Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer?


leidge

Posts recomendados

Seguinte, tenho 2 hds. Nos dois estão estalados o Windows XP. Exemplo: Instalei em um HD, o windows XP. No outro Computador que tinha, havia instalado o Windows XP também. Depois de algum tempo resolvi juntar os 2 HD em um só micro.

O que quero é que antes de dar o boot, eu possa escolher em qual Windows XP, eu possa querer operar, sem ter que entrar na bios e mudar para HD 1, ou HD 0.

Há um tempo atrás eu tinha uma placa da Asrock que quando apertava a tecla F2 durante o post se não me ngano, poderíamos mudar a seguencia de boot. E essa placa dá ASUS não tem isso que eu saiba.

Podfem me ajudar......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

talvez se você editar um arquivo chamado boot.ini presente no HD onde o boot foi iniciado tudo poderá funcionar.

o arquivo boot.ini normalmente se localiza em c:\boot.ini, mas lembre-se que esse é um arquivo protegido pelo sistema operacional, para você o encontrar será necessario abrir o explorer, ir ao menu ferramentas, opções de pasta, na guia modo de exibição desabilite a opção de ocutar arquivos protegidos pelo seu windows.

veja um exemplo do conteúdo do boot.ini, esse inicializa o meu PC:

[boot loader]

timeout=5

default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINNT

[operating systems]

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINNT="Microsoft Windows 2000 Professional" /fastdetect

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(3)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect

Você poderá adcionar uma nova entrada que corresponde a onde seu sistema operacional está instalado. Me parece que o texto onde diz o nome do sistema operacional pode também ser editado com segurança.

Tenha muito cuidado ao editar esse arquivo pois se você o comrromper terá que reparar seu windows com o CD de instalação na opção reparar.

Obviamente salve o arquivo após editar tudo.

Por favor, diga os resutados desse meu tutorial!

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por leidge@23 dez 2004, 17:23

QUAL O NÚMERO DA PARTIÇÃO? EU TENHO 2 HDS.

No meu boot.ini está assim::

[boot loader]

timeout=30

default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS

[operating systems]

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect

Como fazer??????

tente deixar seu boot.ini assim:

[boot loader]

timeout=30

default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS

[operating systems]

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional (HD 1)" /fastdetect

multi(0)disk(1)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional (HD 2)" /fastdetect

FAÇA TODAS ESSAS MODIFICAÇÕES À SEU PRÒPRIO RISCO, eu tento lhe ajudar, mas não tenho certeza absoluta se o boot.ini escrito alí em cima irá realmente funcionar.

Caso não fucione tente uma reparação do seu sistema operacional através do programa de instalação do win XP.

prestem atenção aos significados dos componentes do boot.ini

multi = ?????????????????????

disk = deve ser a localização do seu HD, o primeiro HD é o HDD0, o segundo HD é o HDD1 e assim por diante.

rdisk = ?????????????????????

partition = Aqui você deve dizer em qual partição seu sistema operacional está. Mas me resta uma dúvida: caso a partição seja 1 no segundo HD, mas já temos uma partição do primeiro HD, a partição 1 do segundo HD será chamada de partição 1 ou partição 2?

LEMBRE-SE, FAÇA TUDO À SEU PRÓPRIO RISCO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Morpheus.@22 dez 2004, 21:18

tens que colocar o cd de instalação do windows xp.. e ir na recupéração do windows... que la tem uma opção que você digita fixboot...

dai você escolhe a unidade do hd e o boot ira ser criado..

ja fizesse desse meu jeito?

que assim funciona.. sie que eu fiz aqui e deu certo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Estou com um problema parecido com o problema do leidge:

É o seguinte, tenho dois HDs, um

C:\ que esta instalado winxp apenas, espaço 3 G

e o segundo que esta particionado:120G

D:\ só tem arquivos e nenhum sistema operacional

F:\ Tem instalado o winXp

G:\ Tem apenas arquivos

Além disso tem uma partição reifs para o Kurumin, que faço boot pelo grug, e uma partição swat.(auxilio memoria)

Uso grug também

estava tudo certo, pelo grug, escolhia entre win e linux, no linux, posso escolher entre todos os sitemas, pois tem o lilo configurado também.

Na entrado do win depois de selecionado no grug(C:\BOOT.INI)*, escolhia entre os dois windows.

Só que deletei o boot.ini do drive C:\ e agora não consigo acessar o win do drive F:\

Fiz o boot.ini no drive C:\, mas não sei como será exatamente o que vai tar escrito nesse BOOT.INI que estou criando. Então não estou querendo arriscar de perder os dois por um novo erro.

O que escrevi nesse novo BOOT.INI* foi :

*

[boot loader]

timeout=10

default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS

[operating systems]

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WinXP="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(4)\WinXP="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect

Será que funciona?, Alquem têm uma ideia exata de como escrevo isso para que funcione?

Desde já muito muito obrigado!

Um abração a todos! Sei se essa pergunta não ta bem relacionada com esse Tópico, mas observei também que têm outros usuários com problemas parecidos aqui e se alguém souber escrever isso de forma correta e não como um aprendiz como eu, por favor me ajude!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tão rápido, mas consegui resolver meu problema, pelo menos parte dele:->

Ficou assim:

[boot loader]

timeout=10

default=multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WINDOWS

[operating systems]

multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect /NoExecute=OptIn

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect

Só mais uma coisa, se for mexer no arquivo.BXP, faça isso no modo de segurânça, pois se não cria erro no Windows, e não é legal, não sei que tipo de erro, posso tar correndo risco por ter feito sem estar no modo de segurânça, mas beleza.

Mas só passou um scan disc, acho que ta tudo beleza!

Acho que é assim que se deve escrever para funcionar dois windows XP em Hds diferêntes, também acho que é uma dúvida postada anteriormente.

Vale a pena tentar isso aí.

Valeu!

Um Abraço!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...