Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD 80Gbytes maxtor diamond plus 9


patricia

Posts recomendados

oie!!!

gostaria de saber de vocês experientes usuarios

se é normal o comportamento do meu HD maxtor

diamond plus 9 80Gbytes (8Mbytes de buffer)...

(1º comportamento estranho)

na hora que meu computador (um Dell pentium

III 800Mhz) desliga, ou seja, o windows xp se desliga,

o HD faz um barulhinho parecido com um pequeno estalo.

Isso é normal ou acontece com mais alguem aqui? Isso

não é algum tipo de sinal que num futuro breve corro o

risco desse HD falhar e eu perder todos os meus dados??

(2º comportamento estranho)

quando utilizei o fdisk (apos um boot usando o disco

de inicialização do windows 98), apos ter seguido todos

os passos usuais de instalação de um novo HD (ou seja,

executar fdisk, e criar partiçoes)... o fdisk registrou o

tamanho total para a partiçao primaria como apenas

12Gbytes!... (sendo que a propria BIOS do computador

ja exibia corretamente os 78Gbytes do meu maxtor).

Resultado disso: tive que pegar um programa chamado

maxblast 3 e só assim consegui fazer com que fosse

reconhecido os 80Gbytes e só assim pude criar as

partiçoes corretamente).

Comportamento estranho: depois de ter feito tudo,

instalado windows xp, programas, etc... resolvi rodar

o fdisk por curiosidade e apesar de ele mostrar as 3

partiçoes que criei (C: 40Gbytes, D: 30Gbytes, E: 10Gbytes)

a partiçao primaria ainda acusa ter somente 12Gbytes de

espaço total em disco.

Novamente, isso ta acontecendo com mais alguem aqui?

desde ja, muito MUITO OBRIGADA!!! ;-***

Patricia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em relação ao estalinho você nau é o primeiro com os maxtor que tem essa experiencia... e não vi as pessoas que passaram por isso reclamando de problemas, o fdisk não reconhece em dados momentos o tamanho da partrição do hd, o que vcpode fazer é usar o disco do widnwos xp pra particionar e formatar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tenho uma semelhante hehe... o meu tem 2 megas de buffer... não é recomendável você particionalo pelo fdisk... ele é bem grande... se eu fosse voce conseguiria o cd do windows xp e particionaria e formataria com o programa de instalação do windows... ou mesmo usando o Partition Magic 8.0 ( eu uso ) e funciona beleza... valeu... fui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

antes de mais nada, obrigadissima pelas respostas e

ajuda de vocês, MysticPower e milktank!

tem umas duvidas que ainda teimam em chatear, que

são as seguintes:

1) o fdisk não reconhecer em dados momentos o tamanho

da partição do hd, pode acarretar riscos futuros pro meu

HD (tipo, diminuir a vida util dele) ou to me preocupando a toa?

2) vocês dois gentilmente recomendaram a partição e formataçao

pelo windows xp. Eu usei o maxblast3 , programa oferecido

pela maxtor (tem la no site deles www.maxtor.com). Particionei

usando ele e dei um "format c:" pelo DOS e até o momento,

não tive dores de cabeça. Fiz certo ou esse problema do fdisk

continuar acusando somente 12Gbytes de total de espaço no

disco pode causar problemas (novamente, diminuir a vida

util do HD)??

novamente, muito obrigada!!

beijos,

Patricia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Patrícia,

O FDISK não reconhece discos grandes (maiores que 50 ou 60GB), porém você pode utilizá-lo sem problemas usando porcentagens do disco no lugar de capacidade. Se o seu disco é de 80 GB e você que uma partição primária de por exemplo 20GB, basta colocar 25%. Depois disto, ao utilizar a outra partição basta lembra que o restante (no exemplo 60 GB) volta a ser 100%.

SDS

Fábio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FDISK não reconhece discos grandes (maiores que 50 ou 60GB), porém você pode utilizá-lo sem problemas usando porcentagens do disco no lugar de capacidade. Se o seu disco é de 80 GB e você que uma partição primária de por exemplo 20GB, basta colocar 25%. Depois disto, ao utilizar a outra partição basta lembra que o restante (no exemplo 60 GB) volta a ser 100%.

