Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a temperatura normal do p4 3.0E?


Felipe R

Posts recomendados

Esses processadores da intel com núcleo prescott são muito "esquentadinhos" mesmo. Na minha opinião uma temperatura boa de trabalho seria até 55º, para não diminuir a vida util dele. Hoje o meu trabalha a 56º, mas espero chegar nos 50º com a lapidação da base do dissipador e uso de pasta térmica de prata! Monitore tb a temperatura do gabinete, já que a intel recomenda temperaturas até 38º para ele!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por feliperalph@19 dez 2004, 16:09

Só chegar em 50% de uso que o monitor da intel começa a apitar.

O problema é que seu processador tem o núcleo prescott :(

Também conhecido por Preshot devido a sua altissima dissipacao termica e consumo eletrico :cry:

faça uma pesquisa no forum de processadores com o termo prescott que va vai achar bastante informacao e algumas dicas para tentar resolver isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por edurm@19 dez 2004, 16:06

Até 65ºC é uma temperatura boa, lembrando que quando ele atinge os 72-73ºC ele ativa o Thermal Throttling e aos 75ºC ele queima

Poxa, já falei várias vezes que não queima assim fácil. A última proteção térmica apenas corta a alimentação elétrica (após toda a tentativa de throttling ter falhado), após os 120ºC. Esse era o valor para o Northwood (athlon 64 também), não sei sobre o Prescott, mas não deve ser diferente.

O processador não estraga se ficar pouco tempo em alta temperatura. O problema é ficar em alta temperatura por muito tempo. Ai a chance de estragar e durar pouco aumenta bastante. Mas 75ºC ele vai durar muito tempo. Porém sem relaxo, quanto mais controlado deixar, melhor, mesmo porque com um P4 3.0E, se ele estiver quente, o desempenho será reduzido. Dai faria bem melhor você comprar um mais barato, menor consumo e desempenho igual no fim das contas (por ter a temperatura bem controlada).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sledgehammer+19 dez 2004, 18:42QUOTE (sledgehammer @ 19 dez 2004, 18:42) edurm@19 dez 2004, 16:06

Até 65ºC é uma temperatura boa, lembrando que quando ele atinge os 72-73ºC ele ativa o Thermal Throttling e aos 75ºC ele queima

Poxa, já falei várias vezes que não queima assim fácil. A última proteção térmica apenas corta a alimentação elétrica (após toda a tentativa de throttling ter falhado), após os 120ºC. Esse era o valor para o Northwood (athlon 64 também), não sei sobre o Prescott, mas não deve ser diferente.

O processador não estraga se ficar pouco tempo em alta temperatura. O problema é ficar em alta temperatura por muito tempo. Ai a chance de estragar e durar pouco aumenta bastante. Mas 75ºC ele vai durar muito tempo. Porém sem relaxo, quanto mais controlado deixar, melhor, mesmo porque com um P4 3.0E, se ele estiver quente, o desempenho será reduzido. Dai faria bem melhor você comprar um mais barato, menor consumo e desempenho igual no fim das contas (por ter a temperatura bem controlada).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, a temperatura alta realmente limita o desempenho, mesmo porque, acredito desgastam os componentes mais rápido.

Mas um pentium é um pentuim, não tenho nada contra os outros, até recomendo, mas para aplicações multimidias ele se sai melhor.

Só terei que passar um tempo sem usar todo o seu potencial.

Andei olhando alguns posts antigos e gostei daquele lance de duto na lateral do gabimete, achei uma boa e barata solução, apesar de muitos não gostarem da ideia.

Só que eles se esquecem que a maioria daqueles gabinetes top(cheios de presepadas,neon e etc...) tem um cooler lateral, claro que, para quem faz um upgrade não é jogo trocar, gastam 200 conto em coolers.

Meu gabinete é fechado, de repente do um jeito de furar.

:natal:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por bad@19 dez 2004, 18:59

Po como eu falei acima esse meu colega que colocou o prescott a 3.6ghz ele também ja chegou a 4.0Ghz mas ai ele falou que deu dó pois chegou a 90ºC segundo ele o presocott guenta 110ºC ate queimar , se quisem perguntem a ele ele mora aqui na minha cidade Four Eyes perfil dele ai...

