Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Formato de arquivos de audio


Posts recomendados

Prezados, existem vários formatos de arquivos de audio, os que conheço são: WAV, MP3, WMA. Os CD que compramos, creio que o formato é WAV, estou correto? Bem, o que acontece é que este formato torna o arquivo muito grande (cerca de 60 MB), o que torna inviável manter arquivos com este tipo no HD. Agora, existe algum formato que torne o arquivo bem menor, sem perder a qualidade? E se depois, eu quiser fazer uma cópia para escutar em um cd player, poderei? Por favor, me ajudem nesta dúvida.

Aproveitando, existe mídia específica para fazer cópia de cd originais, ou qualquer mídia serve?

Desde já agradeço a todos, um abraço e um feliz natal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para armazenar as músicas no seu pc você pode optar por dois metodos, tirando o uso do próprio wave. Em ambos os casos, haverá alguma perda de qualidade, por mínima que seja.

- Formatos lossless (flac, monkey's audio, optimfrog, wavepack,...) - geram arquivos com perda de qualidade quase nula, porém os arquivos ficam meio grandes (pelo pouco que vi, a média do tamanho dos arquivos fica perto dos 20Mb)

- Formatos tipo mp3, aac, ogg, mpc,.. : Geram um arquivo de tamanho menor (uma média de 4~5Mb), porém a qualidade é reduzida.

Claro que a taxa de qualidade depende do bitrate que você vai usar e isso influencia no tamanho também.

Se você for precisar manter suas músicas com qualidade total, e tiver HD para tanto, recomendo os formatos lossless. Se for só para ouvir, acho mp3 a melhor alternativa. Existem formatos que geram arquivos de menor tamanho, como o Ogg, porém, quando você quiser ouvir suas músicas num mp3player, vai precisa converter o Ogg, gerando mais perda de qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta, agora, se voce puder me fazer uma recomendação para o seguinte caso: Desejo copiar para meu computador meu CD de audio para depois fazer uma coletânea pessoal das musicas preferidas, copiando-as para um outro CD de audio. Qual o formato que você usaria para a cópia do HD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivos .wav guardam melhor a música sem perda de qualidade, só que uma boa música teria 40 ou 50Mb de tamanho, haja disco rígido.

Como todos os sistemas de gravação gravam em .mp3 naturalmente, o melhor seria gravar arquivos mp3 com a melhor qualidade possível.

Usei o dbpower amp pra concerter a música Traitor - Motorhead em arquivo wav (16bit - 44100Mhz - 2'stereo, qualidade de cd), ficou com 34.047KB.

Convertendo esse .wav em arquivo mp3 com 320 de bitrate (bitrate variável) ela fica com 7.017KB. Gravando o mesmo wav pra um arquivo de mp3 com bitrate variável de 160 ele fica com 3.862Kb. E a qualidade em 160 pra 320 não altera tanto a qualidade da música.

Se gravar esse mesmo arquivo em bitrate menor, isso pode diminuir a tamanho do arquivo ainda mais, só que a qualidade iria cair muito, portanto o recomendável é guardar em 128 que a qualidade não é comprometida.

O mais interessante é que esse arquivo wav gravado pra .ogg fica com aproximadamente 400Kb a menos que em .mp3 com a mesma qualidade de som e do arquivo (160). Imagina um acervo com 5000 mp3 o tanto que economizaria de espaço :D. O problema é que pro nero (o que eu uso) gravar em .ogg tem que baixar um plugin, o que eu não vejo como problema, economizei mais de 2Gb convertendo minhas mp3 pra ogg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por Czar_Bruno@25 dez 2004, 19:42

O mais interessante é que esse arquivo wav gravado pra .ogg fica com aproximadamente 400Kb a menos que em .mp3 com a mesma qualidade de som e do arquivo (160). Imagina um acervo com 5000 mp3 o tanto que economizaria de espaço :D. O problema é que pro nero (o que eu uso) gravar em .ogg tem que baixar um plugin, o que eu não vejo como problema, economizei mais de 2Gb convertendo minhas mp3 pra ogg.

Legal eu mesmo tenho muitos GB de músicas em meu HD, e quero economizar no espaço em bytes. Como sempre a maioria das minhas músicas estão no formato mp3 e irei querer converter de mp3 para ogg, já que você disse q a economia é grande. Por favor dê suas dicas de quais programas usar para essa tarefa de converter arquivos de mp3 e wma para ogg e ripar cds diretamente apra ogg.

Brigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ter vários formatos disponíveis é bom pois terá sempre um melhor desenvolvido que o outro. Porém, terá sempre suas diferenças como por exemplo a falta de suporte á players portáteis etc. E isso é muito ruim porque para o formato lossy de melhor qualidade ainda não se vê player que suporte tal.

Use o MP3 APS (--alt-preset standard) que dá conta do recado.

Ou ainda um OggVorbis -q5 (160kbps) se quer economizar alguns míseros MBs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A desvantagem do .ogg é a falta de suporte em aparelhor além-pc. Pra poder usar em um aparelho de dvd tem que passar pra .wav (.cda) ou pra .mp3, e pra gravar tem que instalar plugin no nero, por exemplo. (não é exatamente um problema, mas a maioria se acomoda demais e fazer isso é complicado pacas)

Ou ainda um OggVorbis -q5 (160kbps) se quer economizar alguns míseros MBs.
.

De fato, em alguns casos compensa ter arquivos mp3, ao invés de .ogg. Mas não acho que 2gb sejam míseros Mbs :D .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...