SDS

caro amigo.. não fale bobagem... o fdisk é para reconhecer mais que 1 terbyte..

ou seja 1000gb

então amigo.. pesquise antes de postar e falar errado confundindo a pessoa

o que você pode fazer amiga... é tentar com o cd do winxp mesmo como nossos amigos acima disseram..

boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro colega,

Antes de dizer que outros falam bobagens, leia o arquivo da MS(http://support.microsoft.com/?kbid=263044) que fala d=sobre o limite de 64 GB do FDISK

"Sintomas

Ao usar o Fdisk.exe para particionar um disco rígido maior que 64 GB (64 gigabytes, ou 68,719,476,736 bytes) de tamanho, o Fdisk não irá reportar o tamanho correto do disco rígido.

O tamanho que o Fdisk reporta é o tamanho total de um disco rígido menos 64 GB. Por exemplo, se a unidade física for de 70.3 GB (75,484,122,112 bytes) de tamanho, o Fdisk irá reportar o tamanho da unidade como sendo 6.3 GB (6,764,579,840 bytes).

Causa

O Fdisk usa alguns valores de 16 bits internamente para calcular o tamanho da unidade. Algumas dessas variáveis estouram quando o tamanho da unidade é igual ou maior que 64 GB."

Quanta bobagem

SDS

Fábio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por gu4r4n4rox@24 dez 2004, 19:38

FDISK não reconhece discos grandes (maiores que 50 ou 60GB), porém você pode utilizá-lo sem problemas usando porcentagens do disco no lugar de capacidade. Se o seu disco é de 80 GB e você que uma partição primária de por exemplo 20GB, basta colocar 25%. Depois disto, ao utilizar a outra partição basta lembra que o restante (no exemplo 60 GB) volta a ser 100%.

SDS

caro amigo.. não fale bobagem... o fdisk é para reconhecer mais que 1 terbyte..

ou seja 1000gb

então amigo.. pesquise antes de postar e falar errado confundindo a pessoa

o que você pode fazer amiga... é tentar com o cd do winxp mesmo como nossos amigos acima disseram..

boa sorte!

:stupid:

Quanta bobagem mesmo....

PS: 1 TERABYTE = 1024 GIGA ! ! !

Assim como 1 GB = 1042 MB

Assim como 1 MB = 1024 KB

Assim como 1 KB = 1024 Bytes

e... 1 Byte = 8 Bits

Ok!?

Quando o FDISK foi criado, o Tio Bill ainda dizia que computadores com 1 Mb de RAM iam ser mais do que necessario para se rodar os aplicativos mais avançados por um otimo tempo... com isso,.... você imagina que os caras iriam prever que teriamos HDs tão grandes como os de hoje!?!?!

CONCUSÃO: Por isso, o FDISK não tem suporte a HDs Grandes.... assim como as BIOS mais antigas também não oferecem esse suporte.

AMIGO:

USE PARTITON MAGIC ou o DISCO DE INSTALAÇÃO DO XP mesmo, que suportam isso.

Abraços....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, quanto ao estalinho é normal, tipo, você desliga ele, e aqui dá um timm depois de uns 2 segundos que ele é desligado, e ainda se ouve os discos pararem, ao ligar também dá isso.

Quanto ao fdisk, não sei lhe dizer, mas eu usei o do windows xp para particionar, como eu não gosto de volumes muito grandes, decidi me organizar.

C: Sistema 12GB

D: Arquivos 8GB

E: MP3/Videos 14GB

F: Jogos 20GB

G: Downloads 4GB

H: Backup 4GB

I: Variedades 3,5GB

Bem, algumas eu fiz somente para jogar os arquivos lá para que eu organize depois, uma unidade de backup para eu usar para fazer os CDs de backup, uma partição somente para downloads, uma somente para jogos alem de organizar não fragmenta o resto das particoes, uma de arquivos para imagens, documentos, flash, etc, uma de mp3 tambem para me organizar, e claro a de sistema.