Flwss BAD

Duvido! <_<

A proteção "Thermal Throttling" não deixa o processador passar dos 73º e que eu saiba não existe nenhuma maneira de desativa-lo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por edurm@19 dez 2004, 19:14

Sledge, nessa tabela que você mesmo me passou o link, fala que a temperatura mxima (MAX COVER TEMP.) É DE 69ºC para o P4 3.0E

http://users.erols.com/chare/elec.htm

75ºC era para os Pentium-4 antigos, eu até sei que eles suportam mais que a temperatura especificada, já tive um palomino1600+ que chegou a marcar 115ºC na biosde uma pc-shitz 810

O que significa esse MAX COVER TEMP. então?

Bom, vou copiar aqui o texto que fala quando é que o processador envia o sinal para desligar a alimentação de energia. Esse sinal se chama THERMTRIP.

THERMTRIP

In the event of a catastrophic cooling failure, the processor will automatically shut down when the silicon temperature has reached approximately ~135 °C. At this point, the system bus signal THERMTRIP# goes active and power needs to be removed from the processor. THERMTRIP# stays active until RESET# has been initiated. THERMTRIP# activation is independent of processor activity and does not generate any bus cycles.

Então, só lá pelos 135ºC ele considera que existe o perigo de o processador estragar realmente e só ai que ele desliga. E você acha que se uma PC-Shitz M810, com termistor na melhor das hipóteses apenas encostando na parte de baixo do processadado, indicando 115ºC deveria estar em uma temperatura abaixo de 135ºC? Considerando o erro típico desse tipo de sensor, eu acho que estaria acima dos 140ºC. Porém existem erros de leitura também e nunca é confiável afimar sobre esse tipo de sensor.

Veja esse teste: http://www.digit-life.com/articles2/p4-throttling/

Engraçado desligar antes do valor que a própria Intel diz (esse valor eu só encontrei em um doc mais antigo de P4). Nos manuais mais recentes não encontrei nada. No Tom's Hardware, ele fala em aprox. 110ºC: http://www20.tomshardware.com/motherboard/...925_915-02.html

Em todo caso, esse teste ai dos russos parece indicar que ou os fabricantes conseguem regular para desligar antes ou eles reduzem o marcador de temperatura para valores mais baixos (para que o dono ache que está frio).

O que é MAX COVER TEMP eu não sei. Em geral se refere a MAX DIE TEMP, que é a temperatura do DIE. Cover? A proteção se chama IHS (integrated heat sink), e nem vejo motivo para medir temperatura ali, já que a temperatura exibida é do diodo térmico on-die.

Ah, essas temperaturas da tabela são das temperaturas de trabalho recomendadas, aonde se pode ter confiança de estar livres de erros. Para temperatura negativas também pode acontecer erros. Se não me engano, no manual do Athlon recomendava operação entre -55ºC e 85ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por bad+20 dez 2004, 00:12QUOTE (bad @ 20 dez 2004, 00:12)
Postado Originalmente por Hellmind@19 dez 2004, 19:38

bad@19 dez 2004, 18:59

Po como eu falei acima esse meu colega que colocou o prescott a 3.6ghz ele também ja chegou a 4.0Ghz mas ai ele falou que deu dó pois chegou a 90ºC segundo ele o presocott guenta 110ºC ate queimar , se quisem perguntem a ele ele mora aqui na minha cidade Four Eyes perfil dele ai...

Flwss BAD

Duvido! <_<

A proteção "Thermal Throttling" não deixa o processador passar dos 73º e que eu saiba não existe nenhuma maneira de desativa-lo!

:muro: Para fi Prescott guenta ate 110ºc so os P4 normal que não passam dos 75ºC , da uma pesquisada aqui no forum ates posta OK..

De uma olhada aqui nessa discução sobre MB , que não tem nada a ver mas ja que você flws que num guenta mais de 75 olhe ai!!!

