Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comparativo Sempron x Athlon XP


rasta_man

Posts recomendados

Pois é pessoal, estive lendo o comparativo Sempron x Athlon XP e fiquei pensando: "Qual o motivo da AMD colocar no mercado processadores mais lentos que os anteriores?"

Muito estranho né, pois estamos sempre esperando uma evolução a cada versão lançada, daí a AMD tira de linha o AXP pra colocar o Sempron...

Leiam a matéria! muito boa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Leo111@25 dez 2004, 12:51

Não é lentidão, apenas seu clock é menor comparando seu PR ao do AXP, o que da a impressão dele ser ''mais lento''. O Sempron continua um ótimo processador de baixissimo custo, compará-lo ao AXP de mesmo PR já é querer demais.

A questão não está apenas ligada ao clock, mas também a memória cache L2, vários modelos do AXP com 512 de L2 (claro que não todos), os Sempron tem 256 (só o 3000+ tem 512)... isso é uma boa diferença!

Porque não deixaram 512 nos Sempron também?

Continuo achando que não evoluiu... <_<

Bem, antes leiam a matéria pra depois postar alguma coisa aqui, pois o pessoal tem mania de ficar defendendo determinada marca ou modelo. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os Processadores da linha SEMPRON sao excepcionais para overclock, qualquer um deles até onde eu li em outros forums parece chegar aos 2000mhz sem aumento de v-core :ahh:

Eu mesmo montei um semprom 2300 para meu irmão e setei o fsb em 200, assim ele passou para 9,5X200 = 1900mhz, desempenho equivalente a um athlon-xp 2450+ ou 2500+

Abaixo vou por uma tabela baseada exclusivamente em meus conhecimentos para comparar o PR+ rating dos Semprons com os do AXP

SEMPROM 2200 9x166 = 1500mhz =~ ATHLON XP 2000+

SEMPROM 2200 COM FSB 200 9X200 = 1800MHZ =~ ATHLON XP 2300+

SEMPROM 2300 9,5x166 = 1577mhz =~ ATHLON XP 2100+

SEMPROM 2300 COM FSB 200 9,5X200 = 1900MHZ =~ ATHLON XP 2450+/2500+

SEMPROM 2400 10x166 = 1666mhz =~ ATHLON XP 2250+

SEMPROM 2400 COM FSB 200 10X200 = 2000MHZ =~ ATHLON XP 2650+

SEMPROM 2500 10,5x166 = 1750mhz =~ ATHLON XP 2350+

SEMPROM 2500 COM FSB 200 10,5X200 = 2100MHZ =~ ATHLON XP 2800+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por edurm@26 dez 2004, 11:18

Os Processadores da linha SEMPRON sao excepcionais para overclock, qualquer um deles até onde eu li em outros forums parece chegar aos 2000mhz sem aumento de v-core :ahh:

Com certeza são bons para overclock sim! Mas não tem melhor que o Athlon Xp Mobile, o rei do overclock!

Muito boa sua tabela de comparação.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como já foi dito aqui, creio q a vinda do Sempron, nada mais é q uma jogo de marketing pra saída dos processadores de 32 bits e ida pros de 64bits.

hoje a qualidade de processamento de dados é muito grande e a necessidade dela é clara. Pensem bem, se eles tem os top de linha, caríssimos, e lançam uns fraquinhos.

Nós usuários temos sempre a vontade de ter o melhor, lógico q pelo fato de termos o pouco, iremos querer o "muito". Por isso q eu digo q isso é um jogo de Marketing.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por eduardogomesdemagalhaes+26 dez 2004, 12:43QUOTE (eduardogomesdemagalhaes @ 26 dez 2004, 12:43)como foi dito aqui, creio q a vinda do Sempron, nada mais é q uma jogo de marketing pra saída dos processadores de 32 bits e ida pros de 64bits.

andregufc@26 dez 2004, 05:38

acho q fizeram esse sempron pra galera migra pros A64... Se continua fabricando os proc. de 32 bits o mercado dos 64 bits não anda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por _Pongo_@26 dez 2004, 13:11

Pelo que eu sabia amd lançou o sempron pra competir no mercado com o celerom D da intel.....

