Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Limitações das GPUs atuais


Ichigeki

Posts recomendados

Este tópico no site Beyond3D é interessante.

Tim Sweeney, da Epic Games (engine Unreal), afirma que as GPUs atuais não são interessantes e dá sinais que a arquitetura deve mudar radicalmente nos próximos anos.

Ele afirma que o DirectX 9 vai atingir seu limite quando a performance subir de 4x a 8x e as coisas vão ficar muito complicadas a partir deste ponto, pois as GPUs não são tão flexíveis em progrmabilidade quanto desejariam. Faltam recursos já existentes na programação tradicional, como chamar funções em tempo de execução.

Ele diz que o valor desejado para ele seria uma performance boa com 250 instruções de shaders em resoluções de 1600x1200.

Ele cita valores como shaders de 2500 ou 25000 instruções...como efeito de comparação, HL2, um jogo bastante exigente nos shaders, deve utilizar cherca de 50 instruções nos shaders mais compridos. Meu palpite é que as GPUs vão ter que melhorar de 50x a performance atual pra conseguir utilizar tantas instruções e melhorar muito o controle de fluxo.

Parece que os próximos anos vão ser interessantes se tratando em tecnologia de placas gráficas :D ...e que trocaremos de placas muitas e muitas vezes! :zoio:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ok, o tal Tim Sweeney reclamou, mas eu perguntaria a ele se todas as produtoras pensam o mesmo?. Digo mais, será que todos os jogos ou pelo menos um número considerável dos lançamentos contariam com um trabalho tão complexo que precisasse do que ele cita?

Digo isso porque dos jogos atuais raramente sai um realmente bem trabalhado em termos gráficos, como ocorre com Far Cry, Half Life 2 e ao que me parece o Flat Out (só vi fotos desse), ou seja, a tecnologia que ele deseja, mesmo estando pronta hoje, não iria dispor de uma produção em massa de jogos super bem trabalhados.

Mas a tecnologia é assim mesmo, uma eterna evolução, que é incessante até que se chegue a um limite, o que parece não existir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI@23 dez 2004, 22:30

Ok, o tal Tim Sweeney reclamou, mas eu perguntaria a ele se todas as produtoras pensam o mesmo?

Realmente não Sombra. Mas o consenso é que a tecnologia atual, apesar de ter avançado incrívelmente nos últimos anos, tem muitas limitações.

Os maiores problemas que os desenvolvedores reclamam são mesmo o controle de fluxo, o limite quanto o número de instruções e uma programabilidade de certa forma ruim se comparada à programação tradicional. Isto eu ví em mais de uma entrevista e realmente parace ser sério o problema pro lado dos desenvolvedores, que constantemente tem que lidar com hardwares diferentes e tendo que acabar escrevendo vários renderpaths.

Além disso, John carmack reclamou que apesar de tudo, a precisão usada no hardware atual não o agrada, ele queria que os fabricantes de hardware implementassem 128 bits de cor e shaders com precisão maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o problema é que vocês estão falando de valve=hl2 e ID=DOOM³ que fazem jogos pra lançar "quando estiver pronto" a maioria nem faz questão de tanta qualidade e lança essas porcarias mal acabadas tipo homem aranha2 e algums mais...

se fosse agora duvido que a 40% dos jogos ia aproveitar td isso.

e tb não é so as gpus que tem que evoluir... uma 6800 em sli so rende se for em 1600x1200 com filtro pra o processador não ser o gargalo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente acho que os jogos atuais estão pedindo mais de Ram que de VGA, pois são gráficos nem tão pesados assim, poucos efeitos e muitos loadings....

mesmo em HL2, com efeitos da Água, vidro e outras texturas bem interessantes, mas que não usem nem metade da tecnologia do DX9.

Pelo fato de que o ramo de placas gráficas vai mudar bastante nos próximos anos é bom, pois com isso o preço das placas High-End e Mid-End vai cair bastante, vocês ja podem perceber isto, antes a placa do povão era na maioria uma GF4 MX440 64mb. Agora a maioria esta com FX5200 ou 9600XT, parece estarmos indo para o padrão 9800PRO... quem sabe até melhor.

Acho que os "padrões" 32bits de cor limitam muito os shaders, pois esse numero é suportado desde as antigas placas PCI, e mesmo com nova série 6xxx e X800 nem pensam em implementar tão cedo as fabricantes de GPUs.. mesmo a XGI não implementou nem sequer o PS3.0 nos seus lançamentos.

