Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

UniTuner VGAs tweaker (No nível do Riva)


Sombra_XXI

Posts recomendados

  • Membro VIP

Atualizado em 23/12/2004

ESQUEÇAM ESSE PROGRAMA, O TEXTO COLOCADO ABAIXO FOI ANTES DE SABER DE UM DETALHE IMPORTANTE, COLOCADO NO MEU ÚLTIMO POST

Olhem só que interessante!

O UniTuner é um programa de tweak produzido por um conhecido programador de nome Humus, que entre outras coisas, foi o primeiro a fazer com que o DOOM 3 rodasse de forma realmente decente em placas da ATi, produzindo um patch que deixava o jogo entre 30 e 40% mais fluente, o qual ficou desnecessário utilizar com o advento do Catalyst 4.9.

O programa em questão serve para placas nVidia, ATi e até da finada 3dfx e nos permite ativar e/ou desativar alguns recursos das placas de vídeo, tanto a nível de DirectX quanto de OpenGL, porém são modificações que se mal configuradas, podem trazer transtornos aos utilizadores, por isso deixei claro que ele é para usuários avançados.

Um detalhe interessante é que sempre reparei que em OpenGL recursos do processador principal como 3DNow! e SSE dos processadores AMD vêm desativados, provavelmente deva ocorrer o mesmo com os recursos dos CPUs da Intel, e com esse programa, a exemplo do Rage3D Tweak, é possível ativá-los manualmente, pelo menos era possível, visto que o Rage3D Tweak não funciona mais com o Catalyst 4.12.

Para dar mais água na boca em alguns entusiastas mostrarei abaixo algumas screens do programa:

Aba ATi DirectX (tem mais opções que foram cortadas da imagem)

%7Boption%7Dhttp://galeon.hispavista.com/sombraxxi/imagens/UniATiDX.gif' border='0' alt='' />

Aba ATi OpenGL (a menor delas, está completa)

%7Boption%7Dhttp://galeon.hispavista.com/sombraxxi/imagens/UniATiOGL.gif' border='0' alt='' />

Aba ATi OpenGL Private (bem extensa, opções foram cortadas na imagem)

%7Boption%7Dhttp://galeon.hispavista.com/sombraxxi/imagens/UniATiOGLPriv.gif' border='0' alt='' />

Aba ATi Win2k/XP (apesar do nome, conta com recursos de hardware)

%7Boption%7Dhttp://galeon.hispavista.com/sombraxxi/imagens/UniATiW2kXP.gif' border='0' alt='' />

Alguns podem me perguntar: Cadê as opções de overclock?

Uma das melhores coisas desse programa é que as abas são opcionais, no momento que executamos o programa, ele vai carregando os plugins e nos pergunta se queremos ou não instalar cada um deles, e como não utilizo todos, só cliquei em sim nas que me seriam úteis, sendo que além da aba overclock deixei mais algumas de fora.

Em suma, esse programa é até agora o melhor e mais completo tweaker que já vi para placas Radeon, ficando em par de igualdade com o que o RivaTuner pode fazer com as placas nVidia, apesar de ser um pouco mais complexo.

Altamente recomendado para os mais avançados.

Página para Download

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esqueçam o programa gente boa, após dar uma fuçadinha mais a fundo nele, percebi que ele foi produzido mesmo para as placas mid-end, o pixel shader configurável nele vai até a versão 1.1, e algumas opções disponíveis chegam no máximo à Radeon 8500 e GeForce 3, além das VooDoo 4/5. portanto, ainda não há nada equivalente ao RivaTuner para as Radeons.

Desculpem o alarme falso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...