Flwss BAD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por GuezTH@20 dez 2004, 00:19

olha veio... o meu P4 3.2 ... prescott também não passava de 45graus ... em full

:ahh: PuTz :ahh:

Ou seu processador não é prescott ou você jogou seu gabinete dentro do aquario! :tantan:

Bota uma tela capturada com o CPU ID com as telas do prime95 funcionando e o MBM 5 fazendo as medições pra gente aqui então! <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por GuezTH@20 dez 2004, 00:19

olha veio... o meu P4 3.2 ... prescott também não passava de 45graus ... em full

Essa parada ai é meia esquisita??

falo nada... to com o meu prescot 3.2 com over pra 3.5 rodando a 45º em idle e 51º em full

Hum!!!

ahhh e nem digo q o cooler é box

Edit: não tenho fans na parte de tras nem na frente

ak

Que mágica é essa que você faz?

Tem certeza q é prescott?:natal:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por feliperalph@19 dez 2004, 15:04

Gostaria de saber qual faixa de temperatura que trabalha o p4 3.0E normalmente e a temperatura recomendada para não causar danos no processador?:natal:

:( POSSUO UM P4 3.2GHZ HT (PRESCOTT), COM UMA RADEON 256MB (9550), SOUNDBLASTER 5.1, HD 80GB ATA 133 (7200), MOTHERBOARD 865PERL (INTEL), COOLER MASTER JET 4 (PROCESSADOR) E UM COOLER PARA O HD MAIS FAN PARA A CPU (TRASEIRA) E, UTILIZO O SOFT AIDA32 PARA MONITORAR O DESEMPENHO DA MAQUINA BEM COMO A TEMPERATURA DO PROCESSADOR E DEMAIS AGREGADOS, PORÉM MUITO ME ASSUSTA E DEIXA-ME PREOCUPADO É A TEMPERATURA MOSTRADA PELO PROGRAMA DO PROCESSADOR. PERGUNTO: ATÉ quanto ESSES PROCESSADORES DA INTEL (HT) PODEM SUPORTAR DE TEMPERATURA, QUAL A IDEAL, O QUE POSSO FAZER PARA REDUZIR MAIS A TEMPERATURA DO MESMO, AFIM DE EVITAR PREJUÍZO MAIOR?!

TEMPERATURAS APRESENTADAS:

placa-mãe 46ºC

PROCESSADOR 70ºC

AUX 54ºC

COOLER

PROCESSADOR 3527RPM

SISTEMA 631RPM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por reynaldohm@20 dez 2004, 15:54

Amigo você precisa falar que mágica que você fez para ele não passar de 45 graus em full

Solução definitiva para temperatura nos Prescott

Pô cara, já dei uma ollhada nessa parada ai, tô até afim de fazer.

Mas eu gostaria de colocar uma espécie de filtro, para não entrar muita poeira dentro da máquina, senão vô te que limpar toda semana.

Se tever condições, sera que dá pra você postar algumas imagens de como ficou sua adptação?:natal:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por alejan_matrix+20 dez 2004, 21:03QUOTE (alejan_matrix @ 20 dez 2004, 21:03)feliperalph@19 dez 2004, 15:04

Gostaria de saber qual faixa de temperatura que trabalha o p4 3.0E normalmente e a temperatura recomendada para não causar danos no processador?:natal:

:( POSSUO UM P4 3.2GHZ HT (PRESCOTT), COM UMA RADEON 256MB (9550), SOUNDBLASTER 5.1, HD 80GB ATA 133 (7200), MOTHERBOARD 865PERL (INTEL), COOLER MASTER JET 4 (PROCESSADOR) E UM COOLER PARA O HD MAIS FAN PARA A CPU (TRASEIRA) E, UTILIZO O SOFT AIDA32 PARA MONITORAR O DESEMPENHO DA MAQUINA BEM COMO A TEMPERATURA DO PROCESSADOR E DEMAIS AGREGADOS, PORÉM MUITO ME ASSUSTA E DEIXA-ME PREOCUPADO É A TEMPERATURA MOSTRADA PELO PROGRAMA DO PROCESSADOR. PERGUNTO: ATÉ quanto ESSES PROCESSADORES DA INTEL (HT) PODEM SUPORTAR DE TEMPERATURA, QUAL A IDEAL, O QUE POSSO FAZER PARA REDUZIR MAIS A TEMPERATURA DO MESMO, AFIM DE EVITAR PREJUÍZO MAIOR?!

TEMPERATURAS APRESENTADAS:

placa-mãe 46ºC

PROCESSADOR 70ºC

AUX 54ºC

COOLER

PROCESSADOR 3527RPM

SISTEMA 631RPM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...