Ah! errei ai acima, a XGI lança GPUs com os Shaders 3.0 sim, vejam só:

XGI

Flws!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI@23 dez 2004, 22:30

Ok, o tal Tim Sweeney reclamou, mas eu perguntaria a ele se todas as produtoras pensam o mesmo?. Digo mais, será que todos os jogos ou pelo menos um número considerável dos lançamentos contariam com um trabalho tão complexo que precisasse do que ele cita?

Digo isso porque dos jogos atuais raramente sai um realmente bem trabalhado em termos gráficos, como ocorre com Far Cry, Half Life 2 e ao que me parece o Flat Out (só vi fotos desse), ou seja, a tecnologia que ele deseja, mesmo estando pronta hoje, não iria dispor de uma produção em massa de jogos super bem trabalhados.

Mas a tecnologia é assim mesmo, uma eterna evolução, que é incessante até que se chegue a um limite, o que parece não existir.

Interessante seu comentário, realmente se os shaders atingirem o nível de complexidade o trabalho pra escrevê-los vai ser enorme. Pra aproveitar tamanha programabilidade daria trabalho.

A única alternativa nesses casos é melhorar a programabilidade pra facilitar a escrita e permitir gerar códigos mais enxutos. Mas aí existe uma dependência muito grande do trabalho do pessoal do DirectX e do OpenGL, essas duas APIs ainda não provém uma infraestrutura que permita uma programabilidade tão boa.

e tb não é so as gpus que tem que evoluir... uma 6800 em sli so rende se for em 1600x1200 com filtro pra o processador não ser o gargalo.

Bom, o processador é um gargalo apenas nos jogos atuais pois as GPUs não tem muitos recursos que permitam que os shaders sejam aproveitados. À partir do momento que a estrtura for dada, o limitador pode ser mesmo a GPU e não mais a CPU.

Acho que os "padrões" 32bits de cor limitam muito os shaders, pois esse numero é suportado desde as antigas placas PCI, e mesmo com nova série 6xxx e X800 nem pensam em implementar tão cedo as fabricantes de GPUs.. mesmo a XGI não implementou nem sequer o PS3.0 nos seus lançamentos.

Bom, as GPUs já suportam 128 bits de cor apenas para shaders. Acho que os 128 bits de cor não vieram porque no momento nenhum sistema operacional e nenhuma API daria um suporte decente pra essa funcionalidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que os "padrões" 32bits de cor limitam muito os shaders, pois esse numero é suportado desde as antigas placas PCI, e mesmo com nova série 6xxx e X800 nem pensam em implementar tão cedo as fabricantes de GPUs.. mesmo a XGI não implementou nem sequer o PS3.0 nos seus lançamentos.

Ah! errei ai acima, a XGI lança GPUs com os Shaders 3.0 sim, vejam só:

XGI

Xii rapaz, até a XGI já lanço PS3 só a ATI q não, q q ela ta esperando??????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gusporti@24 dez 2004, 13:53

Xii rapaz, até a XGI lanço PS3 só a ATI q não, q q ela ta esperando??????

Se fosse tão simples incluir o PS 3.0...

É necessário um chip completamente novo pra dar esta funcionalidade e uma nova arquitetura de drivers. E o chip provavelmente teria maiores dimensões que acarretariam maior custo de produção.

Além disso isso tem consequências severas como aumento do calor gerado por causa do aumento do número de transistores.

Definitivamente não é trivial colocar funcionalidades novas no chip, sejam quais forem. Dá muito trabalho e o custo pra implementar pode ser muit alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esses caras reclamam, mas kd os games bons p/ jogar....esses ultimos tempos a cada 10 jogos p/ pc apenas 2 sao bons...

esses caras reclamam e so fazem jogo repetitivos...Unreal 2 por exemplo..que game mas sem graça....lixo...

se eles querem, eles tb tem que oferecer..porque o q esses comedia sabem fazer é game com graficos lindos e pesados, mas sem historia, sem diversão....

me lembro que na epoca da que haviam as Voodoo 2 esses mesmos panacas vangloriavam a 3Dfx pela tecnologia implementada e pelo pacote GLIDE de desenvolvimento...e eles faziam games maravilhosos....e agora vms comparar aquela epoca com a de hoje...po que esses caras querem ...o hardware evoluiu muuuito já, e esses palhaços so sabem fazer games mediocres, eles é quem não sabem programar com entusiamos em fazer algo descente e jogavel....eles reclamam porque sao preguiçosos e querem uma placa de video de 1 milhao de dolares que faça tudo sem que eles precisem rachar o coco p/ desenvolver algo que seja amigavel às GPU...