Sim, o Celeron D é o concorrente direto do Sempron, mas pensa comigo, se o Athlon XP é superior ao Celeron D, não tem cabimeno a AMD baixar o nível de seus processadores para poder concorrer com outra marca!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rasta_man+26 dez 2004, 13:29QUOTE (rasta_man @ 26 dez 2004, 13:29) _Pongo_@26 dez 2004, 13:11

Pelo que eu sabia amd lançou o sempron pra competir no mercado com o celerom D da intel.....

Sim, o Celeron D é o concorrente direto do Sempron, mas pensa comigo, se o Athlon XP é superior ao Celeron D, não tem cabimeno a AMD baixar o nível de seus processadores para poder concorrer com outra marca!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rasta_man@26 dez 2004, 02:24

A questão não está apenas ligada ao clock, mas também a memória cache L2, vários modelos do AXP com 512 de L2 (claro que não todos), os Sempron tem 256 (só o 3000+ tem 512)... isso é uma boa diferença!

Porque não deixaram 512 nos Sempron também?

Continuo achando que não evoluiu... <_<

Bem, antes leiam a matéria pra depois postar alguma coisa aqui, pois o pessoal tem mania de ficar defendendo determinada marca ou modelo. :P

Olha quanto a cache L2 isso é porque o Sempron é um processador de baixo custo, não vamos esperar milagres de ter um processador com um preço destes ter as mesmas especificações do AXP como 512KB de cache L2, porque ai ja é querer demais. Mesmo assim eu acho que é só o Barton que tem 512KB de cache, não é?

Eu acho que é por ai, não é questão de ser um processador melhor ou pior que o AXP, porque o Sempron não é pra ser comparado a ele; o sempron é um proc de baixo custo como o duron foi, e o AXP era o top da época que era fabricado. Acho que não devemos comparar um ao outro, mesmo o sempron sendo uma cópia do AXP, ele foi feito para outro mercado e tem preços diferentes.

É o que eu acho beleza :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, na minha opinião, isso tudo, é porquê:

*Se você tem um AXP, e quer trocar por A64, terá que trocar a placa mãe também, então as pessoas iriam demorar muito até criarem "corajem" para desembolsar essa grana (processador+placa-mãe)

Então a AMD fez uma jogada inteligente, colocou no mercado um processador de ótimo custo-benefício e com soquete igual ao A64!!!!(eis o Sempron)

*Se você tem um Sempron e quer trocar para um A64, será necessário trocar apenas o processador, é óbvio.

ps: se eu estiver errado me corrijam...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como disse um amigo meu, entraram os Athlon 64 K8, mas os Sempron são os K9 porque a AMD fez uma cachorrada !!! Se continuassem os XP's e os Duron's, o Athlon 64 ia demorar mais tempo pra decolar... Os XP, com o core barton, com 512KB de cache (que nem ficaram muito no mercado <_< , comparado com outros núcleos) e o FSB que só em dois modelos chegou a 400MHz, ainda tinham muito pra evoluir... e embora inferiores ao Athlon 64, ainda seriam melhor custo/benefício gerando uma concorrência dentro do próprios prudutos AMD, o que traria prejuizo pra pra eles mesmos... :chicote: Quanto aos Duron's, é pura e simplesmente porque viram que era um processador muito barato :chateado: ... É só comparar por quanto que era vendido um Duron e agora o Sempron, dito baixo custo; Pra quem vai montar uma maquina de baixo custo o Duron era uma escolha óbvia, um bom desempenho para uso doméstico por um preço ainda inferior e agora a AMD tirou essa opção...

Concluindo essa cachorrada do sempron, foi meio que uma forma que a AMD achou de aumentar os preços e forçar a migração para a plataforma K8 :chicote::devil: ... QUE SACO !!! AGORA A AMD COMEÇOU A DAR UMA DE INTEL :naonao: :chateado: .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Banzai®+26 dez 2004, 21:24QUOTE (Banzai® @ 26 dez 2004, 21:24)Concluindo essa cachorrada do sempron, foi meio que uma forma que a AMD achou de aumentar os preços e forçar a migração para a plataforma K8  :chicote::devil: ... QUE SACO !!! AGORA A AMD COMEÇOU A DAR UMA DE INTEL  :naonao: :chateado: .

