boot mais. Entenda: Acende tudo direitinho todas as fans acionam, HD, CD-ROM e CD-RW, tudo legalzinho ... Só que a máquina reinicia tres vezes e depois para não faz mas nada e o monitor fica em Stand-by desde o início. Será que é a fonte?

Como posso testar a fonte no múltimetro? Eu trabalhei muito pouco com o multímetro não manjo direito! Alguém pode me ajudar?

Agradeço de coração,

Italia!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique as tensões 3,3V e as negativas.

Seu multímetro é analógico ou digital?

Sua fonte pode estar sendo insuficiente para a sua máquina, qual a configuração do seu pc?

Veja que pode não ser culpa da fonte, mas é bem provável.

Posta aí que tento ajudar........Valeu... :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, é quase certeza que não há nenhum cabo IDE encaixado errado na placa. É verdade mesmo !!! Não sei essa placa mãe já deu pau uma vez ... Eu postei o tópico aqui porque o pessoal de placas - mãe estão achando que é fonte !!!

Puxa se alguém continuar a ter idéias, dicas, sugestões o que for ... Por favor, ajude !

Agradeço a todos.

Itália!

:muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pode discartar fonte tb, pois quando uma fonte vai pro espaço ou ela nem liga o pc ou liga e fica cheirando queimado. Falei do IDE pois já ocorreu de eu ter ligado um destes cabos errados e computador ia bem até tentar detectar um dispositivo na porta, assim que tentava o computador reiniciava. Tente dar uma olhada geral em todas as conexões, limpar os contatos da memórias, retirar e colocar as placas APG/PCI, retirar e colocar todas as conexões... Boa sorte! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

italia, pra você medir as voltagens faça o seguinte:

pra verificar a tensão de 3,3v:

coloque o mult na escala de tensoes continuas em 10.

com a fonte ligada, coloque a ponta de prova negativa (-) no fio preto (qualquer um deles), depois coloque a ponta positiva (+) no fio laranja (ou o qual corresponda a linha 3,3v) e veja o resultado apontado pelo mult. este deve indicar tensoes entre 3,0 e 3,6v, se der fora disso, a fonte não é segura pro micro.

pra verificar a linha -5v:

mantenha a escala e a ponta (-), coloque a ponta vermelha no fio branco (ou o qual corresponda a linha -5v) e veja se o mult aponta entre -4,5 e 5,5v.

pra verificar a -12v:

coloque o mult na escala de 50 ou menor, desde que acima de 10.

permaneça com a ponta (-) no fio preto, coloque a ponta vermelha (+) no fio azul (ou o qual corresponda a linha -12v)e veja se o mult aponta tensoes entre -11,4 e -12,6v.

caso a fonte não demonstre problema, pode ser a placa-mãe que esta defeituosa, pra tal, verifique se não há anomalias nela (componentes danificados, ou quaisquer coisas indevidas).

PS: ERREI, NAS VOLTAGENS NEGATIVAS (-5 E -12V), INVERTA AS PONTAS DE PROVA!!! :joia:

espero ter ajudado......T+ <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hellmind@28 dez 2004, 00:47

Então pode discartar fonte tb, pois quando uma fonte vai pro espaço ou ela nem liga o pc ou liga e fica cheirando queimado. Falei do IDE pois já ocorreu de eu ter ligado um destes cabos errados e computador ia bem até tentar detectar um dispositivo na porta, assim que tentava o computador reiniciava. Tente dar uma olhada geral em todas as conexões, limpar os contatos da memórias, retirar e colocar as placas APG/PCI, retirar e colocar todas as conexões... Boa sorte! :bye:

A sim opa sem dúvida. Eu agradeço pela atenção. É que infelizmente não deu certo. Mas o que valeu foi a intenção !!!