esses caras reclamam de barriga cheia..eles sao é preguiçosos eu vejo cada detalhe em alguns jogos q é de dar risada....como sao vagabndos....haahahah....

e imagine...se as industrias de GPU entrarem na moda desses preguiçosos....ai afundar todos eles juntos....ninguém vai ter dinheiro p/ pagar o preco das placas de videos do sonhos desses mediocres programadores preguiçosos...e aí vai tdoo mundo jogar PS3 ou XBOX 2 e o mundo dos games p/ PC estara arruinado por culpa desses burros, que vão é ter q racha o coco p/ fazer game p/ console...que é muito mais difícil e não pode dar um bug depois de lançado, senaop queima o filme da softhouse e aí a proprietaria do console não dará mais licença para esses preguicosos desenvolverem p/ a plataforma deles!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por labtecprm@24 dez 2004, 15:30

esses caras reclamam, mas kd os games bons p/ jogar....esses ultimos tempos a cada 10 jogos p/ pc apenas 2 sao bons...

esses caras reclamam e so fazem jogo repetitivos...Unreal 2 por exemplo..que game mas sem graça....lixo...

se eles querem, eles tb tem que oferecer..porque o q esses comedia sabem fazer é game com graficos lindos e pesados, mas sem historia, sem diversão....

me lembro que na epoca da que haviam as Voodoo 2 esses mesmos panacas vangloriavam a 3Dfx pela tecnologia implementada e pelo pacote GLIDE de desenvolvimento...e eles faziam games maravilhosos....e agora vms comparar aquela epoca com a de hoje...po que esses caras querem ...o hardware evoluiu muuuito já, e esses palhaços so sabem fazer games mediocres, eles é quem não sabem programar com entusiamos em fazer algo descente e jogavel....eles reclamam porque sao preguiçosos e querem uma placa de video de 1 milhao de dolares que faça tudo sem que eles precisem rachar o coco p/ desenvolver algo que seja amigavel às GPU...

esses caras reclamam de barriga cheia..eles sao é preguiçosos eu vejo cada detalhe em alguns jogos q é de dar risada....como sao vagabndos....haahahah....

e imagine...se as industrias de GPU entrarem na moda desses preguiçosos....ai afundar todos eles juntos....ninguém vai ter dinheiro p/ pagar o preco das placas de videos do sonhos desses mediocres programadores preguiçosos...e aí vai tdoo mundo jogar PS3 ou XBOX 2 e o mundo dos games p/ PC estara arruinado por culpa desses burros, que vão é ter q racha o coco p/ fazer game p/ console...que é muito mais difícil e não pode dar um bug depois de lançado, senaop queima o filme da softhouse e aí a proprietaria do console não dará mais licença para esses preguicosos desenvolverem p/ a plataforma deles!

Acredito que não é bem assim. Um game bom depende de muito investimento (coisa que poucas produtoras tem) e tempo.

O tempo é muito essencial, poucas firmas (como Valve, Epic ou iD) possuem tempo pra terminar com folga os projetos.

O segredo pra um jogo ser eficiente (leve e bonito) é desenvolver uma engine funcional, mas na maioria dos casos isto não é possível por causa dos prazos impostos por grandes distribuidoras com quais os estudios fecham contratos, como Atari, EA, Vivendi ou Codemasters. São a eles que todos devem culpar e não os desenvolvedores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os caras estão reclamando que falta tecnologia pra desenvolver melhores games???

Palhaçada!!!!!!!

A maioria de nós queremos novas tecnologias pros games ficarem mais realistas, isto é otimo, mas esquecem que isso tb traz maleficios como ter que trocar de placa de video a cada ano e pior, esse prazo pode diminuir pra 6 meses em pouco tempo, tudo por causa de graficos e novos recursos que só as placas mais novas terão e pode dizer adeus a sua plaquinha recem comprada e cara que em pouco tempo desvalorizou muito e está obsoleta.

Tem games com graficos horriveis e nada realista que divertem muitos até hoje, por que??? tem historia, tem enredo, tem jogabilidade e não foi uma ideia que nasceu da noite pro dia. Os desenvolvedores tão é ficando preguiçosos isso sim.

Ta me cheirando a um velho truque capitalista que funciona muito bem até hoje, comprem hoje o futuro por que o presente sempre estará no passado.

filosofei :P

Obs: minha opinião B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...