O resto deixei reservado para linux, pois quero instalar posteriormente.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal. Estou com muita insegurança com relação ao desempenho do Maxtor 6Y080L0 (O alvo da discussão neste tópico). Apesar do famoso "estalinho", às vezes ele fica muito lento, chegando até ao ponto de não ser reconhecido.

Ora seu desempenho é excelente, mas às vezes (poucas) quando eu ligo o PC ele demora muito a começar a carregar o WIN XP SP1, reinicia sozinho, ai começa a dar ERRO DE DISCO (já aconteceu 5 vezes), até não ser reconhecido no BOOT (3 vezes), isso em duas semanas de uso.

Já troquei todas as conexões, as IDE´S, mas estou desconfiado da fonte.

Mas se ligar novamente o PC, o HD "inesperadamente" funciona muito bem.

Por favor se alguém puder esclarecer algo fico grato, além disso ele ainda está na garantia.

Minha configuração:

DURON 1,6 Mhz

M 810 LH-R, SIS 730s

256Mb, PC133

CD R LG (na IDE 2 master)

CD RW LG (na IDE 2 slave)

MAXTOR 6Y080L0

WIN XP SP1

:muro::unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem amigo, desconfie da fonte mesmo, eu já usei o meu de 80GB e um de 40GB da maxtor, e minha fonte é genérica, daquelas que vem no gabinete sa satellite. Quando eu coloquei os 2 HDs, o meu e o de 40 as vezes ficavam extremamente lentos, até o windows dizer, Erro de E/S, verificação cíclica de redundancia coisas assim.

Se puder teste em outro pc ou tente arranjar outra fonte, mas claro, desconfiar do HD também é possível, se você tiver dados muito importantes recomendo que faça um backup o quanto antes.

Eu mesmo com a minha estou ainda em tempo de ter confiança nela, estou fazendo backups quase sempre, pois nuca se sabe, ainda mais que esse é o meu primeiro HD novo, pois antes os Hds que eu peguei foram usados. E as vezes para mim usados e bem conservados são para mim que ele já mostrou que não apresentará problemas pelos tempos.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Zibil Harris@26 dez 2004, 01:44

Olá Phanthon. Obrigado por responder, mas você não conhece outras fontes sobre o assunto (problema)?

Se puder responder agradeço. Se eu conseguir encontrar algo a respeito, notificarei o quanto antes.

Valeeu!!!

:muro::unsure:

cara esses seus sintomas é bem estranho, se ele estiver na garantia tenta trocar e se com mais um hd ocorrer isso você deve testar seu pc co outra fonte, isso porque ela deve ser a responsavel após uma troca do hd e a persistencia do problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, pode ser a fonte, as vezes uma fonte ruim faz o HD ficar desligando e ligando repentinamente do nada, ou as vezes um mal contato no plugue da energia.

Se puder trocar, troque, pois isso as vezes pode acontecer em vir algo defeituoso, dá no SMART, para mais informações sobre isso, há um tópico fixo sobre isso nesta mesma seção.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal. Valeu pelas dicas! Percebi que o HD está no modo UDMA 2 (ATA 33) e a placa suporta até ATA 100, creio que o motivo seja o cabo que realmente é antigo, pois acho que está havendo uma incompatibilidade de transferência de dados entre o dispositivo e a IDE. Irei trocá-lo e continuarei a observar o desempenho do HD. Talvez isso seja um dos responsáveis pelo problema.

Ainda na Luta!!! :unsure::muro::unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Zibil Harris@28 dez 2004, 02:10

Olá pessoal. Valeu pelas dicas! Percebi que o HD está no modo UDMA 2 (ATA 33) e a placa suporta até ATA 100, creio que o motivo seja o cabo que realmente é antigo, pois acho que está havendo uma incompatibilidade de transferência de dados entre o dispositivo e a IDE. Irei trocá-lo e continuarei a observar o desempenho do HD. Talvez isso seja um dos responsáveis pelo problema.

Ainda na Luta!!! :unsure::muro::unsure:

além do cabo não esqueça de verificar os drivers busmaster da maquina, sem eles o udma não fica ativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...