Fiz o resto do procedimento e continua dando errado ...

valeu mesmo !!! Se tiver mais alguma ideia, por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ecm@29 dez 2004, 01:11

italia, pra você medir as voltagens faça o seguinte:

pra verificar a tensão de 3,3v:

coloque o mult na escala de tensoes continuas em 10.

com a fonte ligada, coloque a ponta de prova negativa (-) no fio preto (qualquer um deles), depois coloque a ponta positiva (+) no fio laranja (ou o qual corresponda a linha 3,3v) e veja o resultado apontado pelo mult. este deve indicar tensoes entre 3,0 e 3,6v, se der fora disso, a fonte não é segura pro micro.

pra verificar a linha -5v:

mantenha a escala e a ponta (-), coloque a ponta vermelha no fio branco (ou o qual corresponda a linha -5v) e veja se o mult aponta entre -4,5 e 5,5v.

pra verificar a -12v:

coloque o mult na escala de 50 ou menor, desde que acima de 10.

permaneça com a ponta (-) no fio preto, coloque a ponta vermelha (+) no fio azul (ou o qual corresponda a linha -12v)e veja se o mult aponta tensoes entre -11,4 e -12,6v.

caso a fonte não demonstre problema, pode ser a placa-mãe que esta defeituosa, pra tal, verifique se não há anomalias nela (componentes danificados, ou quaisquer coisas indevidas).

PS: ERREI, NAS VOLTAGENS NEGATIVAS (-5 E -12V), INVERTA AS PONTAS DE PROVA!!! :joia:

espero ter ajudado......T+ <_<

Como sou meio tapado em eletrônica, peço um auxilio:

Tensão contínua é em DCV no meu Multímetro ou em ACV ?

Outra coisa: Minha fonte tem saídas:

+12V - 20A

+5V - 40A

+3.3V - 30A

-5V - 0.5A

-12V - 0.5A

Eu coloco as pontas de prova no conector de 20 pinos que liga a placa mãe?

Aguardo pela resposta,

Itália!

:bandeira: 100% BRASIL!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OPA VEJAM OS RESULTADOS:

FONTE: 450W - ATX

A LINHA -3,3V: NA ESCALA INDICOU: -4,0V

A LINHA -5V: NA ESCALA INDICOU: -5,4V

A LINHA -12V: NA ESCALA INDICOU: -11V

o que ACHAM, REALMENTE O PAU É FONTE?

AGRADEÇO A TODOS, ITALIANO!!!!

:rolleyes:

COMPLETANDO:

TODOS OS OUTROS FIOS DA FONTE QUANDO LIGADOS AO TERRA (VERMELHO, ROXO) na escala 10 DCV indicam 28V e o laranja na escala 50 indica 2,9V.

ESTÁ BOA MINHA FONTE???

POR FAVOR AVALIEM OS RESULTADOS!

ABRAÇOS A TODOS, ITALIA!

:naonao:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Italia,

Na fonte não tem linha negativa 3,3v, só positiva.

Como vai marcar 28v na escala 10v?? :wacko:

Quanto a colocar a ponta de prova no conector 20 pinos, tanto faz, o importante é colocar na linha, não importa o conector, desde que tenha a linha pra fazer o teste, pode ser em qualquer conector.

Essas linhas alteradas a mais que o permitido não é bom sinal :unsure: .

Você dispõe de alguma outra fonte pra realizar testes no micro?

Veja que não estou dando nenhuma bronca, somente fazendo comentários e passando algumas dicas.

T+ :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ecm@02 jan 2005, 18:17

Italia,

Na fonte não tem linha negativa 3,3v, só positiva.

Como vai marcar 28v na escala 10v?? :wacko:

Quanto a colocar a ponta de prova no conector 20 pinos, tanto faz, o importante é colocar na linha, não importa o conector, desde que tenha a linha pra fazer o teste, pode ser em qualquer conector.

Essas linhas alteradas a mais que o permitido não é bom sinal :unsure: .

Você dispõe de alguma outra fonte pra realizar testes no micro?

Veja que não estou dando nenhuma bronca, somente fazendo comentários e passando algumas dicas.

T+ :-BEER

HAHAHAHAHA EU ME ENGANEI NOS DOIS CASOS QUE CITOU!