Falou e disse!

juniorsj@26 dez 2004, 21:18

*Se você tem um Sempron e quer trocar para um A64, será necessário trocar apenas o processador, é óbvio.

ps: se eu estiver errado me corrijam...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rasta_man@26 dez 2004, 21:51

Amigo, o Sempron é Socket-462 (Socket A), de qualquer forma você terá que trocar a placa mãe se quiser utilizar um A64!

O Sempron 2200, 2300+, 2400+, 2500+, 2600+, 2800+ e 3000+ são socket A.

O Sempron 3100+ é socket 754 e possui a mesma arquitetura do Athlon 64, o diferencial é que as instruções de 64 bits estão desabilitadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gregori@26 dez 2004, 22:10

O Sempron 3100+ é socket 754 e possui a mesma arquitetura do Athlon 64, o diferencial é que as instruções de 64 bits estão desabilitadas.

Claro, mas eu estava me referindo a processadores de baixo custo, o Sempron 3100+ é caro e difícil de encontrar. Pelo menos aqui na minha cidade!

Mas se nosso amigo juniorsj estava se referindo a esse processador, daí sim concordo com ele. Como ele não especificou, pensei que estava falando do Sempron em geral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa substituição do Duron e do AXP pelo Sempron é uma forma inteligente e eficaz de fazer o pessoal migrar para a Plataforma de 64bits. Pensem comigo: você lança alguns processadores Sempron de baixo custo para continuar suprindo o mercado de MBs Skt 462 q ainda estão à venda e também para usuários desse socket.

Em seguida, é lançado o Sempron 3100+, q já é Skt 754, q é justamente o 1º para A64.

Então, para as pessoas q não estão com grana de sobra, compra logo a MB socket 754 e um Sempron para ela, até q tenha condições de comprar A64.

E se esperar um pouco, é provável q daqui a pouco tempo seja lançado o Sempron Skt 939 ou 940 (ainda 32bits), q será a alternativa "barata" ao A64.

Talvez eu tenha viajado, mas o q vale é opinar... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Postado Originalmente por Leo111@27 dez 2004, 00:01

Um Duron 1.6GHz era vendido aqui por 200 reais, exatamente o mesmo preço do Sempron 2200+ que tem desempenho superior a este. Pode ser que no resto do Brasil ele esteja mais caro, sei lá...  :unsure: .

Acho que tão metendo a faca ai na tua cidade :tantan:, no waz onde ainda se consegue achar duron's, o 1600MHz está R$154,00 e o 1800Mhz por R$182,00 enquanto o semprom 2200+ sai por R$199,00 ... e olha que eu costumava achar por aqui duron's por preços ainda mais baixos que esses... Quanto ao semprom ter melhor desempenho que o duron, isso é lógico (bem porque os sempron são os T-Bred com os clock's "castrados"), não tô dizendo o contrário :muro: ... O que estou dizendo é que eram excelentes para micros de baixo custo...

Postado Originalmente por Leo111@27 dez 2004, 00:01

Bem, eu acho que a AMD criou o Sempron soquete 754/939 não pra forçar, mais para estimular a passada para essa ''nova'' plataforma.

Sim, e o bush invadiu o iraque por bondade <_< ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece ridículo e é, mas a explicação oficial para o surgimento dos Sempron (tirei do Tom's Hardware) é a seguinte:

Since AMD's Socket 939 launch, AMD has sought to compensate for its Athlon64's large die size to create a high-yield, low-cost processor as a replacement for its Duron line, which represented AMD's value offering for years. Indeed, the Athlon64's yield is not conducive for large-volume production and shipment units. This has thus prevented AMD from introducing slower and more affordable versions for the highly attractive Socket 939.