O PRIMEIRO É POSITIVO MESMO E O SEGUNDO ESCALA 50!!!!

:D

Mas rapaz, você sabe que a fonte está boa, olha só o problema qual é:

-----------------------------------------------------------------------------------------------

PESSOAL DESCOBRI !!!!

OLHA O QUE EU ACHEI NO SITE DA GIGABYTE NO MODELO DE PLACA GA-8KNXP (REV. 1) CLICANDO EM DETAILS :

H/W Monitoring

1. ITE 8712F

2. System health status auto-detect and report by BIOS.

3. Hardware detecting and reporting for case open, power-in voltage, CPU voltage, and fan speed.

EU TINHA CERTEZA QUE ERA NA PLACA MÃE!!! AGORA PERGUNTO PARA vocês:

COMO EU DESARMO ESSA FUNÇÃO PARA MINHA PLACA VOLTAR AO NORMAL?

É certeza que é este sistema, pois quando mexi na placa lembro que começei a desmontar e havia esquecido de desligar a fonte no botão que ela tem ... O sistema armou o case open na BIOS. Como é flash, deve ter gravado nela. Aí está o galho a placa tem duas BIOS TB. Uma é original, a outra uma cópia!

Quero alerta-los que esta placa não tem jumper de clear CMOS, além que ela vem preparada na placa. Entendeu? Ou seja, tem o espaço marcado na placa onde o fabricante deveria ter soldado o socket para jumper. Tem até a tabelinha do lado dele que indica:

Clear CMOS

1-2 : CLEAR CMOS

2-3 : Normal

AGORA SIM QUEM SOUBER RESOLVERÁ O PROBLEMA !!!

AGRADEÇO A TODOS E TENHO CERTEZA QUE QUEM RESPONDER ESTA PERGUNTA AJUDARÁ A MUITOS OS USUÁRIOS DAS PLACAS GIGABYTE, POIS A MAIORIA DOS MODELOS DELA VEM COM ESSE SISTEMA!

Mais uma vez agradeço a todas as dicas e auxilios prestados por todos até o presente momento. Sempre disse que este fórum é o único que forma essa corrente como se todos fossem uma grande família ajudando uns aos outros.

Felicidades a todos,

Italiano!

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Se souber algo que possa ajudar, por favor não deixe de postar!

Abraço, Itália!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei porque as fabricantes de placa mãe colocam essa função "case open" na placa. Para que essa função funcione corretamente você precisa descobrir aonde fica o contato na placa que tem que ficar encostado na tampa, para que quando o case for aberto o computador desligue. Tente dar uma olhada no manual. Para que o computador funcione corretamente esse contato tem que ficar aterrado (negativo da fonte ou carcaça dela). Se o computador não chega nem a carregar a bios você pode retirar a bateria da placa, esperar algo em torno de 1 minuto ou menos e recolocar a bateria para que a bios seja resetada (você disse que o padrão da placa é função desabilitada). Boa sorte! :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Zangrela@03 jan 2005, 03:55

Tem certeza que é a placa mãe?

use o motherboard monitor pra verificar as tensões e posta aqui pra gente.

Eu ainda chuto fonte.

Motherboard Monitor, me desculpa a minha ignorância mas, não sei onde fica isso na placa. Pode me auxiliar?

Grato,

Itália!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hellmind@03 jan 2005, 12:09

Não sei porque as fabricantes de placa mãe colocam essa função "case open" na placa. Para que essa função funcione corretamente você precisa descobrir aonde fica o contato na placa que tem que ficar encostado na tampa, para que quando o case for aberto o computador desligue. Tente dar uma olhada no manual. Para que o computador funcione corretamente esse contato tem que ficar aterrado (negativo da fonte ou carcaça dela). Se o computador não chega nem a carregar a bios você pode retirar a bateria da placa, esperar algo em torno de 1 minuto ou menos e recolocar a bateria para que a bios seja resetada (você disse que o padrão da placa é função desabilitada). Boa sorte! :palmas:

Na verdade, a bateria eu já retirei por 24h e nada. Mas agora você falou uma coisa interessante. A única coisa que diz no manual sobre o Case Open é um Jumper que na placa é nomeado por CI. O manual diz que é ele quem habilita e desabilita. Só que aí está o porém: Esse jumper só tem os dois pinos de contatos na placa, nem veio o jumper mesmo (contato de plastico). Eu já peguei um jumper de uma placa minha, coloquei lá e tentei ligar não deu certo. Depois retirei esse jumper. Tentei de novo, manteve na mesma. Será que estou executando o processo errado?