Meanwhile, AMD's AthlonXP, which the Athlon64 will eventually replace, is out of place in the value segment as the Athlon brand is supposed to represent the best of the best.

AMD solves the dilemma by getting rid of the Athlon nomenclature for its AthlonXP architecture to designate its value segment processors. Hence, the entry of the Sempron brand.

<span style='color:red'>Trocando em miúdos, na época do lançamento do 939 a AMD não conseguiria produzi-lo em escala suficiente para suprir o mercado com uma versão "popular" do chip. Ao mesmo tempo, os Athlon XP estavam sem lugar no mercado, porque o nome "Athlon", para a AMD, significa o top entre seus processadores, posto perdido para o A64. Qual a solução? Tirar o AXP de circulação e substituí-lo por versões mais baratas dele mesmo, que se encaixem de maneira mais adequada do mercado low-end.

Quanto aos Athlon XP 3000+ e 3200+ com FSB de 400MHz, eles não emplacaram porque seu preço era (e é, se alguém conseguir encontrar) altíssimo, comparável aos A64 de soquete 754 mais baratos. Falo por experiência prórpia, porque dei uma olhada neles quando montei meu PC em julho... em termos de custo/benefício, era mais vantagem um A64 754 do que um AXP 3200+... como não tinha dinheiro para nenhum dos dois, fiquei com o da assinatura mesmo (FSB 333) e não tenho do que reclamar! :palmas:</span>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Banzai®@27 dez 2004, 00:53

Sim, e o bush invadiu o iraque por bondade <_< ...

Pensa comigo: Você tem dinheiro pra comprar um Athlon 64 3500+ socket 939? Ou até mesmo um 2800+ socket 754? Não? Eu tambem não, assim como muita gente que quer passar pra plataforma socket 754/939 e não tem dinheiro pra investir no processador - pensando nessa fatia do mercado, a AMD lança os Sempron pra esses soquetes, pra facilitar a vida dos que querem fazer o up pra essa plataforma e não tem como gastar 500 ou 600 reais num processador. Foi a mesma coisa que ela fez com o Duron Morgan e Spitfire no começo do socket A.

A AMD nem outra empresa é bondosa ou faz as coisas para deixar seus clientes felizes, é tudo dinheiro. Se ela não lançasse esse Sempron pra soquete 754/939, ia deixar de ganhar usuários que não tem como comprar um A64. Por exemplo, imagine se ela não tivesse lançado o Duron para o soquete A, ficando só o athlon como escolha para upgrade? Ela se sustentou financeiramente durante anos com o Duron, e acredito que não vai ser muito diferente com o Sempron.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No mercado sempre vai existir produtos de boa qualidade e produtos de qualidade mediana para melhores cuto beneficio,

foi justamente o q a AMD fez, lembro no inicio que alguns processadores da AMD eram a metade de preço dos intel, com o passar do tempo a AMD evoluiu mt e com isso conseguiu respaldo para eleavr os preços, pois tinha um produto "TOP" .

Fiquei mt triste pela saida do ATX :cry: , pois é um processador espetacular, principalmente os acima de 2800, e os mobile. a depois o mercado evoluiu pra 64 bits, os processadores evoluiram e o de baixo custo não poderiam ser os tops de antes, por isso acho que foi a morte prematura dos ATX,

Temos visto os mais diversos testes apontando os novos AT64 como os melhores, e mais rapidos processadores, mas temos q ficar de olho aberto no seguinte ponto,

comparem os preços tops da AMD hoje, antes dava pra você montar um top ATX sem mt difculdades, mas hoje por experiencia propria me sinto mt longe de migrar para os de 64 bits, a AMD pode se tornar uma intel da vida ( cheia de orgulho e pensando que seus clientes e admiradores continuarão firmes com a marca )

essa é minha opinião :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não é por nada não, mas você não estaria querendo dizer AXP (Athlon XP) :tantan: !?!?! É que ATX é o padrão dos gabinetes, fontes, encaixe de placa-mãe, etc... tá certo, que já saiu a especificação BTX, mas essa acho que vai demorar um pouquinho para todos os fabricantes aderirem 100% a esse novo padrão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...