Por favor, se souber, me ajuda !!!

Agradeço muito a sua atenção ... Foi bem lógico na resposta da minha pergunta. Já me deu uma luz aqui no cérebro.

valeu,

Italiano!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PESSOAL, COMPLETANDO o que EU DISSE NA RESPOSTA ACIMA EM QUE DISSE DESCOBRI O PROBLEMA!!!

-------------------------------------------------------

Case Open. Olhando melhor no manual, está escrito que esse pino que sitei acima pensando que era um jumper na verdade não é. Veja só:

This 2-pin connector allows your system to enable or disable the "Case Open" item in BIOS, if the system case begin remove.

Então e esse 2 pinos são indicados por uma tabela assim:

pin 1 - Signal

pin 2 - GND

Como devo fazer então para aterrar o pino dessa forma. Pelo que entendi o 2 é o terra certo? E o 1 Signal, ligo onde?

Por favor, espero mais uma vez sua ajuda.

Estou realmente muito agradecido pela sua atenção,

Obrigado.

Italiano!

------------------------------------------------------------

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal,

Para atualizar a todos que vem tentando de alguma forma dar uma força para o meu problema, quero avisar que já podemos com certeza descartar 3 hardware que não estão causando o problema:

1 - FONTE (Testei todas as saídas no multímetro, está OK)

2 - PLACA DE VÍDEO (Amigo meu trouxe a placa, testamos e não é a causa)

3 - PROCESSADOR (Testei na máquina de um camarada meu)

Outra coisa que podemos descartar é o caso CI da placa. Na verdade lá vai uma chave ou sensor para habilitar ou desabilitar o "Case Open". Outra coisa, em caso de aberto a máquina funciona normalmente, só é emitido um aviso.

Agora, tem outra coisa que observei na minha placa mãe:

Há tres pontos de solda na placa com o nome de BIOS WP. O primeiro ponto está com uma marca de caneta vermelha bem em cima da solda. Os outros dois estão normais. Se eu for seguir a tabela igual dos tres pontos de solda de CMOS, os dois primeiros (1 e 2) zeram a CMOS e os dois últimos (2 e 3) voltam ao estado normal.

ALGUÉM SABE O QUE INDICA O JUMPER BIOS WP? Não se esqueçam que esta placa tem duas BIOS. Será que se eu ligar os pontos aí vou fazer besteira ou vai dar certo?

Quem souber, por favor colabore.

Agradeço muito todos que vem ajudando.

Italiano!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@04 jan 2005, 23:03

Mais um? afffff :D

Agora fui eu....ahahahaha.

Entendi sua preocupação, mas não deve postar espalhando a mesma mensagem por diversos tópicos! Fica meio chato....concorda?

Abraços.

Tá OK! Desculpa alguma coisa ...

Agradeço pela resposta o BIOS WP!!!

Fiz outra pergunta lá ....

De uma olhada lá de novo ...

Agradeço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

###### Italia, você ta brincando de ping-pong aqui no fórum? :huh: Até em outras areas daqui do fórum você esta postando a mesma pergunta! :angry: Isso só enche o HD do servidor daqui do fórum, o que é ruim para a comunidade. :unsure: você deveria ter postado em apenas um tópico em uma area e se não obtivesse respostas para suas perguntas em uma area, passar para a próxima. :unsure: Desculpe se passei tom de arrogante, mas apenas penso no bem do fórum! :looka:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...